Por Nayara Santos em 30.07.2021

Por que os alunos perdem motivação na academia e desistem?

Por Nayara Santos em 30.07.2021

Por que os alunos perdem motivação na academia e desistem?

Conseguir uma vida saudável e uma rotina regular de exercícios físicos não é tarefa simples, e muitas tentativas de engrenar uma prática esportiva no dia a dia das pessoas normalmente falham logo no início, por causa de uma série de motivos. Manter a motivação na academia é uma das principais dificuldades que se encontra na retenção de alunos e faz toda a diferença para se aumentar o fluxo de pessoas matriculadas e ativas na academia.

Mas, afinal de contas, por que os alunos perdem a motivação na academia e desistem? Listamos alguns desses motivos para você se preparar contra algumas armadilhas:

Alunos com objetivos errados

O mais comum nesses casos é a pessoa que se matricula na academia sem saber por quê. Na maioria das vezes os motivos são: emagrecer, ficar mais fortes e mais definidas, mas isso não é o bastante para que elas continuem malhando regularmente.

Oriente os alunos a mirarem nos objetivos certos, traçando estratégias inteligentes para alcançá-los. Eles devem colocar metas que podem ser realmente medidas. Por exemplo, em vez de “quero emagrecer”, devem pensar “quero perder 5 quilos”, e estipular um prazo para alcançar esse objetivo.

Para metas mais ambiciosas, é preciso quebrar esse prazo em etapas menores, o que ajuda na motivação e também na visualização do progresso. Ou seja, o aluno deve pensar em perder 1 quilo por semana em vez de 4 quilos em um mês, e manter o foco nesse objetivo.

Falta de motivação na academia

Malhar pode se tornar uma atividade repetitiva e chata sem a motivação certa para algumas pessoas. Nem todos sentem prazer nos exercícios, pelo menos não no início da prática, então é preciso buscar incentivos adicionais para entrar no ritmo da academia.

Os professores são os principais responsáveis por elevar a motivação dos alunos e atuar positivamente como facilitadores desse processo, que é complicado principalmente para os iniciantes. Mas músicas motivacionais são excelentes ferramentas e costumam funcionar muito bem para criar uma atmosfera positiva para os novos alunos.

Use imagens com corpos malhados e atraentes que representem os ideais dos frequentadores da academia para que eles se visualizem daquela forma e tenham mais disposição nos treinos. O aspecto visual é muito importante para motivar os alunos e mantê-los satisfeitos para que não desistam em pouco tempo.

Ansiedade e a busca por resultados rápidos

Muitos alunos têm uma expectativa muito grande quanto aos resultados que a academia trará para a sua vida, e isso pode deixá-los muito ansiosos, uma vez que a insistência e a regularidade são os únicos caminhos para que eles alcancem seus objetivos. Surpreenda os alunos trabalhando sua ansiedade ao tornar o ambiente mais leve e descontraído, e reforce a necessidade de ser paciente na busca pelos resultados desejados.

Adaptação com o ambiente

Alunos podem ter dificuldades em se adaptar a alguns ambientes muito competitivos ou intimidadores. Pense em oferecer um espaço ao mesmo tempo acolhedor e integrador, que permita que todos socializem sem perder a privacidade na hora dos exercícios.

Separar as modalidades e os espaços de cada tipo de aparelho é uma boa ideia para facilitar a adaptação dos alunos ao ambiente da academia. Posicione tudo de forma que ninguém esteja exposto demais ao realizar seus exercícios, o que pode gerar um clima desagradável na academia.

Dores nos treinos e lesões

Por fim, muitos alunos malham de forma errada ou pegam pesado demais nos primeiros dias, o que pode trazer desconforto, dores musculares e até lesões e ferimentos, em virtude da falta de orientação na hora de aprender os primeiros exercícios.

Treinar e preparar seus professores é essencial para garantir o conforto e segurança dos alunos. Sem isso, eles gradualmente vão perdendo a motivação na academia e desistindo dos treinos com o tempo.

O que você acha sobre a perda de motivação dos alunos na academia? Deixe a sua opinião no campo de comentários abaixo e nos ajude também a entender melhor esta questão. Até a próxima!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Dica de campanha para academias: Mãe, vem dançar comigo!

Chegou o momento de começar a planejar as campanhas para o mês das Mães. E haja criatividade para isso, não é mesmo? Além disso, por mais que você tenha ideias, nem sempre sabe como colocá-las em prática, e é para isso que nós preparamos esse texto. Essa nossa dica de campanha é focada em atrair…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

História de Sucesso – Órbita Academia mantendo o treino animado o dia todo!

A Órbita Academia existe há 17 anos, hoje ela tem duas unidades e devido ao sucesso irão inaugurar em breve a terceira unidade. A missão da academia é contribuir para a melhoria da qualidade de vida e bem estar dos alunos gerando a promoção da saúde emocional, física e social. Para ajudar a melhorar a…

Por Nayara Santos em 14.11.2017

Entenda porque você pode estar errando feio no volume da música da sua academia!

Nós sabemos que a música impacta diretamente na motivação dos seus alunos e por isso preparamos esse conteúdo para te ajudar a manter a música no volume ideal para os treinos. Erro Fatal: A galera se confunde e acha que academia tem “som ambiente”, nada mais errado que isso. Na academia, a música é  parte…

Por Nayara Santos em 27.01.2020

Layout de Academia: Aproveite melhor o espaço em 4 passos

É fundamental que o layout de academia tenha um planejamento compatível com as modalidades das aulas oferecidas, além de um espaço seguro e descontraído para seus alunos. Um espaço bem planejado permite que os alunos circulem e treinem de forma confortável, sem trombar com outras pessoas ou ficar aguardando por muito tempo para executar o…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

O que não pode faltar na sala de musculação de uma academia?

O que não pode faltar na sala de musculação de uma academia? Em uma academia, em quase todos os casos, a sala de musculação acaba se tornando o centro das atividades e o local de maior procura dos alunos. Portanto, é preciso dedicar uma atenção especial a esse ambiente, que pode se tornar o principal…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Conheça a RadioAcademia!

O que é a Rádio Academia da ListenX? Sim, acredito que se você está aqui, é porque já entendeu todos os benefícios que ter uma rádio na academia pode lhe trazer, então agora eu vou lhe mostrar como a Rádio Academia da ListenX pode te ajudar a aumentar a retenção de alunos na academia melhorando…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Evite cancelamento de alunos! Veja as Dicas

Quando o assunto é o cancelamento de alunos, as pessoas aparecem com as mais diferentes teorias. A mais comum de se ouvir é que a crise econômica do país é a principal vilã que estimula os alunos a deixarem de treinar e partirem em busca de opções mais baratas ou até deixar de ir a academia,…

Por Nayara Santos em 07.08.2017

Top 30 melhores músicas para treinar musculação

São muitos os fatores que influenciam na escolha de uma academia: os professores, o atendimento, o ambiente e, no que diz respeito ao clima, à estrutura do espaço e à música são os pontos principais. A música influencia diretamente na percepção do esforço e também do tempo; ou seja, se uma música que te agrada começa…

Por Nayara Santos em 28.07.2021

5 erros mais cometidos no marketing para academias

Na hora de selecionar as melhores ideias para o marketing da sua empresa, é preciso prestar atenção a alguns pontos importantes. Existem erros que muitas vezes são cometidos no marketing para academias e que podem prejudicar a sua campanha, mas não se preocupe! Preparamos esse texto para ajudar você a saber quais são eles e…

Por Nayara Santos em 25.05.2016

Receba nossos conteúdos exclusivos