Por Nayara Santos em 29.07.2021

Gestão de Academia: 7 erros mais comuns do mercado

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Para qualquer empreendimento dar certo, é preciso uma boa gestão, um bom produto, um bom marketing, um bom plano, uma excelente equipe e um pouco de sorte.

Isso não é diferente para o segmento fitness. Claro que, como qualquer nicho, a gestão de academia tem suas particularidades, mas ainda assim não deixa de seguir a maioria das diretrizes gerais.

Muitas academias cometem erros graves, mas simples de resolver. Para saber mais sobre as falhas mais comuns na gestão de uma academia, confira o post a seguir!

Experimente grátis, músicas personalizadas para a sua academia.

Não ter um plano de negócios

Uma academia é um negócio, uma empresa, e precisa ser tratada como tal. Por isso, é muito importante que tenha todo o planejamento estratégico que qualquer empreendimento exigiria, a começar com um plano de negócios.

Não se diferenciar

O segmento fitness está em alta e, justamento por isso, se tornou uma área muito competitiva. Existem centenas de opções no mercado e, a menos que se procure fazer diferença e ter inovação, é pouco provável que o negócio vá prosperar. Investir em novidades, garantindo qualidade e preço, é importante para esse negócio.

Não investir em marketing

Um erro muito comum é não investir na imagem da academia, ou seja, não fazer boas campanhas de marketing. Afinal, é preciso que o público esteja consciente da inovação e da diferença da dica que demos acima.


O marketing digital tem tido uma imensa repercussão no setor fitness, especialmente com o Instagram. Isso não significa abandonar outras formas de marketing, mas mostra que é possível atingir o público com ações acessíveis.

Não oferecer opções de pacotes personalizados

A verdade é que são raríssimas as academias que não oferecem pacotes. O problema é que, muitas vezes, eles são fechados e de adesão. Assim, construir um sistema que permita ao cliente criar seu próprio pacote personalizado pode ser uma grande vantagem e um diferencial da sua academia.

Não ter programas de fidelização diferenciados

A maioria das academias tem programas de fidelização baseados única e exclusivamente em quanto tempo você contrata um plano. Embora possa ser uma boa estratégia inicial, essa não deve ser a única para fidelização.

Garantir descontos por assiduidade, por resultados almejados que foram alcançados, oferecer privilégios ou regalias para clientes mais antigos ou até mesmo brindes ao se completar 6, 9, 12 meses ou mais podem ser boas estratégias de fidelização a serem exploradas.

Não contar com uma infraestrutura acolhedora

Um grande problema das academias é a infraestrutura ou o projeto de design interior. Uma recepção fria, parecendo uma sala de espera de consultório; salas separadas demais, em que as pessoas não se veem; ambientes fechados, de cores fracas e opacas; todos esses são erros comuns que fazem o aluno perder a vontade de estar lá.

Não garantir a satisfação do cliente

A garantia da satisfação do cliente é um objetivo primário em qualquer negócio. Valorizar a opinião deles, fazer pesquisas de satisfação, resolver problemas da forma mais imediata e prática possível, ter uma equipe bem preparada para ajudar ao máximo o cliente a atingir suas metas — ou mostrar metas realistas que ele pode e vai atingir — são algumas táticas para alcançar a satisfação do público.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

História de Sucesso – Academia Body Energy interagindo melhor com seus alunos!

A Academia Body Energy foi fundada no ano de 2014 pelos então amigos, a Body Energy nasceu com o objetivo de trazer saúde e bem estar para a comunidade do bairro Nova Cintra. O Espírito inovador, visionário e empreendedor dos fundadores fez com que em um ano a academia se tornasse referência na região. Hoje além…

Por Nayara Santos em 13.11.2017

A Rádio Academia da ListenX estará presente na 19º IHRSA!

Pela 13º vez a Rádio Academia – ListenX estará presente no maior e mais respeitado evento fitness da América Latina.  A feira reúne mais de 16 mil visitantes, aproximadamente 120 expositores e mais de 100 palestras. É o grande momento para você ficar por dentro de novos serviços e sobre as novidades do mercado fitness.…

Por Nayara Santos em 08.08.2018

Guia completo para uma gestão eficiente de academia

fácil perceber a crescente preocupação das pessoas em se exercitar não mais apenas buscando corpos definidos e mais magros. Hoje, há uma melhor compreensão da importância da prática de exercícios físicos para uma vida mais longa e saudável. No Brasil, essa onda fitness é traduzida, entre diversos fatores, nas mais de 33 mil academias existentes…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

História de Sucesso – Acqua Fitness, o fim das músicas repetidas e reclamações dos alunos!

A Academia Acqua Fitness, surgiu com o desejo de uma professora de Educação Fisíca Dona Ozinete, que na sua própria casa começou a dar aulas de hidroginástica. Após um tempo a procura por vagas para participa começou a aumentar e piscina ficou pequena para o número de alunos.   Foi ai que a Dona Ozinete…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Por que seus alunos devem evitar fones de ouvido?

Todos os dias é possível perceber várias pessoas utilizando fones de ouvido. Nas ruas, no ônibus, restaurantes e academias. A praticidade deste acessório para quem quer escapar dos barulhos cotidianos torna a sua utilização cada vez mais crescente entre crianças, jovens e adultos de todas as idades. Porém, esta prática que envolve direcionar o som…

Por Nayara Santos em 04.07.2016

Os 7 benefícios de ter uma Rádio própria para sua academia

Rádio própria… Se você está lendo esse post, provavelmente já está por dentro das novas tendências que estão rolando nas academias, mas se quiser saber mais pode ler meu post “Pense fora da caixa, conheça as 4 novas tendências em academias”. Ter uma rádio própria da sua academia tem uma série de benefícios, e com…

Por Nayara Santos em 19.11.2015

[E-book] Guia com 8 estratégias de marketing para academias

Estratégias de marketing para academias: antes de qualquer coisa, você tem alguma destas preocupações abaixo? Preciso aumentar a lucratividade na minha academia Preciso atrair mais clientes Tornar a minha academia um sucesso Se a resposta para qualquer uma das preocupações acima for “Sim”, você está com sorte. Tudo isso pode ficar muito mais fácil se…

Por Nayara Santos em 16.05.2016

A Rádio Academia na 17°IHRSA Fitness Brasil

A Rádio Academia na 17°IHRSA Fitness Brasil: já está quase chegando o grande dia do maior evento Fitness da América Latina e além de ser a rádio para academias oficial da 17°IHRSA Fitness Brasil, a ListenX vai para o evento recheada de surpresas esse ano. Dá só uma olhada no que vai acontecer por lá:…

Por Nayara Santos em 24.08.2016

Professor de academia, como avaliá-lo?

O professor de academia é o profissional responsável por ajudar os alunos a alcançarem seus objetivos, seja perder peso ou ganhar massa magra, por exemplo. Por isso, é necessário que o professor tenha uma série de características de sorte que faça o seu trabalho com qualidade. Ou seja, é preciso muito mais do que simplesmente…

Por Nayara Santos em 28.07.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos