Por Nayara Santos em 02.08.2021

4 dicas de como melhorar o ambiente da academia

Por Nayara Santos em 02.08.2021

Dicas de como melhorar o ambiente da academia

Nos últimos anos, as academias têm se transformado em um espaço de promoção da saúde e da qualidade de vida. Para acompanhar essa tendência, os empreendedores devem apostar em artifícios que melhoram a experiência dos seus alunos dentro do seu estúdio. Uma estratégia infalível é investir na ambientação do espaço, de forma a tornar a prática das atividades físicas e o convívio dos alunos e professores ainda mais agradável.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para melhorar o ambiente da sua academia! Venha conferir para atrair novos alunos e aumentar o sucesso do seu negócio no mercado fitness!

Volume da música na academia

A música é um artifício excelente para a qualidade do treino pois, além de deixar o ambiente mais animado, ela dá energia extra para os alunos. No entanto, é fundamental que o volume esteja adequado, senão, no lugar de ajudar, a música pode acabar tornando o local desagradável. Prova disso são as reclamações diárias de alunos ou mesmo funcionários pedindo para aumentar ou diminuir o volume da música.

Como não dá para agradar a todo mundo, o ideal é seguir orientações publicadas na literatura científica da área. De acordo com as recomendações da Environmental Protection Agency (EPA), o volume mais adequado para as academias é de 85 decibéis, o que é um pouco mais alto do que a conversa entre 2 pessoas ou o equivalente a um liquidificador em funcionamento.

Assim, a manutenção da música em um volume adequado permite que os alunos escutem bem as orientações do professor e que as pessoas conversem sem precisar ficar gritando.

Temperatura na academia

A temperatura é outro fator que tem forte impacto na qualidade do treino dos alunos. Da mesma forma que o volume da música, a temperatura das salas não deve ser excessivamente alta ou baixa. Temperaturas elevadas podem provocar variações na frequência cardíaca e, quando muito baixas, podem prejudicar a respiração dos alunos.

Assim, para manter o treino agradável, o ideal é que a temperatura fique sempre em torno de 20ºC a 23ºC. Além disso, é preciso prestar atenção à umidade do ambiente, que deve permanecer por volta de 30 a 60%.

Disposição dos aparelhos na academia

Se tem algo que pode melhorar a experiência dos alunos durante a prática das atividades físicas, é a disposição dos aparelhos na academia. Assim, é mais do que essencial que os aparelhos estejam organizados de forma a permitir a livre circulação de todos os usuários, além de garantir um espaço suficiente para o desenvolvimento do treino.

Várias dicas podem ajudar a otimizar o ambiente, tais como organizar os aparelhos em ilhas segundo o grupo muscular que é trabalhado por cada um deles e planejar as salas de acordo com a modalidade das aulas oferecidas.

Piso para a academia

Outro aspecto que pode promover o bem-estar dos alunos é escolher o piso adequado para sua academia. Diversos fatores interferem nessa escolha, tais como as modalidades físicas oferecidas e o público-alvo atendido. Nesse contexto, cada sala pode ter um piso diferente, sendo que o material poderá variar de acordo com o tipo da aula e com a faixa etária dos alunos que a frequentam.

Para as aulas de dança, por exemplo, é importante ter um piso que amorteça o impacto e, ainda, permita a fluidez dos movimentos. Por outro lado, para as salas de musculação, é preciso ter um material mais resistente e, ao mesmo tempo, antiderrapante.

Ao revestir o piso com um material adequado, você garante não só um melhor desempenho durante os treinos mas, também, a segurança e o conforto tanto para os alunos como para os professores.

Ficou claro que, investindo na ambientação, você certamente garantirá uma boa experiência para os usuários da sua academia, aumentando a captação de novos alunos. Agora é a sua vez de entrar para a conversa: deixe um comentário contando as suas experiências com a ambientação na academia!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

9 Ideias de eventos para sua academia

Ter boas ideias de eventos para a sua academia pode atrair muitos alunos novos e ajudar a fidelizar aqueles que já frequentam o seu estabelecimento. Isso porque, as academias de ginástica são ambientes movimentados e cheios de oportunidades para engajar o público. Quando você usa a criatividade e deixa seu estabelecimento muito mais integrado e…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Melhores Ideias para Eventos Sazonais para sua Academia

Confira nossas ideias de eventos e retenha seus alunos!

Por Nayara Santos em 28.07.2021

Por que oferecer a avaliação física na academia? Entenda

A crescente procura por academias de ginástica demostra a preocupação das pessoas de todas as idades com a qualidade de vida, bem-estar e até mesmo com a aparência — essa demanda exige cada vez mais cuidados e evolução dos serviços. Com a tendência de aumento de alunos, o mercado fitness tem evoluído bastante com novas…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Dica de campanha para Academias: Dia dos pais na academia

Dia dos pais na academia: A sacada aqui é aproveitar o dia dos pais para estimular a renovação de planos na academia e, de quebra, trazer novos alunos. Dá uma olhada no texto que preparamos para você fazer o anúncio da sua rádio. “Ainda está em dúvida sobre o presente para o seu paizão? Que tal saúde…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Código de ética do profissional de educação física: conheça os benefícios de segui-lo

O Código de Ética do Profissional de Educação Física busca promover a discussão de valores éticos e morais na formação e atuação dos profissionais da área. Sua regulamentação, promoção e fiscalização são desenvolvidas pelo sistema do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e pelos Conselhos Regionais de Educação Física (CREF).  Eles são responsáveis por garantir…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Palestra Gratuita – 7 passos para conquistar, engajar, fidelizar e reter alunos na academia.

7 passos para conquistar, engajar, fidelizar e reter alunos na academia Nosso CEO, o Alexandre Casanova, compartilhou em uma palestra realizada na 17°IHRSA Fitness Brasil, tudo que aprendemos nestes 13 anos ajudando marcas como Dudalina, Lacoste, Bio Ritmo, Cia Athlética e mais de 2000 academias a encantar e surpreender seus alunos e clientes. Ele deu dicas…

Por Nayara Santos em 10.08.2016

Por que os alunos perdem motivação na academia e desistem?

Por que os alunos perdem motivação na academia e desistem? Conseguir uma vida saudável e uma rotina regular de exercícios físicos não é tarefa simples, e muitas tentativas de engrenar uma prática esportiva no dia a dia das pessoas normalmente falham logo no início, por causa de uma série de motivos. Manter a motivação na…

Por Nayara Santos em 30.07.2021

Saiba como escolher música para motivação dos alunos na academia

Você sabe como escolher música para motivação dos alunos na academia? Uma boa playlist pode estimular aquele grupo em um dia desanimado ou que faz atividade física por pura obrigação, seja para manter a saúde ou por recomendação médica. A música pode ser contagiante e um plus para os alunos entrarem no clima e completarem…

Por Nayara Santos em 23.12.2019

Onde Comprar Equipamentos para Academia com Bom Custo-Benefício?

Ao montar uma academia, além de analisar questões como a localização e a contratação de profissionais especializados, uma dúvida bastante comum de aparecer nesse momento é onde comprar equipamentos para academia. Como já mencionamos por aqui, o planejamento para empreender qualquer negócio deve ser minucioso e, portanto, os gastos devem ser calculados com o máximo…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos