Por Nayara Santos em 05.09.2016

Passo a passo: como fazer fluxo de caixa em academias

Por Nayara Santos em 05.09.2016

Como fazer fluxo de caixa em academias

É bastante comum que os donos de academia sejam profissionais formados em Educação Física. Na maior parte das universidades do país, nenhuma disciplina desse curso se destina a ensinar como administrar uma empresa ou fazer gestão financeira. O resultado é que os empreendedores da área têm dificuldades em alguns aspectos básicos de gestão, como fazer fluxo de caixa, por exemplo.

Se essa é a sua realidade e você quer saber mais sobre como gerenciar as entradas e saídas de valores do seu negócio, continue a leitura e veja nosso passo a passo de como realizar o fluxo de caixa na sua academia:

Calcule o saldo inicial

O primeiro passo é calcular quanto de dinheiro o seu negócio possui. Para isso, basta somar os valores que estão depositados em contas bancárias e também o dinheiro que está no próprio estabelecimento. Esse já é um passo e tanto, pois te levará a saber de todos os recursos que estão disponíveis, caso seja necessário fazer o giro em algum momento.

Crie categorias de receitas e despesas

É necessário que você categorize as suas receitas e despesas. No caso das receitas, a maior parte vem da mensalidade paga pelos alunos ou mesmo de valores acertados para avaliações ou taxas extras. Já as despesas costumam ser de salários dos colaboradores, manutenção de equipamentos, aluguel, contas mensais como luz e telefone, etc.

Registre todas as entradas e saídas

O fechamento do caixa pode ser feito diariamente ou mensalmente, de acordo com a movimentação de dinheiro na sua academia. No entanto, em ambos os casos, devem ser registradas todas as entradas e saídas, por mais insignificantes que elas sejam.

Pequenos valores retirados, como o pagamento de uma conta a um fornecedor, podem parecer pouco de forma isolada, mas representam muito quando se acumulam ao longo de um mês.

Mantenha o caixa em constante atualização

É muito comum que ocorram mudanças ou alterações no fluxo do caixa ao longo do mês. Uma despesa que antes não existia pode surgir, como a compra de um equipamento novo, por exemplo. Ou então uma receita de última hora, como a matrícula de novos alunos. Tudo isso deve ser atualizado constantemente e lançado todos os dias, mesmo que o fechamento do caixa seja feito mensalmente.

Saiba como fazer fluxo de caixa usando a tecnologia

Se você ainda faz o caixa da sua academia em um caderno ou folha de papel, é uma boa hora de recorrer a um método mais simples, seguro e funcional. Hoje em dia existem vários softwares gratuitos que permitem um fluxo de caixa mais eficiente e seguro. Até mesmo uma planilha do Excel ou do Google Planilhas é bem mais eficientes e completa do que a velha folha de caderno.

Se seguir as dicas sobre como fazer fluxo de caixa que demos aqui, a parte financeira e organizacional da sua academia vão melhorar e muito. E você ainda vai entender melhor os seus recursos financeiros e como administrá-los. Comece agora mesmo!

E, se ainda tiver dúvidas sobre como fazer, deixe um comentário aqui embaixo, contando pra gente.  Como sempre, teremos prazer em ajudar!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como fidelizar os alunos da academia?

Rotatividade de alunos: esse é um dos maiores problemas enfrentados pelos gestores e donos de academia. Não é preciso procurar muito para encontrar relatos de pessoas que frequentaram a academia por menos de 2 meses e depois desistiram. Alguns simplesmente porque perderam a motivação, outros porque resolveram se matricular em uma academia concorrente. Há, no…

Por Nayara Santos em 02.08.2021

Está sem criatividade na academia? Veja como contornar a situação

Criatividade na academia: Sabe aquela famosa falta de criatividade que às vezes atrapalha a execução de nossas atividades? Sim, ela tem nome: bloqueio criativo. O termo é utilizado para caracterizar um momento em nossa rotina, em que não conseguimos ter ideias ou pensamentos que nos ajudem a continuar uma atividade. Apesar de ser frequentemente utilizado para classificar a…

Por Nayara Santos em 01.08.2016

Musculação para idosos: confira como aplicar em seu negócio

A musculação é uma das atividades físicas que mais trazem benefícios para o corpo. Entre eles estão o fortalecimento muscular e dos ossos Além disso, esse exercício ajuda a tirar a nossa vida do sedentarismo. Essa característica, por si só, ajuda a combater diversas doenças que tem entre as principais causas justamente o sedentarismo. Entre…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Dica de Campanha para Academias – Promoção Torcida Fitness

Promoção Torcida Fitness O Inverno está chegando, consequentemente, a época de baixa bate na porta das academias, e esse ano ainda vamos contar com a Copa América acontecendo nos meses de Junho/Julho. Então agora é a hora para manter os alunos que você já tem engajados nas atividades da academia, e para não deixar a…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Dica de Campanha para Academias – Arraiá da Academia

Êta mês baum demias sô para fidelizar, engajar e contagiar os alunos. Chegou o mês do arraiá, e essa é a hora de fazer a academia entrar no clima. Transforme a sua academia em uma verdadeira festança, chame todos os seus alunos e funcionários para uma grande quadrilha e também para as aulas temáticas. Não…

Por Nayara Santos em 30.07.2021

Pense fora da Caixa! Conheça as 4 novas tendências em Academias

O mundo está cada vez mais conectado e as pessoas mais exigentes, por conta disso, a importância de criar ambientes agradáveis e onde seus alunos estarão felizes e motivados é cada vez maior para você não perder seus alunos. Você deve estar se perguntando “Legal, mas… Como fazer isso?” Eu te explico. Você verá a…

Por Nayara Santos em 04.11.2015

Como Escolher o Melhor Professor para sua Academia

Os profissionais são a alma de qualquer empreendimento. Quando o assunto são academias de ginástica é preciso levá-los ainda mais em consideração. Afinal, os colaboradores estão em constante contato com o público. Porém, escolher o melhor professor pode ser uma tarefa realmente desafiadora. Existem algumas estratégias e técnicas que podem ser aplicadas para ajudar você…

Por Nayara Santos em 26.09.2018

Dicas de campanhas para academias: arrase nos bloquinhos!

O Carnaval é um período de muita alegria e celebração. Além disso, o verão está no auge, portanto, não dá para deixar os seus alunos descuidarem dos exercícios físicos e da dieta, comprometendo todos os resultados alcançados até agora! Isso sem falar que, alguns alunos ainda estarão se preparando para ter energia e fôlego o…

Por Nayara Santos em 12.01.2024

História de Sucesso – Acqua Fitness, o fim das músicas repetidas e reclamações dos alunos!

A Academia Acqua Fitness, surgiu com o desejo de uma professora de Educação Fisíca Dona Ozinete, que na sua própria casa começou a dar aulas de hidroginástica. Após um tempo a procura por vagas para participa começou a aumentar e piscina ficou pequena para o número de alunos.   Foi ai que a Dona Ozinete…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos