Por Nayara Santos em 14.06.2016

Erros mais comuns na recepção da academia.

Por Nayara Santos em 14.06.2016

Um potencial aluno precisa estar cercado de boas razões para fazer a matrícula na sua academia. Pode ser a busca por uma vida mais saudável, fazer as pazes com o próprio corpo ou até mesmo fugir da tentação de exagerar no happy hour: a motivação tem de estar em alta para que ele comece essa empreitada com o pé direito.

A recepção da sua academia exerce um papel fundamental nesse processo de tomada de decisão. Para ajudar você a construir um ambiente convidativo e engajador, separamos os erros mais comuns para você evitar e conquistar seu aluno na primeira visita!

Ignorar o impacto visual

Vamos pensar na jornada que seu cliente faz até chegar à sua recepção. Se ele está em dúvida sobre a matrícula e se depara com um ambiente neutro, onde tem apenas o básico de qualquer recepção, provavelmente perderá boa parte do estímulo que o levou até ali — e você quer justamente o contrário, certo?

A recepção tem de passar o profissionalismo da academia e uma espécie de “prévia” do que o visitante encontrará ao se tornar aluno. Por isso, pense fora da caixa e não se restrinja ao modelo “balcão e computador”: invista em um projeto arquitetônico que privilegie e reflita a imagem da marca, por meio das cores e do logo, por exemplo.

Falta de critério ao escolher os recepcionistas

O funcionário que está atrás do balcão é a cara da empresa, pelo menos em um primeiro momento. Imagine o seguinte: sua recepção é toda bem equipada e atraente, mas quando o cliente entra a equipe de atendimento está com uma postura desleixada. Como você acha que esse visitante reagiria?

Garantir a qualidade de quem recebe o público é tão importante quanto aplicar recursos em infraestrutura. Isso não significa, no entanto, que você deve transformar o ambiente de trabalho em um quartel-general. A ideia aqui é fazer um gerenciamento otimizado, em que o aprimoramento das funções é natural e constante.

Desorganização evidente

A boa impressão da sua recepção pode ser reduzida a pó se ela não estiver organizada. Deixar papéis espalhados no balcão ou demorar para oferecer informações básicas pode minar todos os esforços que você empenhou até aqui.

Ao montar sua recepção, assegure que os espaços para arquivamento de formulários e folhetos promocionais estejam sempre ao alcance da equipe. Da mesma maneira, certifique-se de que seus recepcionistas conheçam a estrutura da academia, como o número de ambientes que ela possui, para que eles possam responder de prontidão e promover uma experiência de consumo de qualidade.

Percebeu como esses 3 aspectos estão relacionados e que, quando cometidos, geram um efeito bola de neve? É por isso que saber como construir e gerenciar a recepção se faz essencial para uma academia de sucesso. Ela é, literalmente, a porta de entrada do cliente para sua empresa. Faça com que a experiência seja a mais marcante possível!

Você já recebeu algum aluno que veio de uma experiência ruim em outra academia e o conquistou já na recepção? Compartilhe esses exemplos nos comentários!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Uma homenagem da Listenx com a SmartFit para o Dia do Profissional de Educação Física

No dia 1° de setembro é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física, essa figura importantíssima em qualquer academia. São eles que ajudam os alunos a treinarem corretamente, de forma segura e a obter resultados. Afinal, quando você tem alguém te ajudando a manter o foco no exercício, fica bem mais fácil, não é…

Por Nayara Santos em 20.09.2022

Os benefícios do marketing sensorial para academias

Uma forma de marketing que ainda não é tão conhecida é o marketing sensorial. Ele pode ajudar muito a fortalecer uma marca, atrair novos clientes e fidelizá-los. Apesar de nem todos se lembrarem desse tipo de marketing, ele é muito comum em academias, mas nem sempre é feito da forma correta. Você conhece essa técnica?…

Por Nayara Santos em 01.06.2016

Para que Serve Gestão Financeira para Academias?

Ter uma academia vai muito além de oferecer aulas das mais diversas modalidades esportivas. Como qualquer negócio, é importante cuidar da estrutura. Saber como administrar devidamente os recursos é fundamental para garantir o sucesso do empreendimento e é exatamente aí que entra a gestão financeira para academias. A gestão financeira para academias pode ser um verdadeiro…

Por Nayara Santos em 17.04.2019

A Rádio Academia da ListenX estará presente na 19º IHRSA!

Pela 13º vez a Rádio Academia – ListenX estará presente no maior e mais respeitado evento fitness da América Latina.  A feira reúne mais de 16 mil visitantes, aproximadamente 120 expositores e mais de 100 palestras. É o grande momento para você ficar por dentro de novos serviços e sobre as novidades do mercado fitness.…

Por Nayara Santos em 08.08.2018

3 erros de quem investe em música para academia

Música para academia: A música é indispensável para a qualidade dos treinos de qualquer academia, pois ela traz inúmeros benefícios — tanto para o corpo quanto para a mente dos alunos — independentemente do tipo de exercício físico praticado por eles. Ao ouvir música, a frequência cardíaca, a pressão sanguínea e a secreção de hormônios do…

Por Nayara Santos em 26.07.2016

Academias: Como Competir com Low-cost?

O modelo de academias low-cost surgiu há alguns anos como uma reestruturação em resposta às necessidades que o mercado percebeu, retirando de seus serviços qualquer coisa que poderia tornar o ticket médio do cliente mais alto. Você tem uma academia comum e quer saber como competir com low-cost? Desenvolvemos esse artigo pensando em você. Academias…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

As melhores técnicas e ferramentas do marketing promocional para academias

Aposte nas nossas técnicas e ferramentas do marketing promocional e impulsione sua academia!

Por Nayara Santos em 06.10.2023

9 Ideias de eventos para sua academia

Ter boas ideias de eventos para a sua academia pode atrair muitos alunos novos e ajudar a fidelizar aqueles que já frequentam o seu estabelecimento. Isso porque, as academias de ginástica são ambientes movimentados e cheios de oportunidades para engajar o público. Quando você usa a criatividade e deixa seu estabelecimento muito mais integrado e…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Piso para Academia: Saiba como escolher o seu!

A escolha de um piso para academia é algo de grande importância quando você estiver montando seu negócio. Não podemos dizer que haja um único piso ideal, mas pisos ideais para cada tipo de ambiente e de atividade, pois o importante é criar um local onde as pessoas possam malhar com segurança e conforto. No…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos