Por Nayara Santos em 27.07.2021

Acidentes na academia: saiba como evitar e como agir caso aconteça!

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Um lugar dedicado à prática de exercícios físicos deve promover a saúde e o bem-estar. Logo, é esperado que esse tipo de estabelecimento elimine o máximo de riscos que possam prejudicar a experiência das pessoas. Se você se preocupa com tal questão, precisa buscar formas de evitar acidentes na academia.

Os problemas tendem a surgir por uma série de motivos, como inadequação do ambiente, mau uso dos equipamentos e até falta de acompanhamento. Se não forem resolvidos, podem resultar em quedas, machucados e até ocorrências mais graves.

Assim, é crucial que o proprietário da academia inclua, em sua rotina administrativa, o monitoramento dos espaços e das ações tomadas pela equipe de professores. Mais que proteger seus alunos, esse cuidado permitirá tomar as melhores atitudes em caso de imprevistos.

Quer saber como fazer isso? Acompanhe as nossas dicas sobre prevenção de acidentes e descubra como agir em diferentes situações!

Como evitar acidentes na academia?

A segurança de um estabelecimento depende de um conjunto de fatores. Todos devem funcionar em harmonia para que a experiência do cliente seja positiva do início ao fim.

Em uma academia, onde as pessoas trabalham com pesos e realizam movimentos específicos, a atenção quanto à prevenção de acidentes deve ser ainda maior. Veja algumas práticas que contribuem para a promoção de um ambiente seguro.

Ter uma equipe para orientar os alunos

O mercado fitness só cresce e atrai perfis variados, desde atletas até pessoas que nunca praticaram determinadas modalidades. Por conta desse público diversificado, é essencial contar com professores capacitados a instruir os alunos durante a execução dos exercícios.


A observação deve ser maior entre os iniciantes, já que demoram um pouco mais para entender o objetivo de cada série e para desenvolver consciência corporal. Se houver uma equipe de profissionais por perto, a chance de corrigir um gesto errado ou uma postura incorreta aumenta.

Portanto, certifique-se de manter pelo menos um professor responsável em cada turno da academia. Esse acompanhamento constante evitará a ocorrência de lesões que podem deixar o aluno afastado de suas atividades — tanto as de lazer quanto as profissionais.

Fazer a manutenção preventiva dos aparelhos

Como qualquer instrumento de uso frequente, os equipamentos da academia sofrerão desgaste com o passar do tempo. Isso não representa nenhum problema se você fizer inspeções periódicas, com o objetivo de verificar a presença de defeitos que podem causar acidentes.

A observação deve ser feita sem pressa e focar em cada detalhe dos aparelhos. Cabos frouxos, pesos com peças soltas e componentes desregulados são exemplos que demandam reparos ou até mesmo a substituição de algum item. Para isso, conte com um serviço de manutenção especializado, preferencialmente oferecido pela empresa fornecedora dos equipamentos.

Investir em pisos adequados aos ambientes

Ninguém quer comprometer o movimento dos exercícios por conta de uma superfície escorregadia. Logo, é fundamental pensar no tipo de piso que será instalado em cada área. O uso de revestimentos lisos, por exemplo, entra na lista de causas de acidentes na academia por aumentar o risco de queda.

Tenha em mente que cada espaço demanda um material específico. Em uma sala de dança, ginástica ou crossfit, vale a pena aplicar produtos antiderrapantes. Nas áreas onde são utilizados pesos livres, prefira placas emborrachadas, que suportem altas cargas e ainda evitem danos ao contrapiso.

Também é interessante aliar a segurança ao conforto acústico, já que essa combinação promove uma atmosfera agradável aos alunos. Para isso, procure empresas especializadas, que desenvolvam pisos capazes de absorver ruídos e minimizar as vibrações internas.

Ter atenção às condições dos vestiários

Ambientes úmidos e cheios de obstáculos são propícios para a ocorrência de acidentes. Então, evite que os vestiários da sua academia tenham essas características. Para começar, instale pisos drenantes, pois possibilitam o escoamento da água durante a limpeza do local. Também é crucial que tenha relevos para gerar atrito durante a pisada e prevenir escorregões.

Com relação ao espaço, planeje bem a localização e a quantidade de armários. Um número insuficiente de compartimentos fará com que as pessoas deixem seus pertences pelo chão, comprometendo a passagem dos demais. Nessas condições, alguém pode tropeçar em mochilas ou calçados e se machucar.

A equipe de limpeza deve realizar faxinas frequentes nos banheiros e nos vestiários, de modo a eliminar o excesso de água acumulada nas superfícies e evitar a proliferação de fungos ou bactérias.

Como agir em caso de acidente?

Professores, técnicos ou proprietários podem ser responsabilizados, civil e criminalmente, por acidentes na academia — seja por imprudência, omissão ou negligência. Sabendo disso, é fundamental trabalhar para evitar problemas e saber como agir caso eles aconteçam.

Confira os principais passos a seguir em situações inesperadas.

Prestar suporte ao aluno

Na ocorrência de qualquer lesão ou queda, a primeira coisa a fazer é acalmar o aluno para que seu quadro não piore. Ter professores treinados a prestar os primeiros socorros é um grande diferencial, visto que garante o suporte necessário até a chegada de um médico ou equipe de resgate.

Os profissionais devem saber lidar com desmaios, convulsões, luxações e até paradas cardiorrespiratórias, visto que podem surgir a qualquer momento. A existência de um kit de emergência também é importante para que a vítima seja atendida com os instrumentos e materiais adequados.

Por menor que seja o dano envolvido — um esmagamento de dedos, por exemplo —, vale a pena seguir todo o procedimento de urgência. Isso demonstra cuidado com a pessoa que sofreu o acidente, o que é essencial para aumentar a satisfação do cliente e fidelizá-lo.

Chamar profissionais especializados

A demora na prestação de socorro configura crime, conforme artigo 135 do Código Penal Brasileiro. Assim, além de ajudar a vítima instantes após o acidente, é necessário que alguém acione o Samu ou o Corpo de Bombeiros para agilizar a chegada de atendimento especializado.

Quanto mais rápido a pessoa for para a ambulância ou hospital, maiores serão as chances de conter o problema. Em muitos casos, bastam poucos segundos para minimizar ou até eliminar as consequências à saúde mental ou física do paciente.

Esperamos ter ajudado você a entender quais práticas são necessárias para aumentar a segurança desse tipo de estabelecimento. Lembre-se de que a prevenção de acidentes na academia traz benefícios aos alunos e ao negócio como um todo, devendo ser uma conquista comemorada a cada dia.

Se gostou das informações apresentadas, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que outras pessoas tirem proveito das dicas!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

O impacto da música na percepção dos alunos

Ao contrário do que você pode imaginar a música tem um grande impacto na percepção dos seus alunos, por esse motivo trouxe 5 fatores onde a música pode ajudar a motivar, fidelizar, reter e encantar seus alunos. Primeiramente, se você é gestor ou proprietário de uma academia, você já notou que precisa criar uma programação…

Por Nayara Santos em 11.04.2017

9 Ideias de eventos para sua academia

Ter boas ideias de eventos para a sua academia pode atrair muitos alunos novos e ajudar a fidelizar aqueles que já frequentam o seu estabelecimento. Isso porque, as academias de ginástica são ambientes movimentados e cheios de oportunidades para engajar o público. Quando você usa a criatividade e deixa seu estabelecimento muito mais integrado e…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Descubra Qual a Melhor Rádio para Academia e Porquê Não é Spotify ou YouTube

A música é um poderoso artifício para qualquer tipo de estabelecimento, mas toma proporções muito maiores quando falamos de academias de ginástica. Muito da motivação e satisfação de um aluno pode vir daí, sabia? Por isso é tão importante selecionar bem o que será tocado. Hoje nós vamos explicar com detalhes qual a melhor rádio para academia…

Por Nayara Santos em 27.03.2019

7 ideias de marketing para academia: Surpreenda os alunos

Gestão de academia: as academias têm ganhado espaço significativo na vida de muitas pessoas, principalmente, daqueles que estão em busca de um corpo perfeito ou até mesmo de uma melhor qualidade de vida. No entanto, a concorrência no setor também tem crescido. Sendo assim, não basta apenas atrair o aluno, é preciso saber fazer a…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Plano de marketing para academias: 4 boas razões para ter um

O plano de marketing para academias é importante para aumentar o faturamento da sua academia e melhorar a aquisição e fidelização de clientes. Ele te auxiliará na tomada de decisões estratégicas para atingir o seu público, além de deixar claro quais são as prioridades do seu negócio (ou seja, seus principais objetivos) e a descobrir…

Por Nayara Santos em 10.10.2017

Dica de campanha para academias no Dia dos Namorados!

O Dia dos Namorados pode ser uma excelente data para atrair novos alunos para a sua academia. Mas, para isso, você precisará conseguir primeiro atrair a atenção deles e depois convencê-los de que a sua academia tem algo a oferecer. Para isso, preparar campanhas criativas, que estimulem o engajamento e a participação do casal pode…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

Marketing Digital para academias: uma relação que pode dar certo

Investir em marketing digital para academias é uma ótima forma de sair na frente da concorrência e chamar a atenção do cliente. Principalmente em ramos em que a competição é grande e você precisa conseguir se destacar. Além disso, quando você possui um bom planejamento de marketing digital, você também consegue aumentar a conversão e…

Por Nayara Santos em 29.11.2021

Uma homenagem da Listenx com a SmartFit para o Dia do Profissional de Educação Física

No dia 1° de setembro é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física, essa figura importantíssima em qualquer academia. São eles que ajudam os alunos a treinarem corretamente, de forma segura e a obter resultados. Afinal, quando você tem alguém te ajudando a manter o foco no exercício, fica bem mais fácil, não é…

Por Nayara Santos em 20.09.2022

A influência da música no ambiente da academia

Você já reparou que sempre que entra em uma academia existe uma playlist característica tocando? Não é à toa que aquelas músicas estão ali. Elas fazem parte de uma estratégia maior que vem sendo cada vez mais usada em vários mercados: o marketing sensorial. Assim como a disposição de elementos e até mesmo alguns odores,…

Por Nayara Santos em 10.06.2016

Receba nossos conteúdos exclusivos