Por Nayara Santos em 27.07.2021

Guia completo para uma gestão eficiente de academia

Por Nayara Santos em 27.07.2021

fácil perceber a crescente preocupação das pessoas em se exercitar não mais apenas buscando corpos definidos e mais magros. Hoje, há uma melhor compreensão da importância da prática de exercícios físicos para uma vida mais longa e saudável.

No Brasil, essa onda fitness é traduzida, entre diversos fatores, nas mais de 33 mil academias existentes no país, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Academias divulgada em 2018. Ou seja, a concorrência é grande. Por isso, estar preparado e cuidar da sua empresa com ainda mais dedicação e conhecimento aplicado é essencial para sua prosperidade.

Provavelmente após essa informação você deve estar se perguntando como fazer com que a sua academia tenha vida longa e clientes satisfeitos, correto? Mas fique tranquilo, pois o segredo é mais simples do que você imagina: basta fazer uma boa gestão de academia.

Além de excelentes profissionais de Educação Física, o estabelecimento precisa contar com uma equipe de pessoas que compreendam de gestão para fazer com que o negócio tenha prosperidade. Isso deve começar por você!

Ter pelo menos o conhecimento sobre as atividades de gestão de academia auxiliarão a guiar os seus colaboradores a trabalharem no rumo que você deseja. Por esse motivo, reunimos todas as dicas para uma gestão eficiente de academia.

Após ler esse post, ficará muito mais fácil de gerenciar as pessoas, o setor financeiro e demais atividades administrativas do seu estabelecimento. Além disso, você ficará por dentro das principais tendências do mercado e aprenderá como se destacar em tempos de crise. Preparado? Então, vamos lá!

Os principais erros na gestão de academia

Como comentamos, há milhares de academias no Brasil. Porém, apesar de existirem muitos estabelecimentos desse setor, poucas crescem e têm sucesso. Ao contrário do que você pode estar pensando, essas empresas não prosperam, em geral, por um mesmo motivo: erros básicos de gestão de academia. 


Para que você consiga identificar rapidamente se você está cometendo algum desses erros que podem comprometer o êxito e crescimento do seu negócio, listamos as principais falhas cometidas quando o assunto é gestão de academia. Confira!

Não buscar por conhecimentos de gestão

Se o seu negócio não está indo tão bem como imaginava que seria, não quer dizer que você e sua equipe não são bons profissionais de Educação Física. Não esqueça que sua academia é uma empresa e como toda a organização precisa que tarefas administrativas sejam executadas.

É aí que se encontra um dos principais erros dos empreendedores do mundo fitness. O bom empreendedor, deve estar sempre em busca de conhecimento, principalmente no que diz respeito à gestão. Mesmo que você não vá executar as atividades administrativas do dia a dia, é importante que você tenha competência para verificar se tudo está sendo realizado como deveria e de acordo com a legislação para evitar problemas.

Não investir em diferenciais para o estabelecimento

A essa altura você já deve ter percebido que a concorrência nesse segmento de mercado é muito alta. Isso quer dizer que seu cliente possui uma infinidade de opções quando pensa em iniciar uma atividade física.

Neste sentido, um erro bastante comum dos líderes de academia é não possuir um diferencial. Sem saber o que os diferencia dos concorrentes, é pouco provável que o seu negócio tenha sucesso. Logo, ter sempre em mente o porquê as pessoas escolherão a sua academia e não outra é fundamental para que você prospere.

Não ter planejamento

Planejamento é a chave de sucesso para qualquer tipo de empresa. É por meio de um plano de negócio que se conhece o caminho para alcançar seus objetivos. É nesse momento que se pensa objetivos de médio e longo prazo, principalmente, e como serão conquistados cada um deles.

Um dos grandes erros do gestor de academia é não pensar nesse plano para a organização. Para muitos pode parecer bobagem e até mesmo perda de tempo parar tudo para realizar um planejamento. Mas acredite, isso faz toda a diferença. Afinal, só assim que todos colocarão esforços mirando em um único lugar.

Não pensar em ações de relacionamento com o cliente

Para crescer, sua academia precisa de alunos. Por mais que isso pareça óbvio, muitos negócios deste segmento não pensam em ações que valorizam o bom relacionamento com o seu cliente.

A falha de comunicação, normalmente, já inicia no processo de atração de novos alunos. Em muitos casos, não há investimento em divulgação. Após a matrícula do aluno, não são executadas ações que almejam a fidelização do cliente. E aí está algo muito importante, afinal, é mais barato manter um cliente do que atrair um novo.

Para garantir a conquista de seus objetivos, é preciso estar preparado para receber críticas. Também mostrar ao seu cliente que ser aluno da sua academia a longo prazo lhe dará privilégios.

Não ter uma boa gestão financeira

Por último, talvez o erro mais comum: não cuidar da saúde financeira da academia. Sabemos que para muitos, o trabalho com números não é algo prazeroso. Porém, é mais do que necessário.

Estar sempre atento às finanças da academia garante não só o sucesso do empreendimento, como também faz com que você não gaste mais do que pode. Podemos dizer que a má gestão financeira é um dos principais motivos de fechamento de academias no Brasil.

Como lidar em tempos de crise

Não é mais novidade que vivemos um momento de crise econômica. Desemprego, inflação e juros em alta são alguns fatores que fazem a população cortar gastos que podem ser considerados supérfluos. Entre esses itens eliminados, com o objetivo de economizar, está a academia. Sim, a crise faz com que os seus clientes busquem alternativas mais baratas para poder seguir com a prática de atividades físicas.

Nesse contexto, sobrevivem apenas aqueles que estiverem preparados e mais do que isso, quem estiver por dentro das principais tendências do mundo fitness. Por isso, a boa gestão de academia também abrange pensar e executar ações para driblar a crise econômica.

Além de estar por dentro do que acontece de mais novo ao redor do mundo quando o assunto é academia é importante que você olhe para perto. Conhecer seus concorrentes e ver sua estrutura, aparelhos, atendimento e profissionais pode fazer com que você perceba que é possível fazer mudanças básicas na sua academia que podem lhe trazer um grande retorno.

Por exemplo, atualmente, diversas academias contam com espaço kids, em que os pais podem levar as crianças para a academia sem preocupação. Lá, são oferecidas diferentes atividades para os pequenos se entreterem enquanto os pais realizam seu treino. Ou então, oferecer facilidades como restaurante, lanchonete, salão de beleza e estacionamento podem fazer com que o público opte por sua academia e não pelo estabelecimento do seu concorrente.

Tendências do mundo fitness

Com o fácil acesso à internet e redes sociais, as pessoas ficam sabendo de forma mais rápida o que há de mais novo para a prática de exercícios físicos. Logo, entre suas atividades de gestão da academia, é fundamental que você tenha separado um tempo para pesquisar as principais tendências do universo fitness no mundo e verificar quais delas você pode trazer para o seu estabelecimento.

Contudo, na hora de escolher em qual dessas tendências você investirá primeiro, é de extrema importância levar em consideração alguns fatores como:

  • o valor financeiro para início de tal atividade ou compra de novo equipamento;
  • em quanto tempo e qual será o seu retorno financeiro, e;
  • o perfil do aluno da sua academia.

Se você está querendo investir em novidades, apresentaremos agora as principais tendências fitness mundiais de acordo com a ACSM’s Health & Fitness Journal divulgada em novembro de 2018 e que você pode trazer para a o seu estabelecimento.

Treinamento em grupo

Como o próprio nome já diz, os treinamentos em grupos são aulas com diversas pessoas lideradas por um profissional. Esses treinamentos físicos podem ter diferentes formatos, como dança, usando bicicletas indoor, aulas de step entre outros.

Apesar de ser uma prática conhecida há tempos, ela volta a ser uma das principais tendências do momento. Atualmente elas têm um quê motivacional. Por isso é importante que o professor possua técnicas e habilidades de liderança para guiar os participantes na conquista de seus objetivos.

HIIT

Provavelmente você já viu por aí essa sigla. HIIT é a abreviação da expressão em inglês High-Intensity Interval Training. Em português ela é conhecida por sua tradução literal Treinamento de Intervalo de Alta Intensidade. Nessa modalidade os alunos praticam exercícios de alta intensidade em um período curto de tempo, intercalando breves intervalos de pausa.

A sua popularidade no mundo inteiro tem um motivo muito fácil de ser compreendido. O método propicia a perda de peso e a definição muscular rápida. Além disso, é possível otimizar o tempo uma vez que esse tipo de treinamento tem uma duração menor.

Uso de tecnologia

É difícil encontrar um segmento hoje em dia que não conte com o auxílio da tecnologia. No mundo fitness, ela chega para melhorar a organização, incentivar e acompanhar as atividades físicas dos alunos.

Essas são traduzidas por meio de relógios, aparelhos com conexão a internet e aplicativos de treinamento. Em relação a esse último, já há muitas academias que disponibilizam sua programação de aulas e os treinamentos individuais dos seus clientes em aplicativos para smartphones.

Programa focado para idosos

O número de pessoas da terceira idade que frequentam academia está cada vez maior. Isso é consequência da compreensão da importância da prática de exercícios físicos para a saúde por parte da sociedade. Além do aumento da expectativa de vida da população.

Não só por já serem um grupo de pessoas em número expressivo, mas também por suas necessidades, os idosos requerem cuidados especiais. Por isso, é uma tendência as academias oferecerem programas específicos para esse público.

Treinamento que utiliza o peso do corpo

Outra modalidade de treinamento que está em alta é a chamada Calistenia. Esses treinos utilizam o pouquíssimos equipamentos, pois o objetivo é simples: usar o próprio corpo como peso. A Calistenia é uma prática funcional que tem como principais exercícios flexões, agachamentos e barras fixas.

Instrutores especialistas

Na maior parte dos casos, quando buscam por novas modalidades de exercícios, os alunos desejam contar com o auxílio de profissionais especialistas. Há diversos cursos que certificam os profissionais como especialistas nos mais diferentes métodos.

Para isso, uma dica é criar um programa de incentivo entre os colaboradores e premiar com cursos de capacitação do profissional que conquistar determinada meta. Ou então, aquele que se destacar em alguns fatores que estão de acordo com o comportamento, cultura e missão da sua academia.

Yoga

Em um mundo cada vez mais ansioso, a busca pelo equilíbrio entre mente e corpo cresce de modo exponencial. Por esse motivo, a prática da Yoga é uma tendência do mundo fitness que vem sido oferecida nas academias e não mais somente em estúdios especializados da modalidade.

Por esse aumento na procura pela Yoga, a prática também assume diversas novidades. Diferentes formas da prática vem sendo disponibilizadas, como yoga na sauna, acro yoga e power yoga.

Treinamento funcional

Já bastante popular, os treinamentos funcionais seguem sendo uma tendência muito procurada pelos praticantes de exercícios físicos. Um dos motivos por essa modalidade ser tão atraente é que ela costuma ser mais motivadora do que a musculação, por exemplo.

Se você ainda não conhece, são considerados treinamentos funcionais todos os exercícios que envolvem movimentos naturais do corpo. O objetivo é melhorar a performance, prevenir lesões e fazer com que o corpo realize movimentos mais eficientes. Entre os exercícios do treinamento funcional estão correr, saltar, levantar, agachar, empurrar e arremessar.

Como fazer uma boa gestão de academia

Agora que você já sabe quais são os erros mais comuns da gestão de academia. Assim como, dicas de como ter sucesso mesmo com a crise econômica aproveitando as principais tendências do mundo fitness, você deve estar se perguntando o que, afinal, é preciso fazer para ter uma boa gestão de academia, certo?

Reunimos, então, dicas preciosas que vão auxiliar muito você a ter uma gestão eficiente de academia. Confira!

Planejamento estratégico

Como comentamos um dos erros mais comuns entre os empreendedores de academia é a falta de planejamento. É por meio deste plano que você identifica quem é o seu público, as suas principais necessidades e qual a melhor forma de se comunicar com essas pessoas. Desse modo, fica muito mais fácil ter uma gestão de academia eficiente. Isso porque você terá mais claro seus objetivos e métricas que mostrarão, por meio de acompanhamento, se você está caminhando rumo ao sucesso.

Pois bem, para você realizar um planejamento estratégico para uma gestão eficiente da sua academia, você pode seguir este passo a passo:

Definir objetivos

Acreditamos que a forma mais eficiente de fazer isso é determinar missão, visão e valores. Ou seja, o porquê a sua academia existe, onde quer chegar a longo prazo e quais são os comportamentos esperados e não negociáveis de toda a equipe.

Como essas definições são de longo prazo, é interessante que você tenha, também, objetivos que devem ser alcançados a curto prazo. Para tal, é fundamental que eles todos possam ser mensurados para que periodicamente haja um acompanhamento da evolução de cada um.

Analisar o mercado

Antes de sair trabalhando para alcançar seus objetivos e a visão da sua academia, entenda o meio que você está inserido. Isso quer dizer, converse com seus alunos para saber a opinião deles sobre atendimento, estrutura e modalidades oferecidas por sua academia. Mas, vá além: identifique e analise seus concorrentes para saber quais os pontos fortes e fracos da operação deles.

Desenvolver um plano de ação

Agora que você já conhece o mercado e sabe onde você quer chegar, é importante definir como fará isso. Quais ações farão com que você chegue cada vez mais próximo de seus objetivos; quais atitudes são prioritárias; quem deverão ser os envolvidos.

Chamamos isso de plano de ação. Por meio deste, você fará o acompanhamento dessas ações que são não só sua responsabilidade, mas também de toda a equipe.

Mensurar resultados

O planejamento estratégico não é feito para ficar na gaveta. Ou então ser feito uma única vez e apenas revisitado quando finalizado. É fundamental que exista o seu acompanhamento de forma periódica.

Além disso, compartilhe os resultados com a sua equipe para que eles se sintam parte do processo, gerando engajamento de todos. A participação deles pode, ainda, resultar em sugestões criativas e importantes que podem levar a conquista de objetivos. Caso necessário, não tenha receio de replanejar. Isso faz parte do processo

Realizar gestão financeira

A gestão financeira é um pilar fundamental para qualquer negócio. No caso de academias, é importante levar em consideração alguns fatores na hora de fazer tais atividades. Primeiro, entenda que este é um segmento que possui sazonalidade. O público aumenta conforme o verão vai se aproximando. Já no inverno, muitos clientes deixam de frequentar a academia e, consequentemente, o seu faturamento cai.

Isso leva também ao segundo fator que deve ser levado em consideração, a rotatividade de alunos. Normalmente, esse número é alto, o que leva a um desequilíbrio do seu fluxo de caixa. Mas você pode realizar diversas ações para evitar e reduzir isso, como uma campanha de fidelização de alunos.

A estrutura física da academia é uma das coisas que os alunos levam muito em consideração na hora de escolher onde farão suas atividades físicas. Por isso, os equipamentos devem estar sempre em boas condições e com a manutenção em dia. Logo, não esqueça de incluí-las nos seus gastos.

Além dessas particularidades deste tipo de negócio, para uma boa gestão de academia é preciso estar atento ao fluxo de caixa da empresa. Saber quanto está sendo seu faturamento e quanto se está gastando para manter a estrutura e funcionários. Para isso, uma dica é usar de softwares de gestão financeira e internet banking, que auxiliam no controle e melhoram a sua produtividade.

Planejar ações de marketing

Quando falamos de gestão de marketing para academias, falamos tanto de ações pensando no aumento do número de alunos, quanto na fidelização e bom relacionamento com aqueles que já são clientes. 

Primeiro, sobre a atração de alunos. Lembra que explicamos que é importante entender quem são seus clientes e também conhecer seus concorrentes? Pois isso é para que você consiga melhor se comunicar com o seu público-alvo. Identifique que ambientes ele frequenta, pois é possível fazer parcerias com outras empresas que têm o mesmo público que você. Por exemplo, restaurantes e lojas de suplementos.

Saiba quais as redes sociais que o seu público utiliza e marque presença por lá oferecendo conteúdo de qualidade para a sua audiência. Além de destacar os diferenciais da sua academia, é possível trazer novidades e informações sobre o mundo fitness.

Para ter um bom relacionamento com seus alunos, uma dica é apostar no marketing sensorial. Ou seja, investir em tudo aquilo que faça com que o aluno se sinta bem no ambiente da academia. Por exemplo, entenda qual o perfil de aluno frequenta qual horário da academia e faça uma playlist que seja de acordo com esse público. Pense no layout dos equipamentos, deixando espaço para que todos possam transitar sem problemas.

Além, claro de um bom atendimento. Toda a equipe deve estar pronta e aberta a receber críticas dos alunos a fim de melhorar a cada dia o serviço prestado pela academia.

Gerenciar pessoas

Os seus colaboradores são as pessoas que mais possuem contato com seus clientes. Por esse motivo, eles devem estar alinhados à cultura da academia e ter conhecimento da mensagem que você quer transmitir.

Para isso ocorrer, é preciso dedicar tempo à gestão de pessoas. O que isso significa na prática? Avaliar o desempenho de todos, passando feedbacks construtivos e positivos sempre que possível e necessário. Investir em capacitação e educação, além de programas de incentivo, auxiliam a manter a equipe motivada a fazer um trabalho cada vez melhor.

Como você viu, a gestão eficiente de academia vai muito além do que proporcionar um bom treinamento e com resultados para os seus alunos. É entender e buscar sempre novas práticas de administração e atividades físicas para que o seu negócio prospere.

Por isso, é fundamental ter ferramentas que auxiliem na organização da sua academia, como uma plataforma com playlists certas para motivar seus alunos e que ainda te ajude a divulgar todos os seus eventos, aulas e promoções.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

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