Por Nayara Santos em 10.10.2017

Plano de marketing para academias: 4 boas razões para ter um

Por Nayara Santos em 10.10.2017

O plano de marketing para academias é importante para aumentar o faturamento da sua academia e melhorar a aquisição e fidelização de clientes.

Ele te auxiliará na tomada de decisões estratégicas para atingir o seu público, além de deixar claro quais são as prioridades do seu negócio (ou seja, seus principais objetivos) e a descobrir como cada ação de marketing pode ajudar a conquistar esses números.

Veja os benefícios do plano de marketing para academias:

1- Conhecer melhor o desejo dos seus clientes

Você já deve saber que o principal segredo para o sucesso das ações de marketing para academias é focar sua atenção nas necessidades dos seus alunos, não é mesmo?

Então, o primeiro passo para ter sucesso com o seu negócio é entender do que seu público realmente precisa e essa é uma das funções do seu plano de marketing.

A pesquisa de mercado que será necessária na elaboração do plano de marketing para academias, ela te ajudará a entender cada vez mais os hábitos de treino de seus alunos.

Com base nisso, será possível elaborar formas criativas de entregar o que cada um deles precisa e garantir um maior número de fidelização e consequentemente, aumentar seu faturamento.

2- Definir os objetivos e metas da sua academia e saber como conquistá-los.

Parte fundamental para qualquer negócio é saber onde a empresa quer chegar, definir com clareza quais são os objetivos e metas da sua empresa, para assim, ser mais fácil de definir quais caminhos te levarão até lá.


Durante a elaboração do plano de marketing para academias, você deverá montar uma lista das metas e objetivos da academia e, mais do que isso, de ações necessárias para alcançar cada uma delas.

Conhecer suas metas também é importante para melhorar a relação de transparência com sua equipe.

Quando todos estão cientes de como a empresa está, para onde ela quer ir e o que é preciso fazer para tornar essa caminhada possível, todos os esforços serão focados na mesma causa, aumentando as chances de sucesso.

3- Avaliar o desempenho do seu negócio

Junto com o plano de marketing, é criada uma lista de indicadores-chave de performance para que seja possível acompanhar o desempenho da estratégia.

Eles permitem analisar em tempo real o andamento de cada uma das ações de marketing e, a partir daí, otimizar cada uma delas para aumentar os bons resultados.

A longo prazo, essas métricas ajudarão você a fazer um comparativo das estratégias utilizadas pela academia ao longo do tempo.

Você poderá analisar quais ações trouxeram mais resultados, identificando as que funcionam melhor e entendendo como elaborar estratégias mais ousadas para o futuro.

4- Entender o mercado e avaliar os concorrentes

Outro erro muito comum das academias é ignorar os concorrentes  e esquecer que a avaliação mercadológica precisa ser feita periodicamente.

O plano de marketing permite que a empresa conheça muitas particularidades do seu mercado.

Permite entender a fundo quais são as novas demandas, como o público vem se comportando, o que as pessoas esperam do seu segmento e quais mudanças estão acontecendo.

Após essa análise, é possível traçar uma estratégia para atender e se adequar à nova realidade do mercado.

É fundamental acompanhar as ações tomadas pelos concorrentes mais relevantes, a fim de entender qual é a estratégia que eles estão utilizando e como elas podem impactar na sua academia.

Lembra daquele ditado “mantenha os amigos perto, e os inimigos mais perto ainda?”, é totalmente aplicável nesse momento.

Espero que essas dicas tenham te ajudado a perceber como é importante cuidar do planejamento de marketing da sua academia. Se gostou fique a vontade para compartilhar e deixa um comentário com sua experiência sobre o assunto!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

5 ações para mobilizar seus alunos no Dia Mundial da Saúde

Datas comemorativas são sempre ótimas oportunidades para promover ações que irão agradar e fidelizar os alunos da academia. Afinal, quem não gosta de programações diferenciadas, receber mimos ou qualquer benefício que marque um dia especial? Aliás, o que não falta são datas comemorativas para você escolher e celebrar com os seus clientes. Entretanto, dependendo do…

Por Nayara Santos em 27.02.2024

Academia cheia? Saiba como evitar problemas com alunos

Como evitar de deixar sua academia cheia: Todo dono de academia sabe que existem dois períodos para sua empresa: a época de baixa e a época de alta. Então, no verão, quando as salas enchem, ele pode ficar muito mais tranquilo, pois sabe que não vai faltar dinheiro  para honrar compromissos. Porém, se os alunos…

Por Nayara Santos em 27.07.2016

História de Sucesso – Acqua Fitness, o fim das músicas repetidas e reclamações dos alunos!

A Academia Acqua Fitness, surgiu com o desejo de uma professora de Educação Fisíca Dona Ozinete, que na sua própria casa começou a dar aulas de hidroginástica. Após um tempo a procura por vagas para participa começou a aumentar e piscina ficou pequena para o número de alunos.   Foi ai que a Dona Ozinete…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Como Definir Metas e Objetivos Para a Sua Academia

O Brasil já conta com mais de 30 mil academias. Isso significa que a competição é grande, e tende a ser cada vez maior, pois esse é um mercado que tem crescido cada vez mais. Felizmente, o povo brasileiro busca cada vez mais levar uma vida saudável e isso é ótimo para o seu negócio,…

Por Nayara Santos em 30.07.2021

Entenda porque você pode estar errando feio no volume da música da sua academia!

Nós sabemos que a música impacta diretamente na motivação dos seus alunos e por isso preparamos esse conteúdo para te ajudar a manter a música no volume ideal para os treinos. Erro Fatal: A galera se confunde e acha que academia tem “som ambiente”, nada mais errado que isso. Na academia, a música é  parte…

Por Nayara Santos em 27.01.2020

A Rádio Academia na 17°IHRSA Fitness Brasil

A Rádio Academia na 17°IHRSA Fitness Brasil: já está quase chegando o grande dia do maior evento Fitness da América Latina e além de ser a rádio para academias oficial da 17°IHRSA Fitness Brasil, a ListenX vai para o evento recheada de surpresas esse ano. Dá só uma olhada no que vai acontecer por lá:…

Por Nayara Santos em 24.08.2016

Conheça Algumas Tendências de Marketing para Academias

Confira algumas das maiores tendências de marketing para academia e aplique em seu empreendimento agora mesmo!

Por Nayara Santos em 24.04.2019

Dicas de campanhas para academias: arrase nos bloquinhos!

O Carnaval é um período de muita alegria e celebração. Além disso, o verão está no auge, portanto, não dá para deixar os seus alunos descuidarem dos exercícios físicos e da dieta, comprometendo todos os resultados alcançados até agora! Isso sem falar que, alguns alunos ainda estarão se preparando para ter energia e fôlego o…

Por Nayara Santos em 12.01.2024

Dica de campanha para academias: Mãe, vem dançar comigo!

Chegou o momento de começar a planejar as campanhas para o mês das Mães. E haja criatividade para isso, não é mesmo? Além disso, por mais que você tenha ideias, nem sempre sabe como colocá-las em prática, e é para isso que nós preparamos esse texto. Essa nossa dica de campanha é focada em atrair…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos