Por Nayara Santos em 28.07.2021

Plano de Negócios para Academia: 6 passos para montar o seu

Por Nayara Santos em 28.07.2021

Não é difícil de imaginar que um bom plano de negócios para academia é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, caso contrário, ela não consegue atrair clientes ou ficar de pé por muito tempo, certo? Por isso, sem dúvida alguma, a elaboração de um plano de negócios eficiente é o primeiro passo, senão o mais importante, para fazer a sua academia decolar no mercado.

No entanto, apesar de toda essa importância, a construção desse documento não é tão simples assim, visto que essa tarefa exige treinamento e uma boa capacidade de organização. Mas calma! Não há motivos para desespero, pois preparamos um passo a passo que certamente te ajudará a fazer um plano de negócios para sua academia. Ficou curioso? Então confira o nosso artigo a seguir!

Antes de tudo, o que é um plano de negócios?

Nada mais importante para qualquer tipo de planejamento do que conhecer ou pelo menos ter uma ideia sobre aquilo que está sendo trabalhado. Por isso, o primeiro passo desse guia será uma abordagem em relação ao conceito do plano de negócios. Vamos lá:

Definição de plano de negócios

Um plano de negócios é um documento que descreve, de forma detalhada, todos os objetivos e metas de uma empresa, assim como as ações necessárias para alcançá-los. Fazendo uso desse documento, é possível verificar a viabilidade de um empreendimento e os caminhos que devem ser seguidos para alcançar o sucesso no mercado. Portanto, o plano de negócios diminui os riscos, as incertezas e as chances de erro para uma empresa, o que não é diferente para as academias.


Diversos aspectos devem ser levados em consideração e incluídos ao se construir um plano de negócios. Entre outros componentes, ele deve passar pela avaliação do mercado em que a empresa está inserida, pela organização estratégica e dos recursos financeiros disponíveis para a sua gestão. Assim, um plano de negócios é formado por um conjunto de planos menores que estão interligados entre si, tais como os planos operacional, de marketing e financeiro.

Objetivos de um plano de negócios

Como já deu para notar pelo conceito do plano de negócios, o objetivo principal desse documento é testar a viabilidade de um empreendimento no mercado. Entretanto, ele tem várias outras finalidades, tais como a captura de recursos e sócios para a empresa, a descrição detalhada de ideias e do modelo de negócio do empreendimento, além de conferir credibilidade, construir um planejamento estratégico, orientar a sua expansão e facilitar a comunicação entre os sócios da empresa.

Apesar da segurança oferecida pelo plano de negócios a um empreendimento que está sendo lançado no mercado, nada impede que ele seja feito quando as suas portas já estiverem abertas ou que ele já esteja em funcionamento.

Como construir um plano de negócios para academia?

Várias etapas estão envolvidas na construção de um plano de negócios e todas elas são essenciais para que a sua empresa dê certo no mercado. Confira a seguir os principais passos para a elaboração de um plano de negócios eficiente e prepare-se para o sucesso da sua academia!

1) Análise de mercado

Essa é a etapa inicial na elaboração de um plano de negócios. Nela é que são determinados o público-alvo, os concorrentes e os fornecedores para a sua academia, além do nicho de atuação e dos produtos e serviços que serão oferecidos por ela. Assim, a análise de mercado permite a adequação dos demais componentes do plano de negócios ao perfil ou ao modelo do seu empreendimento.

É essa análise que vai permitir identificar a demanda ou a necessidade mercadológica pelos serviços que a sua academia vai oferecer, sendo, por isso, uma das etapas principais e mais importantes na determinação da viabilidade do seu negócio.

Determinação do nicho de atuação

Ao identificar o nicho de atuação para a sua academia, é possível reconhecer as características do mercado que você está entrando, de forma a adequar os seus serviços. Isso também influencia as ações de marketing e os canais de distribuição do seu produto. Por esse motivo, essa é a primeira fase da etapa de análise do mercado.

Mas, afinal, o que é um nicho de mercado? É um grupo de pessoas que têm hábitos de vida e consumo semelhante entre si. Para identificar esse nicho, você deve responder às seguintes perguntas:

  • Quem está utilizando os serviços que você pretende oferecer? Crianças, idosos, adultos, homens ou mulheres?
  • Que tipo de produtos ou serviços essas pessoas estão comprando? Atividades físicas personalizadas, aulas de grupo, modalidades inovadoras ou tradicionais?
  • Com qual frequência os serviços são consumidos? Diariamente, uma, duas ou três vezes por semana?
  • O que essas pessoas estão buscando? Saúde, beleza, força física, bem-estar, qualidade de vida ou emagrecimento?
  • Qual é a classe econômica dessas pessoas? Média, alta ou baixa?
  • Que tipo de características do serviço determina a escolha por uma empresa específica? Preço, comodidade, qualidade, facilidade de pagamento, localização geográfica ou diferencial no atendimento?
  • Onde se encontram seus clientes potenciais? Em um bairro, rua ou cidade específicos?

Essas perguntas poderão ser respondidas por meio da utilização de alguns instrumentos que facilitam o seu trabalho e tornam a coleta de dados mais fidedigna, como é o caso da elaboração de questionários, da realização de entrevistas de campo com o público-alvo potencial ou da observação dos concorrentes para a sua academia.

Além disso, o levantamento dessas informações poderá ser realizado por você ou por uma empresa especialista nesse tipo de atividade.

2) Avaliação da concorrência

A avaliação da concorrência é outra etapa fundamental da elaboração de um plano de negócios eficiente para sua academia. É importante lembrar que as empresas concorrentes são aquelas que atuam no mesmo nicho do mercado que o seu e, portanto, atendem ao mesmo público-alvo e oferece produtos semelhantes ao do seu empreendimento.

Assim, a partir da identificação daquelas academias que serão concorrentes diretas, é possível agregar diferenciais ao seu produto e sair à frente dessas outras empresas. Além disso, a observação das suas práticas possibilita o conhecimento de diversas lições relativas ao mercado em que você está inserido.

Como avaliar a concorrência

Antes de dar início a avaliação das empresas concorrentes, é preciso que você identifique a posição da sua academia no mercado, ou seja, como o seu produto será reconhecido: pelo preço, pela qualidade ou por ambos? Posteriormente, você deve responder a algumas perguntas específicas, sempre levando em consideração o seu posicionamento no mercado:

  • Quais academias oferecem modalidades semelhantes àquelas da sua empresa?
  • Quais são os diferenciais e os benefícios oferecidos por essas academias?
  • Quais são os seus pontos fortes e fracos?
  • Os clientes dessa academia têm um perfil semelhante ao seu público-alvo?
  • Como essas empresas e os seus clientes vão reagir à entrada de uma nova academia concorrente?
  • Qual é a faixa de preço praticada por elas?
  • Quais são os canais de distribuição e de marketing utilizado por essas academias?
  • Quem são seus principais fornecedores?
  • Quais características dos serviços podem levar à saída de alunos dessas academias?
  • Elas utilizam equipamentos modernos e de qualidade?
  • Os funcionários (professores, avaliadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas e recepcionistas) têm capacidade técnica e treinamento satisfatórios?
  • Qual é a localização dessas academias?
  • Elas oferecem um pagamento facilitado da mensalidade ou pacotes de serviços com descontos?
  • Qual é o horário de funcionamento dessas academias?

Esse levantamento de informações pode ser realizado por meio da visitação às instalações dos seus concorrentes ou de conversas informais com os seus alunos.

Quais conclusões devem ser obtidas

Após a avaliação da concorrência, você deve iniciar as comparações com os seus serviços e a adequação de seus produtos. Antes disso, porém, é necessário que você avalie as informações adquiridas para fazer as seguintes ponderações em relação ao seu empreendimento:

  • Sua academia poderá competir com os serviços oferecidos pelas empresas concorrentes e já estabelecidas no mercado?
  • Será possível conferir diferenciais e inovações às modalidades físicas que você vai oferecer, com o objetivo de manter a sua concorrência no mercado ou captar uma quantidade suficiente de alunos?
  • Há espaço para uma nova academia no nicho em que você pretende atuar?

Essas conclusões são muito importantes para determinar a viabilidade da sua academia no mercado, evitando que você invista recursos, tempo e capital desnecessários ou acabe tendo prejuízos posteriormente.

Caso você não tenha conclusões muito positivas em relação ao seu empreendimento, tente buscar alternativas que possam tornar a sua academia viável e com um forte potencial de concorrência no mercado.

3) Identificação de fornecedores

Outra fase essencial da análise de mercado é a identificação dos potenciais fornecedores para a sua academia, desde os equipamentos que serão utilizados nos treinamentos físicos dos seus alunos até os alimentos que serão vendidos na cantina.

A escolha dos fornecedores influencia e muito na qualidade dos serviços que sua academia vai oferecer e, consequentemente, na satisfação e na segurança dos seus clientes. Além disso, elas determinam qual deverá ser o investimento inicial e as despesas envolvidas no seu empreendimento.

Como identificar os melhores fornecedores

Na hora de escolher os seus fornecedores, é muito importante que você leve em consideração a reputação dessas empresas no mercado, optando por aqueles que vão oferecer o melhor custo-benefício possível para a sua academia. Assim, para identificar os melhores fornecedores, avalie os seguintes aspectos:

  • Existem reclamações graves a respeito dos produtos fornecidos por essa empresa ou que podem vir a comprometer a segurança dos seus alunos?
  • Qual é a qualidade dos produtos vendidos por esse fornecedor?
  • O preço praticado por essas empresas se enquadra no orçamento disponível para sua empresa?
  • Os produtos têm características compatíveis ao perfil do público-alvo atendido por sua academia?

Para levantar esses dados, você pode fazer uma busca na internet, procurando por informações relevantes a respeito desses fornecedores, ou fazer uma visita às suas instalações, com o intuito de avaliar a qualidade e a capacidade técnica dos produtos vendidos por eles. É importante que você analise pelo menos três fornecedores para cada categoria de produto necessária ao funcionamento da sua academia.

Como montar um banco de dados para os seus fornecedores

Após identificar os melhores fornecedores para a sua academia, monte um banco de dados com as principais informações sobre cada empresa: nome, endereço, site, telefone ou e-mail para contato, nome dos funcionários responsáveis pelas vendas, faixas de preços, condições de pagamento e prazos de entrega.

Esses fornecedores podem ficar separados por categorias, tais como aparelhos de musculação, alimentos, produtos de limpeza e empresas de manutenção, por exemplo.

4) Determinação do plano operacional

É o plano operacional que define como os seus serviços serão oferecidos e vendidos no mercado, de acordo com o nicho de atuação e o público-alvo identificado na etapa anterior. Não precisamos nem dizer, portanto, que essa é outra etapa indispensável a qualquer plano de negócios que se preze, certo?

Em seu plano operacional, devem constar recursos estruturais, técnicos e humanos, além dos processos envolvidos no funcionamento da academia. Esses são itens fundamentais para um plano operacional eficiente. Confira a seguir uma breve descrição de alguns desses itens:

Localização da sua academia

Nessa fase do seu plano de negócios, você deverá definir qual será a localização da sua academia. Ao escolher esse local, é preciso levar em consideração a facilidade de acesso, seja de carro, ônibus ou outros transportes públicos. Outros pontos importantes a serem considerados são a movimentação da rua, a proximidade com outros estabelecimentos comerciais e a segurança do local.

Layout para a sua academia

O layout é de extrema importância para o conforto e a segurança dos seus clientes. Por isso, ele deve ser bem planejado e levar em consideração a quantidade e melhor disposição dos equipamentos, de forma a oferecer o melhor espaço possível para o treino dos seus alunos.

Capacidade do espaço em relação aos serviços oferecidos

O espaço escolhido para a sua academia e os equipamentos instalados devem ser compatíveis com as modalidades físicas oferecidas, com a quantidade de alunos e com o público-alvo que você deseja atender.

Modalidade de atividades físicas oferecidas

As modalidades de treinos e aulas que a sua academia vai oferecer devem ser descritas de forma detalha, sempre levando em consideração os seus diferencias e o público-alvo que você deseja atender. Além disso, é importante detalhar os horários, os dias da semana e as durações de cada aula.

Recursos humanos

Nesse item, devem ser descritas a quantidade de funcionários e a formação técnica de cada um deles. Além disso, é preciso relatar os treinamentos e cursos que serão oferecidos para que os seus colaboradores se adequem e mantenham a qualidade do atendimento exigido pela sua academia.

5) Determinação do plano de marketing

Sem dúvida alguma, o plano de marketing é uma das peças mais importantes do plano de negócios, pois é nele que se descreve como serão vendidos os serviços oferecidos pela sua academia, além das mídias que serão utilizadas para a atração dos alunos.

As estratégias de marketing são peças-chave na conquista de clientes, na expansão e na consolidação de uma marca, além da serem responsáveis pelo aumento da demanda pelos seus produtos no mercado. Por isso, para que uma empresa cresça, é essencial que ela invista em ações de marketing eficientes.

Entre os itens que deverão estar contidos no plano de marketing, se encontram:

  • Descrição detalhada dos serviços e produtos oferecidos pela academia, assim como os seus diferenciais e benefícios em relação às empresas concorrentes;
  • Formas de comercialização dos serviços;
  • Políticas de preço e projeção de vendas;
  • Promoções e pacotes de serviços sazonais;
  • Estratégias de comunicação e publicidade;
  • Formas de relacionamento com o cliente;
  • Métricas e indicadores para o acompanhamento dos resultados.

Aqui, também, é fundamental que sejam levados em consideração as características e o perfil do público-alvo atendido pela sua academia, a linguagem e as mídias mais acessíveis a ele.

6) Definição do plano financeiro

Um planejamento financeiro é indispensável para qualquer empresa,  e isso não é diferente para as academias. Esse item representa em números todo o plano de negócios elaborado para o seu empreendimento.

Ao descrever o plano financeiro da sua empresa, é necessário que você relacione uma previsão para o faturamento bruto, os custos fixos e variáveis, impostos, o valor da folha de  pagamento para cada colaborador, fluxo de caixa e o prazo de retorno sobre os investimentos.

Assim, o plano financeiro determina qual será o investimento inicial necessário para a sua empresa, auxiliando na determinação da sua viabilidade em relação ao capital que você possui para investir.

Após a leitura desse artigo deu para ter uma ideia da importância de um plano de negócios como uma ferramenta de gestão indispensável para qualquer investimento, não é mesmo? Agora você já está mais preparado para começar a elaborar do seu próprio plano de negócios!

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