Por Nayara Santos em 05.08.2021

Piso para Academia: Saiba como escolher o seu!

Por Nayara Santos em 05.08.2021

A escolha de um piso para academia é algo de grande importância quando você estiver montando seu negócio. Não podemos dizer que haja um único piso ideal, mas pisos ideais para cada tipo de ambiente e de atividade, pois o importante é criar um local onde as pessoas possam malhar com segurança e conforto.

No post de hoje vamos tratar um pouco mais sobre esse tema, apresentando melhores opções para cada tipo de treinamento e mostrar formas de deixar sua academia incrível. Acompanhe!

O que considerar na escolha do piso para academia

Existem três pontos que devem ser considerados no momento da escolha do piso: manutenção, segurança e estética. Vamos ver mais sobre cada um deles agora.

Manutenção

Na hora da decisão, pensar na manutenção é algo fundamental. Isso é importante por dois motivos: primeiro porque academias são locais de grande circulação, então o chão deve ser fácil de limpar.

Em segundo lugar porque mudança de layouts em academias são muito comuns e, assim, o piso não deve ficar com muitas marcas durante uma inversão de posições.

Segurança

Isso é mais que fundamental durante a escolha de um piso para academia. Na área de levantamento de pesos na musculação, por exemplo, o piso deve amortecer o impacto. Ambientes molhados deverão sempre receber pisos antiderrapantes, assim como os locais de atividades voltadas para as crianças.

Estética

Por fim, claro que não deixaríamos a estética de lado, afinal, ninguém quer um ambiente feio, não é? Antes de mais nada, é importante pensar primeiro nas características técnicas do piso, como apresentamos, e então, aliar isso à beleza.

Escolha a melhor opção de piso para cada ambiente

Agora que já vimos algumas características importantes, vamos aos melhores tipos de pisos para cada ambiente em sua academia:

Piso na área de musculação

Nesse local o piso deverá absorver bem os impactos. Os modelos de borracha são os mais aconselhados e, quanto mais espessos forem, melhor será. Ele também deverá ser resistente, pois neste ambiente é onde ocorrem as maiores mudanças de posição de equipamentos para adequar a academia ao volume de alunos.

Piso na sala de ginástica

O piso aqui precisa ser antiderrapante — evitando que os alunos caiam e se machuquem — e também deve absorver o impacto do corpo durante o exercício aeróbico. Se sua sala for exclusiva para atividades mais zen, como yoga ou pilates, o uso de pisos mais quentes — como a madeira — torna o ambiente mais aconchegante.

Piso na sala de luta

Aqui não há muita novidade: o tatame é o piso mais indicado. A exceção é para casos como a capoeira ou o boxe, para os quais um piso mais parecido com o das aulas de ginástica serão opções melhores.

Piso na piscina e nos vestiários

Aqui o fundamental é o uso de pisos antiderrapantes — para evitar quedas —, além de uma opção que tenha boa absorção de água.

Existe uma grande variedade de modelos de piso para academia no mercado, facilitando bastante sua vida na hora dessa decisão — algumas lojas são, inclusive, especializadas no fornecimento desse tipo de material para o seu negócio.

Na hora de construir ou reformar seu espaço, procure a ajuda de um arquiteto especializado para lhe auxiliar na escolha dos melhores materiais. Isso fará com que você economize tempo e dinheiro com a melhor opção de piso para academia.

Esperamos que você tenha gostado do nosso post de hoje e que, com essas dicas, sua academia possa ficar o mais bem preparada possível para os seus alunos!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como motivar e fidelizar seus alunos?

Para que a gente possa começar a falar sobre esse assunto, eu quero te convidar a fazer uma reflexão: Pense num lugar que você adora frequentar! Pensou? Agora responda para você mesmo, porque você gosta tanto de ir nesse lugar? Eu sei que nem sempre é fácil definir, provavelmente é uma junção de vários fatores…

Por Nayara Santos em 11.04.2017

Uma homenagem da Listenx com a SmartFit para o Dia do Profissional de Educação Física

No dia 1° de setembro é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física, essa figura importantíssima em qualquer academia. São eles que ajudam os alunos a treinarem corretamente, de forma segura e a obter resultados. Afinal, quando você tem alguém te ajudando a manter o foco no exercício, fica bem mais fácil, não é…

Por Nayara Santos em 20.09.2022

Gestão de Academia: 7 erros mais comuns do mercado

Para qualquer empreendimento dar certo, é preciso uma boa gestão, um bom produto, um bom marketing, um bom plano, uma excelente equipe e um pouco de sorte. Isso não é diferente para o segmento fitness. Claro que, como qualquer nicho, a gestão de academia tem suas particularidades, mas ainda assim não deixa de seguir a…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

ListenX no Bem Estar da Globo.

ListenX no Bem – Estar da Globo. Você sabia que a música é ferramenta fundamental para motivar o treino e reduzir a percepção de tempo e da dor? Essa reportagem do Bem Estar tem a participação do nosso CEO, Alexandre Casanova (Criador da ListenX e RadioAcademia) falando sobre a importância da música nas academias e…

Por Nayara Santos em 10.08.2015

A Manutenção de Aparelhos de Musculação e a Experiência do Cliente

A grande chave para que uma academia consiga conquistar novos clientes e, principalmente, fidelizar os alunos já existentes, é a otimização contínua da experiência do usuário. Neste post, falaremos sobre um dos fatores de maior influência e relevância para este meio: a manutenção de aparelhos de musculação. Quer saber como esse tópico tem o poder…

Por Nayara Santos em 13.02.2019

Como a ListenX Pode Te Ajudar a Ter a Melhor Playlist Para Sua Academia

Playlist para sua academia: veja como escolher e as vantagens.

Por Nayara Santos em 24.04.2019

Palestra Gratuita – 7 passos para conquistar, engajar, fidelizar e reter alunos na academia.

7 passos para conquistar, engajar, fidelizar e reter alunos na academia Nosso CEO, o Alexandre Casanova, compartilhou em uma palestra realizada na 17°IHRSA Fitness Brasil, tudo que aprendemos nestes 13 anos ajudando marcas como Dudalina, Lacoste, Bio Ritmo, Cia Athlética e mais de 2000 academias a encantar e surpreender seus alunos e clientes. Ele deu dicas…

Por Nayara Santos em 10.08.2016

As melhores técnicas e ferramentas do marketing promocional para academias

Aposte nas nossas técnicas e ferramentas do marketing promocional e impulsione sua academia!

Por Nayara Santos em 06.10.2023

[E-book] Tudo o que você precisa saber para motivar alunos e professores com música.

Se você se encaixa em um dos perfis abaixo, esse E-book é para você! Preciso acabar com o problema de música na minha academia. Tenho interesse em melhorar a experiência dos meus alunos e reduzir o índice de cancelamento. Preciso motivar meus alunos e professores. Não importa o tamanho da sua academia, a música deve…

Por Nayara Santos em 31.07.2015

Receba nossos conteúdos exclusivos