Por Nayara Santos em 03.08.2021

5 dicas de fidelização para alunos da sua academia

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Você provavelmente está familiarizado com alunos que se matriculam animados, frequentam as aulas por algum tempo e depois somem, mesmo antes de acabarem os meses do plano contratado. Os motivos para isso podem ser diversos — o aluno pode ter encontrado outra academia ou simplesmente perdido a motivação para se exercitar —, mas a solução é simples: investir em fidelização para engajar os alunos da academia.

Quer saber como fazer isso? Então continue lendo:

Descubra o que seus alunos querem

Uma excelente maneira de aproximar os seus alunos da marca e de engajá-los é descobrindo o que eles querem, por meio de pesquisas de opinião e de estímulo ao feedback, e oferecer isso como diferencial. Para quem detesta “puxar ferro”, por exemplo, ter um desconto exclusivo em uma nova modalidade de atividade ou ainda uma aula diferente pode ser o necessário para mantê-lo engajado.

Crie planos de indicação de amigos para a academia

Outra maneira de engajar seus alunos é criando programas de indicação de amigos: a cada pessoa indicada, seu aluno recebe uma porcentagem de desconto nas mensalidades. Assim, ele se torna ainda mais engajado e ajuda a trazer novas pessoas para dentro do seu negócio. Esse pode ser também um bom medidor da satisfação dos alunos; afinal, eles só vão indicar seus amigos se estiverem contentes com o serviço que tem sido oferecido.

Dê presentes inesperados

Presentes inesperados são uma boa pedida para aumentar o engajamento dos clientes da sua academia. O segredo aqui é investir em itens simples, mas que são úteis no dia a dia do seu aluno dentro da academia: camisas e squeezes personalizadas com o nome do seu negócio ou luvas para proteger as mãos durante as atividades de musculação são excelentes opções. Além de reforçar sua marca, seus alunos vão se sentir motivados a continuar frequentando a academia para poder fazer uso dos presentes.

Nutra seus contatos com materiais e conteúdos relevantes

No âmbito do marketing, trabalhar ações pós-venda é fundamental. Invista na promoção de conteúdos relevantes para os seus clientes, como e-mails informando as melhores opções de alimentação antes e depois do treino; dicas de como se alongar antes e depois atividades físicas; quais as melhores malhas para roupas de academia; como escolher o tênis correto etc.

Todos esses conteúdos mostram que a sua academia se preocupa com o aluno mesmo depois de ele ter fechado um pacote, reforçando a ideia de que o cliente é muito mais do que um simples comprador: ele é importante para o seu negócio.

Reconheça o valor do cliente

O cliente é capaz de acabar com o seu negócio apenas optando por investir seu dinheiro em outro lugar. Por isso, é preciso que a sua equipe esteja preparada para tratá-lo de forma devida, sempre focando no seu bem-estar e satisfação.

Esse reconhecimento também pode ficar evidente em promoções exclusivas, convites para experimentar novas modalidades gratuitamente, pesquisas de satisfação e descontos especiais em lojas parceiras que comercializam roupas próprias para academia, suplementos alimentícios e produtos mais saudáveis.

Tem alguma dúvida sobre como fazer a fidelização dos alunos da sua academia? Deixe um comentário!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Os 7 maiores erros de gestão que fazem uma academia perder alunos

Ninguém gosta de cometer erros de gestão de academia, não é mesmo? Por se tratar de um mercado repleto de concorrentes, as falhas prejudicam o seu desempenho e atrapalham o processo de fidelização dos clientes. Ter uma academia exige atenção a tudo o que envolve o seu negócio, como o funcionamento, o ambiente, a operação…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Como Reter Alunos na Academia em 5 passos

Retenção de alunos: Reter os alunos da sua academia significa construir com eles um relacionamento forte, positivo e benéfico, para que continuem retornando e fazendo do local uma parte importante da rotina. Esse processo de retenção deve ir muito além de apenas conseguir clientes que apareçam várias vezes por semana ou que compram um pacote de três meses…

Por Nayara Santos em 02.08.2021

Equipamentos de academia são a solução para atrair alunos? Saiba mais sobre isso!

A experiência dos alunos é essencial para o sucesso de uma academia. Isso acontece porque se trata de algo que influencia a visão que as pessoas têm do estabelecimento. Nesse contexto, nem sempre os equipamentos de academia de última geração são suficientes para driblar todas as questões. Embora ter bons aparelhos seja importante, é preciso…

Por Nayara Santos em 20.09.2019

As melhores músicas de academia

Você provavelmente já deve ter se perguntado “quais são as melhores músicas de academia para eu colocar para os meus alunos ouvirem?”, não é mesmo? Vou te ajudar a encontrar uma ótima solução para isso. O primeiro ponto importante é você realizar uma pesquisa por período. Por exemplo, analisar qual a preferência dos seus alunos…

Por Nayara Santos em 09.12.2015

As playlists motivam os alunos no treino?

Seja no período da manhã, seja durante a noite, será que as playlists motivam os alunos no treino? Normalmente, quando eles estão praticando algum exercício físico ao ar livre ou na academia, dificilmente conseguem treinar sem aquele empurrãozinho musical para dar mais gás nas séries e/ou circuitos. Embora tenha quem diga que a música na…

Por Nayara Santos em 18.10.2022

Como aumentar a retenção e diminuir cancelamentos?

Para você reter seu aluno e diminuir os cancelamentos, você tem que criar um ambiente agradável para que frequentar a academia seja algo indispensável e principalmente, agradável na rotina dele. Você já parou para pensar que muitas vezes as pessoas chegam animadas e empolgadas para fazer a matrícula e depois de uma semana acabam desanimando…

Por Nayara Santos em 11.04.2017

História de Sucesso – Academia Figueiredo Flexibilidade para atender todos os públicos

A Academia Figueiredo tem como missão fornecer saúde e qualidade de vida para toda família, contribuindo para o bem-estar dos alunos, e gerar a promoção da saúde emocional, física e social. Ela fica localizada em Campinas e tem como visão ser considerada referência no segmento pela excelência no atendimento ao aluno, ambiente agradável e conhecimento…

Por Nayara Santos em 07.11.2017

Melhores Ideias para Eventos Sazonais para sua Academia

Confira nossas ideias de eventos e retenha seus alunos!

Por Nayara Santos em 28.07.2021

Dica de Campanha para Academias – Catraca Livre

O fluxo de novos alunos da sua academia está fraco? Então, tá na hora de melhorar isso e conseguir fechar novos planos. Para te ajudar, a Dica de Campanha 360º desse mês, tem como objetivo incentivar novos alunos a irem conhecer sua academia e fechar o plano semestral com uma condição especial de preço. Escolha…

Por Nayara Santos em 01.07.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos