Por Nayara Santos em 20.06.2016

Marketing Sensorial: você conhece essa tendência?

Por Nayara Santos em 20.06.2016

Aumentar a retenção de clientes na sua academia pode soar como uma tarefa difícil, mas, se você usar as estratégias corretas, ela pode ser mais simples do que parece. Existem algumas técnicas que são pouco conhecidas dentro do mercado de academias e, por isso mesmo, podem representar um grande diferencial para o seu negócio.

Dentre todas as opções, as mais interessantes são as que trabalham diretamente o ponto de venda, como o marketing sensorial, por exemplo. Continue lendo e saiba mais sobre essa tendência!

O que é marketing sensorial e como ele funciona?

O marketing sensorial é uma estratégia aplicada ao ponto de venda que estimula os 5 sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar). A ideia dessa estratégia é, por meio desse estímulo, causar sensações boas no cliente, de maneira que ele associe a marca a coisas positivas, melhorando seu relacionamento com ela e aumentando o consumo. Ao sentir o cheiro característico da sua loja ou produto, por exemplo, o cliente conseguirá se lembrar da sua marca instantaneamente. Assim, a estratégia aumenta o share of mind e pode despertar o desejo de compra puramente emocional.

Como aplicar a estratégia de marketing sensorial na minha academia?

Para aplicar o marketing sensorial na sua academia, o primeiro passo é analisar e entender a situação de consumo nesse ambiente. Observe as vontades dos alunos, seus hábitos, como eles têm se comportado dentro da sua academia, com o que eles têm tido mais prazer e mais dificuldade.

Com base nessa análise comportamental, você poderá elaborar uma boa estratégia de marketing sensorial dentro daquele ambiente. Dois sentidos que podem ser bastante explorados em academias são visão e audição.

Visão

Antes de tudo, sua academia precisa ter um visual agradável. Lembre-se de que os clientes vão passar pelo menos 1 hora de seus dias dentro daquele ambiente, e por isso é necessário que ele seja interessante e estimule sensações agradáveis no organismo de cada um deles. Por isso, se preocupe com a disposição dos aparelhos, para que a sala não pareça muito cheia ou apertada. Investir em espelhos é uma excelente maneira de causar a sensação de que o espaço é mais amplo.

A decoração também pode ajudar a incentivar seus alunos durante os treinos. Cores mais animadas para as salas de musculação e cardio e mais tranquilas para espaços de aula como yoga podem fazer muita diferença na experiência dos alunos (customer experience).

Audição

A música dentro da academia ajuda a estimular a execução das atividades físicas. São escolhidas músicas-chave, capazes de despertar sensações que garantam que os alunos farão suas atividades de forma otimizada, sempre aproveitando cada vez mais os equipamentos e instrutores disponíveis no ambiente. Isso ajuda não só a manter a recorrência de comparecimento nas aulas como a melhorar os resultados de cada um deles.

O marketing sensorial é fundamental para garantir que o consumidor crie uma relação interessante com a empresa. Apesar de poucos utilizarem esse tipo de estratégia, ela é fundamental para estreitar os laços entre marca e cliente, fazendo com que ele se identifique cada vez mais com a sua academia e que continue frequentando-a diariamente.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como a Música para Academia Pode Ajudar em Época de Baixa?

Você sabia que a música para academia ideal pode auxiliar seu negócio durante os períodos sazonais?

Por Nayara Santos em 22.04.2019

15 textos para propaganda de academia, confira os melhores!

Os textos de propaganda de academia podem te ajudar a atrair novos alunos e manter aqueles que já estão matriculados motivados a continuar treinando, uma tarefa nem sempre fácil não é mesmo? Como criar os textos certos nem sempre é fácil, nós preparamos este artigo para te ajudar. Afinal, os textos de propaganda da academia…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

Ano Novo na academia: como motivar e engajar os seus alunos

Quem nunca repetiu a frase “ano novo, vida nova”? Muitas pessoas querem aproveitar a virada de ano para mudar hábitos e chegarem mais próximos da melhor versão de si.  Isso faz com que muitas das soluções de ano novo estejam focadas na saúde física e mental, ou seja, elas estão diretamente relacionadas com uma boa…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Como administrar uma academia: 5 dicas infalíveis

Como Administrar uma Academia? Invista em estrutura Tenha equipes qualificadas Seja presente no mercado Invista em equipamentos e materiais Conte com um bom capital de giro Cada vez mais as pessoas estão adotando hábitos mais saudáveis, o que resulta em um momento favorável para o mercado de academias. Porém, não adianta investir em um negócio…

Por Nayara Santos em 28.07.2021

5 conceitos básicos de Gestão Financeira para a sua academia

A crise econômica que o Brasil está passando tem seu lado positivo. Aquelas pessoas que sempre sonharam em abrir seu próprio negócio estão tendo “o empurrãozinho que faltava”. Essas pessoas encontram alguns empecilhos nesta empreitada. Muitos profissionais detêm o conhecimento técnico de sua área, mas não conhecem nada sobre gestão financeira, gestão tributária e suas…

Por Nayara Santos em 15.08.2016

História de Sucesso – BodyTech recomenda os serviços da RadioAcademia!

A BodyTech é uma rede composta pelos maiores e mais completos centros de atividades físicas, esporte, bem – estar e lazer do país. Totalmente inserida em um moderno conceito de ” wellnes”, que busca promover a saúde física e mental para toda a família. A BodyTech se tornou referência no mercado nacional fitness. Tamanho sucesso…

Por Nayara Santos em 30.07.2021

História de Sucesso da Six Gym Academia – Usando comunicação rápida e certeira!

A  Six Gym Academia surgiu de uma ideia de cinco amigos, sendo três destes profissionais da área de educação física com vasta experiência em academia e outros dois atletas de fisioculturismo e apaixonados pelo esporte. Teve a sua inauguração dia 28 de julho de 2014 em Caxias do Sul. A Six tem como principal objetivo oferecer…

Por Nayara Santos em 06.11.2017

Como aumentar a retenção e diminuir cancelamentos?

Para você reter seu aluno e diminuir os cancelamentos, você tem que criar um ambiente agradável para que frequentar a academia seja algo indispensável e principalmente, agradável na rotina dele. Você já parou para pensar que muitas vezes as pessoas chegam animadas e empolgadas para fazer a matrícula e depois de uma semana acabam desanimando…

Por Nayara Santos em 11.04.2017

Dica de campanha para academias: Mãe, vem dançar comigo!

Chegou o momento de começar a planejar as campanhas para o mês das Mães. E haja criatividade para isso, não é mesmo? Além disso, por mais que você tenha ideias, nem sempre sabe como colocá-las em prática, e é para isso que nós preparamos esse texto. Essa nossa dica de campanha é focada em atrair…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos