Por Nayara Santos em 26.07.2016

3 erros de quem investe em música para academia

Por Nayara Santos em 26.07.2016

Música para academia:

A música é indispensável para a qualidade dos treinos de qualquer academia, pois ela traz inúmeros benefícios — tanto para o corpo quanto para a mente dos alunos — independentemente do tipo de exercício físico praticado por eles. Ao ouvir música, a frequência cardíaca, a pressão sanguínea e a secreção de hormônios do prazer são modificadas, o que ajuda a elevar a energia, o humor e a disposição para os treinos.

No entanto, essas influências só serão percebidas se as músicas forem selecionadas, organizadas e tocadas com um volume adequado. Caso contrário, a sua playlist poderá ser um tormento para as atividades físicas dos seus alunos.

Para se prevenir contra essa gafe, venha aprender com a gente a evitar os erros mais cometidos por quem investe em músicas nas academias!

Não levar em conta o gosto musical dos alunos

A música é fundamental para manter a motivação dos alunos durante a prática de atividades físicas, visto que ela é capaz de desviar o foco da sensação dolorosa e de fadiga, prolongando o bem-estar.

Porém, os estilos musicais não influenciam da mesma forma todas as pessoas. Para que a música cause impacto positivo sobre os treinos, é preciso que a playlist esteja adequada às preferências musicais dos alunos. Segundo um estudo realizado na Universidade de Cambridge, publicado na revista PLOS One, as preferências musicais de uma pessoa estão diretamente relacionadas com a sua personalidade e com o seu modo de pensar.

Diante disso, na hora de escolher as músicas para a sua academia, é preciso conhecer o perfil da maior parte dos alunos atendidos em um determinado período do dia. Assim, aspectos como a faixa etária e o sexo devem ser levados em consideração, pois eles podem influenciar o gosto musical dos alunos que treinam nos diferentes turnos: manhã, tarde e noite.

Trocar de música na primeira reclamação

Além da música favorecer a motivação, ela também é capaz de melhorar o desempenho dos treinos e aumentar a velocidade de obtenção dos resultados físicos. Isso acontece porque o corpo é acelerado, elevando o aproveitamento dos exercícios que estão sendo praticados.

No entanto, essa influência não será exercida se a música for trocada a todo momento, quebrando o ritmo de exercícios dos alunos. É exatamente nesse ponto que as academias costumam errar! Na primeira reclamação de um aluno, a música já é passada para a próxima faixa, atrapalhando o rendimento das outras pessoas que estavam treinando a todo vapor no mesmo ambiente.

Por isso, é indispensável manter um feedback contínuo dos alunos em relação às playlists tocadas nas academias. Assim, é possível verificar se as músicas estão atendendo a maioria, evitando que elas sejam trocadas a todo minuto.

Não adequar o volume da música

Como já salientado, a música tem o poder de trazer mais motivação e melhorar o desempenho das atividades físicas. No entanto, se o volume não estiver adequado, em vez de ajudar, a música poderá deixar o ambiente desagradável, atrapalhar os treinos e, ainda, causar algum impacto na saúde auditiva dos funcionários e dos alunos.

O mais adequado é que o volume não prejudique a comunicação entre os professores e os alunos, de forma que eles não precisem gritar para serem ouvidos, mas, também, alto o suficiente para encobrir o barulho dos equipamentos. Geralmente, a recomendação é de que o volume esteja em torno de 85 decibéis, considerando uma prática diária de 45 minutos de atividade física.

Deu para notar que investir em músicas para academia não é uma tarefa tão fácil assim e, por isso, é comum que os gestores cometam alguns erros, certo? Então, ajude os seus amigos a evitar problemas com as suas playlists, compartilhando este artigo nas suas redes sociais!

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.

Tenha uma rádio personalizada na sua academia com várias playlists prontas para motivar os seus alunos!

Tá cansado de escolher e atualizar as músicas que vão tocar na sua academia? Com a Radioacademia você terá acesso a diversas playlists prontas (e sempre atualizadas), com as músicas certas para motivar seus alunos durante o treino.

E ainda poderá divulgar todas as suas promoções, campanhas e eventos, através de anúncios personalizados e cortesias, aumentando a participação dos seus alunos em todas as suas campanhas.

Teste por 10 dias grátis a Radioacademia e acabe de uma vez com as reclamações sobre as músicas.

Compartilhe

Você também pode gostar

20 músicas para aproveitar o Dia Mundial do Rock

Músicas para aproveitar o Dia Mundial do Rock O Dia Mundial do Rock é comemorado no dia 13 de julho, mesmo que para alguns fãs todo dia seja dia de rock and roll. Sucesso também nas academias, o ritmo pesado e ao mesmo tempo agitado da música, com um vocal potente, transforma o rock em uma ajuda extra…

Por Nayara Santos em 03.07.2023

Melhores Ideias para Eventos Sazonais para sua Academia

Confira nossas ideias de eventos e retenha seus alunos!

Por Nayara Santos em 28.07.2021

Onde Comprar Equipamentos para Academia com Bom Custo-Benefício?

Ao montar uma academia, além de analisar questões como a localização e a contratação de profissionais especializados, uma dúvida bastante comum de aparecer nesse momento é onde comprar equipamentos para academia. Como já mencionamos por aqui, o planejamento para empreender qualquer negócio deve ser minucioso e, portanto, os gastos devem ser calculados com o máximo…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

[E-book] Guia de ambientação para academias

Guia de ambientação para academias Se você se encaixa em um dos perfis abaixo, esse E-book é para você! Preciso melhorar a experiência dos meus alunos na academia; Tenho interesse em conhecer mais sobre ambientação para academias; Quero saber como melhorar o ambiente da minha academia para motivar meus alunos. Não importa o tamanho da sua academia, a ambientação…

Por Nayara Santos em 30.05.2016

[E-book] Tudo o que você precisa saber para motivar alunos e professores com música.

Se você se encaixa em um dos perfis abaixo, esse E-book é para você! Preciso acabar com o problema de música na minha academia. Tenho interesse em melhorar a experiência dos meus alunos e reduzir o índice de cancelamento. Preciso motivar meus alunos e professores. Não importa o tamanho da sua academia, a música deve…

Por Nayara Santos em 31.07.2015

15 textos para propaganda de academia, confira os melhores!

Os textos de propaganda de academia podem te ajudar a atrair novos alunos e manter aqueles que já estão matriculados motivados a continuar treinando, uma tarefa nem sempre fácil não é mesmo? Como criar os textos certos nem sempre é fácil, nós preparamos este artigo para te ajudar. Afinal, os textos de propaganda da academia…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

Nutrição na academia: entenda os benefícios de oferecer serviços de nutricionista

Oferecer serviços de nutrição na academia pode ser um grande diferencial da sua empresa no mercado. Isso porque, atualmente os cuidados com a saúde e a qualidade de vida estão maiores, ou seja, as pessoas estão focadas em viver bem. Para que isso funcione da melhor maneira é preciso aliar atitudes como boa alimentação, atividades…

Por Nayara Santos em 13.12.2021

Marketing para academia: Conheça as melhores estratégias

No concorrido segmento de academias, pode ser difícil encontrar diferenciais para se destacar no mercado. É fundamental revisar seus recursos, pontos fortes e localização para ajudá-lo a desenvolver a melhor estratégia de marketing para academia. A seguir, reunimos as principais dicas para atrair mais clientes e elevar o padrão da sua marca. Você está preparado?…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

5 ações para mobilizar seus alunos: Dia nacional da saúde

Ações para mobilizar seus alunos: Datas comemorativas são sempre ótimas oportunidades para promover ações que irão agradar e fidelizar os alunos da academia. Afinal, quem não gosta de programações diferenciadas, receber mimos e oportunidades ou qualquer benefício que marque um dia especial no calendário com o qual se tenha alguma ligação? Agora que estamos nos aproximando…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos