Por Nayara Santos em 06.10.2023

As melhores técnicas e ferramentas do marketing promocional para academias

Por Nayara Santos em 06.10.2023

O mercado fitness vem crescendo a passos largos com o aumento da preocupação em ter uma boa saúde. Portanto, estamos vivendo um bom momento para as academias. Mas, isso também faz com que a competição seja acirrada, trazendo a necessidade de ter boas ferramentas de marketing promocional para divulgar o seu negócio.

Mesmo assim, nem sempre vemos academias se destacando quando o assunto é estratégias de marketing. Isso acontece porque muitos gestores ainda optam pelas práticas mais convencionais, como fazer promoções para novas matrículas, e ficam aguardando os alunos chegarem, de forma passiva.

Mas, se você quiser fazer com que a sua academia seja a preferida das pessoas, e manter os seus alunos motivados, é preciso ir além e encontrar formas de se destacar. Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas das melhores técnicas e ferramentas que o marketing promocional possui para te ajudar a fazer da sua academia um verdadeiro sucesso! Confira!

Técnicas e ferramentas de marketing promocional para academias

O uso de estratégias de marketing promocional é crucial para os donos de academias por diversos motivos, tais como: atrair novos alunos, fidelizar os alunos que já frequentam a academia, aumento na aquisição e contratação de outros serviços oferecidos pelo estabelecimento, reforçar a identidade da sua marca, e mostrar a autoridade dela. A seguir falaremos quais ferramentas podem te ajudar.

1. Planejamento: o ponta-pé inicial

Sim, essa passa longe de ser a tarefa mais divertida que você vai fazer, entretanto, não importa quais sejam os planos para a academia, toda estratégia de marketing começa com um bom planejamento. Como não é possível fugir dele, então que tal tornar o processo mais fácil?

De modo geral, esse é o check list que você deve fazer ao começar o planejamento de uma estratégia de marketing promocional:

  • Faça uma análise SWOT: essa etapa envolve a avaliação dos pontos fortes e fracos da academia, bem como a identificação de oportunidades e ameaças no mercado, análise dos concorrentes e consideração de todos os fatores que podem influenciar o funcionamento da academia. Essa análise fornecerá insights valiosos para direcionar suas estratégia;
  • Defina os objetivos e metas: eles devem se apoiar na técnica SMART, ou seja, serem específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Um exemplo de objetivo pode ser captar 240 novos alunos em um ano e reduzir a taxa de desistência para 4 clientes por mês são metas específicas e mensuráveis. Isso oferece um direcionamento sólido para traçar a estratégia e definir as ações que precisará realizar;
  • Defina o seu público-alvo e as personas: quem são seus alunos ideais? Que linguagem eles respondem melhor? Quais são seus problemas, necessidades e objetivos? Entender esses detalhes permitirá a criação de mensagens e estratégias mais certeiras e eficazes;
  • Escolha os canais de marketing: redes sociais, blogs, e-mail marketing, eventos locais, jornais da comunidade – esses são apenas alguns exemplos de onde você pode alcançar suas personas;
  • Prepare um cronograma: escolha as datas que valem a pena investir para alcançar os objetivos desejados e as metas traçadas. Não se esqueça de incluir a fase de preparação de cada ação a ser realizada;
  • Defina o orçamento: essa etapa é importantíssima para que você possa alocar os recursos disponíveis da melhor forma possível, sem comprometer a saúde financeira da sua academia;
  • Indicadores de desempenho: estabeleça indicadores de desempenho, ou seja, as métricas que serão utilizadas para monitorar o sucesso de cada uma das campanhas e ações..

2. Prepare um blog: o marketing de conteúdo a seu fazer

Hoje em dia, se você quiser se destacar é fundamental marcar presença no mundo virtual. Esse trabalho pode ser facilmente feito com um blog, isso mesmo, levando informação para os alunos e potenciais alunos, além de divulgar a academia.


Neste caso, dentro do site da academia você terá um blog com artigos que abordam diferentes assunto, tais como:

Claro, existem muitos tópicos interessantes e relevantes que podem ser abordados em um blog de uma academia. Aqui estão algumas ideias:

  • Dicas de rotina de exercícios;
  • Nutrição saudável e receitas fitness;
  • Como o exercício pode ajudar no bem-estar mental;
  • Histórias inspiradoras de alunos da academia;
  • Treinos específicos para diferentes objetivos;
  • Importância de acompanhar o progresso;
  • Como usar os equipamentos corretamente;
  • Eventos e aulas especiais realizados na academia;
  • Importância do alongamento após a prática dos exercícios;
  • Tendências do mundo fitness;
  • Dicas de motivação;
  • Suplementação adequada para diferentes objetivos;
  • Treinos em casa;
  • Dicas para alunos iniciantes;
  • Entrevistas com instrutores da academia, dentre outros.

Aproveite cada um dos tópicos para divulgar a academia e como os profissionais que trabalham nela podem ajudar. Por exemplo, com as dicas de nutrição e receitas fitness, divulgue a possibilidade de fazer acompanhamento com a nutricionista da academia.

Ainda, ao falar de como manter uma rotina de exercícios e motivação, mencione que na academia não tem monotonia, o aluno pode escolher diferentes treinos e aulas em grupo. Aproveite também para mencionar a possibilidade de contratação dos instrutores como personal trainer.

Desta forma, você aumentará a confiança do aluno no seu serviço, mostrando que a sua academia é uma autoridade no assunto. Apenas não se esqueça de atualizar os conteúdos e de fazer publicações com uma certa frequência.

3. Redes sociais: se mantendo perto dos alunos

As redes sociais também devem fazer parte das suas ferramentas de marketing promocional. Ela pode te ajudar de modo muito semelhante aos conteúdos publicados no blog. Inclusive, as publicações nas redes podem te ajudar a atrair usuários para o seu site.

Mas, as redes também são excelentes canais de comunicação, tanto com os alunos que já frequentam a academia, como para conquistar novos alunos. Afinal, você poderá interagir com eles, mostrar tudo o que acontece na academia, e as vantagens de se fazer parte dela.

Além disso, o perfil da academia nas redes sociais ajuda a criar uma comunidade onde as pessoas buscam inspiração, motivação e informações relevantes sobre saúde e fitness.

Para determinar as melhores redes sociais para direcionar seus esforços de marketing, é fundamental analisar os perfis de suas personas. De maneira geral, o mercado fitness tende a gerar um alto engajamento nas plataformas visuais, como o Instagram, que é ideal para compartilhar fotos e vídeos inspiradores de treinos, progresso de alunos e dicas de exercícios. 

O Facebook também desempenha um papel fundamental na construção da presença online de uma academia, permitindo a criação de uma comunidade engajada por meio de grupos e páginas dedicadas. Além disso, o YouTube também oferece a oportunidade de criar conteúdo em vídeo de qualidade, como tutoriais de exercícios, receitas saudáveis e entrevistas com instrutores, atraindo uma audiência ampla e envolvida. 

Independentemente da rede que você decidir utilizar, é fundamental estar atento aos comentários dos seguidores. Isso porque, ao interagir com as publicações que envolvem sua academia e responder prontamente às mensagens diretas você conseguirá se conectar com os seguidores e aumentar as chances dele se tornar um aluno, caso ainda não seja.

4. Rádio indoor para a academia: melhor ambiente e comunicação

Você bem sabe que a música pode servir como um impulso de energia durante os treinos, aliás, não apenas ao fazer exercícios, mas também em muitos outros momentos da vida. Por isso, é natural que você se preocupe com o tipo de música que tem oferecido para os seus alunos e instrutores.

Uma seleção musical cuidadosamente escolhida pode melhorar a atmosfera da academia, tornando-a mais agradável e acolhedora. A variedade de músicas e estilos oferece uma experiência de treino mais interessante e diversificada, o que é importante para manter os membros engajados.

Outro ponto positivo de ter uma rádio indoor é que ela também é uma ferramenta de comunicação e marketing bastante eficaz. Ela pode ser usada para promover eventos, aulas especiais e programas de fidelidade da academia. Isso mantém os membros informados sobre as novidades e oportunidades oferecidas.

Mas, se você não quiser mais ter reclamações com relação à música ambiente da academia, converse com os alunos para entender o que eles preferem ouvir, que ritmos, artistas e músicas os deixam mais motivados. E, claro, não hesite em contar com a ajuda de especialistas em music branding para a academia, como a Listenx.

Ela já ajudou academias como a Bio Ritmo, Smart Fit e Cia Athletica a tornar o ambiente da academia muito melhor e diminuir as reclamações dos alunos com relação à trilha sonora. Confira a seguir como solicitar o seu teste gratuito!

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