Um potencial aluno precisa estar cercado de boas razões para fazer a matrícula na sua academia. Pode ser a busca por uma vida mais saudável, fazer as pazes com o próprio corpo ou até mesmo fugir da tentação de exagerar no happy hour: a motivação tem de estar em alta para que ele comece essa empreitada com o pé direito.
A recepção da sua academia exerce um papel fundamental nesse processo de tomada de decisão. Para ajudar você a construir um ambiente convidativo e engajador, separamos os erros mais comuns para você evitar e conquistar seu aluno na primeira visita!
Ignorar o impacto visual
Vamos pensar na jornada que seu cliente faz até chegar à sua recepção. Se ele está em dúvida sobre a matrícula e se depara com um ambiente neutro, onde tem apenas o básico de qualquer recepção, provavelmente perderá boa parte do estímulo que o levou até ali — e você quer justamente o contrário, certo?
A recepção tem de passar o profissionalismo da academia e uma espécie de “prévia” do que o visitante encontrará ao se tornar aluno. Por isso, pense fora da caixa e não se restrinja ao modelo “balcão e computador”: invista em um projeto arquitetônico que privilegie e reflita a imagem da marca, por meio das cores e do logo, por exemplo.
Falta de critério ao escolher os recepcionistas
O funcionário que está atrás do balcão é a cara da empresa, pelo menos em um primeiro momento. Imagine o seguinte: sua recepção é toda bem equipada e atraente, mas quando o cliente entra a equipe de atendimento está com uma postura desleixada. Como você acha que esse visitante reagiria?
Garantir a qualidade de quem recebe o público é tão importante quanto aplicar recursos em infraestrutura. Isso não significa, no entanto, que você deve transformar o ambiente de trabalho em um quartel-general. A ideia aqui é fazer um gerenciamento otimizado, em que o aprimoramento das funções é natural e constante.
Desorganização evidente
A boa impressão da sua recepção pode ser reduzida a pó se ela não estiver organizada. Deixar papéis espalhados no balcão ou demorar para oferecer informações básicas pode minar todos os esforços que você empenhou até aqui.
Ao montar sua recepção, assegure que os espaços para arquivamento de formulários e folhetos promocionais estejam sempre ao alcance da equipe. Da mesma maneira, certifique-se de que seus recepcionistas conheçam a estrutura da academia, como o número de ambientes que ela possui, para que eles possam responder de prontidão e promover uma experiência de consumo de qualidade.
Percebeu como esses 3 aspectos estão relacionados e que, quando cometidos, geram um efeito bola de neve? É por isso que saber como construir e gerenciar a recepção se faz essencial para uma academia de sucesso. Ela é, literalmente, a porta de entrada do cliente para sua empresa. Faça com que a experiência seja a mais marcante possível!
Você já recebeu algum aluno que veio de uma experiência ruim em outra academia e o conquistou já na recepção? Compartilhe esses exemplos nos comentários!
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