Por Nayara Santos em 03.08.2021

5 livros que todo gestor de academia deveria ler já

Por Nayara Santos em 03.08.2021

5 livros que todo gestor de academia deveria ler já: ter uma academia é como ter qualquer outra empresa. Então, ainda que seja um ambiente descontraído, baseado em uma atividade de prazer pessoal e embalado por boas músicas e estímulo, a gestão para continuidade e crescimento do negócio é necessária.

Muitas vezes, quem é gestor de academia tem experiência na área, mas não no empreendedorismo. Isso ocorre por dois motivos: por ter passado todo o tempo de trabalho como contratado de outro negócio, ou porque terminou o ensino superior e quer ter sua própria marca fitness no mercado.

Para ajudá-lo, seguem cinco dicas de livros para que, como empreendedor da área, você leia e cresça como empresário. Acompanhe e escolha o seu.

Vendas e retenção: 83 lições para academias e clubes esportivos

Escrito pelo educador físico, professor e consultor de negócios Fábio Saba em conjunto com o administrador de empresas Marco Túlio Pimenta, o livro dá lições para gestores aumentarem e fidelizarem a base de alunos.

Os ensinamentos foram desenvolvidos para academias de todos os portes. São conceitos teóricos com aplicação prática para vender os serviços e o valor deles para a percepção das pessoas desde que procuram a empresa. O conteúdo leva em consideração também os aspectos internos do funcionamento de centros fitness.

Academia na era do conhecimento

A publicação do consultor empresarial Jorge Gonçalves é um compilado de textos e artigos dele e relatos de empresários de sucesso do mundo da ginástica. A finalidade é mostrar como o gestor de academia pode aperfeiçoar seu negócio acompanhando as tendências, já que na época em que vivemos é fácil obtermos informação e conhecimento.

Na leitura, o empreendedor otimiza sua gestão mostrando como melhorar a experiência do cliente em todos os aspectos, não apenas com os equipamentos mais modernos existentes.

A estratégia do oceano azul

Na obra, os oceanos azul e vermelho representam a empresa e sua concorrência, respectivamente. O conceito foi criado pelos professores de estratégia e gestão Renée Mauborgne e W. Chan Kim – que afirmam que se deve separar os oceanos e tornar o vermelho irrelevante.

Eles chegaram à ideia após estudar cerca de 180 indústrias de sucesso e insucesso, e perceberem métodos de vencimento no mercado incomuns. A conclusão foi que a criação de nichos ou atendimento a necessidades que ainda não eram praticados torna a concorrência dispensável para o público. E o grande benefício da leitura é aprender essa estratégia e como executá-la.

[epico_capture_sc id=”411″]

O poder do hábito

Hábitos têm poder e influência. E foi pensando nisso que o repórter do New York Times e vencedor do Prêmio Pulitzer, Charles Duhigg, escreveu como pequenas práticas e seus ciclos levam pessoas e organizações a terem sucesso. Além disso, a obra auxilia o gestor de academia na percepção dos hábitos e ciclos a serem empregados em favor do gerenciamento.

Por quê? Como motivar pessoas e equipes a agir

Ainda que o livro tenha um tom motivacional, pode-se extrair experiências e aprendizado para aplicação na gestão. Simon Sinek – autor, palestrante e consultor de gestão – reuniu estudos e análises sobre empresários e líderes que fizeram sucesso e até mesmo mudaram realidades, como Steve Jobs e Martin Luther King.

Você já leu alguma dessas obras ou tem outra dica interessante de título para gestor de academia? Deixe sua opinião ou contribuição nos comentários.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Sua academia não cresce? Veja dicas para administrar academia!

Administrar academia não é uma tarefa fácil não é mesmo? Se você sente que não importa o que você faça para alavancar as vendas, a academia não sai do lugar pois a cada 10 novos alunos, 15 estão cancelando seus planos. Você não está sozinho! Essa é uma dificuldade de muitos proprietários e gestores de academia. …

Por Nayara Santos em 03.08.2021

História de Sucesso – Acqua Fitness, o fim das músicas repetidas e reclamações dos alunos!

A Academia Acqua Fitness, surgiu com o desejo de uma professora de Educação Fisíca Dona Ozinete, que na sua própria casa começou a dar aulas de hidroginástica. Após um tempo a procura por vagas para participa começou a aumentar e piscina ficou pequena para o número de alunos.   Foi ai que a Dona Ozinete…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Recepção de Academia: 3 dicas para melhorar o atendimento

Como deve ser a recepção das academias Ao criar uma academia, as pessoas se preocupam muito com a localização, os tipos de equipamentos que serão utilizados, os serviços que serão oferecidos e o espaço físico do ambiente. A recepção de academia, no entanto, é muitas vezes deixada de lado, por ser uma área que os…

Por Nayara Santos em 30.07.2021

Dica de Campanha para Academias: #SegueaMeta

Todos que entram na academia tem uma meta em mente, seja de perder peso ou ganhar massa. Independente de qual seja a meta do seu aluno, ele só vai conseguir atingir se tiver frequência na academia, não é mesmo? E nós sabemos que aluno feliz e fidelizado é aquele que começa observar que está conseguindo…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Para que Serve Gestão Financeira para Academias?

Ter uma academia vai muito além de oferecer aulas das mais diversas modalidades esportivas. Como qualquer negócio, é importante cuidar da estrutura. Saber como administrar devidamente os recursos é fundamental para garantir o sucesso do empreendimento e é exatamente aí que entra a gestão financeira para academias. A gestão financeira para academias pode ser um verdadeiro…

Por Nayara Santos em 17.04.2019

Entenda porque você pode estar errando feio no volume da música da sua academia!

Nós sabemos que a música impacta diretamente na motivação dos seus alunos e por isso preparamos esse conteúdo para te ajudar a manter a música no volume ideal para os treinos. Erro Fatal: A galera se confunde e acha que academia tem “som ambiente”, nada mais errado que isso. Na academia, a música é  parte…

Por Nayara Santos em 27.01.2020

Dica de campanha para Academias: Dia dos pais na academia

Dia dos pais na academia: A sacada aqui é aproveitar o dia dos pais para estimular a renovação de planos na academia e, de quebra, trazer novos alunos. Dá uma olhada no texto que preparamos para você fazer o anúncio da sua rádio. “Ainda está em dúvida sobre o presente para o seu paizão? Que tal saúde…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

5 erros mais cometidos no marketing para academias

Na hora de selecionar as melhores ideias para o marketing da sua empresa, é preciso prestar atenção a alguns pontos importantes. Existem erros que muitas vezes são cometidos no marketing para academias e que podem prejudicar a sua campanha, mas não se preocupe! Preparamos esse texto para ajudar você a saber quais são eles e…

Por Nayara Santos em 25.05.2016

TOP 15: Saiba quais são as músicas mais tocadas em 2023

Saber quais são as músicas mais tocadas pode te ajudar a ter a playlist certa e atualizada para receber os clientes na loja. Nós já falamos aqui no nosso blog sobre como é importante a escolha das músicas que vão tocar durante o funcionamento da sua academia e como a música pode influenciar o desempenho…

Por Nayara Santos em 18.09.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos