Por Nayara Santos em 28.08.2023

Datas comemorativas podem ser incríveis para sua academia

Por Nayara Santos em 28.08.2023

Já parou para pensar em como as pessoas ficam felizes quando recebem parabéns pelo aniversário, ou no dia da sua profissão? Datas comemorativas são uma excelente forma de fazer com que as pessoas se sintam especiais. Sem falar que é uma desculpa para celebrar e estar do lado de quem a gente gosta.

Então, por que não aproveitar essas datas para se conectar com os seus alunos, mostrar o quanto você se importa com ele? Ou ainda, para manter a sua equipe motivada em atender bem os alunos e a também se sentirem como parte de uma comunidade que valoriza o seu trabalho?

Essas são apenas algumas das formas que as datas comemorativas podem ajudar a sua academia a se tornar um local melhor, no qual os alunos querem ficar e compartilhar da experiência com amigos e parentes. Portanto, não perca mais tempo e comece a fazer as pessoas se sentirem queridas de alguma forma.

Confira o artigo que preparamos sobre o assunto, com muitas dicas de como tornar a sua academia incrível e que lembra de todas as datas comemorativas. Boa leitura!

Por que datas comemorativas podem ser incríveis para a sua academia?

Antes de falarmos em quais datas comemorativas não podem ficar de fora do seu calendário, e em quais você pode apostar para fazer com que a sua academia se destaque, precisamos falar do porquê você deve investir nelas.

Ao falarmos em datas comemorativas é natural que você pense no Dia das Mães, ou no Natal. Afinal, essas são as datas que mais movimentam o varejo e os consumidores de modo geral. Isso acontece porque as pessoas querem presentear quem elas amam, ou ao menos tentar retribuir de alguma forma toda a dedicação, atenção e carinho. 

Mas, e com a academia? Claro que você quer levar saúde, bem-estar e uma vida mais ativa e longa para os seus alunos. Mas, a academia ainda é uma empresa prestadora de serviços, e você precisa ter lucro para mantê-la funcionando e dando a possibilidade dos alunos alcançarem tudo isso.

Ou seja, você também precisa ter estratégias para fidelizar os alunos e aumentar o número de frequentadores na academia, o que exige a aplicação de diferentes estratégias de marketing. Dentre essas estratégias, sem dúvida alguma está investir em ações em datas comemorativas, sejam elas quais forem.

Em alguns momentos essas ações podem envolver fazer promoções incríveis, dando benefícios para quem se matricular ou renovar a matrícula. Em outras, as ações podem estar mais focadas em conectar os alunos e a sua marca, aumentando a fidelização. Ainda, pode ser que a ação tenha como foco criar uma comunidade de pessoas que gostam de esportes e frequentam o mesmo local.

Não importa o objetivo, o mais importante aqui é saber que com ações em diferentes datas comemorativas você poderá tornar a sua academia um ambiente mais agradável para os alunos e professores, aumentar a visibilidade do seu negócio, atrair mais alunos e fidelizar aqueles que já conhecem a academia. Portanto, não deixe de pensar em quais datas comemorativas você pode apostar.

Quais datas comemorativas devem ser lembradas pela academia?

Essa provavelmente é uma das primeiras dúvidas que devem ter surgido na sua mente e o motivo de você estar aqui. Afinal, existem tantas datas comemorativas que pode ser até difícil de lembrar de todas elas. Ou ainda, de ter dinheiro e criatividade suficiente para fazer campanhas em todas.

Por isso, o primeiro passo para conseguir fazer com que essas datas sejam incríveis para a sua academia é escolher quais delas devem ser celebradas. Claro que não podemos deixar de fora datas já muito conhecidas e celebradas por diversos segmentos, inclusive o varejo, tais como:

  • Carnaval;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Namorados;
  • Dia dos Pais;
  • Dia das Crianças;
  • Black Friday;
  • Natal.

Entretanto, elas passam longe de ser as únicas datas comemorativas com as quais a sua academia pode se beneficiar. Por exemplo, você precisa agradecer aos profissionais que mantém a sua academia funcionando, por isso, não deixe de celebrar também:

  • Dia dos Recepcionistas (26 de julho)
  • Dia do Nutricionista (31 de agosto);
  • Dia do Profissional de Educação Física (1° de setembro).

Mas, esses são apenas alguns exemplos de datas nas quais você pode apostar para fazer a sua academia se destacar, preparar promoções e outras ações de marketing, e conseguir fidelizar e aumentar o número de alunos na sua academia. 

Mas, são apenas nessas datas que eu devo focar?

Não, muito longe disso. Se você quiser se destacar, a recomendação é que, não apenas foque nessas. Quer um exemplo interessante? Que tal comemorar o Dia dos Avós (28 de julho) com um dia voltado só para eles? Podem ser atividades ao ar livre, ou aulas exclusivas de baixo impacto. Neste dia, os alunos podem levar os seus avós para se divertirem juntos.


Ou então, no Dia dos Irmãos (10 de abril) dar aos alunos a possibilidade de trazer os seus irmãos para treinar juntos. Prepare aulas especiais para o evento e oferece condições diferenciais para aqueles que decidirem se matricular na academia devido a essa experiência.

O mais importante aqui é pesquisar quais são as datas comemorativas que podem ser utilizadas em ações de marketing. Faça uma lista com todas as datas que você julgar interessantes para a academia e que podem ser aplicadas conforme o perfil da sua marca e dos seus alunos. Por exemplo, academias que oferecem aulas de jiujitsu podem celebrar o dia deste esporte em 14 de setembro.

Entretanto, se este não for o caso da sua academia, então não faz o menor sentido comemorar a data. A menos que você esteja pensando em passar a oferecer aulas da modalidade. Neste caso, é possível fazer um “evento de lançamento” justamente nesta data.

E, claro, não poderíamos deixar de falar sobre o aniversário dos alunos e funcionários? Que tal preparar algum brinde para presentear o aluno? Pode ser um broche da academia, ou então um squeeze, ou mesmo um cupom de desconto para uma loja de suplementos. 

A grana anda curta? Não tem problema, faça um mural com os aniversariantes do mês. E, claro, não se esqueça de cumprimentar os alunos neste dia. Esse é um gesto pequeno, que pode fazer toda a diferença. Afinal, você estará mostrando que se lembra dessas pessoas e que elas são importantes para você.

Dicas de campanhas para datas comemorativas

Como nós sabemos que você, gestor da academia, já tem muita coisa para se preocupar e muitas decisões para tomar, resolvemos facilitar a tarefa de preparar campanhas de marketing para datas comemorativas. A seguir trazemos algumas dicas de campanhas para você se inspirar. Confira!

Dois pelo preço de um

A nossa primeira dica de campanha é fazer uma promoção por tempo ilimitado em que o aluno pode fazer duas matrículas, pagando o preço de uma. Essa é uma forma de trazer amigos e familiares dele para a academia, e uma oportunidade de economizar dinheiro, o que, em tempo de crise, pode ser bastante atrativo.

Essa é uma estratégia interessante para ser aplicada no Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Avós, Dia do Irmão ou Dia do Amigo. Lembre-se que, quando o aluno tem alguém que malha com ele, há grandes chances dos dois ficarem mais motivados, treinarem mais e melhor, o que levará a alcançar os objetivos desejados.

Lembre-se apenas de ressaltar que essa promoção é por tempo limitado. Isso ativará o gatilho emocional de urgência e poderá aumentar o número de matrículas na academia.

Celebre com um acompanhante

A nossa próxima dica de campanha para aproveitar as datas comemorativas na academia é oferecer ao aluno a possibilidade de celebrar o seu aniversário malhando ao lado de alguém que ele ama. Por exemplo, você pode permitir que o aluno traga um acompanhante no aniversário dele.

Desta forma, você mostra que se lembrou dele, que a sua academia faz questão que ele celebre ao lado de quem ele quiser, e ainda é uma oportunidade de dar uma amostra grátis de tudo o que a sua academia tem a oferecer. Portanto, é uma ação que pode aumentar a fidelidade dos alunos, trazer novos membros para a academia e ainda aumentar a visibilidade do seu negócio.

Essa ação também pode ser realizada em outras datas comemorativas, como as que mencionamos na dica anterior. 

Ajude quem mais precisa

Que tal unir o útil ao agradável e fazer uma ação solidária em algumas (ou muitas) datas comemorativas? Por exemplo, você pode fazer arrecadação de brinquedos e organizar visitas a orfanatos no Dia das Crianças. Ou então, fazer visitas em asilos e levar presentes no Dia dos Avós.

Outra opção é arrecadar produtos alimentícios e de higiene pessoal no Dia Mundial da Saúde (7 de abril) e entregar em instituições de caridade. Tudo vai depender de quais ações você quer fazer e quais os seus alunos estão interessados em participar.

Desta forma, além de criar um senso de comunidade entre os alunos da academia, você ainda aproxima eles da sua marca, mostrando o que vocês têm em comum. Sem falar que, ao ajudar quem mais precisa, você também estará contribuindo para uma comunidade melhor.

Malhando o cérebro

Já pensou em preparar um evento com palestras e muita informação para os alunos? O Dia do Nutricionista, ou do Educador Físico podem ser datas perfeitas para isso. Assim, ao mesmo tempo em que você valoriza esses profissionais, ainda ajuda a divulgar informações importantes para os alunos.

Essas palestras podem dar dicas de alimentação saudável, diferenças entre estratégias nutricionais, falar da importância da dieta individualizada, o porquê fazer alongamentos é importante, estratégia para melhorar o treino, dentre muitas outras. Converse com os seus alunos e professores para entender quais são as maiores dúvidas dos alunos. Isso te ajudará a preparar o cronograma de palestras.

Juntos nós vamos mais longe

Muito se fala do desafio verão na academia, certo? Então que tal lançar um desafio para o Dia Mundial da Saúde, ou outras datas relacionadas, para ver quem alcança os melhores resultados?

Os alunos interessados em participar devem se inscrever e dizer qual meta eles irão bater. Pode ser para perda de peso, aumento de massa magra, diminuição de medidas, corrida, dentre outros. Separe cada aluno em diferentes categorias e premie aqueles que alcançarem os resultados propostos.

Ainda, esse desafio pode ser realizado em grupos. Desta forma, os alunos montam grupos, dão nome aos grupos, estipulam metas e como irão alcançá-las. Isso ajudará no entrosamento entre os alunos e os manterá mais focados.

Não importa qual é a data comemorativa, não pode faltar música!

Data comemorativa é sinônimo de celebração e festa, ou seja, é sinônimo de música. Portanto, você não pode deixar faltar a trilha sonora perfeita para cada uma delas. Afinal, quem não vai ficar mais empolgado em malhar com a música que traz o ritmo certo e te ajuda a manter a cadência do exercício?

O problema é que nem sempre é fácil acertar na escolha das músicas dessa trilha sonora. Inclusive, esse geralmente é um dos pontos mais difíceis e a fonte de grande parte das reclamações na sua academia, não é mesmo? Então chega de focar no problema e vamos trazer uma solução para ela.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que você não precisa utilizar o seu tempo para preparar a trilha sonora ideal. Muito pelo contrário, é possível contar com a ajuda de especialistas no assunto.

Por isso, te apresentamos a Listenx! No mercado há 20 anos, ela já preparou a trilha sonora de mais de 11 mil empresas, incluindo grandes academias como Bio Ritmo, Smart fit e Cia Athletica! Confira esses e outros cases de sucesso clicando aqui.

Não perca mais tempo, vá até o final deste artigo e solicite o seu teste gratuito agora mesmo! Você irá se surpreender com o resultado! 

Para mais dicas como essa, não se esqueça de assinar nossa newsletter. Você recebe conteúdo fresquinho diretamente no seu e-mail e ganha a chance de melhorar, e muito, os resultados da sua academia.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

História de Sucesso – Academia Brasil Company melhorando as divulgações com a ajuda da rádio!

A Academia Brasil Company foi inaugurada em 2007. Hoje possui 4 unidades, sendo elas no Sacomã, São Caetano, Suzano e Riberão Pires. A missão da academia é fornecer para seus alunos qualidade de vida e bem estar, para isso a Brasil Company conta com diversas atividades para toda a sua família. Algumas delas são: Aulas…

Por Nayara Santos em 10.11.2017

5 livros que todo gestor de academia deveria ler já

5 livros que todo gestor de academia deveria ler já: ter uma academia é como ter qualquer outra empresa. Então, ainda que seja um ambiente descontraído, baseado em uma atividade de prazer pessoal e embalado por boas músicas e estímulo, a gestão para continuidade e crescimento do negócio é necessária. Muitas vezes, quem é gestor…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Gestão de academia: 5 formas de otimizá-la

O mercado fitness está em amplo crescimento. Todos os dias surgem novas academias, oferecendo atividades físicas inovadoras e cada vez mais interessantes. Além disso, para atrair mais clientes, elas investem pesado em promoções, descontos e estratégias de marketing convincentes, o que torna esse mercado extremamente competitivo. Para driblar esse cenário e sair à frente dos…

Por Nayara Santos em 01.04.2016

Como encontrar um diferencial competitivo para minha academia?

Diferencial competitivo para minha academia Em 2010, o empresário e professor de economia Bhaskar Chakravorti publicou um artigo no site da Universidade de Harvard falando sobre a importância de encontrar um diferencial competitivo para o seu negócio, principalmente em épocas de crise. Um texto que, vale a pena lembrar, foi escrito na época em que…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

As melhores técnicas e ferramentas do marketing promocional para academias

Aposte nas nossas técnicas e ferramentas do marketing promocional e impulsione sua academia!

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Os 4 benefícios de ter uma TV própria da sua academia

Os 4 benefícios de ter uma TV própria da sua academia. No post anterior eu falei sobre pensar fora da caixa e eu te contei sobre as novas tendências que estão rolando nas academia. (Se você ainda não leu, clique aqui). Agora eu vou te mostrar quais são os 4 principais benefícios de você ter um…

Por Nayara Santos em 04.11.2015

Evite cancelamento de alunos! Veja as Dicas

Quando o assunto é o cancelamento de alunos, as pessoas aparecem com as mais diferentes teorias. A mais comum de se ouvir é que a crise econômica do país é a principal vilã que estimula os alunos a deixarem de treinar e partirem em busca de opções mais baratas ou até deixar de ir a academia,…

Por Nayara Santos em 07.08.2017

Pense fora da Caixa! Conheça as 4 novas tendências em Academias

O mundo está cada vez mais conectado e as pessoas mais exigentes, por conta disso, a importância de criar ambientes agradáveis e onde seus alunos estarão felizes e motivados é cada vez maior para você não perder seus alunos. Você deve estar se perguntando “Legal, mas… Como fazer isso?” Eu te explico. Você verá a…

Por Nayara Santos em 04.11.2015

3 Dicas para alavancar a gestão financeira para academia!

Assim como para qualquer outro empreendimento, uma boa gestão financeira para academia é o que define o fracasso ou sucesso do negócio. As academias no entanto, tem algumas particularidades que precisam ser levadas em consideração, e são dicas sobre elas  que vamos falar no post de hoje! Gestão financeira para academia merece muita atenção do…

Por Nayara Santos em 11.08.2017

Receba nossos conteúdos exclusivos