Por Nayara Santos em 03.08.2021

Os 7 maiores erros de gestão que fazem uma academia perder alunos

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Ninguém gosta de cometer erros de gestão de academia, não é mesmo? Por se tratar de um mercado repleto de concorrentes, as falhas prejudicam o seu desempenho e atrapalham o processo de fidelização dos clientes.

Ter uma academia exige atenção a tudo o que envolve o seu negócio, como o funcionamento, o ambiente, a operação e as finanças. O sucesso está ligado ao processo de encontrar seu diferencial no mercado e se esforçar para surpreender seu público, proporcionando uma experiência positiva.

Diante disso, o que acha de aprender um pouco mais sobre o tema e descobrir quais são os 7 maiores erros de gestão que podem afastar seus alunos? Basta continuar a leitura!

1.  Oferecer preços incompatíveis

Mesmo tentando acertar, ao estipular um preço para a mensalidade da academia, muitos gestores cometem dois graves erros:

  • ignorar detalhes importantes, como a condição social da região em que o negócio está localizado e os preços praticados pela concorrência;
  • cobrar um valor muito acima do que o serviço oferecido realmente vale.

Trabalhar com preços incompatíveis pode afastar clientes e levá-lo ao fracasso antes mesmo de abrir. Por isso, ao definir esse valor, avalie com atenção todos os aspectos, sua infraestrutura e seus custos operacionais.

A ideia é se chegar a um valor compatível com o serviço e, claro, que seja capaz de gerar um bom lucro.

2.  Priorizar propaganda em detrimento da qualidade

A propaganda é alma do negócio, certo? Acontece que nada adianta gastar uma boa quantia de dinheiro com ações de marketing e de publicidade e deixar de lado os investimentos em qualidade e eficiência do serviço prestado.


Lembre-se de que o cliente exige uma boa experiência e, caso não encontre, abandonará seu negócio. Portanto, não o engane e mantenha o foco em oferecer boas aulas e uma estrutura acolhedora e motivadora.

Vale lembrar que o que mais fideliza os alunos da academia não é a propaganda feita, mas sim experiência que eles vivem enquanto treinam, com:

  • equipamentos modernos;
  • instrutores qualificados;
  • ambiente climatizado e limpo;
  • música ambiente adequada;
  • serviços adicionais, como cantinas e estacionamento próprio.

3.  Não segmentar ações de fidelização

O público de uma academia é composto por diferentes perfis e um gestor eficiente jamais pode ignorar essas questões em suas estratégias. Afinal, você lida com diversos grupos, como:

  • alunos que estão tentando iniciar na academia e podem desistir;
  • alunos focados e que não faltam aos treinos;
  • alunos que escolheram a academia pelo preço ou proximidade de casa;
  • alunos que escolheram seu negócio pelos diferenciais e qualidade.

Seja qual for o padrão de comportamento do cliente, é preciso se esforçar para que ele sempre tenha uma experiência positiva ao frequentar a academia. Isso porque a satisfação dos alunos é a melhor maneira de atrair mais público.

Sendo assim, conheça o seu público e invista em ações segmentadas para fidelização. Entregue qualidade e pense em tudo o que pode ajudar a fidelizar cada um desses grupos, seja na reforma de ambientes para torná-los mais agradáveis, seja ampliando os serviços.

4.  Não cuidar da gestão operacional da academia

Não cuidar da gestão operacional da academia é mais um erro que pode acabar com suas chances de sucesso. Aliás, é muito comum encontrarmos empresários que não dão a devida atenção a certos detalhes, como:

  • manutenção dos equipamentos;
  • treinamento dos instrutores;
  • avaliação física dos alunos;
  • limpeza dos banheiros;
  • implementação de novas aulas e equipamentos.

Deixar de lado essas obrigações pode ser fatal e gerar uma grande insatisfação em seus alunos. Por esse motivo, é essencial se dedicar à gestão operacional do negócio, garantindo que tudo esteja funcionando adequadamente.

5.  Negligenciar a gestão financeira

Em muitos casos, o empresário, por ser ligado ao universo fitness, não toma se dedica à gestão financeira do negócio. No entanto, é preciso lembrar que a academia é sua empresa, um empreendimento que requer a mesma seriedade que uma multinacional.

Controlar as finanças é uma premissa para o sucesso e, indiretamente, pode fazer com que você tenha uma queda brusca no número de alunos. Afinal, com o surgimento de dificuldades financeiras, é mais difícil manter o padrão de qualidade de seus serviços.

Sendo assim, fique atento e adote boas práticas, como:

  • mantenha um bom controle do fluxo de caixa;
  • tenha um planejamento financeiro;
  • controle os gastos;
  • acompanhe o índice de inadimplência dos alunos.

6.  Não ter um sistema de gestão integrado

Como dissemos, você precisa encarar a academia como uma verdadeira empresa. Caso isso não aconteça, poderá perder alunos e ter que fechar as portas.

Dentro desse contexto, um dos erros de gestão de academia é a falta de um sistema integrado, uma ferramenta capaz de automatizar os processos internos e facilitar a administração do seu negócio, pois fornece dados relevantes, como:

  • número de alunos matriculados;
  • dados dos alunos, como idade e modalidades preferidas;
  • dados sobre a situação financeira de cada aluno;
  • plano de treino dos clientes;
  • controle de jornada dos funcionários.

7.  Desconsiderar a concorrência

Responda com sinceridade: você sabe como a sua concorrência está se portando? Muitos donos de academia cometem o grande de erro de desconsiderar a estratégias e o desempenho de seus concorrentes.

Deixar de conferir o que eles têm de diferente, como atraem clientes e quais os métodos utilizados para garantir a satisfação do cliente é uma falha que não se pode cometer.

É importante dizer que não estamos falando de copiar as ações das outras academias. Pelo contrário, trata-se de um exercício de observação e aprendizado, buscando sempre oferecer algo melhor e mais inovador.

Por isso, que tal analisar o mercado e estudar maneiras de implementar o seu diferencial competitivo? Isso pode ser feito, por exemplo, com a oferta de serviços adicionais e outas táticas, como:

  • implementação de novas modalidades de aulas;
  • oferta de um estacionamento privativo para clientes;
  • aquisição de equipamentos mais modernos;
  • oferta de atendimento com nutricionista;
  • criação de pacotes e planos promocionais;
  • ambientação adequada do ambiente, com o uso de músicas e ar-condicionado.

Você comete algum desses erros de gestão de academia? Se a resposta for positiva, nunca é tarde para corrigir suas falhas e melhorar a qualidade de seu negócio. Por atuar em um mercado tão concorrido, o ideal é que você se esforce para se diferenciar e gerar atrativos para o seu negócio, oferecendo muito mais do que aulas de musculação. Fazendo isso, o sucesso é só questão de tempo!

Gostou das dicas apresentadas? Elas podem ajudá-lo a conseguir bons resultados e não perder alunos. Então que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais? Com isso, você ajuda nosso blog a crescer e a trazer mais conteúdos relevantes!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como fidelizar os alunos da academia?

Rotatividade de alunos: esse é um dos maiores problemas enfrentados pelos gestores e donos de academia. Não é preciso procurar muito para encontrar relatos de pessoas que frequentaram a academia por menos de 2 meses e depois desistiram. Alguns simplesmente porque perderam a motivação, outros porque resolveram se matricular em uma academia concorrente. Há, no…

Por Nayara Santos em 02.08.2021

Palestra Gratuita – 7 passos para conquistar, engajar, fidelizar e reter alunos na academia.

7 passos para conquistar, engajar, fidelizar e reter alunos na academia Nosso CEO, o Alexandre Casanova, compartilhou em uma palestra realizada na 17°IHRSA Fitness Brasil, tudo que aprendemos nestes 13 anos ajudando marcas como Dudalina, Lacoste, Bio Ritmo, Cia Athlética e mais de 2000 academias a encantar e surpreender seus alunos e clientes. Ele deu dicas…

Por Nayara Santos em 10.08.2016

Como Reter Alunos na Academia em 5 passos

Retenção de alunos: Reter os alunos da sua academia significa construir com eles um relacionamento forte, positivo e benéfico, para que continuem retornando e fazendo do local uma parte importante da rotina. Esse processo de retenção deve ir muito além de apenas conseguir clientes que apareçam várias vezes por semana ou que compram um pacote de três meses…

Por Nayara Santos em 02.08.2021

Como obter retorno sobre o valor investido no Ecad?

Nesse post você entenderá melhor o que é o Ecad, como você deve calcular, se está realizando o pagamento da maneira correta e por fim, aprenderá como fazer para que o valor investido traga retorno satisfatório para sua academia. O que é Ecad? O Ecad é uma instituição privada sem fins lucrativos, instituída pela lei…

Por Nayara Santos em 14.08.2019

Layout de Academia: Aproveite melhor o espaço em 4 passos

É fundamental que o layout de academia tenha um planejamento compatível com as modalidades das aulas oferecidas, além de um espaço seguro e descontraído para seus alunos. Um espaço bem planejado permite que os alunos circulem e treinem de forma confortável, sem trombar com outras pessoas ou ficar aguardando por muito tempo para executar o…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Como motivar e fidelizar seus alunos?

Para que a gente possa começar a falar sobre esse assunto, eu quero te convidar a fazer uma reflexão: Pense num lugar que você adora frequentar! Pensou? Agora responda para você mesmo, porque você gosta tanto de ir nesse lugar? Eu sei que nem sempre é fácil definir, provavelmente é uma junção de vários fatores…

Por Nayara Santos em 11.04.2017

Como Fazer Uma Boa Gestão Financeira da Sua Academia em 3 Passos

Saber como fazer uma boa gestão financeira é o desafio de qualquer empreendedor. Porém, quando o assunto são academias de ginástica, é preciso ficar ainda mais atento em alguns aspectos desse gerenciamento. É essencial manter as finanças de seu negócio em dia. Boa parte das pequenas empresas fecham as portas em seus primeiros anos de…

Por Nayara Santos em 15.08.2018

História de Sucesso – BodyTech recomenda os serviços da RadioAcademia!

A BodyTech é uma rede composta pelos maiores e mais completos centros de atividades físicas, esporte, bem – estar e lazer do país. Totalmente inserida em um moderno conceito de ” wellnes”, que busca promover a saúde física e mental para toda a família. A BodyTech se tornou referência no mercado nacional fitness. Tamanho sucesso…

Por Nayara Santos em 30.07.2021

História de Sucesso – Just Fit Academia, impactando seus alunos com playlists de qualidade!

A Just Fit Academia oferece para seus alunos um espaço descontraído, equipamentos de qualidade, ambiente sofisticado, um preço justo e muitas outras vantagens. Ela reúne todas essas vantagens e um conceito inovador: Uma academia para todos. Na Just Fit Academia você encontra: Custo baixo com alta qualidade Ambiente seguro e descontraído Equipamentos em grande quantidade…

Por Nayara Santos em 17.09.2018

Receba nossos conteúdos exclusivos