Por Nayara Santos em 27.02.2024

Dicas de Saúde e bem-estar: qual a importância de manter seus alunos bem informados?

Por Nayara Santos em 27.02.2024

Oferecer aos seus alunos dicas de saúde e bem-estar podem ajudá-los a ter um melhor desempenho nos treinos, manter o foco e alcançar os resultados desejados. Entretanto, essas dicas precisam ser sérias, confirmadas cientificamente ou mesmo comprovadas por especialistas.

Além disso, as dicas devem ser assunto interessantes para os seus alunos. Assim, eles ficarão de olho no que você tem a dizer e buscaram sempre por novas dicas e informações, passando a enxergar a sua academia como uma referência e a confiar mais no que você tem a dizer.

Por isso, resolvemos falar na importância de utilizar essa estratégia para manter os alunos bem informados e motivados para malhar. Não perca essa oportunidade de reforçar a sua marca e conquistar os alunos. Boa leitura!

Entendendo o que se passa na cabeça dos alunos

Existem coisas simples, mas que se ninguém contar, ele não vai saber. Essas pequenas coisas podem estar relacionadas com alimentação, hábitos, decisões e comportamentos e podem influenciar para ele se manter no caminho de uma vida mais saudável e focada em bem-estar.

Por exemplo, é extremamente comum ver alunos que contratam um ano de academia, mas que param de frequentar o estabelecimento depois de 2 ou 3 meses. Existem diversos motivos para isso, mas eles geralmente giram em torno de:

  • “Ah sê ta louco, dói demais meu corpo”;
  • “Mais de um mês malhando e não emagreci ainda”
  • “Me falta tempo!”
  • “Eu me sinto muito cansado”, e assim por diante.

Você bem sabe que essas são apenas desculpas que os alunos arrumam, evitando se comprometer com algo que exige um certo esforço. Afinal, nem sempre é fácil falar não para aquela sobremesa deliciosa, ou então trocar o happy-hour pela academia em uma sexta-feira à noite.

Ajudando os seus alunos a serem mais saudáveis e a terem uma melhor qualidade de vida

O cenário mostrado acima ilustra bem o que acontece em praticamente todas as academias. O aluno espera ter resultados rápidos, não entende como o processo funciona e acaba se frustrando. 

Isso acontece justamente pela falta de informação, levando as pessoas a pensarem que basta começar a malhar e que em um mês elas estarão em forma. Ou mesmo que elas não ficarão doloridas ou não precisarão abrir mão de nada. 

Portanto, a melhor forma de evitar que isso aconteça é com informação. Mantendo o aluno ciente de como funciona o processo de emagrecimento, ganho de massa muscular, fôlego ou resistência para participar de competições. 


Manter os alunos motivados e inteirados sobre o processo é parte do seu trabalho e da sua equipe. Em outras palavras, é preciso conseguir se comunicar com os alunos de forma eficaz e efetiva. Assim eles poderão compreender como todo o processo funciona e acompanhar os resultados com maior empolgação.

Dicas de saúde e bem-estar

Não sabe quais dicas de saúde e bem-estar dar para os seus alunos? Não tem problema, nós ajudamos:

  • Mantenha uma dieta equilibrada: consumir uma boa variedade de alimentos saudáveis, incluindo frutas, vegetais, proteínas magras, grãos integrais e gorduras saudáveis. Evite alimentos processados e ricos em açúcares adicionados;
  • Mantenha-se hidratado: consumir água antes, durante e após o exercício para manter-se hidratado, lembrando que a desidratação pode afetar negativamente o desempenho e a recuperação;
  • Descanso e recuperação: um sono adequado todas as noites permite a recuperação muscular e a regeneração. Além disso, inclua dias de descanso na sua rotina de exercícios para evitar o excesso de treinamento e prevenir lesões;
  • Aquecimento e resfriamento: fazer um aquecimento adequado antes de iniciar o treino para preparar o corpo e reduzir o risco de lesões é essencial. Após o treino, faça um resfriamento para ajudar na recuperação muscular e flexibilidade;
  • Varie os exercícios: conseguir variar o estímulo, ou seja, o tipo de exercício que você faz, ajuda a desafiar diferentes grupos musculares e evitar o tédio;
  • Faça alongamentos: assim é possível melhorar a flexibilidade, reduzir a rigidez muscular e prevenir lesões. Inclua sessões de alongamento antes e depois do treino;
  • Escute seu corpo: estar atento aos sinais que seu corpo está enviando, evitando ou parando de fazer o exercício caso sinta dor ou desconforto e procurar um professor para ajudar a entender se há algum problema durante a execução do exercício;
  • Mantenha a postura correta: Ao realizar exercícios, concentre-se na técnica adequada e mantenha uma boa postura para evitar lesões e maximizar os benefícios do treino;
  • Suplementação quando necessário e sob orientação: Em alguns casos, suplementos podem ser úteis para complementar a dieta e melhorar o desempenho, mas sempre consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação.

Inclusive, é essencial ter a ajuda de profissionais (nutricionistas, educadores físicos, médicos e fisioterapeutas) para elaborar essas dicas e saber exatamente o que dizer. Desta forma, você garantirá que a informação está correta e que não vai falar nenhuma besteira.

Como manter os alunos bem informados?

O próximo ponto que precisa ser considerado na hora de dar dicas de saúde e bem-estar é a forma como levar essa informação para os seus alunos. Isso pode ser feito em publicações nas redes sociais ou newsletters.

Entretanto, provavelmente, uma das melhores formas de compartilhar essas dicas é enquanto os alunos estão na academia. E, para isso, você pode criar uma rádio indoor personalizada

Neste caso, você é que estará no controle da programação (musical e de anúncios), podendo escolher o que será reproduzido e quando. Por exemplo, em dias mais quentes pode incluir dicas para se manter hidratado ou lembretes para tomar água. 

Aliás, a rádio pode ser utilizada para muito mais do que dar dicas de saúde e bem-estar. Ela pode ser uma excelente ferramenta para manter os alunos por dentro das novidades da academia, as aulas estão começando, eventos promovidos, dentre muitos outros.

A melhor forma de conseguir comprovar que essa é uma estratégia que funciona de verdade é conferindo de perto. Então não perca mais tempo, confira a seguir como solicitar o seu teste gratuito agora mesmo!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

História de Sucesso – Ox Academia cuidar da música ficou mais fácil!

A Ox Academia surgiu em setembro de 2006 em Salvador, fundada por dois sócios, com a proposta de dar um atendimento personalizado. Após 4 anos no mercado, a Ox mudou de endereço e estabeleceu um novo desafio: criar a Rede Ox no interior, na divisa dos estados Bahia e Sergipe. Com nova sede em 2010,…

Por Nayara Santos em 08.11.2017

Academias: Como Competir com Low-cost?

O modelo de academias low-cost surgiu há alguns anos como uma reestruturação em resposta às necessidades que o mercado percebeu, retirando de seus serviços qualquer coisa que poderia tornar o ticket médio do cliente mais alto. Você tem uma academia comum e quer saber como competir com low-cost? Desenvolvemos esse artigo pensando em você. Academias…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

[E-book] Guia de ambientação para academias

Guia de ambientação para academias Se você se encaixa em um dos perfis abaixo, esse E-book é para você! Preciso melhorar a experiência dos meus alunos na academia; Tenho interesse em conhecer mais sobre ambientação para academias; Quero saber como melhorar o ambiente da minha academia para motivar meus alunos. Não importa o tamanho da sua academia, a ambientação…

Por Nayara Santos em 30.05.2016

Comunicação na academia: aprenda a se comunicar com mais clareza

É notório o interesse cada vez maior das pessoas por assuntos que envolvam qualidade de vida e, consequentemente, cuidados com o corpo e com a saúde. Basta percebermos a quantidade de alimentos naturais (ou, pelo menos, menos industrializados) que ganham espaço nas prateleiras e, claro, os alunos em busca dos mais diversos tipos de atividades…

Por Nayara Santos em 30.07.2021

Dica de Campanha para Academias – Indique muitos amigos e ganhe mais descontos!

Indique muitos amigos e ganhe mais descontos! Chegou a época que os alunos se dedicam ainda mais para conseguir chegar em seus resultados para o verão que está logo aí. Sabemos também que quem não treinou o ano inteiro começa a pensar em ir para academia correr atrás do prejuízo. Então, que tal incentivar seus…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Como escolher um serviço de Rádio para sua academia?

Como escolher um serviço de Rádio para sua academia? Se você chegou aqui, certamente já sabe dos benefícios de ter uma rádio própria para sua academia. Agora, vou explicar o que você precisa saber na hora de escolher uma Rádio Personalizada na sua academia, preste atenção pois é MUITO importante que você não erre nestes…

Por Nayara Santos em 19.11.2015

Como fazer o recrutamento e a seleção de professores na academia?

Contar com os melhores profissionais em sua academia é essencial para que os alunos sejam bem orientados e obtenham os resultados desejados com os treinos. Afinal, ninguém gosta de pagar para treinar e não ter um bom acompanhamento, sendo apenas orientado a usar os aparelhos. Para conquistar um atendimento excelente aos alunos, no entanto, você…

Por Nayara Santos em 28.07.2021

Conheça Algumas Tendências de Marketing para Academias

Confira algumas das maiores tendências de marketing para academia e aplique em seu empreendimento agora mesmo!

Por Nayara Santos em 24.04.2019

Saiba qual playlist ideal para motivar alunos na academia de manhã

Playlist ideal para motivar alunos na academia: acordar para ir à academia de manhã tornou-se um hábito comum para a maioria das pessoas. No entanto, quem deseja manter um corpo fitness ou saudável, precisa ter coragem para abandonar a cama logo cedo. Por este motivo, chegar na academia e escutar boas músicas é uma ação…

Por Nayara Santos em 02.08.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos