Por Nayara Santos em 27.07.2021

Marketing para academia: Conheça as melhores estratégias

Por Nayara Santos em 27.07.2021

No concorrido segmento de academias, pode ser difícil encontrar diferenciais para se destacar no mercado. É fundamental revisar seus recursos, pontos fortes e localização para ajudá-lo a desenvolver a melhor estratégia de marketing para academia.

A seguir, reunimos as principais dicas para atrair mais clientes e elevar o padrão da sua marca. Você está preparado? Vamos lá!

O que é marketing para academia?

Marketing para academia é um conjunto de ações que uma empresa realiza para atrair clientes e se destacar no mercado.

O marketing para academia auxilia empreendedores a descobrir o que os clientes estão pesquisando, o que eles buscam em empresas como a sua, e quais são os diferenciais que eles desejam.

Deixe o achismo de lado! Nesse momento, a única informação permitida é vinda de pesquisas sérias realizadas no mercado. Um dos erros mais comuns ao fazer um plano de marketing para academia é, justamente, seguir uma estratégia baseada em achismos. Não faremos isso, ok?

Como fazer marketing para academia?

Existem alguns passos fundamentais para iniciar um plano de marketing. Se seguidos corretamente e forem feitos de forma detalhada, o plano será um sucesso.

Diferencie sua empresa

Examine o espaço e o equipamento que você possui e faça uma lista dos programas que você pode oferecer aos clientes. Caso tenha comprado uma academia existente, analise o histórico do local e veja quais aulas eram populares e quais fracassaram.


Existe algum ponto crítico que o antigo dono negligenciou? Todas as máquinas estão em bom estado e serão usadas? Elas podem ser vendidas para liberar espaço para novos equipamentos? Não esqueça de conversar com o máximo de clientes para obter essas respostas.

Se você criou uma academia do zero, pense também fora da caixa. Existem muitos locais parecidos que atendem o mesmo tipo de público. Seguir esse modelo pode não ser a melhor opção — pois sua empresa ficaria sem um diferencial relevante e refém de preços baixos.

Sua empresa pode atender indivíduos com deficiência ou em reabilitação? O espaço pode ser voltado ao público feminino e, além da musculação, oferecer outros serviços como nutrição e massagem?

Não ignore seus outros recursos: espaço e funcionários. O espaço livre pode ser convertido em um local para yoga, aeróbica, artes marciais ou outros exercícios com peso corporal? Tudo isso agrega valor à sua marca, aumenta o fluxo de pessoas e, naturalmente, facilita suas campanhas de marketing.

Existem vários mercados que estão prontamente disponíveis e apenas aguardam um centro de fitness adequado. Se a concorrência está acirrada em sua região, não deixe de considerar outras formas de diferenciar sua empresa.

Em todos os casos, a localização é muito importante. Muitas pessoas lutam para comparecer regularmente à academia. É provável que seu maior mercado venha dos bairros mais próximos, por isso, os hábitos e o perfil dessas pessoas devem ser considerados em seu planejamento.

Dedique máxima atenção às contratações

Após definir sua estratégia de diferenciação, chegou a hora de reunir o pessoal adequado. Você precisa contratar profissionais ou pode alugar o espaço para algum professor? Essas decisões são de extrema importância e podem definir se o negócio será lucrativo ou não.

Em muitos casos, alugar o espaço pode ser uma boa opção. Mesmo que alguns alunos não sejam clientes diretamente da academia, o fluxo de pessoas no local é ótimo para atrair novos interessados.

Caso prefira contratar profissionais, seja bastante rígido para escolher os melhores. Um atendimento de baixa qualidade pode afastar clientes e ainda destruir a reputação da sua marca.

Encontre seu mercado-alvo

Se sua empresa focar na competitividade com outras academias locais que oferecem um serviço parecido, considere dois tipos de potenciais clientes:

  • pessoas que já praticam exercícios e são clientes de outras empresas — que agora precisam ser persuadidas a trocar de academia;
  • pessoas que não foram convencidas pelas ofertas atuais e precisam ser atraídas para o seu serviço.

Portanto, a campanha de marketing precisa se concentrar no que há de diferente na sua oferta. Pode ser o local, um equipamento mais moderno e eficiente, o atendimento, os resultados etc.

Cuidado para não colocar todo o seu diferencial no preço — esse é um erro bastante comum que atrai o tipo errado de cliente. Quem busca somente preço baixo não considera outros diferenciais e pode, facilmente, optar por outra oferta mais vantajosa. 

Para uma academia focada em um nicho de mercado, a estratégia de marketing está em direcionar sua comunicação para o público correto. 

Defina o seu perfil de cliente

Não defina seu público-alvo apenas por faixa etária, sexo e classe social. Hoje, quando pensamos no público, precisamos traçar um perfil com características pessoais, objetivos, problemas e soluções que a sua academia pode oferecer.

A vantagem de conhecer todas essas informações a respeito do seu público é que, a partir de agora, você saberá exatamente quais são os problemas que essas pessoas apresentam e saberá como criar uma comunicação direcionada para esse tipo de público.

Ao eleger um nicho de mercado, a publicidade se torna mais simples e a comunicação mais pessoal. Para atingir um grupo específico de pessoas, as redes sociais são a forma mais prática. Você pode, por exemplo, criar anúncios para mulheres gestantes que moram em sua região.

Analise o ambiente competitivo

É fundamental conhecer o ambiente em que a sua empresa está inserida. No caso das academias, é preciso pesquisar como andam os negócios, como estão os concorrentes, quais são as modalidades que eles oferecem e como as pessoas têm se comportado diante essas ofertas.

É preciso saber, também, preço médio que tem sido cobrado, quais os parâmetros e diferenciais que cada academia concorrente está utilizando para oferecer novos produtos e escolher os preços que serão comercializados.

Defina objetivos de marketing

E, claro, os objetivos! Antes de iniciar o detalhamento do plano de marketing para academia, é preciso definir os objetivos da sua empresa diante o diagnóstico do mercado e do público — que agora você conhece de forma mais aprofundada.

Se o seu objetivo é aumentar a quantidade de clientes, precisamos definir junto a isso as metas mensais para alcançar o objetivo final no período de, por exemplo, um ano.

Atraia as pessoas certas

Nesse ponto, você já criou a marca da sua academia, definiu seu nicho e a solução específica que seu centro fitness deseja oferecer aos clientes em potencial.

Atrair pessoas envolve uma combinação de trabalho braçal, presença online e entendimento de como oferecer um “acordo” que seja bom o suficiente para atrair novos alunos.

O trabalho braçal necessário envolve o uso de mídia digital e física para alertar o público sobre os novos negócios. O material deve ser simples, diretos e sem muito texto. Inclua boas fotos da instalação para mostrar que ela é limpa, moderna e organizada.

Caso você já tenha clientes, destaque os resultados dos alunos atuais com depoimentos e entrevistas. Também não esqueça do básico, além de criar perfis em redes sociais, cadastre sua empresa no Google Meu Negócio para que ela seja descoberta por usuários na região.

Todo material deve ser produzido com seu público-alvo em mente. Não faça conteúdos genéricos que serão facilmente ignorados pelas pessoas. Destaque os recursos e o que diferencia sua academia de outras disponíveis.

No primeiro momento, atrair compradores com uma oferta chamativa pode não ser o maior desafio. O sucesso do local consiste em fidelizar essas pessoas. Para isso, invista no básico: um atendimento impecável que entenda os problemas, dê resultados e crie um vínculo pessoal com os clientes.

Invista nas plataformas digitais

Por ser um negócio local, o marketing físico não pode ser ignorado. No entanto, não podemos negar que a atenção das pessoas está no digital. Negligenciar sua presença online pode ser fatal para os negócios.

Para promover suas mídias sociais, é melhor criar uma conta para o próprio estabelecimento (separada da sua conta pessoal). Isso passa mais profissionalismo e impede que seus posts e opiniões pessoais interfiram nos negócios.

O mais importante aqui é não fazer “panfletagem digital”. Isso é tentar a todo momento vender alguma coisa. Lembre-se que as redes sociais são um canal de relacionamento. Se sua empresa apenas posta ofertas, ela será punida pelo algoritmo e terá pouco engajamento.

Claro que alguma oferta pode ser publicada, mas isso deve representar no máximo 10% do seu conteúdo. Nos outros 90%, podemos criar dicas de exercícios, alimentação, saúde mental etc.

Mesmo no conteúdo promocional é interessante trabalhar em algo mais criativo. Ao invés de publicar fotos e preços, faça vídeos mostrando a evolução dos seus alunos. Também é possível criar parcerias com influencers locais ou realizar competições entre seus seguidores em troca de algum desconto. 

Se você deseja ter maior impacto nas mídias sociais, é importante ter alguém dedicado a manter essas contas ativas e atualizadas.

Avisos educativos para academia

Educar o cliente é uma boa estratégia para anunciar os benefícios da sua academia. Veja algumas sugestões:

  • reduz o risco de doenças cardíacas;
  • ajuda seu corpo a gerenciar os níveis de açúcar e insulina;
  • ajuda a parar de fumar;
  • melhora sua saúde mental e humor;
  • ajuda a manter suas habilidades aguçadas à medida que envelhece;
  • fortalece os ossos e músculos;
  • reduz o risco de alguns tipos de câncer;
  • melhora o sono e a saúde sexual;
  • aumenta a expectativa de vida etc.

Frases para chamar alunos para academia

Além dos benefícios gerais, você pode destacar os motivos da sua academia ser a melhor opção. Veja alguns exemplos para se inspirar:

  • receba ajuda e conselhos de profissionais experientes;
  • 90% dos nossos alunos têm resultados positivos em até 12 meses; 
  • tenha os melhores equipamentos à sua disposição;
  • acompanhe mensalmente sua evolução etc.

As chamadas promocionais também podem influenciar o cliente a tomar uma decisão rápida:

  • traga um amigo e ganhe um mês grátis;
  • sua idade vale um desconto no primeiro mês;
  • faça a matricula e ganhe um brinde;
  • preço promocional válido até determinada data.

Ideias de eventos para academia

Os eventos são uma forma inteligente de atrair mídia para sua empresa. Se possível, contrate influencers da região para aumentar a visibilidade dos eventos: 

  • competições esportivas (fisiculturismo, levantamento de peso);
  • apresentações de outros esportes (artes marciais, dança);
  • competições entre alunos. Por exemplo, ter um dia para aferir os resultados e premiar o vencedor com brindes ou descontos;
  • palestras de profissionais renomados;
  • confraternizações em datas especiais etc.

Os eventos também podem acontecer fora da academia — como uma turma de caminhada. Além dos benefícios para os alunos, a empresa ainda recebe grande visibilidade do público geral. Não esqueça de distribuir camisetas entre os participantes!

Sua academia bem-sucedida

No final, você conhece os pontos fortes e as ofertas de suas instalações melhor do que qualquer outro. Com o crescente interesse da sociedade em tudo que é fitness, mais clientes procuram um local que atenda às suas necessidades e desejos específicos.

Isso significa que há mais espaço do que nunca para sua academia se tornar um sucesso. Com as mídias sociais em expansão, é mais fácil anunciar sua marca e alcançar novos clientes em potencial.

Agregar novas serviços em sua academia é ótimo, porém, tome cuidado para não criar um local genérico (sem personalidade). É bem melhor ser a referência em determinado nicho — atraindo pessoas de várias regiões e cobrando mais pelo serviço.

Por fim, não fique preso em seu planejamento inicial, um bom marketing para academia consiste em ouvir os clientes e usar seus comentários para promover e melhorar sua solução.

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