Por Nayara Santos em 21.03.2023

9 Ideias de eventos para sua academia

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Ter boas ideias de eventos para a sua academia pode atrair muitos alunos novos e ajudar a fidelizar aqueles que já frequentam o seu estabelecimento. Isso porque, as academias de ginástica são ambientes movimentados e cheios de oportunidades para engajar o público. Quando você usa a criatividade e deixa seu estabelecimento muito mais integrado e convidativo para novos clientes, o sucesso é garantido.

Mas, se você chegou até aqui provavelmente está atrás de ideias criativas para esses eventos, não é mesmo? Pois, você veio ao lugar certo. Neste artigo vamos trazer dicas que você poderá colocar em prática agora mesmo e trazer mais lucro para a sua academia. Confira nossas ideias e inspire-se!

Porque fazer eventos na sua academia?

Provavelmente você já tem alunos muitos fiéis e que já frequentam a sua academia há muito tempo. Mas, e aqueles alunos que não são frequentadores assíduos ou que ficam indo e vindo, sem muito compromisso? Provavelmente eles também já passaram pela sua academia, não é mesmo?

Conseguir manter os alunos motivados, engajados e com os treinos em dia é muito mais do que simplesmente oferecer bons equipamentos e ter bons professores. Para isso, você precisa manter o ambiente da academia interessante e atrativo para eles. Assim, eles irão para a academia para ter bons momentos enquanto praticam atividades físicas. 

Quando os alunos frequentam a academia com a frequência necessária as chances de ter bons resultados é muito maior. E, se eles alcançarem os resultados desejados, eles não vão mais largar da academia. Confira no nosso e-book 12 campanhas para atrair e reter alunos na academia.

Por isso, desenvolver estratégias para tornar o ambiente mais agradável e interessante para os alunos é fundamental. Veja a seguir algumas das nossas dicas.

Ideias de eventos para a sua academia

Listamos algumas dicas de eventos para academia, mas, antes de fazer sua escolha, é importante considerar as peculiaridades do seu negócio. Isso porque, por mais que seja um segmento com pessoas de interesse em comum, cada estabelecimento conta com suas particularidades e as pessoas agem de maneiras distintas.

Dessa forma, antes de colocar qualquer ideia em prática é importante avaliar o comportamento dos seus clientes e entender qual é o gosto deles. Isso porque, por mais que a maioria dos gostos em comum seja parecido, pode ser necessário adaptar algumas ideias ou mesmo criar diferentes eventos para agradar a todos.

Portanto, faça uma pesquisa com os alunos e pergunte que tipo de evento eles gostariam de ver acontecendo na academia. Você pode dar algumas opções para eles escolherem ou deixar a opção aberta. Ainda, pergunte que tipo de coisas eles gostariam que acontecessem nos eventos, tais como concursos, competições, sorteio de descontos, dentre outros.

1. Desafios semanais, mensais e anuais

Uma coisa é fato, a competitividade move muitas pessoas, principalmente quando envolve atividades físicas. Dito isso, lançar um desafio semanal com diferentes categorias, como perda de medidas e frequência nas aulas pode ser bastante interessante. Isso porque os alunos podem ficar motivados a vir para a academia e ainda vão conseguir bons resultados.

Para deixar o evento ainda mais interessante e estimular a participação, você poderá distribuir algum prêmio. Eles podem variar conforme a dificuldade do desafio e podem ir desde squeeze e camisetas da academia, até rematrícula gratuita ou um mês grátis. Você também pode convidar alguns alunos da academia que sejam mais engajados para participar e auxiliar na divulgação dos eventos.

Para despertar o espírito competitivo dos alunos você poderá criar um ranking e deixar visível, em um local de fácil acesso para alunos e funcionários. Desta forma, tanto a atualização dele quanto a visualização ficará mais fácil. Ainda, se você possui uma TV indoor, pode mostrar o ranking periodicamente ao longo do dia.


Esses desafios podem ainda ser compilados e os resultados serem calculados mensalmente e até mesmo anualmente. Por exemplo, a cada semana você terá alguns vencedores do desafio e essas vitórias vão se somando e no final do mês haverá um ganhador. Ainda, os desafios e vitórias podem ir se somando e no final do ano você anunciará um único ganhador.

2. Dia do +1

A nossa segunda ideia de evento para a academia é fazer o “dia do +1”. Neste caso, você escolhe um dia do mês para ser receptivo e abrir as portas para visitantes. Permita que cada pessoa matriculada leve um acompanhante e deixe o seu ambiente preparado para os convidados.

Você poderá fazer um café da manhã e oferecer outros quitutes ao longo do dia para os alunos e seus convidados, colocar uma música agradável para tocar na rádio da academia, fazer uma decoração especial. Estes detalhes podem chamar atenção do público, assim como as músicas selecionadas para o evento.

Além disso, é importante ter um cuidado especial com a equipe que trabalhará no evento. Como promete ser um dia movimentado, garanta que sua equipe esteja atenta e, se for necessário, contrate um apoio extra para a programação. Afinal, você quer que todos sejam bem atendidos, não é mesmo?

O grande intuito desse dia é trazer novos alunos para a sua academia, por isso, deixe que esses convidados participem das aulas e treinam musculação. Isso permitirá que eles conheçam todos os benefícios que a sua academia tem a oferecer. Sem dúvida alguma, muitos desses convidados farão a matrícula. 

Por isso, você também oferece um preço especial para aqueles que resolverem aderir a algum plano durante esse dia. Ofereça também algum desconto ou brinde para os alunos da academia que indicaram esses novos alunos. Desta forma, todos têm a ganhar.

Confira as nossas dicas para conquistar e reter alunos no nosso guia completo 12 campanhas para atrair e reter alunos na academia.

3. Festa temática e treino

A nossa próxima ideia de evento para a sua academia são as festas temáticas. Elas são realizadas em muitas empresas e podem muito bem fazerem parte do calendário de eventos da sua academia. Inclusive, elas podem ser uma excelente forma de deixar o ambiente mais descontraído e te ajudar a fidelizar os alunos.

Essas festas podem ser realizadas nas mais variadas datas comemorativas. O ideal é que você escolha aquelas que são importantes para os seus alunos e para a sua empresa. Por exemplo, se você tiver muitos alunos que são ligados no universo Geek, então esse pode ser um tema para a sua festa. Entretanto, outras datas são muito celebradas por praticamente todas as pessoas.

Com relação às aulas, é possível fazer uma aula de dança para o Halloween, ou em qualquer outra data. Os alunos podem ir com alguns acessórios característicos e aproveitar o treino com músicas específicas ao tema. Tenha criatividade e adapte à temática que preferir, e não se esqueça de envolver os professores da academia nessa tarefa.

4. Dia da Alimentação

Alimentação saudável tem tudo a ver com exercícios físicos, não é mesmo? Por isso, a nossa próxima ideia de evento para academia está justamente relacionada à alimentação. Sem falar que, para que os alunos consigam atingir os objetivos desejados, a alimentação é um fator importantíssimo. 

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de outubro. Nesta data, ou na semana você poderá fazer um evento que dê dicas de alimentação saudável e até mesmo dar aulas para ensinar os alunos a preparar refeições saudáveis.

Ainda, você poderá ter profissionais de nutrição à disposição dos alunos. Lembre-se apenas de que você precisará ser bem organizado com relação aos horários, assim todos os alunos conseguem atendimento, e não há frustração porque não conseguiram o atendimento que desejavam.

Para esta data também é possível oferecer guloseimas saudáveis e que não irão comprometer os resultados tão desejados dos seus alunos.

5. Eventos beneficentes

Já pensou em atrair alunos para a sua academia ajudando quem precisa? A nossa próxima ideia de evento para academia é a realização de festas e outros eventos beneficentes. Isso mesmo, você pode promover uma festa em que o dinheiro arrecadado seja destinado para ONGs das mais diversas causas sociais. 

Inclusive, você pode fazer diferentes eventos para diferentes causas. Próximo ao Dia das Crianças e Natal para arrecadar brinquedos, campanhas para arrecadar doações para asilos e até mesmo para instituições que cuidam de animais abandonados. Não importa o motivo, o importante é ajudar e chamar a atenção para a sua academia.

Ainda, você poderá convidar os alunos para participarem da entrega de produtos. Assim, eles vão entender o quanto essas ações são importantes e te ajudarão na divulgação das próximas festas. Lembre-se que os eventos tem o intuito não apenas de promover a sua academia, mas também de criar um senso de comunidade entre os alunos e funcionários.

Portanto, fazer eventos beneficentes pode ser uma excelente forma de unir todos aqueles que se preocupam com o próximo e querem ajudar de algum modo. Por isso, não estipule valores mínimos de doação ou de produtos, mas sim incentive as pessoas a ajudarem quem precisa.

6. Eventos ao ar livre

As pessoas já passam bastante tempo em ambientes fechados como escritórios, lojas e, até mesmo, na academia. Então, que tal mudar um pouco os ares e oferecer aos alunos algumas opções de atividades ao ar livre?

Muitas pessoas gostam desse tipo de eventos e participam deles sempre que a academia os promove. Confira algumas sugestões de eventos ao ar livre que você pode realizar:

  • Caminhadas: sem dúvida alguma é uma das atividades mais populares e acessíveis para serem feitas ao ar livre. Reúna um grupo de alunos interessados e faça caminhadas em trilhas ou em parques. Claro, sempre com um professor acompanhando as atividades, para poder ditar o ritmo, ajudar os alunos se necessário e prestar todo o suporte que a atividade possa requerer;
  • Ciclismo: pronto para uma pedalada matinal? O ciclismo é outra atividade que pode ser realizada em trilhas ou em estradas, sem falar que é uma opção de baixo impacto para manter a atividade física;
  • Escalada: algumas academias possuem paredes de escalada, e essa atividade tem chamado cada vez mais a atenção de alunos. Então, reúna o grupo de participantes e vá até algum local em que é possível fazer a escalada ao ar livre;
  • Esportes aquáticos: podem ser um grande sucesso durante os meses mais quentes do ano. Então, que tal levar o pessoal para aproveitar um dia ou final de semana com natação, surfe, stand-up paddle, windsurf ou kitesurf? Sem dúvida será um sucesso.

Vale a pena ressaltar que essas atividades podem ser realizadas também como excursões, para um número limitado de participantes. Além disso, podem ser eventos de um dia ou um final de semana.

7. Workshops e palestras

A nossa próxima dica de evento para a sua academia é promover workshop e palestras. Eles podem ser importantes e motivadores para os seus alunos e professores. Trazendo outros profissionais de educação física e nutricionistas você pode manter todos atualizados sobre as novidades na área e deixá-los ainda mais motivados.

Alguns exemplos de workshop e palestras que você poderá promover na sua academia são:

  • Nutrição esportiva: essa palestra pode abordar desde os princípios básicos da alimentação saudável até as necessidades nutricionais específicas de atletas e praticantes de atividades físicas intensas;
  • Técnicas de treinamento: workshops que ensinam novas formas de treinar diferentes grupos musculares ou técnicas que visam o aprimoramento do desempenho físico são muito bem-vindos em academias;
  • Yoga e meditação: oferecer uma palestra ou workshop sobre yoga e meditação pode ser uma forma de estimular a prática dessas modalidades e aumentar a adesão nas aulas da academia;
  • Prevenção de lesões: importantíssima para alunos, já que pode deixá-los mais conscientes na hora de fazer os exercícios. Essa palestra também deve abordar a importância do alongamento e aquecimento para o bom desempenho durante os exercícios;
  • Saúde mental: falar sobre a importância do exercício físico para controle do estresse e manutenção da saúde mental. Além disso, também pode abordar a importância do sono para uma vida mais saudável e ativa.

Essas são apenas algumas sugestões de workshops e palestras que podem ser oferecidos em academias. O importante é identificar as necessidades e interesses dos alunos e criar atividades que os ajudem a alcançar seus objetivos de saúde e bem-estar.

8. Aulas especiais

Muitos alunos vão à academia por causa das aulas. Sem falar que, elas são uma excelente forma de unir os alunos e os amantes da modalidade. Então, que tal promover algumas aulas especiais para esses alunos? Ainda, você pode fazer isso aliado à estratégia que falamos anteriormente “Dia +1”.

Por exemplo, é possível apostar em um dia relaxante, com aulas com diferentes modalidades de yoga, meditação, relaxamento, dentre outras. Ou então apostar em aulas de diferentes tipos de danças, tais como Zumba, Jazz, Hip Hop, Ballet, dentre outras. Outra opção é um dia especial com diferentes aulas de treino funcional, que são excelentes para o desenvolvimento de mobilidade, flexibilidade e força.

Resumindo, se a sua academia oferece uma boa variedade de aulas, você pode apostar em dias com aulas especiais. Essa é uma forma de atender às necessidades e preferências individuais dos seus membros e ajudá-los a alcançar seus objetivos fitness que eles possuem.

9. Competições

A nossa primeira dica de evento foi para propor desafios para os alunos. Mas, e se você fizer um dia ou final de semana com uma competição específica? Isso sem dúvida alguma irá motivar os alunos antes da competição e mantê-los assíduos à academia. 

Sem falar que essa é uma excelente forma de promover o convívio entre os alunos e o desenvolvimento das suas habilidades físicas. Algumas competições que você pode promover:

  • Desafios de força: podem ser são uma forma de avaliar a capacidade dos alunos em executar exercícios que exigem grande força e resistência muscular. Podem ser realizados desafios de levantamento de peso, de flexão de braço, de agachamento, entre outros;
  • Competições de corrida: uma modalidade bastante popular em academias, já que muitos praticantes de atividades físicas se dedicam ao running. Podem ser organizadas corridas de curta ou longa distância, em esteiras, em pistas de corrida ou em locais externos;
  • Competições de artes marciais: as academias que oferecem esse tipo de atividade podem realizar competições de artes marciais em diferentes modalidades, tais como kickboxing, judô, jiu-jitsu, muay thai, karatê, entre outras.

Sem falar que você também pode promover um evento entre diferentes academias, ou convidar alunos de outros locais para participar do evento. Gostou das nossas ideias de eventos para a sua academia? Confira outros artigos em nosso blog e faça uma gestão mais criativa e assertiva da sua academia!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Músicas para academia

A influência das músicas para academia: você já reparou que sempre que entra em uma academia existe uma playlist característica tocando? Não é à toa que aquelas músicas estão ali. Elas fazem parte de uma estratégia maior que vem sendo cada vez mais usada em vários mercados: o marketing sensorial. Assim como a disposição de elementos e…

Por Nayara Santos em 12.12.2016

2 Ações de Marketing Digital Para Academias

Já comentamos por aqui sobre como o segmento fitness funciona a base da sazonalidade. Isso porque o movimento pode cair muito entre os meses de março a setembro, voltando a ter a maioria das matrículas somente nos últimos meses do ano, com a famosa “preparação do corpo para o verão”. É aí que entra o…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Músicas de Natal para academias: 20 músicas para entrar no clima

O poder que a música tem para transformar um ambiente é conhecido por muitas pessoas. Isso fica ainda mais evidente nas músicas de Natal para academia. Afinal de contas, esse é um período em que, ao mesmo tempo que muitas pessoas estão malhando duro para ficar em forma para as festas. Outras estão reduzindo a…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Conheça Algumas Tendências de Marketing para Academias

Confira algumas das maiores tendências de marketing para academia e aplique em seu empreendimento agora mesmo!

Por Nayara Santos em 24.04.2019

O que é Rádio Academia?

Basicamente, rádio academia é o termo utilizado para serviços que fazem programações musicais para academias. Parece simples, certo? Mas não é, nao. Esse serviço não deve ser baseado apenas na produção de playlists agitadinhas. Tem muita coisa envolvida para criar uma Rádio Academia que atenda todas as necessidades dos alunos e de comunicação da academia.…

Por Nayara Santos em 09.12.2015

História de Sucesso – Academia TrainingUp otimizando o trabalho com a ajuda da RadioAcademia

A Academia TrainingUP inaugurou em 2015, sua unidade fica localizada no Ipiranga em um ponto estratégico do bairro onde conseguiram um reconhecimento forte da população. Além de oferecer para seus alunos diversas modalidades, como: Natação, Hidroginástica,  Pilates, Power Jump, Combat, Ritmos e muito mais.. A TrainingUp também é uma academia do bem, desde 2013 a…

Por Nayara Santos em 20.09.2018

Otimize o relacionamento com seu aluno

Otimize o relacionamento com seu aluno: Você já parou para pensar na importância dos nossos relacionamentos? Criamos laços fortes de amizade em diversos lugares e na academia isso não é diferente. Enquanto estamos na academia, conhecemos pessoas incríveis que dividem conosco os mesmos gostos e desejos por resultados. Essa relação de amizade, inclusive, é o que…

Por Nayara Santos em 08.07.2016

Palestra Gratuita – 7 passos para conquistar, engajar, fidelizar e reter alunos na academia.

7 passos para conquistar, engajar, fidelizar e reter alunos na academia Nosso CEO, o Alexandre Casanova, compartilhou em uma palestra realizada na 17°IHRSA Fitness Brasil, tudo que aprendemos nestes 13 anos ajudando marcas como Dudalina, Lacoste, Bio Ritmo, Cia Athlética e mais de 2000 academias a encantar e surpreender seus alunos e clientes. Ele deu dicas…

Por Nayara Santos em 10.08.2016

As Melhores Músicas para Academia

Você já sabe que selecionar músicas para academia é essencial para motivar, dar ritmo aos treinos e, consequentemente, aumentar os seus resultados na academia. Sabe também que escolher músicas certas é uma atividade complexa, demorada e que exige conhecer bastante sobre o assunto. Sem mencionar que a mesma playlist enjoa e você tem atualizar SEMPRE.  Antes de ver…

Por Nayara Santos em 24.09.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos