Você já conhece o marketing sensorial? Ele reúne técnicas que estimulam nossos 5 sentidos para fortalecer uma marca ou criar um melhor ambiente para os clientes. Não sabe como usar essa técnica na sua academia? Não se preocupe: foi justamente para te ajudar que preparamos esse post, que vai falar um pouco de cada um dos nossos sentidos e como eles podem ser empregados a favor do seu negócio. Acompanhe:
Visão
Em quase toda estratégia de marketing, esse sentido é o mais explorado. Na sua academia, ele pode ser usado para criar um ambiente melhor para seus alunos. Para saber quais cores usar, defina que conceito você quer passar e quem é o seu público.
Cores quentes, como o vermelho e o laranja, são estimulantes e lembram movimento; cores frias, como o azul, já são mais relaxantes. Existem ainda cores que remetem a conceitos mais específicos, como o verde, que, além de ser relaxante, lembra saúde e boa alimentação.
Tato
O sentido do toque é um dos menos usados, mas, no marketing sensorial, ele pode ser um grande aliado da sua academia. Ele pode se manifestar, por exemplo, nas texturas de cartões de visitas ou na escolha do piso, que pode ser frio, quente, emborrachado, dentre muitas outras opções.
Nas academias, existe também um elemento que torna o tato um sentido de grande destaque e que precisa de atenção: é comum que os treinadores auxiliem os alunos e, nesse processo, entrem em contato com eles. Na hora de tocá-los, é preciso ter cuidado para não ser invasivo. Muitos alunos não gostam desse tipo de contato e é preciso sempre ter cuidado ao fazê-lo, com respeito e sem exageros, para não criar uma situação desconfortável.
Olfato
Muitas empresas usam esse sentido em suas estratégias. Seja para criar um ambiente mais agradável ou para atrair os clientes para determinado produto, as possibilidades do olfato são inúmeras.
Em um ambiente de treino, entretanto, é preciso ter muito cuidado. Como serão numerosos alunos transpirando, o odor pode acabar se tornando desagradável. Portanto, manter o espaço sempre limpo e não usar aromas fortes é essencial para não carregar demais o ambiente.
Paladar
Esse é um sentido que costuma estar muito presente na estratégia de empresas que lidam com alimentos, mas que também pode ser utilizado na academia.
Se a sua tiver uma cantina, por exemplo, deve preparar alimentos sempre frescos e gostosos para propiciar aos alunos uma sensação de prazer ao se alimentar. Outra forma de usar o sabor para melhorar a experiência deles é oferecendo pequenas amostras, como um cafezinho ou algum petisco para que eles desfrutem enquanto estão na academia.
Audição
Esse sentido é muito usado no marketing — você provavelmente já entrou em alguma loja em que estava tocando música, não é? Algumas, mais calmas, servem para relaxar o cliente e estimular a compra; outras, mais agitadas, criam uma sensação de urgência e fazem com que eles se movimentem mais depressa.
Numa academia, músicas mais animadas podem ser usadas durante as aulas mais agitadas e os exercícios em máquinas, enquanto músicas mais calmas criam um ambiente mais relaxante em atividades como pilates, yoga, alongamento, etc.
E então, preparado para colocar o marketing sensorial para trabalhar a seu favor? Não perca mais tempo e comece já a planejar como ele será usado na sua academia. E se gostou desse post ou ainda ficou com alguma dúvida, conte para a gente nos comentários!
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