Por Nayara Santos em 11.04.2017

O impacto da música na percepção dos alunos

Por Nayara Santos em 11.04.2017

Ao contrário do que você pode imaginar a música tem um grande impacto na percepção dos seus alunos, por esse motivo trouxe 5 fatores onde a música pode ajudar a motivar, fidelizar, reter e encantar seus alunos.

Primeiramente, se você é gestor ou proprietário de uma academia, você já notou que precisa criar uma programação musical que atenda diferentes perfis de pessoas ao mesmo tempo, sem esquecer o foco principal que é deixar seus alunos estimulados e motivados para o treino.

Vamos pensar assim, os alunos motivados frequentam mais a academia, com isso eles conseguem obter cada vez mais resultados, somando essas duas coisas dificilmente seus alunos vão procurar o concorrente.

A música mesmo que inconscientemente tem uma grande influência na vida das pessoas, vou te mostrar um exemplo prático: Tem lugares onde a música é tão animada que você sem perceber já começa a bater os pés, balançar a cabeça, o clima é tão agradável que você perde a noção do tempo, tenho certeza que isso já aconteceu com você.

Então, eu vou te mostrar alguns pontos onde a música pode ajudar nos treinos dos seus alunos e como você pode trabalhar para cuidar muito bem disso.

1 – A música certa reduz a percepção de esforço

Em uma pesquisa realizada em Londres pelo especialista em psicologia esportiva Dr. Costa Karageorgis da Universidade Brunel, a música tem um grande poder, ela diminui a percepção de esforço, ela consegue enganar a mente incentivando os pensamentos positivos, fazendo o seu aluno se sentir menos cansado durante o treino.

Com a música você consegue bloquear os sintomas relacionados á fadiga como pulmões pesados, batimentos cardíacos acelerados, e ainda reduzir a percepção de esforço em até 10%.


Isso significa que, com a música certa seu aluno treina mais, melhor, mais feliz e tem mais resultados, além disso, e embora a música não reduza a percepção do esforço durante o exercício muito pesado, ela pode fazê-lo sentir-se mais positivo em uma carga de trabalho elevada até ao ponto de exaustão.

2 – A música certa estimula os movimentos durante o treino

Já foram feitas pesquisas e isso é certo, as músicas que contém batidas animadas estimulam o seu cérebro, isso pode te ajudar muito, sabe porque?

Basicamente o ritmo da música durante o treino estimula a área motora do cérebro que é responsável pelo movimento. Com a música certa você ajuda seus alunos terem mais resultados usando a sua energia de forma mais eficiente nas atividades como corridas e levantamento de peso, por exemplo.

3 – A Dopamina: O neurotransmissor que motiva

A dopamina é um neurotransmissor comum no cérebro humano, ele é responsável na liberação de “premiar” uma atividade humana, está ligada a motivação. Sabe quando você come um doce, ou algo que você goste muito e em seguida tem aquela sensação de bem-estar, então, é a dopamina que faz você se sentir assim.

Em Montreal, pesquisadores da Universidade McGill monitoraram os níveis liberados de dopamina enquanto a pessoa está ouvindo música e conseguiram comprovar que seu  nível cresceu 9%, ou seja, se ela motiva e com o uso da música ela aumenta no organismo das pessoas, se você utilizar a música certa na sua academia automaticamente seus alunos vão ficar mais motivados e isso aumentará o rendimento durante o treino.

4 – A música aumenta a fidelização dos alunos

Nós sabemos que o que fideliza os seus alunos são os resultados que eles alcançam malhando, pois quando eles fecham o plano eles estão cheios de objetivos. Porém para que o aluno consiga atingir as suas metas é preciso ter frequência na academia, correto?
Lembra que citamos nos tópicos acima que a música tem o poder de diminuir a percepção de esforço, e ainda consegue enganar a mente incentivando os pensamentos positivos? Então, a música certa vai motivar seus alunos, eles vão frequentar a academia e o resultado vai ser atingido mais rápido, pronto com isso feito você irá ganhar alunos fiéis.

5- A música certa reduz a taxa de cancelamentos

Pronto, te mostrei todas as influências que a música tem na hora do treino dos seus alunos, agora eu vou te mostrar o que a música certa pode fazer para  a sua academia.

Vamos ao primeiro ponto, o que torna os seus alunos fiéis na academia é o resultado que ele consegue ao malhar, é quando ele começa a notar a diferença em seu corpo, se sente mais motivado a continuar malhando. Quando as pessoas vão se matricular na academia, elas vão cheias de metas, seja ficar forte, emagrecer, ou até mesmo ser mais saudável. Mas para o aluno ter esse resultado esperado ele precisa frequentar a academia todos os dias, porém se sua academia não tiver um ambiente agradável você já começa perder alunos nesse ponto.

Vamos pontuar os benefícios da música:

  • Ela reduz a percepção de tempo e esforço;
  • Estimula o movimento e dá prazer;
  • Motiva o corpo e o cérebro.

Resumindo, essa é a fórmula perfeita para que seu aluno se sinta motivado e estimulado durante o treino, frequentar a academia vai ser algo mais prazeroso. Está comprovado! A música certa tem um grande poder nas pessoas, mesmo que inconsciente, cuide da música na sua academia.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como a Música para Academia Pode Ajudar em Época de Baixa?

Você sabia que a música para academia ideal pode auxiliar seu negócio durante os períodos sazonais?

Por Nayara Santos em 22.04.2019

Está sem criatividade na academia? Veja como contornar a situação

Criatividade na academia: Sabe aquela famosa falta de criatividade que às vezes atrapalha a execução de nossas atividades? Sim, ela tem nome: bloqueio criativo. O termo é utilizado para caracterizar um momento em nossa rotina, em que não conseguimos ter ideias ou pensamentos que nos ajudem a continuar uma atividade. Apesar de ser frequentemente utilizado para classificar a…

Por Nayara Santos em 01.08.2016

Plano de Marketing: Academia de Ginástica Também Precisa?

O plano de marketing é a ferramenta estratégica mais importante para qualquer tipo de empreendimento. É a partir dele que você será capaz de identificar seus pontos fortes e fracos e poderá desenvolver ações para tornar o negócio mais rentável e atingir seu público da melhor maneira possível. Será que o plano de marketing vale…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

História de Sucesso – Just Fit Academia, impactando seus alunos com playlists de qualidade!

A Just Fit Academia oferece para seus alunos um espaço descontraído, equipamentos de qualidade, ambiente sofisticado, um preço justo e muitas outras vantagens. Ela reúne todas essas vantagens e um conceito inovador: Uma academia para todos. Na Just Fit Academia você encontra: Custo baixo com alta qualidade Ambiente seguro e descontraído Equipamentos em grande quantidade…

Por Nayara Santos em 17.09.2018

[E-book] Guia da Experiência de Consumo: Como encantar os alunos da sua academia!

Guia da Experiência de Consumo: Se você tem essas dúvidas abaixo, esse e-book vai te ajudar! Como fidelizar meus alunos? O que fazer para me destacar dos concorrentes? Como encantar meus alunos e deixa-lós satisfeitos? Essas dúvidas são frequentes em gestores, diretores ou coordenadores de academias. Fidelizar seus alunos não é difícil, o que você…

Por Nayara Santos em 26.10.2016

20 músicas para aproveitar o Dia Mundial do Rock

Músicas para aproveitar o Dia Mundial do Rock O Dia Mundial do Rock é comemorado no dia 13 de julho, mesmo que para alguns fãs todo dia seja dia de rock and roll. Sucesso também nas academias, o ritmo pesado e ao mesmo tempo agitado da música, com um vocal potente, transforma o rock em uma ajuda extra…

Por Nayara Santos em 03.07.2023

Como atrair alunos para academia: 7 estratégias eficazes

Saber como atrair alunos para academia pode ser o diferencial entre um empreendimento de sucesso e um fracasso. Aprenda tudo sobre o assunto neste artigo!

Por Nayara Santos em 13.12.2021

Por que devo conhecer o gosto musical do aluno antes de criar playlist?

Gosto musical do aluno: a música é, para muitos, o combustível da vida. Ela une as pessoas, faz com que todos se animem, conversem sobre o assunto e, além disso, diverte e entretém. É por este (e por alguns outros motivos) que os serviços de streaming musicais fazem tanto sucesso, assim como os shows e…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

[E-book] Guia definitivo para evitar erros na gestão da academia

Gestão da academia Antes de qualquer coisa, você tem alguma destas preocupações abaixo? Preciso reter alunos Estou preocupado com a experiência dos meus alunos Quero motivar meus alunos Quero saber como montar playlists para motivar meus alunos Se a resposta para qualquer uma das preocupações acima for “Sim”, não pode perder o esse E-book que…

Por Nayara Santos em 02.08.2016

Receba nossos conteúdos exclusivos