Por Nayara Santos em 26.07.2016

3 erros de quem investe em música para academia

Por Nayara Santos em 26.07.2016

Música para academia:

A música é indispensável para a qualidade dos treinos de qualquer academia, pois ela traz inúmeros benefícios — tanto para o corpo quanto para a mente dos alunos — independentemente do tipo de exercício físico praticado por eles. Ao ouvir música, a frequência cardíaca, a pressão sanguínea e a secreção de hormônios do prazer são modificadas, o que ajuda a elevar a energia, o humor e a disposição para os treinos.

No entanto, essas influências só serão percebidas se as músicas forem selecionadas, organizadas e tocadas com um volume adequado. Caso contrário, a sua playlist poderá ser um tormento para as atividades físicas dos seus alunos.

Para se prevenir contra essa gafe, venha aprender com a gente a evitar os erros mais cometidos por quem investe em músicas nas academias!

Não levar em conta o gosto musical dos alunos

A música é fundamental para manter a motivação dos alunos durante a prática de atividades físicas, visto que ela é capaz de desviar o foco da sensação dolorosa e de fadiga, prolongando o bem-estar.

Porém, os estilos musicais não influenciam da mesma forma todas as pessoas. Para que a música cause impacto positivo sobre os treinos, é preciso que a playlist esteja adequada às preferências musicais dos alunos. Segundo um estudo realizado na Universidade de Cambridge, publicado na revista PLOS One, as preferências musicais de uma pessoa estão diretamente relacionadas com a sua personalidade e com o seu modo de pensar.

Diante disso, na hora de escolher as músicas para a sua academia, é preciso conhecer o perfil da maior parte dos alunos atendidos em um determinado período do dia. Assim, aspectos como a faixa etária e o sexo devem ser levados em consideração, pois eles podem influenciar o gosto musical dos alunos que treinam nos diferentes turnos: manhã, tarde e noite.

Trocar de música na primeira reclamação

Além da música favorecer a motivação, ela também é capaz de melhorar o desempenho dos treinos e aumentar a velocidade de obtenção dos resultados físicos. Isso acontece porque o corpo é acelerado, elevando o aproveitamento dos exercícios que estão sendo praticados.

No entanto, essa influência não será exercida se a música for trocada a todo momento, quebrando o ritmo de exercícios dos alunos. É exatamente nesse ponto que as academias costumam errar! Na primeira reclamação de um aluno, a música já é passada para a próxima faixa, atrapalhando o rendimento das outras pessoas que estavam treinando a todo vapor no mesmo ambiente.

Por isso, é indispensável manter um feedback contínuo dos alunos em relação às playlists tocadas nas academias. Assim, é possível verificar se as músicas estão atendendo a maioria, evitando que elas sejam trocadas a todo minuto.

Não adequar o volume da música

Como já salientado, a música tem o poder de trazer mais motivação e melhorar o desempenho das atividades físicas. No entanto, se o volume não estiver adequado, em vez de ajudar, a música poderá deixar o ambiente desagradável, atrapalhar os treinos e, ainda, causar algum impacto na saúde auditiva dos funcionários e dos alunos.

O mais adequado é que o volume não prejudique a comunicação entre os professores e os alunos, de forma que eles não precisem gritar para serem ouvidos, mas, também, alto o suficiente para encobrir o barulho dos equipamentos. Geralmente, a recomendação é de que o volume esteja em torno de 85 decibéis, considerando uma prática diária de 45 minutos de atividade física.

Deu para notar que investir em músicas para academia não é uma tarefa tão fácil assim e, por isso, é comum que os gestores cometam alguns erros, certo? Então, ajude os seus amigos a evitar problemas com as suas playlists, compartilhando este artigo nas suas redes sociais!

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Dica de Campanha para Academias: Halloween na Academia

Halloween na Academia O Halloween está chegando e é uma comemoração imperdível para agitar a galera e dar um susto na preguiça. Para engajar os seus alunos, o que você acha de uma programação especial? Você pode pegar pelo menos 1 aula noturna por dia durante a última semana de outubro e transformá-las em a Hora…

Por Nayara Santos em 26.11.2021

Músicas para academias: como escolher?

Uma boa música pode ter um grande impacto na motivação e no rendimento dos alunos de uma academia. Porém, escolher músicas que impulsionem o treino de cada um não é uma tarefa fácil, afinal elas devem agradar pessoas de gostos diversos e ainda ser estimulante para todos os tipos de treino. Apesar disso, é possível,…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Como obter retorno sobre o valor investido no Ecad?

Nesse post você entenderá melhor o que é o Ecad, como você deve calcular, se está realizando o pagamento da maneira correta e por fim, aprenderá como fazer para que o valor investido traga retorno satisfatório para sua academia. O que é Ecad? O Ecad é uma instituição privada sem fins lucrativos, instituída pela lei…

Por Nayara Santos em 14.08.2019

Músicas de Natal para academias: 20 músicas para entrar no clima

O poder que a música tem para transformar um ambiente é conhecido por muitas pessoas. Isso fica ainda mais evidente nas músicas de Natal para academia. Afinal de contas, esse é um período em que, ao mesmo tempo que muitas pessoas estão malhando duro para ficar em forma para as festas. Outras estão reduzindo a…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

12 campanhas para atrair e reter alunos na academia

Encontrar formas de atrair e reter alunos na academia é uma importante tarefa dos gestores desse setor. O ideal é combinar diferentes estratégias, oferecendo não apenas ofertas e promoções para matrículas, mas também criando um ambiente propício para que o aluno obtenha os resultados desejados. Para te ajudar, nós criamos um e-book repleto de dicas…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Músicas para academia

A influência das músicas para academia: você já reparou que sempre que entra em uma academia existe uma playlist característica tocando? Não é à toa que aquelas músicas estão ali. Elas fazem parte de uma estratégia maior que vem sendo cada vez mais usada em vários mercados: o marketing sensorial. Assim como a disposição de elementos e…

Por Nayara Santos em 12.12.2016

Academias: Como Competir com Low-cost?

O modelo de academias low-cost surgiu há alguns anos como uma reestruturação em resposta às necessidades que o mercado percebeu, retirando de seus serviços qualquer coisa que poderia tornar o ticket médio do cliente mais alto. Você tem uma academia comum e quer saber como competir com low-cost? Desenvolvemos esse artigo pensando em você. Academias…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Dica de Campanha para Academias: Aulão Especial de Dia das Mães

O Dia das Mães é um momento em que as pessoas buscam fazer ou oferecer algo especial para quem sempre priorizou os filhos. Então, que tal entrar nesse ritmo na sua academia e oferecer a elas algo diferente, focado nelas? Essa é a nossa dica de campanha para a sua academia neste Dia das Mães,…

Por Nayara Santos em 28.03.2024

História de Sucesso – VibeTeam Academia divulgando suas aulas da melhor forma!

A VibeTeam Academia foi inaugurada em 2014, no começo parecia um sonho e com o passar dos anos e muito trabalho construíram a sua realidade. A Equipe da VibeTeam Academia trabalha com o propósito de trazer para a população ao em torno da região do Centro de Diadema a melhor orientação em atividade física, aliando…

Por Nayara Santos em 09.11.2017

Receba nossos conteúdos exclusivos