Por Nayara Santos em 06.10.2023

As melhores técnicas e ferramentas do marketing promocional para academias

Por Nayara Santos em 06.10.2023

O mercado fitness vem crescendo a passos largos com o aumento da preocupação em ter uma boa saúde. Portanto, estamos vivendo um bom momento para as academias. Mas, isso também faz com que a competição seja acirrada, trazendo a necessidade de ter boas ferramentas de marketing promocional para divulgar o seu negócio.

Mesmo assim, nem sempre vemos academias se destacando quando o assunto é estratégias de marketing. Isso acontece porque muitos gestores ainda optam pelas práticas mais convencionais, como fazer promoções para novas matrículas, e ficam aguardando os alunos chegarem, de forma passiva.

Mas, se você quiser fazer com que a sua academia seja a preferida das pessoas, e manter os seus alunos motivados, é preciso ir além e encontrar formas de se destacar. Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas das melhores técnicas e ferramentas que o marketing promocional possui para te ajudar a fazer da sua academia um verdadeiro sucesso! Confira!

Técnicas e ferramentas de marketing promocional para academias

O uso de estratégias de marketing promocional é crucial para os donos de academias por diversos motivos, tais como: atrair novos alunos, fidelizar os alunos que já frequentam a academia, aumento na aquisição e contratação de outros serviços oferecidos pelo estabelecimento, reforçar a identidade da sua marca, e mostrar a autoridade dela. A seguir falaremos quais ferramentas podem te ajudar.

1. Planejamento: o ponta-pé inicial

Sim, essa passa longe de ser a tarefa mais divertida que você vai fazer, entretanto, não importa quais sejam os planos para a academia, toda estratégia de marketing começa com um bom planejamento. Como não é possível fugir dele, então que tal tornar o processo mais fácil?

De modo geral, esse é o check list que você deve fazer ao começar o planejamento de uma estratégia de marketing promocional:

  • Faça uma análise SWOT: essa etapa envolve a avaliação dos pontos fortes e fracos da academia, bem como a identificação de oportunidades e ameaças no mercado, análise dos concorrentes e consideração de todos os fatores que podem influenciar o funcionamento da academia. Essa análise fornecerá insights valiosos para direcionar suas estratégia;
  • Defina os objetivos e metas: eles devem se apoiar na técnica SMART, ou seja, serem específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Um exemplo de objetivo pode ser captar 240 novos alunos em um ano e reduzir a taxa de desistência para 4 clientes por mês são metas específicas e mensuráveis. Isso oferece um direcionamento sólido para traçar a estratégia e definir as ações que precisará realizar;
  • Defina o seu público-alvo e as personas: quem são seus alunos ideais? Que linguagem eles respondem melhor? Quais são seus problemas, necessidades e objetivos? Entender esses detalhes permitirá a criação de mensagens e estratégias mais certeiras e eficazes;
  • Escolha os canais de marketing: redes sociais, blogs, e-mail marketing, eventos locais, jornais da comunidade – esses são apenas alguns exemplos de onde você pode alcançar suas personas;
  • Prepare um cronograma: escolha as datas que valem a pena investir para alcançar os objetivos desejados e as metas traçadas. Não se esqueça de incluir a fase de preparação de cada ação a ser realizada;
  • Defina o orçamento: essa etapa é importantíssima para que você possa alocar os recursos disponíveis da melhor forma possível, sem comprometer a saúde financeira da sua academia;
  • Indicadores de desempenho: estabeleça indicadores de desempenho, ou seja, as métricas que serão utilizadas para monitorar o sucesso de cada uma das campanhas e ações..

2. Prepare um blog: o marketing de conteúdo a seu fazer

Hoje em dia, se você quiser se destacar é fundamental marcar presença no mundo virtual. Esse trabalho pode ser facilmente feito com um blog, isso mesmo, levando informação para os alunos e potenciais alunos, além de divulgar a academia.


Neste caso, dentro do site da academia você terá um blog com artigos que abordam diferentes assunto, tais como:

Claro, existem muitos tópicos interessantes e relevantes que podem ser abordados em um blog de uma academia. Aqui estão algumas ideias:

  • Dicas de rotina de exercícios;
  • Nutrição saudável e receitas fitness;
  • Como o exercício pode ajudar no bem-estar mental;
  • Histórias inspiradoras de alunos da academia;
  • Treinos específicos para diferentes objetivos;
  • Importância de acompanhar o progresso;
  • Como usar os equipamentos corretamente;
  • Eventos e aulas especiais realizados na academia;
  • Importância do alongamento após a prática dos exercícios;
  • Tendências do mundo fitness;
  • Dicas de motivação;
  • Suplementação adequada para diferentes objetivos;
  • Treinos em casa;
  • Dicas para alunos iniciantes;
  • Entrevistas com instrutores da academia, dentre outros.

Aproveite cada um dos tópicos para divulgar a academia e como os profissionais que trabalham nela podem ajudar. Por exemplo, com as dicas de nutrição e receitas fitness, divulgue a possibilidade de fazer acompanhamento com a nutricionista da academia.

Ainda, ao falar de como manter uma rotina de exercícios e motivação, mencione que na academia não tem monotonia, o aluno pode escolher diferentes treinos e aulas em grupo. Aproveite também para mencionar a possibilidade de contratação dos instrutores como personal trainer.

Desta forma, você aumentará a confiança do aluno no seu serviço, mostrando que a sua academia é uma autoridade no assunto. Apenas não se esqueça de atualizar os conteúdos e de fazer publicações com uma certa frequência.

3. Redes sociais: se mantendo perto dos alunos

As redes sociais também devem fazer parte das suas ferramentas de marketing promocional. Ela pode te ajudar de modo muito semelhante aos conteúdos publicados no blog. Inclusive, as publicações nas redes podem te ajudar a atrair usuários para o seu site.

Mas, as redes também são excelentes canais de comunicação, tanto com os alunos que já frequentam a academia, como para conquistar novos alunos. Afinal, você poderá interagir com eles, mostrar tudo o que acontece na academia, e as vantagens de se fazer parte dela.

Além disso, o perfil da academia nas redes sociais ajuda a criar uma comunidade onde as pessoas buscam inspiração, motivação e informações relevantes sobre saúde e fitness.

Para determinar as melhores redes sociais para direcionar seus esforços de marketing, é fundamental analisar os perfis de suas personas. De maneira geral, o mercado fitness tende a gerar um alto engajamento nas plataformas visuais, como o Instagram, que é ideal para compartilhar fotos e vídeos inspiradores de treinos, progresso de alunos e dicas de exercícios. 

O Facebook também desempenha um papel fundamental na construção da presença online de uma academia, permitindo a criação de uma comunidade engajada por meio de grupos e páginas dedicadas. Além disso, o YouTube também oferece a oportunidade de criar conteúdo em vídeo de qualidade, como tutoriais de exercícios, receitas saudáveis e entrevistas com instrutores, atraindo uma audiência ampla e envolvida. 

Independentemente da rede que você decidir utilizar, é fundamental estar atento aos comentários dos seguidores. Isso porque, ao interagir com as publicações que envolvem sua academia e responder prontamente às mensagens diretas você conseguirá se conectar com os seguidores e aumentar as chances dele se tornar um aluno, caso ainda não seja.

4. Rádio indoor para a academia: melhor ambiente e comunicação

Você bem sabe que a música pode servir como um impulso de energia durante os treinos, aliás, não apenas ao fazer exercícios, mas também em muitos outros momentos da vida. Por isso, é natural que você se preocupe com o tipo de música que tem oferecido para os seus alunos e instrutores.

Uma seleção musical cuidadosamente escolhida pode melhorar a atmosfera da academia, tornando-a mais agradável e acolhedora. A variedade de músicas e estilos oferece uma experiência de treino mais interessante e diversificada, o que é importante para manter os membros engajados.

Outro ponto positivo de ter uma rádio indoor é que ela também é uma ferramenta de comunicação e marketing bastante eficaz. Ela pode ser usada para promover eventos, aulas especiais e programas de fidelidade da academia. Isso mantém os membros informados sobre as novidades e oportunidades oferecidas.

Mas, se você não quiser mais ter reclamações com relação à música ambiente da academia, converse com os alunos para entender o que eles preferem ouvir, que ritmos, artistas e músicas os deixam mais motivados. E, claro, não hesite em contar com a ajuda de especialistas em music branding para a academia, como a Listenx.

Ela já ajudou academias como a Bio Ritmo, Smart Fit e Cia Athletica a tornar o ambiente da academia muito melhor e diminuir as reclamações dos alunos com relação à trilha sonora. Confira a seguir como solicitar o seu teste gratuito!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Dia do profissional de educação física: por que valorizar esse funcionário?

Dia do profissional de educação física: Todos os funcionários da sua empresa são essenciais para que ela funcione bem e tenha ótimos resultados. Para comemorar o dia do profissional de educação física, que é celebrado todo dia 1° de setembro, falaremos sobre a importância de sempre valorizar os colaboradores. Daremos também algumas dicas de estratégias…

Por Nayara Santos em 28.07.2016

História de Sucesso – Just Fit Academia, impactando seus alunos com playlists de qualidade!

A Just Fit Academia oferece para seus alunos um espaço descontraído, equipamentos de qualidade, ambiente sofisticado, um preço justo e muitas outras vantagens. Ela reúne todas essas vantagens e um conceito inovador: Uma academia para todos. Na Just Fit Academia você encontra: Custo baixo com alta qualidade Ambiente seguro e descontraído Equipamentos em grande quantidade…

Por Nayara Santos em 17.09.2018

Como Reter Alunos na Academia em 5 passos

Retenção de alunos: Reter os alunos da sua academia significa construir com eles um relacionamento forte, positivo e benéfico, para que continuem retornando e fazendo do local uma parte importante da rotina. Esse processo de retenção deve ir muito além de apenas conseguir clientes que apareçam várias vezes por semana ou que compram um pacote de três meses…

Por Nayara Santos em 02.08.2021

5 técnicas de marketing sensorial para academias

Você já conhece o marketing sensorial? Ele reúne técnicas que estimulam nossos 5 sentidos para fortalecer uma marca ou criar um melhor ambiente para os clientes. Não sabe como usar essa técnica na sua academia? Não se preocupe: foi justamente para te ajudar que preparamos esse post, que vai falar um pouco de cada um…

Por Nayara Santos em 13.06.2016

Melhores Ideias para Eventos Sazonais para sua Academia

Confira nossas ideias de eventos e retenha seus alunos!

Por Nayara Santos em 28.07.2021

A Rádio Academia na 17°IHRSA Fitness Brasil

A Rádio Academia na 17°IHRSA Fitness Brasil: já está quase chegando o grande dia do maior evento Fitness da América Latina e além de ser a rádio para academias oficial da 17°IHRSA Fitness Brasil, a ListenX vai para o evento recheada de surpresas esse ano. Dá só uma olhada no que vai acontecer por lá:…

Por Nayara Santos em 24.08.2016

Como fazer o recrutamento e a seleção de professores na academia?

Contar com os melhores profissionais em sua academia é essencial para que os alunos sejam bem orientados e obtenham os resultados desejados com os treinos. Afinal, ninguém gosta de pagar para treinar e não ter um bom acompanhamento, sendo apenas orientado a usar os aparelhos. Para conquistar um atendimento excelente aos alunos, no entanto, você…

Por Nayara Santos em 28.07.2021

Gestão de academia: 5 erros que os alunos detestam

Gestão de academia: Com tantas academias surgindo a todo momento, é essencial oferecer ao aluno um excelente ambiente de treino, que atenda às suas necessidades e proporcione conforto. Isso inclui evitar alguns erros perigosos e comuns. Quer saber que erros são esses e como evitá-los na sua gestão de academia? Então confira a nossa lista a…

Por Nayara Santos em 04.07.2016

Dica de campanha para academias: Traga sua mãe para malhar com a gente!

O Dia das Mães é uma data com potencial para aumentar o número de alunos da sua academia, e ainda fidelizar aqueles que já estão matriculados. Afinal, você pode preparar eventos especiais, o que te ajudará a se conectar com os seus alunos e a conquistar novos. Uma forma que muitas empresas encontraram de mostrar…

Por Nayara Santos em 28.03.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos