Por Nayara Santos em 01.06.2016

Os benefícios do marketing sensorial para academias

Por Nayara Santos em 01.06.2016

Uma forma de marketing que ainda não é tão conhecida é o marketing sensorial. Ele pode ajudar muito a fortalecer uma marca, atrair novos clientes e fidelizá-los. Apesar de nem todos se lembrarem desse tipo de marketing, ele é muito comum em academias, mas nem sempre é feito da forma correta.

Você conhece essa técnica? Quer conferir se está aproveitando todos os benefícios que ele pode oferecer à sua academia? Então continue lendo:

Como o marketing sensorial pode ser aplicado nas academias?

O marketing sensorial visa estimular os sentidos dos alunos para melhorar a qualidade dos seus momentos na academia. Ele pode ser trabalhado de uma infinidade de formas; as cores da decoração, as músicas que tocam enquanto os alunos se exercitam e as essências que compõem o aroma do ambiente são apenas algumas delas.

Pense em estratégias que criem um ambiente agradável e estimulante para os seus alunos. Para isso, é fundamental conhecê-los bem e saber como agradá-los. É importante, também, tomar cuidado com os exageros, para não tornar o espaço de exercício carregado demais e desagradável.

Quais são os benefícios do marketing sensorial para academias?

Melhoria da experiência dos alunos

Os clientes estão cada vez mais exigentes. São tantas opções no mercado que, uma vez insatisfeitos com um serviço, é fácil encontrar uma empresa concorrente que vá atender melhor às suas necessidades. Por isso, é cada vez mais importante que sejam incluídas nas táticas de marketing estratégias que tornem sua experiência com um serviço a melhor possível.

O marketing sensorial pode ajudar a sua academia nisso. Por meio dele, você pode criar um ambiente mais agradável e estimulante para os alunos treinarem, com cheiros, sons e estímulos visuais. Pode usar ainda os sentidos do tato e da gustação ao oferecer lanches diferenciados na cantina, além de muitas outras técnicas. Portanto, capriche e tenha cuidado com exageros, pois criar um ambiente carregado demais (com música desagradável ou cheiros muito fortes, por exemplo) também pode ser prejudicial.

Fortalecimento da sua marca

Além de enriquecer a experiência dos seus alunos, o marketing sensorial pode funcionar para fortalecer a sua marca, pois criará um bom diferencial. É extremamente benéfico ter sua marca relacionada a conceitos que a destaquem positivamente dos concorrentes, e o marketing sensorial pode ajudar muito nisso.

Captação de alunos novos e fidelização dos atuais

O marketing sensorial pode ajudar sua academia a atrair novos alunos de diversas formas. Por exemplo, os clientes atuais, satisfeitos com a experiência de que desfrutam, vão naturalmente falar dela para seus contatos. Outra forma de atração que pode ocorrer com essa forma de marketing é captar o interesse de quem passa por ali, pois a decoração interna e a música podem chamar a atenção.

Além disso, tão importante quanto captar novos clientes é reter os atuais alunos. Uma boa equipe de treinadores, um ambiente limpo e aparelhos modernos são importantes formas de fazer essa fidelização, mas o que vai de fato diferenciar a sua academia das outras é a experiência de qualidade que você proporcionada. E tenha a certeza de que o marketing sensorial pode ter um enorme papel ao criar esse diferencial.

Portanto, não deixe de pesquisar e se dedicar à criação de uma estratégia de marketing sensorial que tenha tudo a ver com os alunos da sua academia.

Gostou desse post? O que você pensa sobre o tema do marketing sensorial? Não deixe de nos contar aqui nos comentários!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Uma homenagem da Listenx com a SmartFit para o Dia do Profissional de Educação Física

No dia 1° de setembro é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física, essa figura importantíssima em qualquer academia. São eles que ajudam os alunos a treinarem corretamente, de forma segura e a obter resultados. Afinal, quando você tem alguém te ajudando a manter o foco no exercício, fica bem mais fácil, não é…

Por Nayara Santos em 20.09.2022

Por que devo conhecer o gosto musical do aluno antes de criar playlist?

Gosto musical do aluno: a música é, para muitos, o combustível da vida. Ela une as pessoas, faz com que todos se animem, conversem sobre o assunto e, além disso, diverte e entretém. É por este (e por alguns outros motivos) que os serviços de streaming musicais fazem tanto sucesso, assim como os shows e…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

7 formas de melhorar a comunicação com o cliente da sua academia

Como melhorar a comunicação com o cliente: na hora de falar com os alunos, existem diversos meios para ajudar sua academia. Eles podem tornar a comunicação com os seus clientes mais fácil, prática e organizada. Não sabe quais são? Então fique ligado, pois nesse post daremos algumas dicas para sua academia melhorar ainda mais! Quadro…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

4 dicas de como melhorar o ambiente da academia

Dicas de como melhorar o ambiente da academia Nos últimos anos, as academias têm se transformado em um espaço de promoção da saúde e da qualidade de vida. Para acompanhar essa tendência, os empreendedores devem apostar em artifícios que melhoram a experiência dos seus alunos dentro do seu estúdio. Uma estratégia infalível é investir na…

Por Nayara Santos em 02.08.2021

Plano de Marketing: Academia de Ginástica Também Precisa?

O plano de marketing é a ferramenta estratégica mais importante para qualquer tipo de empreendimento. É a partir dele que você será capaz de identificar seus pontos fortes e fracos e poderá desenvolver ações para tornar o negócio mais rentável e atingir seu público da melhor maneira possível. Será que o plano de marketing vale…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Música na academia: boas práticas do uso profissional de música em academias

Muitos gestores de academia sentem até um calafrio quando o assunto é música. Isso porque, a maioria das reclamações dos alunos está ligada à trilha sonora durante os treinos. Isso faz com que cada vez mais os alunos utilizem fones de ouvido, deixando de aproveitar o ambiente da academia e nem sempre alcançando os resultados…

Por Nayara Santos em 26.09.2023

Acidentes na academia: saiba como evitar e como agir caso aconteça!

Um lugar dedicado à prática de exercícios físicos deve promover a saúde e o bem-estar. Logo, é esperado que esse tipo de estabelecimento elimine o máximo de riscos que possam prejudicar a experiência das pessoas. Se você se preocupa com tal questão, precisa buscar formas de evitar acidentes na academia. Os problemas tendem a surgir…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Academia cheia? Saiba como evitar problemas com alunos

Como evitar de deixar sua academia cheia: Todo dono de academia sabe que existem dois períodos para sua empresa: a época de baixa e a época de alta. Então, no verão, quando as salas enchem, ele pode ficar muito mais tranquilo, pois sabe que não vai faltar dinheiro  para honrar compromissos. Porém, se os alunos…

Por Nayara Santos em 27.07.2016

Dica de Campanha para Academias – Arraiá da Academia

Êta mês baum demias sô para fidelizar, engajar e contagiar os alunos. Chegou o mês do arraiá, e essa é a hora de fazer a academia entrar no clima. Transforme a sua academia em uma verdadeira festança, chame todos os seus alunos e funcionários para uma grande quadrilha e também para as aulas temáticas. Não…

Por Nayara Santos em 30.07.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos