Por Nayara Santos em 26.07.2016

3 erros de quem investe em música para academia

Por Nayara Santos em 26.07.2016

Música para academia:

A música é indispensável para a qualidade dos treinos de qualquer academia, pois ela traz inúmeros benefícios — tanto para o corpo quanto para a mente dos alunos — independentemente do tipo de exercício físico praticado por eles. Ao ouvir música, a frequência cardíaca, a pressão sanguínea e a secreção de hormônios do prazer são modificadas, o que ajuda a elevar a energia, o humor e a disposição para os treinos.

No entanto, essas influências só serão percebidas se as músicas forem selecionadas, organizadas e tocadas com um volume adequado. Caso contrário, a sua playlist poderá ser um tormento para as atividades físicas dos seus alunos.

Para se prevenir contra essa gafe, venha aprender com a gente a evitar os erros mais cometidos por quem investe em músicas nas academias!

Não levar em conta o gosto musical dos alunos

A música é fundamental para manter a motivação dos alunos durante a prática de atividades físicas, visto que ela é capaz de desviar o foco da sensação dolorosa e de fadiga, prolongando o bem-estar.

Porém, os estilos musicais não influenciam da mesma forma todas as pessoas. Para que a música cause impacto positivo sobre os treinos, é preciso que a playlist esteja adequada às preferências musicais dos alunos. Segundo um estudo realizado na Universidade de Cambridge, publicado na revista PLOS One, as preferências musicais de uma pessoa estão diretamente relacionadas com a sua personalidade e com o seu modo de pensar.

Diante disso, na hora de escolher as músicas para a sua academia, é preciso conhecer o perfil da maior parte dos alunos atendidos em um determinado período do dia. Assim, aspectos como a faixa etária e o sexo devem ser levados em consideração, pois eles podem influenciar o gosto musical dos alunos que treinam nos diferentes turnos: manhã, tarde e noite.

Trocar de música na primeira reclamação

Além da música favorecer a motivação, ela também é capaz de melhorar o desempenho dos treinos e aumentar a velocidade de obtenção dos resultados físicos. Isso acontece porque o corpo é acelerado, elevando o aproveitamento dos exercícios que estão sendo praticados.

No entanto, essa influência não será exercida se a música for trocada a todo momento, quebrando o ritmo de exercícios dos alunos. É exatamente nesse ponto que as academias costumam errar! Na primeira reclamação de um aluno, a música já é passada para a próxima faixa, atrapalhando o rendimento das outras pessoas que estavam treinando a todo vapor no mesmo ambiente.

Por isso, é indispensável manter um feedback contínuo dos alunos em relação às playlists tocadas nas academias. Assim, é possível verificar se as músicas estão atendendo a maioria, evitando que elas sejam trocadas a todo minuto.

Não adequar o volume da música

Como já salientado, a música tem o poder de trazer mais motivação e melhorar o desempenho das atividades físicas. No entanto, se o volume não estiver adequado, em vez de ajudar, a música poderá deixar o ambiente desagradável, atrapalhar os treinos e, ainda, causar algum impacto na saúde auditiva dos funcionários e dos alunos.

O mais adequado é que o volume não prejudique a comunicação entre os professores e os alunos, de forma que eles não precisem gritar para serem ouvidos, mas, também, alto o suficiente para encobrir o barulho dos equipamentos. Geralmente, a recomendação é de que o volume esteja em torno de 85 decibéis, considerando uma prática diária de 45 minutos de atividade física.

Deu para notar que investir em músicas para academia não é uma tarefa tão fácil assim e, por isso, é comum que os gestores cometam alguns erros, certo? Então, ajude os seus amigos a evitar problemas com as suas playlists, compartilhando este artigo nas suas redes sociais!

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Conheça Algumas Tendências de Marketing para Academias

Confira algumas das maiores tendências de marketing para academia e aplique em seu empreendimento agora mesmo!

Por Nayara Santos em 24.04.2019

5 dicas de fidelização para alunos da sua academia

Você provavelmente está familiarizado com alunos que se matriculam animados, frequentam as aulas por algum tempo e depois somem, mesmo antes de acabarem os meses do plano contratado. Os motivos para isso podem ser diversos — o aluno pode ter encontrado outra academia ou simplesmente perdido a motivação para se exercitar —, mas a solução…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

ListenX no Bem Estar da Globo.

ListenX no Bem – Estar da Globo. Você sabia que a música é ferramenta fundamental para motivar o treino e reduzir a percepção de tempo e da dor? Essa reportagem do Bem Estar tem a participação do nosso CEO, Alexandre Casanova (Criador da ListenX e RadioAcademia) falando sobre a importância da música nas academias e…

Por Nayara Santos em 10.08.2015

9 Ideias de eventos para sua academia

Ter boas ideias de eventos para a sua academia pode atrair muitos alunos novos e ajudar a fidelizar aqueles que já frequentam o seu estabelecimento. Isso porque, as academias de ginástica são ambientes movimentados e cheios de oportunidades para engajar o público. Quando você usa a criatividade e deixa seu estabelecimento muito mais integrado e…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Os benefícios do marketing sensorial para academias

Uma forma de marketing que ainda não é tão conhecida é o marketing sensorial. Ele pode ajudar muito a fortalecer uma marca, atrair novos clientes e fidelizá-los. Apesar de nem todos se lembrarem desse tipo de marketing, ele é muito comum em academias, mas nem sempre é feito da forma correta. Você conhece essa técnica?…

Por Nayara Santos em 01.06.2016

Dica de Campanha para Academias – Renovou? Ganhou!

Que tal entrar em 2019 com o pé direito, saindo na frente da concorrência e com vários planos renovados? Para esse mês criamos a Dica de Campanha 360º com o objetivo de te ajudar a estimular seus alunos a renovarem os seus planos. Sabe o que é mais legal? O aluno que renovar o plano…

Por Nayara Santos em 26.11.2021

[E-book] Guia da Experiência de Consumo: Como encantar os alunos da sua academia!

Guia da Experiência de Consumo: Se você tem essas dúvidas abaixo, esse e-book vai te ajudar! Como fidelizar meus alunos? O que fazer para me destacar dos concorrentes? Como encantar meus alunos e deixa-lós satisfeitos? Essas dúvidas são frequentes em gestores, diretores ou coordenadores de academias. Fidelizar seus alunos não é difícil, o que você…

Por Nayara Santos em 26.10.2016

Onde Comprar Equipamentos para Academia com Bom Custo-Benefício?

Ao montar uma academia, além de analisar questões como a localização e a contratação de profissionais especializados, uma dúvida bastante comum de aparecer nesse momento é onde comprar equipamentos para academia. Como já mencionamos por aqui, o planejamento para empreender qualquer negócio deve ser minucioso e, portanto, os gastos devem ser calculados com o máximo…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Qual é a música certa para minha academia?

Montar uma playlist para sua academia parece algo simples de ser realizado, mas a medida que você entende a importância que isso tem nos resultados da academia e começa a se importar mais com esse assunto, percebe que essa é uma tarefa bastante complexa e parece que não importa o que você faça, os alunos…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos