Por Nayara Santos em 01.04.2016

5 dicas de marketing de relacionamento para retenção de clientes

Por Nayara Santos em 01.04.2016

Marketing de relacionamento para retenção de clientes: a facilidade de acesso às informações contribuiu para a formação de um novo perfil de consumidores: exigentes, questionadores e que aceitam somente serviços que vão atender bem as suas expectativas. Conhecer quem são essas pessoas e quais os seus desejos é importante para que os empresários possam adaptar e melhorar seus produtos e serviços para conquistar clientes. Nesse processo, o relacionamento entre academia e frequentadores é determinante para o planejamento estratégico.

Conquistar um novo cliente é trabalhoso e depende de uma série de investimentos. Porém, fidelizar um consumidor é mais fácil, tem custo menor e ainda é mais rentável para a empresa — e uma academia precisa de clientes recorrentes. Mas, para isso, é necessário desenvolver ações que possam aproximar as pessoas do seu estabelecimento, gerar confiança e criar uma base de informações que possa ser usada para melhorar o seu negócio.

Neste artigo separamos algumas dicas de marketing de relacionamento para ser usado na sua academia. Confira!

Conheça seus clientes

A empresa que tem uma base confiável de dados tem grandes chances de se destacar no mercado. As informações são essenciais para a construção de um planejamento estratégico que leve em consideração a oferta de serviços, o posicionamento e a relação com os consumidores.

Para ter essas informações, a academia precisa manter um banco de dados com as informações cadastrais e as impressões e avaliações dos clientes — e mantê-lo sempre atualizado.

Segmente os alunos

Para fazer o marketing de relacionamento é preciso conhecer seus alunos, tanto atuais como em potencial. A partir dessas informações, você pode definir os perfis de seus frequentadores e, com isso, criar estratégias, ofertas e abordagens específicas para cada pessoa.

Crie estratégias personalizadas

As dicas de marketing de relacionamento dos tópicos anteriores explicam a importância de ter um banco de dados e interpretá-lo estrategicamente. Essas informações devem ser usadas para criar estratégias de comunicação e relacionamento direcionadas para cada perfil de consumidores que possa ter. Enviar e-mails com descontos no dia do aniversário, criar uma newsletter com dicas de saúde e bem-estar, estabelecer atendimento personalizado e serviços exclusivos são algumas possibilidades a serem exploradas.

Trabalhe continuamente

Não interrompa os trabalhos de marketing de relacionamento e estabeleça um cronograma de atuação, em que podem ser definidas as datas para cada estratégia, os períodos de contato com os clientes (como envio de e-mails nos aniversários) e o início de cada campanha. Além de automatizar esses processos, ainda é importante fazer o monitoramento de cada ação para saber o que deu certo, o que deu errado e, assim, melhorar constantemente o seu trabalho.

Tenha o apoio da sua equipe

As ações de relacionamento devem ser contínuas para que a empresa possa colher bons resultados. Para isso, é importante envolver seus colaboradores nesse processo de conhecer e se aproximar dos alunos: treiná-los conforme a nova política da empresa, instruí-los sobre como atender cada cliente e incentivar a troca de ideias entre os seus profissionais e os alunos.

Com isso é possível gerar confiança, credibilidade, colocar em prática as suas estratégias e ainda ter outra fonte de informação sobre os seus serviços.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

3 Estratégias de Marketing para Atrair Clientes

Em um segmento cada vez mais competitivo, desenvolver e aplicar novas estratégias de marketing para atrair clientes é fundamental para seu negócio crescer. Por isso, selecionamos algumas dicas de ouro para te ajudar a ter ideias e ser ainda melhor! Veja: 1. Estabeleça as melhores parcerias No universo fitness, onde as pessoas buscam cada vez…

Por Nayara Santos em 06.02.2019

3 Dicas para alavancar a gestão financeira para academia!

Assim como para qualquer outro empreendimento, uma boa gestão financeira para academia é o que define o fracasso ou sucesso do negócio. As academias no entanto, tem algumas particularidades que precisam ser levadas em consideração, e são dicas sobre elas  que vamos falar no post de hoje! Gestão financeira para academia merece muita atenção do…

Por Nayara Santos em 11.08.2017

Dica de Campanha para Academias: Tire seu amigo do sofá!

Dica de Campanha – Tire seu amigo do sofá! O Dia do amigo está chegando e é uma ótima oportunidade para trazer novos alunos para sua academia. Fazer um aulão especial para que seus alunos levem os amigos dele,  organizar um plantão de vendas com descontos especiais e ainda, presentear quem indicar o amigo, pode ser…

Por Nayara Santos em 02.08.2021

Qual a quantidade ideal de spots para agendar durante o dia na minha academia?

O que mais importa em uma rádio que toca em um ambiente interno, como uma academia, não é o número de spots inseridos na programação, mas quantos irão tocar durante o tempo que o cliente está dentro da unidade. Supondo que o tempo médio de um aluno dentro de uma unidade seja de 1 hora,…

Por Nayara Santos em 15.09.2020

Como fazer o recrutamento e a seleção de professores na academia?

Contar com os melhores profissionais em sua academia é essencial para que os alunos sejam bem orientados e obtenham os resultados desejados com os treinos. Afinal, ninguém gosta de pagar para treinar e não ter um bom acompanhamento, sendo apenas orientado a usar os aparelhos. Para conquistar um atendimento excelente aos alunos, no entanto, você…

Por Nayara Santos em 28.07.2021

Marketing de Experiência para academias: saiba como fazer!

Marketing de Experiência para academias Disponibilizar uma boa quantidade de aparelhos, ter um horário de funcionamento adequado e contar com funcionários preparados são características essenciais de uma boa academia capaz de atrair alunos. Contudo, todas essas qualidades já são comuns a boa parte dos empreendimentos de sucesso — e, como você sabe, para se destacar…

Por Nayara Santos em 11.08.2016

Uma homenagem da Listenx com a SmartFit para o Dia do Profissional de Educação Física

No dia 1° de setembro é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física, essa figura importantíssima em qualquer academia. São eles que ajudam os alunos a treinarem corretamente, de forma segura e a obter resultados. Afinal, quando você tem alguém te ajudando a manter o foco no exercício, fica bem mais fácil, não é…

Por Nayara Santos em 20.09.2022

Músicas para academias: como escolher?

Uma boa música pode ter um grande impacto na motivação e no rendimento dos alunos de uma academia. Porém, escolher músicas que impulsionem o treino de cada um não é uma tarefa fácil, afinal elas devem agradar pessoas de gostos diversos e ainda ser estimulante para todos os tipos de treino. Apesar disso, é possível,…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

História de Sucesso – Just Fit Academia, impactando seus alunos com playlists de qualidade!

A Just Fit Academia oferece para seus alunos um espaço descontraído, equipamentos de qualidade, ambiente sofisticado, um preço justo e muitas outras vantagens. Ela reúne todas essas vantagens e um conceito inovador: Uma academia para todos. Na Just Fit Academia você encontra: Custo baixo com alta qualidade Ambiente seguro e descontraído Equipamentos em grande quantidade…

Por Nayara Santos em 17.09.2018

Receba nossos conteúdos exclusivos