Por Nayara Santos em 28.07.2021

Qual deve ser o volume do som da minha academia?

Por Nayara Santos em 28.07.2021

Som da minha academia: Academias, além de ambientes de saúde, bem-estar e estética, são locais musicais. Sempre há uma música tocando para estimular e entreter os alunos — e até mesmo para que o tempo passe mais rápido para alguns deles.

Mas isso não significa que o volume do som deva ser alto a ponto de se poder identificar a música até mesmo do lado de fora. Porém, também não pode ser baixo o suficiente para escutar até mesmo a respiração da pessoa no aparelho ao lado.

Saiba agora qual deve ser o nível de potência musical e como garantir qualidade a ele.

Experimente grátis, músicas personalizadas para a sua academia.

Acima do tom de diálogo

Ao abrir a academia, antes do primeiro aluno chegar, ligue o rádio ou player e verifique se o volume do som cobre a fala normal de uma conversa. Você pode testar iniciando um diálogo com a equipe.

Caso isso ocorra, é o primeiro indicativo de que está acertando no nivelamento. E, obviamente, se a fala é suplantada pela música, a respiração das pessoas e os ruídos dos aparelhos também não serão percebidos.

A música precisa estar alta o suficiente para ser notada como parte ativa da experiência e mascarar os ruídos do ambiente e as conversas das pessoas, ninguém quer treinar em uma academia que soa como uma praça de alimentação de shopping, não é mesmo?

Quantos decibéis são permitidos em academias?

A resposta é: no máximo 85 decibéis. Mas por que esse número? O motivo principal de ser 85 decibéis é porque acima disso pode prejudicar a audição das pessoas que se exporem a esse nível sonoro por um tempo prolongado, e mais baixo que isso fica inadequado para um ambiente de academia.

E, como dissemos anteriormente que deve ser feito, o volume do som nessa proporção ultrapassa o tom de uma conversa, mas não afeta a passagem das lições pela equipe.

O aparelho que faz essa medição é o decibelímetro, ajuste o seu entre 80 e 85 decibéis. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda a exposição a esse nível sonoro por mais de oito horas.

De forma bem distribuída

Outro fato que não pode ocorrer é as músicas estarem em diferentes volumes a depender do local em que o aluno está. A não ser em salas separadas para outras modalidades — onde até mesmo playlists diferentes podem ser executadas. O som deve estar em igual potência em todos os pontos da academia.

Espalhe as caixas de saída de forma a abrangerem todo o ambiente e esquadrinhe-o andando para se certificar de que não há nenhum local em dissonância com os demais ou com alto-falantes defeituosos.

E sempre com qualidade de áudio

A qualidade tem a mesma importância do que a potência. Na hipótese de o volume do som estar em ajuste perfeito, mas as músicas estarem pouco inteligíveis, os alunos poderão reclamar por ficarem irritados com chiados, vozes fanhas ou graves muito intensos.

Ajuste a equalização do seu aparelho de forma adequada para o volume em que serão executadas as playlists. Mas para que isso resolva, tenha certeza de que os aparelhos — player, amplificadores e caixas de som — não apresentam defeito. Além disso, não busque músicas de qualquer fonte não confiável. De preferência, invista em uma rádio para academia e não tenha preocupação alguma quanto às músicas.

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

3 Ideias Criativas Para Fidelizar Alunos

Saber como fidelizar alunos é importante, mas às vezes podemos cair em estratégias que já estão saturadas. Conheça algumas ideias diferentes para chegar lá!

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Dica de campanha para academias no Dia dos Namorados!

O Dia dos Namorados pode ser uma excelente data para atrair novos alunos para a sua academia. Mas, para isso, você precisará conseguir primeiro atrair a atenção deles e depois convencê-los de que a sua academia tem algo a oferecer. Para isso, preparar campanhas criativas, que estimulem o engajamento e a participação do casal pode…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

A Rádio Academia na 17°IHRSA Fitness Brasil

A Rádio Academia na 17°IHRSA Fitness Brasil: já está quase chegando o grande dia do maior evento Fitness da América Latina e além de ser a rádio para academias oficial da 17°IHRSA Fitness Brasil, a ListenX vai para o evento recheada de surpresas esse ano. Dá só uma olhada no que vai acontecer por lá:…

Por Nayara Santos em 24.08.2016

Qual a quantidade ideal de spots para agendar durante o dia na minha academia?

O que mais importa em uma rádio que toca em um ambiente interno, como uma academia, não é o número de spots inseridos na programação, mas quantos irão tocar durante o tempo que o cliente está dentro da unidade. Supondo que o tempo médio de um aluno dentro de uma unidade seja de 1 hora,…

Por Nayara Santos em 15.09.2020

História de Sucesso – Academia New Club Sanando os Problemas de Gestão!

Faz 14 anos que a história da Academia New Club começou, eles são a primeira e única rede de academia nativa da cidade de São Leopoldo no Rio Grande do Sul. A missão da Academia é: oferecer QUALIDADE DE VIDA através de atividades físicas, buscando superar as expectativas dos clientes, através da melhoria contínua com novas…

Por Nayara Santos em 15.11.2017

História de Sucesso – Academia Brasil Company melhorando as divulgações com a ajuda da rádio!

A Academia Brasil Company foi inaugurada em 2007. Hoje possui 4 unidades, sendo elas no Sacomã, São Caetano, Suzano e Riberão Pires. A missão da academia é fornecer para seus alunos qualidade de vida e bem estar, para isso a Brasil Company conta com diversas atividades para toda a sua família. Algumas delas são: Aulas…

Por Nayara Santos em 10.11.2017

Fitness e wellness: quais são as diferenças?

Os brasileiros estão cuidando mais da saúde, é o que mostram os dados da pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Segundo a Fiesp, oito em cada dez pessoas estão se preocupando em comer melhor e buscando qualidade de vida. Dentro desse grupo existem dois termos bem comuns a quem está…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Conheça 2 Tipos de Mídia Indoor que Funcionam Para Academias

A personalização é um do grandes segredos para conseguir reter e fidelizar seus alunos. No cenário do mercado atual é preciso experimentar, mesclar e comunicar com maestria para diferenciar-se, oferecendo uma experiência mais rica e interessante para quem frequenta academias. Pensando nisso, separamos dois tipos de mídia indoor, ferramentas poderosas para te ajudar nessa jornada!…

Por Nayara Santos em 08.08.2018

A arquitetura e a estética da academia podem captar e reter alunos?

Em alguns momentos, será necessário mais do que promoções, equipamentos de qualidade e professores capacitados para atrair novos clientes à sua academia. Afinal, muitos de seus concorrentes também devem utilizar essas estratégias. Nessas horas, uma saída interessante pode ser oferecer serviços mais personalizados, um ambiente diferente e estilizado, e ainda contar com um visual único…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos