Por Nayara Santos em 27.07.2016

Academia cheia? Saiba como evitar problemas com alunos

Por Nayara Santos em 27.07.2016

Como evitar de deixar sua academia cheia:

Todo dono de academia sabe que existem dois períodos para sua empresa: a época de baixa e a época de alta. Então, no verão, quando as salas enchem, ele pode ficar muito mais tranquilo, pois sabe que não vai faltar dinheiro  para honrar compromissos. Porém, se os alunos tiverem que lidar com a academia cheia constantemente, você pode perdê-los rapidamente para a concorrência. Por isso, essa época também exige estratégia do dono de academia, para conseguir atender mais gente e, principalmente, motivar esses novos alunos a continuar quando o frio chegar. Confira algumas dicas:

1. Motive os alunos a evitar a academia cheia

Uma medida simples e muito eficiente para evitar a superlotação é instruir os alunos sobre quais períodos a academia costuma ficar mais vazia. Isso pode ser feito pelas redes sociais, professores e até mesmo via anúncio na rádio do local. Assim, os alunos que tiverem a oportunidade de mudar de horário com certeza o farão, pois todo mundo gosta de malhar tranquilo, deixando a academia um pouco mais vazia nos horários de pico. Se preferir, você pode até oferecer descontos para quem frequentá-la em horários alternativos, como de manhã ou depois do almoço.

2. Aposte numa boa programação de rádio

O rádio é uma ferramenta essencial em qualquer academia. Aquela sequência de músicas precisa ser estrategicamente pensada para motivar o maior número de alunos possível, mas também pode ser usada para deixá-los mais tranquilos. Ela pode exibir anúncios que motivem os alunos a demorar somente o necessário em cada aparelho e estimular o revezamento, por exemplo. Usar essa ferramenta para pedir que os alunos mantenham a academia organizada também ajuda muito a manter os períodos de academia cheia bem mais agradáveis.

3. Invista no treinamento dos monitores

Os aparelhos costumam ser o grande foco de congestionamento quando a academia está cheia. Nesses momentos, os professores podem ser um enorme diferencial, sugerindo exercícios funcionais que possam ser alternativas ao aparelho, fazendo o aluno poupar o tempo de espera. Para isso, é preciso incentivar esse tipo de atitude nos funcionários, oferecendo cursos que ensinem as novidades do mundo fitness e incentivando-os a usar a criatividade ao montar os treinos dos alunos.

4. Atualize os aparelhos

Para evitar que os alunos percam tempo trocando anilhas de aparelhos antigos, o ideal é procurar trocá-los pelos mais modernos e fáceis de usar, que muitas vezes vêm com seus próprios pesos, exigindo apenas que o aluno ajuste-o para usar. Isso ajuda até mesmo quem deseja revezar o uso, pois é mais fácil mudar o peso quando necessário. Academia mais moderna também precisa de menos manutenção, evitando que os aparelhos fiquem fora de uso, o que pode irritar alunos comprometidos com seus treinos.

5. Ouça as reclamações

É claro que a vivência de um profissional de academia não pode ser ignorada, mas, às vezes, a experiência do aluno precisa ser levada em consideração. Ao receber uma crítica, tente entender como aquilo prejudica seu aluno e se esforce ao máximo para resolver o problema. Muitas vezes, eles até podem oferecer soluções que você não pensaria. Por isso, ser compreensivo e atencioso é a melhor solução para cativar seu cliente, mesmo em momentos de academia cheia.

Aproveite os períodos de academia cheia para cativar seus clientes e manter muitos alunos pelo ano inteiro. Para saber como administrar seu negócio de maneira eficiente e lucrativa, assine nossa newsletter!

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

5 dicas para reter alunos!

Reter alunos é um assunto que nunca sai da pauta quando falamos em escrever para proprietários e gestores de academias. Reduzir o índice de cancelamento é a missão de quase todo mundo e não é pra menos, afinal, a gente sabe que esse é o segredo para alavancar o crescimento da academia, não é mesmo?…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Qual a relação da música com o emagrecimento?

A música está inserida em nossa rotina, mesmo que a gente não tenha amplo conhecimento disso. É em uma loja que entramos e está tocando uma música ambiente, no mercado que toca os sucessos do momento ou até mesmo no salão de beleza. A verdade é que ela está sempre lá, pois é como se…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Gestão de Academia: 7 erros mais comuns do mercado

Para qualquer empreendimento dar certo, é preciso uma boa gestão, um bom produto, um bom marketing, um bom plano, uma excelente equipe e um pouco de sorte. Isso não é diferente para o segmento fitness. Claro que, como qualquer nicho, a gestão de academia tem suas particularidades, mas ainda assim não deixa de seguir a…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

O que é Rádio Academia?

Basicamente, rádio academia é o termo utilizado para serviços que fazem programações musicais para academias. Parece simples, certo? Mas não é, nao. Esse serviço não deve ser baseado apenas na produção de playlists agitadinhas. Tem muita coisa envolvida para criar uma Rádio Academia que atenda todas as necessidades dos alunos e de comunicação da academia.…

Por Nayara Santos em 09.12.2015

Qual a quantidade ideal de spots para agendar durante o dia na minha academia?

O que mais importa em uma rádio que toca em um ambiente interno, como uma academia, não é o número de spots inseridos na programação, mas quantos irão tocar durante o tempo que o cliente está dentro da unidade. Supondo que o tempo médio de um aluno dentro de uma unidade seja de 1 hora,…

Por Nayara Santos em 15.09.2020

Gestão de Academia — Como Atrair Clientes em Tempos de Crise

Saber como atrair clientes em tempos de crise pode parecer uma tarefa complicada para as academias, não é mesmo? Porém, com uma gestão otimizada e aliada a boas estratégias, torna-se mais simples desbravar as baixas do mercado. Sendo assim, que tal conhecer algumas dicas para conseguir novos alunos nesse período? Continue a leitura e mãos…

Por Nayara Santos em 27.02.2019

Músicas para academia

A influência das músicas para academia: você já reparou que sempre que entra em uma academia existe uma playlist característica tocando? Não é à toa que aquelas músicas estão ali. Elas fazem parte de uma estratégia maior que vem sendo cada vez mais usada em vários mercados: o marketing sensorial. Assim como a disposição de elementos e…

Por Nayara Santos em 12.12.2016

Atraia seus alunos: 4 atividades na academia que você deve investir

Atraia seus alunos: 4 atividades na academia que você deve investir É cada vez mais comum encontrar pessoas dentro das academias, buscando um corpo sarado, perda de peso e qualidade de vida. No entanto, diante da variedade de objetivos, oferecer apenas determinadas atividades na academia, como musculação e aeróbicos, demonstrou ser insuficiente para atrair os…

Por Nayara Santos em 02.08.2016

A influência da música no ambiente da academia

Você já reparou que sempre que entra em uma academia existe uma playlist característica tocando? Não é à toa que aquelas músicas estão ali. Elas fazem parte de uma estratégia maior que vem sendo cada vez mais usada em vários mercados: o marketing sensorial. Assim como a disposição de elementos e até mesmo alguns odores,…

Por Nayara Santos em 10.06.2016

Receba nossos conteúdos exclusivos