Por Nayara Santos em 11.04.2017

Como a expectativa versus a entrega impacta na retenção dos seus alunos?

Por Nayara Santos em 11.04.2017

Você já parou pra pensar se você corresponde a todas as expectativas que seu aluno criou quando tomou a decisão de fechar o plano na sua academia?

Pois é, isso é algo de extrema importância e que precisa ser levado em consideração pelos gestores na hora de avaliar porque o índice de retenção de alunos está tão baixo, mas que geralmente é negligenciado.

A regra é bem simples, se você não entregar todos os benefícios que o aluno achou que teria, ele deixa de entender sua academia como um investimento e passa a pensar nela como um custo, o que motiva o cancelamento do plano e, então, ele deixa de malhar, ou vai para uma academia onde ele enxergue mais valor, que pode até mesmo ser uma Low Cost.

Esse na verdade é o segredo das conhecidas Low Costs, quando um aluno decide por ir a uma academia dessa, ele não tem grandes expectativas, ele imagina que terá bons equipamentos e um espaço bom para realizar seu treino e está tudo bem, pois ele está pagando  pouco mesmo.

Mas quando ele começa, além do que ele já esperava, a música é motivante, o layout é bacana, existe uma iluminação agradável, o aluno se sente bem ali, ele tem uma boa experiência e… Pronto! Eles já entregaram mais do que o aluno esperava, ele se sente feliz com isso, pois acredita que seu dinheiro está sendo bem gasto.

Nas academias Full Service, ou seja, que entregam além das áreas de musculação e cardio, uma equipe que vai acompanhar o treino dos alunos e aulas coletivas dos mais diferentes tipos, essa entrega não pode ser diferente, na verdade ela tem que ser ainda melhor.


Quando o aluno vai até uma academia desse formato e opta por fechar um plano, ele espera que, por estar investindo mais ele terá mais resultados, participando das aulas coletivas (e que essas aulas serão muito legais) e que os professores estarão de fato comprometidos com seus resultados. Portanto, esse é o mínimo que você deve entregar para estar empatado no lance expectativa X realidade.

Só que ainda é preciso mais, é preciso superar essas expectativas!

Pense em lugares que você gosta de ir… lojas, restaurantes ou qualquer outro lugar, porque você gosta de ir lá? Se você analisar friamente, esses lugares não tem planos anuais que te façam voltar então você volta pois gosta de como se sente lá, porque sua experiência foi boa!

E na academia não pode ser diferente, você precisa vender de novo a academia todos os dias para seus alunos, fazê-los se sentir bem para que tenham vontade de voltar no dia seguinte e no outro e no outro e aí sim, eles vão começar a ver os resultados aparecendo, afinal de contas era isso que eles queriam  quando começaram e é isso que precisa para continuarem se sentindo motivados e nem sonhar em cancelar o plano dele na academia.

Bom, acho que deu pra entender que superar as expectativas dos seus alunos é a chave principal para que eles tenham vontade de voltar todos os dias, sintam que a academia é sua 3° casa, vejam os resultados aparecendo e, por fim, fiquem por muito tempo na academia, o que vai aumentar sua taxa de retenção, certo?

Então, para conseguir isso, você precisa de fato se importar com como seus alunos se sentem na academia e para isso é preciso criar uma experiência extraordinária. Reflita se seu atendimento está bom, se sua música está motivante e de acordo com o perfil de seu público principal, se sua comunicação com os alunos é adequada e se eles sabem de tudo que você prepara para eles, enfim, reflita de verdade se você consegue conquistá-los de novo todos os dias. Se você quiser entrar mais no assunto sobre como motivar e fidelizar seus alunos, criamos um post sobre isso que pode te ajudar bastante também.

Espero tê-lo ajudado com isso e conseguido te mostrar o quão importante é saber se você supera as expectativas de seus alunos.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

3 Ideias Criativas Para Fidelizar Alunos

Saber como fidelizar alunos é importante, mas às vezes podemos cair em estratégias que já estão saturadas. Conheça algumas ideias diferentes para chegar lá!

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Equipamentos de academia são a solução para atrair alunos? Saiba mais sobre isso!

A experiência dos alunos é essencial para o sucesso de uma academia. Isso acontece porque se trata de algo que influencia a visão que as pessoas têm do estabelecimento. Nesse contexto, nem sempre os equipamentos de academia de última geração são suficientes para driblar todas as questões. Embora ter bons aparelhos seja importante, é preciso…

Por Nayara Santos em 20.09.2019

Como Aumentar o Número de Alunos na Academia em 5 Passos

Sabemos que todo negócio enfrenta épocas de alta e baixa temporada, a chamada sazonalidade. Nas academias esse processo é ainda mais nítido, visto que no verão elas estão abarrotadas, enquanto que em períodos mais frios o público tende a ser menor. Entender como aumentar o número de alunos na academia é o maior desafio dos…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Dica de Campanha para Academias: Tire seu amigo do sofá!

Dica de Campanha – Tire seu amigo do sofá! O Dia do amigo está chegando e é uma ótima oportunidade para trazer novos alunos para sua academia. Fazer um aulão especial para que seus alunos levem os amigos dele,  organizar um plantão de vendas com descontos especiais e ainda, presentear quem indicar o amigo, pode ser…

Por Nayara Santos em 02.08.2021

Evite cancelamento de alunos! Veja as Dicas

Quando o assunto é o cancelamento de alunos, as pessoas aparecem com as mais diferentes teorias. A mais comum de se ouvir é que a crise econômica do país é a principal vilã que estimula os alunos a deixarem de treinar e partirem em busca de opções mais baratas ou até deixar de ir a academia,…

Por Nayara Santos em 07.08.2017

4 estratégias para aumentar o lucro da sua academia

Estratégias para aumentar o lucro da sua academia: a concorrência no mercado de fitness cresceu e, para poder se firmar e aumentar o lucro de uma academia, é preciso se destacar. Não basta apenas ter planos de fidelização de 6, 9 ou 12 meses: isso todas têm. Para realmente conquistar maior público e se tornar…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Como Fazer Uma Boa Gestão Financeira da Sua Academia em 3 Passos

Saber como fazer uma boa gestão financeira é o desafio de qualquer empreendedor. Porém, quando o assunto são academias de ginástica, é preciso ficar ainda mais atento em alguns aspectos desse gerenciamento. É essencial manter as finanças de seu negócio em dia. Boa parte das pequenas empresas fecham as portas em seus primeiros anos de…

Por Nayara Santos em 15.08.2018

Confira 6 dicas de programa de fidelidade para alunos da sua academia

O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de academias, perdendo apenas para os Estados Unidos. O alto número desses modelos de negócio e o aumento ano após ano se deve à maior preocupação com a qualidade de vida e bem-estar. Com mais de 33 mil unidades espalhadas pelo país, o empreendedor…

Por Nayara Santos em 13.11.2019

5 dicas de marketing de relacionamento para retenção de clientes

Marketing de relacionamento para retenção de clientes: a facilidade de acesso às informações contribuiu para a formação de um novo perfil de consumidores: exigentes, questionadores e que aceitam somente serviços que vão atender bem as suas expectativas. Conhecer quem são essas pessoas e quais os seus desejos é importante para que os empresários possam adaptar…

Por Nayara Santos em 01.04.2016

Receba nossos conteúdos exclusivos