Por Nayara Santos em 11.08.2017

3 Dicas para alavancar a gestão financeira para academia!

Por Nayara Santos em 11.08.2017

Assim como para qualquer outro empreendimento, uma boa gestão financeira para academia é o que define o fracasso ou sucesso do negócio.

As academias no entanto, tem algumas particularidades que precisam ser levadas em consideração, e são dicas sobre elas  que vamos falar no post de hoje!

Gestão financeira para academia merece muita atenção do gestor!

Umas situação muito comum de ver são proprietários de academias, que além de gestores, são professores e exercem múltiplas funções no dia a dia.

Quando isso acontece, a probabilidade de as coisas não serem feitas como a qualidade que deveria é maior, se esse é seu caso, você precisa entender uma coisa: A gestão financeira precisa ser sua prioridade.

Se você não é bom nisso, pode contratar alguém para cuidar disso enquanto você cuida das outras coisas que gosta mais, o que não pode é não dar atenção, ok?

Otimização de tempo também é otimização dos custos

Seu tempo vale muito! Pensa comigo, se você gasta horas montando a playlist da academia ou montando planilhas de contabilidade, certamente está gastando um tempo muito grande para a realização dessas tarefas.

O ponto aqui é investir em serviços especialistas que podem cuidar de coisas que você tem dificuldade para fazer e que otimizem seu tempo, assim você tem mais tempo para pensar em inovações para a academia e nas necessidades dos alunos.


Resumidamente, o papel de um gestor é focar nas necessidades do seu negócio e criar estratégias para crescer cada vez mais, para isso é necessário que seu tempo seja investido em estudo de mercado e criação dessas estratégias.

É por essas razões que eu digo que a otimização do seu tempo é também otimização dos custos, pois as vezes você investe em sistemas que valem menos do que sua hora de trabalho, e assim, investe seu tempo em focar no crescimento do negócio.

Saiba diferenciar o que é custo do que é investimento

Outra particularidade que vejo na gestão financeira para academia é que existe uma sazonalidade e talvez por não existir um planejamento financeiro, os gestores ficam desesperados na época de baixa e saem “cortando custo”.

O grande problema aqui é que alguns itens considerados custos pelo gestor é um item importante na experiência do aluno e quando ele opta por abrir mão daquele serviço o aluno se sente prejudicado, percebe a escassez e também começa a considerar a academia um custo.

Já deu pra entender onde esse assunto chega: em mais cancelamentos! E isso vira uma bola de neve sem fim, portanto, muito cuidado ao identificar quais são seus investimentos do que são seus custos.

Para ser mais prático, basta pensar da seguinte maneira, se interfere na experiência do aluno você não mexe, se é algo que facilita muito a sua vida e otimiza seu tempo também não, agora se é um serviço que não está sendo utilizado ou que não traz nenhum tipo de retorno, ai sim, ele deve sair dos seus custos.

Espero que essas dicas tenham te ajudado a perceber onde está errando ou acertando e que você consiga alavancar a gestão financeira para academia. Se gostou desse post compartilha e deixa um comentário com sua experiência sobre o assunto!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

5 conceitos básicos de Gestão Financeira para a sua academia

A crise econômica que o Brasil está passando tem seu lado positivo. Aquelas pessoas que sempre sonharam em abrir seu próprio negócio estão tendo “o empurrãozinho que faltava”. Essas pessoas encontram alguns empecilhos nesta empreitada. Muitos profissionais detêm o conhecimento técnico de sua área, mas não conhecem nada sobre gestão financeira, gestão tributária e suas…

Por Nayara Santos em 15.08.2016

Plano de Negócios para Academia: 6 passos para montar o seu

Não é difícil de imaginar que um bom plano de negócios para academia é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, caso contrário, ela não consegue atrair clientes ou ficar de pé por muito tempo, certo? Por isso, sem dúvida alguma, a elaboração de um plano de negócios eficiente é o primeiro passo, senão o…

Por Nayara Santos em 28.07.2021

Conheça a RadioAcademia!

O que é a Rádio Academia da ListenX? Sim, acredito que se você está aqui, é porque já entendeu todos os benefícios que ter uma rádio na academia pode lhe trazer, então agora eu vou lhe mostrar como a Rádio Academia da ListenX pode te ajudar a aumentar a retenção de alunos na academia melhorando…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

História de Sucesso – Academia Figueiredo Flexibilidade para atender todos os públicos

A Academia Figueiredo tem como missão fornecer saúde e qualidade de vida para toda família, contribuindo para o bem-estar dos alunos, e gerar a promoção da saúde emocional, física e social. Ela fica localizada em Campinas e tem como visão ser considerada referência no segmento pela excelência no atendimento ao aluno, ambiente agradável e conhecimento…

Por Nayara Santos em 07.11.2017

Como aplicar o marketing sensorial em academias?

Implementar estratégias de marketing sensorial em uma academia pode ser a chave para criar um ambiente motivador para os alunos. Isso sem falar que pode se tornar um grande diferencial da sua academia, te ajudando a se destacar da concorrência.  Neste artigo, exploraremos a importância do marketing sensorial nas academias e como você pode implementá-lo…

Por Nayara Santos em 22.04.2024

Como Atingir o Público-Alvo de uma Academia?

Após a definição do público-alvo de uma academia, é preciso traçar um plano estratégico eficiente para, de fato, atingi-lo com sucesso, não é mesmo? Neste artigo, nós vamos te ajudar a criar este planejamento e, consequentemente, ter ainda mais sucesso na atração de alunos. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura e aprenda como fazer!…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Piso para Academia: Saiba como escolher o seu!

A escolha de um piso para academia é algo de grande importância quando você estiver montando seu negócio. Não podemos dizer que haja um único piso ideal, mas pisos ideais para cada tipo de ambiente e de atividade, pois o importante é criar um local onde as pessoas possam malhar com segurança e conforto. No…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Por Que o Feedback é Importante Para o Aluno da Academia?

A função de um profissional de educação física dentro de uma academia é muito mais do que apenas instruir os alunos na realização de exercícios. Seu papel é fundamental no processo de incentivo e também de retenção dos clientes. O feedback é parte essencial deste tipo de estratégia e é exatamente sobre ele que falaremos…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Entenda porque você pode estar errando feio no volume da música da sua academia!

Nós sabemos que a música impacta diretamente na motivação dos seus alunos e por isso preparamos esse conteúdo para te ajudar a manter a música no volume ideal para os treinos. Erro Fatal: A galera se confunde e acha que academia tem “som ambiente”, nada mais errado que isso. Na academia, a música é  parte…

Por Nayara Santos em 27.01.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos