Por Nayara Santos em 03.10.2018

Como Capacitar Recepcionista Para Fazer Um Bom Atendimento?

Por Nayara Santos em 03.10.2018

Fazer um bom atendimento é imprescindível para garantir a satisfação dos seus clientes, resultando no aumento da taxa de fidelização. Pensando nisso, listamos algumas dicas para ajudar você a capacitar o profissional responsável pela recepção.

Confira e desenvolva sua empresa por meio de detalhes que podem fazer toda a diferença!

Dicas para sua recepcionista fazer um bom atendimento

Quem não quer ser bem atendido, não é mesmo? Uma recepção cordial não é um diferencial, mas o básico a ser oferecido aos clientes. Por isso, garantir o melhor para seu público é um dever.

Lembre-se de que cada vez mais as pessoas se expressam por meio das redes sociais para desabafar sobre episódios dos quais se sentiram lesadas. Invista em medidas para fazer um bom atendimento e não esteja na lista das empresas mais citadas e reconhecidas por deixar a desejar, mas sim por ser referência positiva.

Veja quais dicas podem ajudar você nessa missão de elevar a performance da sua recepção!

1. Faça uma imersão na cultura da empresa

Ao contratar novos funcionários, é importante ter um momento de integração. Esta etapa vai além de introduzir o novo colaborador em meio aos demais. Tire um tempo para apresentar a firma, os processos e, mais do que isso, o valores que formam a essência da sua marca.

Ao fazer este processo se tornar um hábito, verá como os novos contratados entrarão muito mais alinhados com sua proposta e posicionamento empresarial.


Como o recepcionista é responsável por lidar de forma direta com o público, é preciso que tenha compreensão total sobre o conceito, serviços e tudo o que tenha ligação com a sua empresa. Dessa forma, saberá repassar informações de acordo com o estilo certo da companhia onde trabalha.

2. Tenha um manual de linguagem e de respostas às perguntas frequentes

Crie um manual de linguagem para sua empresa que contenha informações relevantes para seu atendente repassar apenas informações corretas e com agilidade.

Se o recepcionista tiver acesso a um documento com perguntas frequentes, saberá exatamente o que responder, sem precisar perguntar a terceiros e acabar demorando em repassar a informação ao público.

3. Ofereça cursos para capacitação

Crescimento contínuo faz um colaborador se tornar cada vez mais preparado para atender o público. Proporcione ao profissional recepcionista a oportunidade de fazer cursos que o leve a fazer um bom atendimento.

Os conteúdos podem ser voltados para o segmento de atuação da sua empresa no mercado, bem como direcionados para oratória, organização, entre outras temáticas que ele precisará ter domínio sobre.

4. Utilize um sistema para gerenciar tarefas e contatos

Introduza-o ao sistema de gerenciamento utilizado na sua empresa. Ensine-o a forma ideal de organizar as atividades e os processos de atendimento. Investir tempo nesse alinhamento vai resultar em uma rotina muito mais prática e sem retrabalhos.

5. Alinhe a linguagem para uma comunicação integrada

Como sua empresa se comunica nas redes sociais, no serviço de TV Indoor, rádio interna e outros canais? É necessário estabelecer uma linha básica de comunicação e tom de voz para que seu profissional saiba como fazer um bom atendimento, de maneira integrada.

Isso fará com que seu público sinta uma proximidade maior e mais facilidade de interagir com a sua marca. Não é incrível como pequenas ações podem mudar tudo?

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