Por Nayara Santos em 05.08.2021

Por que devo conhecer o gosto musical do aluno antes de criar playlist?

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Gosto musical do aluno: a música é, para muitos, o combustível da vida. Ela une as pessoas, faz com que todos se animem, conversem sobre o assunto e, além disso, diverte e entretém. É por este (e por alguns outros motivos) que os serviços de streaming musicais fazem tanto sucesso, assim como os shows e os mais variados tipos de artistas. A verdade é que existe gosto para tudo, e a música, mesmo unindo as pessoas, também mostra como todos nós pensamos de formas diferentes.

Você já sabe como o marketing se faz até pelos ouvidos, e sabe também como a música é peça fundamental para a motivação nas atividades físicas, por exemplo. Mas você sabia que o poder da melodia vai além disso também? O gosto musical de um aluno diz muito sobre ele, e é necessário que você conheça este gosto para que possa criar uma playlist que realmente funcione no clima de academia, que deve ser cheio de energia e motivação!

Mas, afinal, por que exatamente você deveria conhecer o gosto musical de seu aluno da academia antes de criar uma playlist para ele? Continue nos acompanhando para essa resposta e muito mais dicas!

O gosto musical diz muito sobre como as pessoas pensam

Pode parecer brincadeira, mas é verdade. O tipo de música, ou seja, o estilo musical da preferência de cada pessoa revela muitos segredos sobre ela. Isso acontece porque a música, como qualquer outra forma de arte, se caracteriza também como uma forma de expressão. Ao nos sentirmos bem ouvindo determinadas canções, é possível que concordemos de certa forma com a mensagem que aquela letra e melodia nos transmitem. Interessante, concorda?

Além disso, saindo um pouco da maneira de pensar, a maneira de agir também se manifesta musicalmente. Pessoas suaves, tranquilas e serenas costumam preferir músicas que passam esse tipo de sensação. É porque nosso cérebro está ligado sensorialmente com a música, e ela se conecta também com nosso gênio e nossa personalidade.

Por isso, ele diz muito também sobre como funcionamos (até na academia!)

Se nosso gosto musical se relaciona com as nossas atitudes, é certo que preferimos determinados tipos de melodia para exercer as diferentes atividades que nos são exigidas diariamente. Para estudar, por exemplo, uma música mais tranquila cai bem. Para dançar bastante em uma festa, músicas animadas e com tons altos são a melhor pedida.

Sendo assim, é essencial ter em mente o gosto da turma na academia para montar uma playlist que combine de verdade com aquelas pessoas e faça com que o treino siga sem percepção de tempo e dor, o que consequente motiva e gera mais resultados — e, nesse caso, o que deve ser sempre levado em conta é conseguir criar uma atmosfera agradável e motivante para a maioria das pessoas que está malhando simultaneamente no ambiente.

Gosto musical do aluno: A música motiva e fideliza

O gosto musical do aluno, portanto, deve ser bem trabalhado e explorado para que o potencial físico máximo dele seja também desenvolvido. E isso faz toda a diferença na hora do treino: os alunos se sentem mais bem dispostos, animados e contentes, afinal, eles estão realmente felizes com o que está tocando para eles.

Tenha sempre em mente que o que vai realmente interferir na experiência é a motivação dos meus alunos que, por estarem engajados na prática de exercícios, têm resultados mais rápidos e não desistem facilmente pelo nível de relação que atingem com o treino e com o próprio corpo — além disso, resultados mais rápidos geram uma motivação ainda maior, como um ciclo. E isso pode ser atingido com a música que se coloca no ambiente, que tem todo este poder de estímulo!

Conclusão: A música certa motiva aumentando os resultados e uma vez que os alunos alcançam os objetivos estão fidelizados e engajados com a academia, o que  reduz a taxa de cancelamento.

Que tal fazer uma pesquisa com seus alunos perguntando com qual tipo de música eles mais se sentem motivados? O resultado pode gerar uma compilação de gêneros incrível e funcional para o ambiente!

E aí, entendeu melhor sobre como nosso gosto musical se relaciona diretamente com o nosso jeito de ser, pensar e agir e como isso se relaciona com a motivação deles? Já conheceu mais sobre as músicas que seus alunos curtem? Temos certeza de que nossas dicas serão muito úteis para o ambiente de academia, principalmente. Deixe um comentário contanto suas experiências em relação a isso!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Os benefícios do marketing sensorial para academias

Uma forma de marketing que ainda não é tão conhecida é o marketing sensorial. Ele pode ajudar muito a fortalecer uma marca, atrair novos clientes e fidelizá-los. Apesar de nem todos se lembrarem desse tipo de marketing, ele é muito comum em academias, mas nem sempre é feito da forma correta. Você conhece essa técnica?…

Por Nayara Santos em 01.06.2016

O impacto da música na percepção dos alunos

Ao contrário do que você pode imaginar a música tem um grande impacto na percepção dos seus alunos, por esse motivo trouxe 5 fatores onde a música pode ajudar a motivar, fidelizar, reter e encantar seus alunos. Primeiramente, se você é gestor ou proprietário de uma academia, você já notou que precisa criar uma programação…

Por Nayara Santos em 11.04.2017

Dica de Campanha para Academias – Indique muitos amigos e ganhe mais descontos!

Indique muitos amigos e ganhe mais descontos! Chegou a época que os alunos se dedicam ainda mais para conseguir chegar em seus resultados para o verão que está logo aí. Sabemos também que quem não treinou o ano inteiro começa a pensar em ir para academia correr atrás do prejuízo. Então, que tal incentivar seus…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Gestão da Academia: 5 dicas para colocar em prática hoje mesmo!

Nós sabemos que uma boa gestão da academia é o que vai determinar seu sucesso, não é mesmo? Mas como se diferenciar e ser melhor em um mercado que está crescendo e mudando tanto? Existem algumas estratégias que um gestor pode adotar e que podem destacar sua academia das demais, aumentar seus resultados e ter crescimento constante.…

Por Nayara Santos em 03.08.2017

Marketing para academia: Conheça as melhores estratégias

No concorrido segmento de academias, pode ser difícil encontrar diferenciais para se destacar no mercado. É fundamental revisar seus recursos, pontos fortes e localização para ajudá-lo a desenvolver a melhor estratégia de marketing para academia. A seguir, reunimos as principais dicas para atrair mais clientes e elevar o padrão da sua marca. Você está preparado?…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Equipamentos de academia são a solução para atrair alunos? Saiba mais sobre isso!

A experiência dos alunos é essencial para o sucesso de uma academia. Isso acontece porque se trata de algo que influencia a visão que as pessoas têm do estabelecimento. Nesse contexto, nem sempre os equipamentos de academia de última geração são suficientes para driblar todas as questões. Embora ter bons aparelhos seja importante, é preciso…

Por Nayara Santos em 20.09.2019

TOP 15: Saiba quais são as músicas mais tocadas em 2023

Saber quais são as músicas mais tocadas pode te ajudar a ter a playlist certa e atualizada para receber os clientes na loja. Nós já falamos aqui no nosso blog sobre como é importante a escolha das músicas que vão tocar durante o funcionamento da sua academia e como a música pode influenciar o desempenho…

Por Nayara Santos em 18.09.2023

Como fidelizar os alunos da academia?

Rotatividade de alunos: esse é um dos maiores problemas enfrentados pelos gestores e donos de academia. Não é preciso procurar muito para encontrar relatos de pessoas que frequentaram a academia por menos de 2 meses e depois desistiram. Alguns simplesmente porque perderam a motivação, outros porque resolveram se matricular em uma academia concorrente. Há, no…

Por Nayara Santos em 02.08.2021

História de Sucesso da Six Gym Academia – Usando comunicação rápida e certeira!

A  Six Gym Academia surgiu de uma ideia de cinco amigos, sendo três destes profissionais da área de educação física com vasta experiência em academia e outros dois atletas de fisioculturismo e apaixonados pelo esporte. Teve a sua inauguração dia 28 de julho de 2014 em Caxias do Sul. A Six tem como principal objetivo oferecer…

Por Nayara Santos em 06.11.2017

Receba nossos conteúdos exclusivos