Marketing de relacionamento para retenção de clientes: a facilidade de acesso às informações contribuiu para a formação de um novo perfil de consumidores: exigentes, questionadores e que aceitam somente serviços que vão atender bem as suas expectativas. Conhecer quem são essas pessoas e quais os seus desejos é importante para que os empresários possam adaptar e melhorar seus produtos e serviços para conquistar clientes. Nesse processo, o relacionamento entre academia e frequentadores é determinante para o planejamento estratégico.
Conquistar um novo cliente é trabalhoso e depende de uma série de investimentos. Porém, fidelizar um consumidor é mais fácil, tem custo menor e ainda é mais rentável para a empresa — e uma academia precisa de clientes recorrentes. Mas, para isso, é necessário desenvolver ações que possam aproximar as pessoas do seu estabelecimento, gerar confiança e criar uma base de informações que possa ser usada para melhorar o seu negócio.
Neste artigo separamos algumas dicas de marketing de relacionamento para ser usado na sua academia. Confira!
Conheça seus clientes
A empresa que tem uma base confiável de dados tem grandes chances de se destacar no mercado. As informações são essenciais para a construção de um planejamento estratégico que leve em consideração a oferta de serviços, o posicionamento e a relação com os consumidores.
Para ter essas informações, a academia precisa manter um banco de dados com as informações cadastrais e as impressões e avaliações dos clientes — e mantê-lo sempre atualizado.
Segmente os alunos
Para fazer o marketing de relacionamento é preciso conhecer seus alunos, tanto atuais como em potencial. A partir dessas informações, você pode definir os perfis de seus frequentadores e, com isso, criar estratégias, ofertas e abordagens específicas para cada pessoa.
Crie estratégias personalizadas
As dicas de marketing de relacionamento dos tópicos anteriores explicam a importância de ter um banco de dados e interpretá-lo estrategicamente. Essas informações devem ser usadas para criar estratégias de comunicação e relacionamento direcionadas para cada perfil de consumidores que possa ter. Enviar e-mails com descontos no dia do aniversário, criar uma newsletter com dicas de saúde e bem-estar, estabelecer atendimento personalizado e serviços exclusivos são algumas possibilidades a serem exploradas.
Trabalhe continuamente
Não interrompa os trabalhos de marketing de relacionamento e estabeleça um cronograma de atuação, em que podem ser definidas as datas para cada estratégia, os períodos de contato com os clientes (como envio de e-mails nos aniversários) e o início de cada campanha. Além de automatizar esses processos, ainda é importante fazer o monitoramento de cada ação para saber o que deu certo, o que deu errado e, assim, melhorar constantemente o seu trabalho.
Tenha o apoio da sua equipe
As ações de relacionamento devem ser contínuas para que a empresa possa colher bons resultados. Para isso, é importante envolver seus colaboradores nesse processo de conhecer e se aproximar dos alunos: treiná-los conforme a nova política da empresa, instruí-los sobre como atender cada cliente e incentivar a troca de ideias entre os seus profissionais e os alunos.
Com isso é possível gerar confiança, credibilidade, colocar em prática as suas estratégias e ainda ter outra fonte de informação sobre os seus serviços.
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