Por Nayara Santos em 29.07.2021

Bootcamp: conheça as vantagens para sua academia

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Investir em diversas modalidades de treino é uma estratégia eficiente para reter alunos. Isso acontece porque a variedade de opções permite agradar maior quantidade de pessoas, fazendo com que diferentes públicos ou perfis se sintam contemplados na programação da academia.

Se você procura uma atividade que alie diversas práticas, precisa descobrir o que é bootcamp. A novidade é inspirada no treinamento militar e vem ganhando destaque em várias partes do mundo. Por conta de seus benefícios, pode ser uma excelente alternativa para quem deseja expandir os negócios.

Quer ficar por dentro desse tipo de circuito que já recebeu diversas variações no Brasil? Acompanhe o nosso artigo e confira as principais informações sobre o assunto!

O que é bootcamp e como funciona?

Trata-se de uma modalidade focada na perda de peso e na melhora da força e resistência. As aulas são de curta duração — aproximadamente 45 minutos — e prometem trabalhar todas as partes do corpo de maneira intensa e, ao mesmo tempo, animada.


A motivação é garantida por conta do envolvimento de várias pessoas e da referência aos ambientes de guerra. Em um único circuito os alunos têm contato com uma série de atividades, como corrida com obstáculos, flexões, agachamentos e os famosos burpees.

Os exercícios aeróbicos e de calistenia são combinados a movimentos realizados com pesos livres, sem a presença dos tradicionais equipamentos de academia. O objetivo é trabalhar a musculatura de pernas, braços e abdômen de forma simultânea, visando resultados rápidos.

A aula de bootcamp

Tudo começa com o preparo do ambiente, que costuma ter iluminação avermelhada para estimular os alunos e fazer com que se sintam membros de uma missão importante. A referência aos treinamentos militares também fica clara com os gritos de guerra entoados pelo professor.

O alongamento é seguido de aquecimento com corrida livre ou na esteira, de acordo com a programação estipulada pelo profissional. Depois, com objetos que incluem halteres, corda naval e pneus, os alunos são orientados a cumprir uma série de desafios em períodos específicos.

Algumas pessoas podem confundir a modalidade por conta da semelhança que tem com o crossfit. Porém, enquanto este se concentra em aumentar a interação entre os participantes, o bootcamp tende a priorizar o esforço individual de cada participante para que consiga superar seus limites.

Quais são os benefícios da modalidade?

Agora você sabe o que é bootcamp e precisa ter condições de apresentar todos os seus benefícios aos interessados na modalidade. Afinal, muitas das vantagens podem ser apresentadas como verdadeiros diferenciais em sua academia. Veja abaixo os pontos mais relevantes.

Envolve treinos variados

O bootcamp une exercícios funcionais, cardiovasculares, de musculação e corrida em circuitos curtos e bastante intensos. Por conta disso, é uma excelente opção para alunos que têm uma agenda apertada e precisam de aulas rápidas e eficientes.

A variedade de práticas também atrai pessoas que não curtem a monotonia típica de algumas modalidades, como a musculação. Logo, pode ser um aspecto favorável na hora de atrair novos clientes para o negócio.

Os exercícios são feitos em grupo

Outro detalhe positivo do bootcamp está no fato de ser realizado em grupos grandes ou pequenos. Para muitas pessoas, a presença de outros colegas durante a prática é um estímulo a mais para manter o foco e cumprir uma rotina semanal de exercícios.

Ou seja, é praticamente impossível ficar desmotivado em uma aula como essa. Inclusive, participar de processos que envolvem duplas ou equipes é uma ótima forma de interação social — com o bônus da queima calórica de até 600 calorias por aula!

Melhora a disposição diária

A simples ação de movimentar o corpo já traz benefícios para quem é sedentário. No entanto, é possível potencializar os benefícios à saúde com atividades variadas, que possam trazer mais disposição e bem-estar aos praticantes.

Se você gosta de investir em ideias inovadoras, pode apostar no bootcamp sem medo. A modalidade tira proveito da diversidade de estímulos para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os resultados incluem melhora do sono, diminuição das dores, ganho de energia e aumento da felicidade.

Como incorporar o treino em uma academia?

Já ficou claro que o bootcamp é uma modalidade atrativa e com potencial para cativar os mais variados públicos. Nesse sentido, é importante que toda a equipe envolvida na gestão da academia discuta formas de incorporar a modalidade no dia a dia do estabelecimento.

Veja algumas orientações para ter sucesso na implementação do treino.

Adequar o ambiente

Como toda aula em grupo, o bootcamp demanda salões amplos para comportar todos os praticantes com conforto. Se não houver um ambiente com boa metragem, vale a pena fazer adaptações ou investir em uma reforma para alterar o layout das salas de luta ou de ginástica.

Além da área disponível, é importante pensar na estética do ambiente. Você pode trabalhar com cores e efeitos de luzes para remeter ao tema militar e criar uma atmosfera de combate. Dependendo do dia, as aulas podem até ser realizadas em locais abertos, preferencialmente com gramado.

A segurança é outro aspecto a considerar no preparo do ambiente, que deve ter piso adequado para absorver impactos e evitar escorregões. Revestimentos emborrachados ou com características antiderrapantes são boas pedidas.

Selecionar o profissional

Experiência com a modalidade deve ser uma exigência mínima ao professor responsável por conduzir as aulas. O profissional também deve ser instruído a acompanhar cada aluno durante a prática, de modo a orientar e fazer as correções dos movimentos rapidamente.

As restrições ao treino se limitam a pessoas com problemas cardíacos e determinadas lesões, visto que inclui exercícios intensos. Em todo caso, é importante que os interessados passem por uma avaliação médica antes de iniciar na modalidade, a fim de descartar qualquer problema de saúde.

Elaborar um programa

Como toda atividade física, a prática do bootcamp pode resultar em lesões. Uma boa forma de evitar acidentes é garantir que os treinos sejam adaptados ao público-alvo. Para isso, é importante que o professor elabore programas voltados a iniciantes e os diferencie dos circuitos aplicados aos alunos avançados.

Quem está começando deve receber pouco ou nenhum peso nas primeiras semanas. Esse período é crucial para que o corpo se adapte, protegendo as articulações e tonificando os músculos aos poucos. Com o tempo, tanto as cargas quanto a intensidade podem ser aumentadas.

Gostou de aprender o que é bootcamp e suas vantagens mais relevantes? Vale a pena considerar a possibilidade de incluir essa novidade em sua academia. Dessa forma, poderá surpreender os clientes e melhorar a visão que eles têm sobre os serviços oferecidos.

Quer continuar aprendendo sobre o universo fitness? Fique conosco e veja tudo o que você precisa saber para ter uma academia low cost!

Tenha uma rádio personalizada na sua academia com várias playlists prontas para motivar os seus alunos!

Tá cansado de escolher e atualizar as músicas que vão tocar na sua academia? Com a Radioacademia você terá acesso a diversas playlists prontas (e sempre atualizadas), com as músicas certas para motivar seus alunos durante o treino.

E ainda poderá divulgar todas as suas promoções, campanhas e eventos, através de anúncio personalizado e cortesias, aumentando a participação dos seus alunos em todas as suas campanhas.

Teste por 10 dias grátis a Radioacademia e acabe de uma vez com as reclamações sobre as músicas.

Compartilhe

Você também pode gostar

História de Sucesso da Academia Qualivida – O fim das reclamações sobre a música!

 A Academia Qualivida existe há 17 anos, a missão dela é ajudar as pessoas a terem uma vida mais saudável cuidando do seu corpo e da sua mente. A Qualivida é uma academia para todos e contém diversas atividades, como: Natação BB, infantil e adulto Hidroginástica Step Zumba Circuito E muito mais… Pensando em acabar…

Por Nayara Santos em 12.11.2017

Quer ter uma academia Low Cost? Veja aqui tudo o que precisa saber!

O que é Academia Low Cost? Academia Low Cost é um modelo de academia planejada para os alunos praticarem um treino livre, mas em contrapartida oferecer treinos/aulas mais intensivos e específicos acompanhados de um profissional. A infraestrutura é diversificada com equipamentos em grandes quantidades. O crescimento das academias Low Cost é nítido, a cada dia…

Por Nayara Santos em 28.07.2021

Como atrair alunos para academia: 7 estratégias eficazes

Saber como atrair alunos para academia pode ser o diferencial entre um empreendimento de sucesso e um fracasso. Aprenda tudo sobre o assunto neste artigo!

Por Nayara Santos em 13.12.2021

Melhores Ideias para Eventos Sazonais para sua Academia

Confira nossas ideias de eventos e retenha seus alunos!

Por Nayara Santos em 28.07.2021

Você está perdendo alunos por causa da música errada!

Que a música é um item essencial para as academias, todos nós já sabemos, certo? Desde as pequenas academias de bairro até as grandes redes utilizam playlists para deixar o clima da academia mais animado, mas será que isso faz diferença? Nesse caso, existem duas grandes verdades! A primeira é que a música faz diferença…

Por Nayara Santos em 11.04.2017

História de Sucesso – Ox Academia cuidar da música ficou mais fácil!

A Ox Academia surgiu em setembro de 2006 em Salvador, fundada por dois sócios, com a proposta de dar um atendimento personalizado. Após 4 anos no mercado, a Ox mudou de endereço e estabeleceu um novo desafio: criar a Rede Ox no interior, na divisa dos estados Bahia e Sergipe. Com nova sede em 2010,…

Por Nayara Santos em 08.11.2017

Gestão de Academia — Como Atrair Clientes em Tempos de Crise

Saber como atrair clientes em tempos de crise pode parecer uma tarefa complicada para as academias, não é mesmo? Porém, com uma gestão otimizada e aliada a boas estratégias, torna-se mais simples desbravar as baixas do mercado. Sendo assim, que tal conhecer algumas dicas para conseguir novos alunos nesse período? Continue a leitura e mãos…

Por Nayara Santos em 27.02.2019

Dica de Campanha para Academias – Promoção Torcida Fitness

Promoção Torcida Fitness O Inverno está chegando, consequentemente, a época de baixa bate na porta das academias, e esse ano ainda vamos contar com a Copa América acontecendo nos meses de Junho/Julho. Então agora é a hora para manter os alunos que você já tem engajados nas atividades da academia, e para não deixar a…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

7 ideias de marketing para academia: Surpreenda os alunos

Gestão de academia: as academias têm ganhado espaço significativo na vida de muitas pessoas, principalmente, daqueles que estão em busca de um corpo perfeito ou até mesmo de uma melhor qualidade de vida. No entanto, a concorrência no setor também tem crescido. Sendo assim, não basta apenas atrair o aluno, é preciso saber fazer a…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos