Uma forma de marketing que ainda não é tão conhecida é o marketing sensorial. Ele pode ajudar muito a fortalecer uma marca, atrair novos clientes e fidelizá-los. Apesar de nem todos se lembrarem desse tipo de marketing, ele é muito comum em academias, mas nem sempre é feito da forma correta.
Você conhece essa técnica? Quer conferir se está aproveitando todos os benefícios que ele pode oferecer à sua academia? Então continue lendo:
O marketing sensorial visa estimular os sentidos dos alunos para melhorar a qualidade dos seus momentos na academia. Ele pode ser trabalhado de uma infinidade de formas; as cores da decoração, as músicas que tocam enquanto os alunos se exercitam e as essências que compõem o aroma do ambiente são apenas algumas delas.
Pense em estratégias que criem um ambiente agradável e estimulante para os seus alunos. Para isso, é fundamental conhecê-los bem e saber como agradá-los. É importante, também, tomar cuidado com os exageros, para não tornar o espaço de exercício carregado demais e desagradável.
Os clientes estão cada vez mais exigentes. São tantas opções no mercado que, uma vez insatisfeitos com um serviço, é fácil encontrar uma empresa concorrente que vá atender melhor às suas necessidades. Por isso, é cada vez mais importante que sejam incluídas nas táticas de marketing estratégias que tornem sua experiência com um serviço a melhor possível.
O marketing sensorial pode ajudar a sua academia nisso. Por meio dele, você pode criar um ambiente mais agradável e estimulante para os alunos treinarem, com cheiros, sons e estímulos visuais. Pode usar ainda os sentidos do tato e da gustação ao oferecer lanches diferenciados na cantina, além de muitas outras técnicas. Portanto, capriche e tenha cuidado com exageros, pois criar um ambiente carregado demais (com música desagradável ou cheiros muito fortes, por exemplo) também pode ser prejudicial.
Além de enriquecer a experiência dos seus alunos, o marketing sensorial pode funcionar para fortalecer a sua marca, pois criará um bom diferencial. É extremamente benéfico ter sua marca relacionada a conceitos que a destaquem positivamente dos concorrentes, e o marketing sensorial pode ajudar muito nisso.
O marketing sensorial pode ajudar sua academia a atrair novos alunos de diversas formas. Por exemplo, os clientes atuais, satisfeitos com a experiência de que desfrutam, vão naturalmente falar dela para seus contatos. Outra forma de atração que pode ocorrer com essa forma de marketing é captar o interesse de quem passa por ali, pois a decoração interna e a música podem chamar a atenção.
Além disso, tão importante quanto captar novos clientes é reter os atuais alunos. Uma boa equipe de treinadores, um ambiente limpo e aparelhos modernos são importantes formas de fazer essa fidelização, mas o que vai de fato diferenciar a sua academia das outras é a experiência de qualidade que você proporcionada. E tenha a certeza de que o marketing sensorial pode ter um enorme papel ao criar esse diferencial.
Portanto, não deixe de pesquisar e se dedicar à criação de uma estratégia de marketing sensorial que tenha tudo a ver com os alunos da sua academia.
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