Gestão de academia: as academias têm ganhado espaço significativo na vida de muitas pessoas, principalmente, daqueles que estão em busca de um corpo perfeito ou até mesmo de uma melhor qualidade de vida. No entanto, a concorrência no setor também tem crescido. Sendo assim, não basta apenas atrair o aluno, é preciso saber fazer a gestão de academia de maneira inovadora para fidelizá-lo.
Se você deseja se destacar nesse mercado e oferecer um serviço diferenciado é preciso estar sempre atento às novidades e também às necessidades de quem frequenta o espaço. Para ajudá-lo nessa conquista, separamos nesse artigo algumas estratégias de marketing para academia para uma gestão de academia correta e para que você evite os erros que os alunos detestam. Confira!
1. Reserve um espaço para as lutas
Hoje, existem vários tipos de lutas — como o boxe, o judô, o MMA —, que têm atraído praticantes. Isso acontece, porque, além de elas fornecerem um bom condicionamento físico e um corpo mais definido, ajudam também na disciplina, autoconfiança e muitos outros valores.
As crianças têm começado a praticar muito esse tipo de esporte, uma vez que os pais veem nele um complemento à educação e à formação da criança, combinada a uma atividade física. Já os adultos, além da busca por um corpo mais definido, aprendem também técnicas de defesa pessoal.
Por isso, reservar um espaço para este fim é fundamental se a sua academia deseja atrair mais público para o estabelecimento.
2. Pense em todas as faixas etárias
É bastante comum vermos academias para um público jovem, enquanto outras focam em pessoas acima de 40 anos. O melhor mesmo é poder ter no mesmo espaço atividades que atendam aos públicos de todas as idades, permitindo que toda a família se exercite no mesmo local.
Para conseguir isso, é preciso oferecer atividades bastante variadas e em horários diferentes, pensando em atender a todos.
Normalmente, os mais jovens preferem a musculação e aulas de dança ou lutas. Os adultos já querem atividades menos pesadas, como exercícios aeróbicos e aulas de dança. Já os idosos precisam de atividades de baixo impacto, como ioga ou alongamento.
E quem acha que os pequeninos devem ficar de fora estão enganados. Hoje já existem academias que oferecem atividades lúdicas com brinquedos e músicas, estimulando-os a se exercitem. Essa é uma ótima alternativa para atrair as mães que não têm com quem deixar os filhos, mas não querem abrir mão da malhação.
3. Disponibilize a opção de circuitos rápidos
Muitas pessoas não têm tempo para ir à academia e, quando vão, é por recomendação médica. Para solucionar esse problema, ter à disposição uma opção de um circuito rápido, que permita realizar atividades em cerca de 30 minutos, é ideal.
Reserve um espaço dedicado a isso, onde os alunos possam mudar rapidamente de aparelhos sem perder tempo, e sempre seguindo as recomendações de um profissional.
Aulas de curta duração também podem ocorrer. Nelas, as atividades são de alto impacto, porém, por um tempo reduzido, proporcionando o efeito desejado.
4. Inove e não siga apenas modismos
As academias também passam pelos modismos. Por isso, se uma atividade está em alta — como a zumba, por exemplo —, os alunos procurarão por ela. Com o tempo, essa procura começa a cair até que surja uma nova tendência.
Porém, não é preciso esperar que os alunos busquem por algo para que comece a oferecer uma modalidade nova. As tendências devem estar sempre sendo pesquisadas, para que você possa disponibilizá-las assim que forem lançados.
É claro que esse trabalho deve ser feito com cuidado, sempre avaliando os benefícios e riscos das atividades e contando com a ajuda de diversos profissionais.
5. Instale uma rádio academia
Fazer gestão de academia não é pensar apenas na malhação, mas no ambiente como um todo. Já pensou malhar ao som de uma música clássica? Isso, com certeza, deixaria os alunos mais preguiçosos e desmotivados.
A música fará toda a diferença na hora do treino. É preciso que motive a prática de atividade física e seja um complemento na empolgação. Ela deve ser agitada e entusiasmar quem está ouvindo, pois assim o exercício se torna ainda mais prazeroso.
Para conseguir o equilíbrio ideal é melhor é ter uma playlist exclusiva e desenvolvida para esse fim. É possível contratar empresas especializadas para criar as programações musicais para as áreas coletivas da academia. Levar em conta o gosto pessoal dos seus alunos também é uma ótima dica, então invista em boa pesquisa.
6. Contrate profissionais altamente capacitados
Não adianta ter em sua academia um monte de profissionais que não sabem o que estão fazendo, que são muito tradicionais ou ainda desatualizados, e que não oferecem o que os alunos buscam. Trabalhe com profissionais formados e, preferencialmente, que já tenham alguma experiência no mercado.
Além disso, sempre os incentive a se atualizarem, realizando cursos de formação em novas modalidades, participando de eventos e workshops. Invista também na capacitação para o atendimento ao cliente. É preciso que os colaboradores saibam lidar com os alunos e sempre os tratem bem.
7. Melhore sua comunicação para melhorar a gestão de academia
Mostre o que sua academia tem a oferecer e também divulgue da maneira correta. Uma maneira rápida e barata de fazer isso é com o uso da internet, porém, é preciso que o material a ser utilizado seja muito bem desenvolvido.
Além disso, escolher os canais corretos e interagir com os clientes é fundamental, por isso, não apenas divulgue, mas cultive uma relação com as pessoas que seguem a academia em uma rede social, por exemplo.
Outra boa alternativa é manter uma página nas redes sociais para que o aluno possa, a qualquer momento, encontrar dicas de alimentação, treinos e qualidade de vida. Esses tipos de dicas costumam ser bem-aceitos e ajudam na fidelização dos clientes, uma vez que fornecem os conselhos que eles precisam para o cotidiano.
E para inovar ainda mais, na própria rádio da academia, você pode dar dicas diversas para ajudar nos treinos de cada aluno. Com certeza esse será um grande diferencial do seu negócio!
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