Por Nayara Santos em 17.04.2019

Para que Serve Gestão Financeira para Academias?

Por Nayara Santos em 17.04.2019

Ter uma academia vai muito além de oferecer aulas das mais diversas modalidades esportivas. Como qualquer negócio, é importante cuidar da estrutura. Saber como administrar devidamente os recursos é fundamental para garantir o sucesso do empreendimento e é exatamente aí que entra a gestão financeira para academias.

A gestão financeira para academias pode ser um verdadeiro desafio. Isso porque é um tipo de negócio sazonal, ou seja, varia quanto à frequência de alunos dependendo da época do ano. O que, por sua vez, interfere no fluxo de caixa da empresa. Para te ajudar a compreender melhor o tema preparamos este artigo, confira!

Qual a importância da gestão financeira para academias?

Como mencionamos, para que uma empresa prospere, independentemente do ramo, é preciso saber como gerir o capital e toda a verba que entrar.

Por isso, traçar uma estratégia de metas a curto, médio e longo prazo em um plano de negócios inicial é o ideal. Um planejamento financeiro feito corretamente facilita a definição de objetivos e planos de ação a serem desenvolvidos. Em seguida, tendo metas definidas, fica fácil entender para que serve a gestão financeira.

Dentro do gerenciamento das finanças de sua academia, estão todos os tributos, financiamentos e demais despesas fixas e extraordinárias. É preciso que o gestor responsável esteja sempre atento a qualquer indício de queda no faturamento para que seja possível sanar as inconsistências do empreendimento o mais rápido possível, evitando assim uma possível quebra de negócio.

Como melhorar a gestão financeira?

Atualmente, existem diversas plataformas tecnológicas para auxiliar o processo de gerenciamento financeiro. É possível, por exemplo, ter conhecimento de indicadores como as métricas mensais de sua academia.

Esta análise permite medir o desempenho dos lucros do negócio, produtividade dos colaboradores, qualidade dos serviços e capacidade de oferecer um bom atendimento.

Fazer uso de um produto informatizado, como os softwares de gestão, significa estar preparado para gerir todas as atividades nos mais variados setores da academia, não somente o financeiro. Além disso, pode auxiliar na divulgação da marca e na atração de novos alunos, o que reflete no aspecto financeiro de sua academia.

Gostou de saber para que serve gestão financeira para academias?

Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário e aproveite para otimizar ainda mais seus resultados com um ambiente personalizado através de playlists desenvolvidas por especialistas. Experimente um trial gratuito da RádioAcademia.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

O impacto da música na percepção dos alunos

Ao contrário do que você pode imaginar a música tem um grande impacto na percepção dos seus alunos, por esse motivo trouxe 5 fatores onde a música pode ajudar a motivar, fidelizar, reter e encantar seus alunos. Primeiramente, se você é gestor ou proprietário de uma academia, você já notou que precisa criar uma programação…

Por Nayara Santos em 11.04.2017

Marketing Digital para academias: uma relação que pode dar certo

Investir em marketing digital para academias é uma ótima forma de sair na frente da concorrência e chamar a atenção do cliente. Principalmente em ramos em que a competição é grande e você precisa conseguir se destacar. Além disso, quando você possui um bom planejamento de marketing digital, você também consegue aumentar a conversão e…

Por Nayara Santos em 29.11.2021

Confira 6 dicas para a fidelização de alunos em períodos de recessão

Fazer a fidelização de clientes em período de crise não é algo simples, porém, também não é impossível. As empresas que investem nessa prática dificilmente passam por grandes crises financeiras e conseguem escalar seu negócio. Para que a fidelização dos alunos de sua academia tenha sucesso, é preciso conhecer a fundo o perfil deles, ser…

Por Nayara Santos em 23.04.2020

Dica de campanha para academias no Dia dos Namorados!

O Dia dos Namorados pode ser uma excelente data para atrair novos alunos para a sua academia. Mas, para isso, você precisará conseguir primeiro atrair a atenção deles e depois convencê-los de que a sua academia tem algo a oferecer. Para isso, preparar campanhas criativas, que estimulem o engajamento e a participação do casal pode…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

História de Sucesso – Quality, se comunicando melhor com os seus alunos!

A Quality CT é uma empresa preocupada com o indivíduo, cada aluno é um cliente especial, merecedor do melhor trabalho, atendimento e sorriso. Contam as os melhores profissionais que estão empenhados em ajudar o aluno a ter o melhor resultado. O maior objetivo deles é tornar o ambiente de treino, seguro, eficiente e acima de…

Por Nayara Santos em 17.09.2018

A Rádio Academia na 17°IHRSA Fitness Brasil

A Rádio Academia na 17°IHRSA Fitness Brasil: já está quase chegando o grande dia do maior evento Fitness da América Latina e além de ser a rádio para academias oficial da 17°IHRSA Fitness Brasil, a ListenX vai para o evento recheada de surpresas esse ano. Dá só uma olhada no que vai acontecer por lá:…

Por Nayara Santos em 24.08.2016

Como aplicar o marketing sensorial em academias?

Como aplicar o marketing sensorial em academias? Aplicada como uma forma de marketing sensorial, a música pode proporcionar uma melhor experiência ao seus alunos e impactar na fidelização. Para ajudar você a conhecer um pouco mais sobre essa ótima estratégia e como ela pode ser usada em uma academia, trouxemos neste post dicas que poderão…

Por Nayara Santos em 14.06.2016

Plano de Negócios para Academia: 6 passos para montar o seu

Não é difícil de imaginar que um bom plano de negócios para academia é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, caso contrário, ela não consegue atrair clientes ou ficar de pé por muito tempo, certo? Por isso, sem dúvida alguma, a elaboração de um plano de negócios eficiente é o primeiro passo, senão o…

Por Nayara Santos em 28.07.2021

Marketing Sensorial: você conhece essa tendência?

Aumentar a retenção de clientes na sua academia pode soar como uma tarefa difícil, mas, se você usar as estratégias corretas, ela pode ser mais simples do que parece. Existem algumas técnicas que são pouco conhecidas dentro do mercado de academias e, por isso mesmo, podem representar um grande diferencial para o seu negócio. Dentre…

Por Nayara Santos em 20.06.2016

Receba nossos conteúdos exclusivos