Por Nayara Santos em 01.06.2016

Os benefícios do marketing sensorial para academias

Por Nayara Santos em 01.06.2016

Uma forma de marketing que ainda não é tão conhecida é o marketing sensorial. Ele pode ajudar muito a fortalecer uma marca, atrair novos clientes e fidelizá-los. Apesar de nem todos se lembrarem desse tipo de marketing, ele é muito comum em academias, mas nem sempre é feito da forma correta.

Você conhece essa técnica? Quer conferir se está aproveitando todos os benefícios que ele pode oferecer à sua academia? Então continue lendo:

Como o marketing sensorial pode ser aplicado nas academias?

O marketing sensorial visa estimular os sentidos dos alunos para melhorar a qualidade dos seus momentos na academia. Ele pode ser trabalhado de uma infinidade de formas; as cores da decoração, as músicas que tocam enquanto os alunos se exercitam e as essências que compõem o aroma do ambiente são apenas algumas delas.

Pense em estratégias que criem um ambiente agradável e estimulante para os seus alunos. Para isso, é fundamental conhecê-los bem e saber como agradá-los. É importante, também, tomar cuidado com os exageros, para não tornar o espaço de exercício carregado demais e desagradável.

Quais são os benefícios do marketing sensorial para academias?

Melhoria da experiência dos alunos

Os clientes estão cada vez mais exigentes. São tantas opções no mercado que, uma vez insatisfeitos com um serviço, é fácil encontrar uma empresa concorrente que vá atender melhor às suas necessidades. Por isso, é cada vez mais importante que sejam incluídas nas táticas de marketing estratégias que tornem sua experiência com um serviço a melhor possível.

O marketing sensorial pode ajudar a sua academia nisso. Por meio dele, você pode criar um ambiente mais agradável e estimulante para os alunos treinarem, com cheiros, sons e estímulos visuais. Pode usar ainda os sentidos do tato e da gustação ao oferecer lanches diferenciados na cantina, além de muitas outras técnicas. Portanto, capriche e tenha cuidado com exageros, pois criar um ambiente carregado demais (com música desagradável ou cheiros muito fortes, por exemplo) também pode ser prejudicial.

Fortalecimento da sua marca

Além de enriquecer a experiência dos seus alunos, o marketing sensorial pode funcionar para fortalecer a sua marca, pois criará um bom diferencial. É extremamente benéfico ter sua marca relacionada a conceitos que a destaquem positivamente dos concorrentes, e o marketing sensorial pode ajudar muito nisso.

Captação de alunos novos e fidelização dos atuais

O marketing sensorial pode ajudar sua academia a atrair novos alunos de diversas formas. Por exemplo, os clientes atuais, satisfeitos com a experiência de que desfrutam, vão naturalmente falar dela para seus contatos. Outra forma de atração que pode ocorrer com essa forma de marketing é captar o interesse de quem passa por ali, pois a decoração interna e a música podem chamar a atenção.

Além disso, tão importante quanto captar novos clientes é reter os atuais alunos. Uma boa equipe de treinadores, um ambiente limpo e aparelhos modernos são importantes formas de fazer essa fidelização, mas o que vai de fato diferenciar a sua academia das outras é a experiência de qualidade que você proporcionada. E tenha a certeza de que o marketing sensorial pode ter um enorme papel ao criar esse diferencial.

Portanto, não deixe de pesquisar e se dedicar à criação de uma estratégia de marketing sensorial que tenha tudo a ver com os alunos da sua academia.

Gostou desse post? O que você pensa sobre o tema do marketing sensorial? Não deixe de nos contar aqui nos comentários!

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