Para qualquer empreendimento dar certo, é preciso uma boa gestão, um bom produto, um bom marketing, um bom plano, uma excelente equipe e um pouco de sorte.
Isso não é diferente para o segmento fitness. Claro que, como qualquer nicho, a gestão de academia tem suas particularidades, mas ainda assim não deixa de seguir a maioria das diretrizes gerais.
Muitas academias cometem erros graves, mas simples de resolver. Para saber mais sobre as falhas mais comuns na gestão de uma academia, confira o post a seguir!
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Não ter um plano de negócios
Uma academia é um negócio, uma empresa, e precisa ser tratada como tal. Por isso, é muito importante que tenha todo o planejamento estratégico que qualquer empreendimento exigiria, a começar com um plano de negócios.
Não se diferenciar
O segmento fitness está em alta e, justamento por isso, se tornou uma área muito competitiva. Existem centenas de opções no mercado e, a menos que se procure fazer diferença e ter inovação, é pouco provável que o negócio vá prosperar. Investir em novidades, garantindo qualidade e preço, é importante para esse negócio.
Não investir em marketing
Um erro muito comum é não investir na imagem da academia, ou seja, não fazer boas campanhas de marketing. Afinal, é preciso que o público esteja consciente da inovação e da diferença da dica que demos acima.
O marketing digital tem tido uma imensa repercussão no setor fitness, especialmente com o Instagram. Isso não significa abandonar outras formas de marketing, mas mostra que é possível atingir o público com ações acessíveis.
Não oferecer opções de pacotes personalizados
A verdade é que são raríssimas as academias que não oferecem pacotes. O problema é que, muitas vezes, eles são fechados e de adesão. Assim, construir um sistema que permita ao cliente criar seu próprio pacote personalizado pode ser uma grande vantagem e um diferencial da sua academia.
Não ter programas de fidelização diferenciados
A maioria das academias tem programas de fidelização baseados única e exclusivamente em quanto tempo você contrata um plano. Embora possa ser uma boa estratégia inicial, essa não deve ser a única para fidelização.
Garantir descontos por assiduidade, por resultados almejados que foram alcançados, oferecer privilégios ou regalias para clientes mais antigos ou até mesmo brindes ao se completar 6, 9, 12 meses ou mais podem ser boas estratégias de fidelização a serem exploradas.
Não contar com uma infraestrutura acolhedora
Um grande problema das academias é a infraestrutura ou o projeto de design interior. Uma recepção fria, parecendo uma sala de espera de consultório; salas separadas demais, em que as pessoas não se veem; ambientes fechados, de cores fracas e opacas; todos esses são erros comuns que fazem o aluno perder a vontade de estar lá.
Não garantir a satisfação do cliente
A garantia da satisfação do cliente é um objetivo primário em qualquer negócio. Valorizar a opinião deles, fazer pesquisas de satisfação, resolver problemas da forma mais imediata e prática possível, ter uma equipe bem preparada para ajudar ao máximo o cliente a atingir suas metas — ou mostrar metas realistas que ele pode e vai atingir — são algumas táticas para alcançar a satisfação do público.
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