Você provavelmente está familiarizado com alunos que se matriculam animados, frequentam as aulas por algum tempo e depois somem, mesmo antes de acabarem os meses do plano contratado. Os motivos para isso podem ser diversos — o aluno pode ter encontrado outra academia ou simplesmente perdido a motivação para se exercitar —, mas a solução é simples: investir em fidelização para engajar os alunos da academia.
Quer saber como fazer isso? Então continue lendo:
Descubra o que seus alunos querem
Uma excelente maneira de aproximar os seus alunos da marca e de engajá-los é descobrindo o que eles querem, por meio de pesquisas de opinião e de estímulo ao feedback, e oferecer isso como diferencial. Para quem detesta “puxar ferro”, por exemplo, ter um desconto exclusivo em uma nova modalidade de atividade ou ainda uma aula diferente pode ser o necessário para mantê-lo engajado.
Crie planos de indicação de amigos para a academia
Outra maneira de engajar seus alunos é criando programas de indicação de amigos: a cada pessoa indicada, seu aluno recebe uma porcentagem de desconto nas mensalidades. Assim, ele se torna ainda mais engajado e ajuda a trazer novas pessoas para dentro do seu negócio. Esse pode ser também um bom medidor da satisfação dos alunos; afinal, eles só vão indicar seus amigos se estiverem contentes com o serviço que tem sido oferecido.
Dê presentes inesperados
Presentes inesperados são uma boa pedida para aumentar o engajamento dos clientes da sua academia. O segredo aqui é investir em itens simples, mas que são úteis no dia a dia do seu aluno dentro da academia: camisas e squeezes personalizadas com o nome do seu negócio ou luvas para proteger as mãos durante as atividades de musculação são excelentes opções. Além de reforçar sua marca, seus alunos vão se sentir motivados a continuar frequentando a academia para poder fazer uso dos presentes.
Nutra seus contatos com materiais e conteúdos relevantes
No âmbito do marketing, trabalhar ações pós-venda é fundamental. Invista na promoção de conteúdos relevantes para os seus clientes, como e-mails informando as melhores opções de alimentação antes e depois do treino; dicas de como se alongar antes e depois atividades físicas; quais as melhores malhas para roupas de academia; como escolher o tênis correto etc.
Todos esses conteúdos mostram que a sua academia se preocupa com o aluno mesmo depois de ele ter fechado um pacote, reforçando a ideia de que o cliente é muito mais do que um simples comprador: ele é importante para o seu negócio.
Reconheça o valor do cliente
O cliente é capaz de acabar com o seu negócio apenas optando por investir seu dinheiro em outro lugar. Por isso, é preciso que a sua equipe esteja preparada para tratá-lo de forma devida, sempre focando no seu bem-estar e satisfação.
Esse reconhecimento também pode ficar evidente em promoções exclusivas, convites para experimentar novas modalidades gratuitamente, pesquisas de satisfação e descontos especiais em lojas parceiras que comercializam roupas próprias para academia, suplementos alimentícios e produtos mais saudáveis.
Tem alguma dúvida sobre como fazer a fidelização dos alunos da sua academia? Deixe um comentário!
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