Por Nayara Santos em 03.08.2021

A arquitetura e a estética da academia podem captar e reter alunos?

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Em alguns momentos, será necessário mais do que promoções, equipamentos de qualidade e professores capacitados para atrair novos clientes à sua academia. Afinal, muitos de seus concorrentes também devem utilizar essas estratégias. Nessas horas, uma saída interessante pode ser oferecer serviços mais personalizados, um ambiente diferente e estilizado, e ainda contar com um visual único para o seu estabelecimento.

As questões estéticas de uma academia costumam ser deixadas em segundo plano e muitas delas seguem um padrão básico de ambientação. Isso não é necessariamente um problema, mas contribui para que a rotina de exercícios não seja tão atrativa para alguns de seus alunos, o que pode acabar por desestimular essas pessoas a seguirem com os seus treinos.

Por isso, confira no post de hoje como usar a arquitetura da sua academia para se diferenciar no mercado e conquistar mais clientes!

Novo conceito visual

Durante muito tempo as academias eram vistas como um lugar apenas para malhar, mas, hoje, essa visão mudou e elas passaram a ser entendidas como um ambiente de bem-estar e vida saudável. Muitos alunos procuram as academias em busca de momentos agradáveis e de novas formas de se exercitarem.

Os empresários do setor precisam ficar atentos a essas necessidades e expectativas dos consumidores para explorar as oportunidades que aparecem. A utilização de um conceito visual único é uma excelente oportunidade para atrair clientes que buscam atendimentos personalizados, inovadores e serviços exclusivos no mercado.


Para isso é necessário investir na arquitetura da sua academia, adaptando cada espaço conforme as aulas que serão disponibilizadas para os seus alunos. Com isso é possível oferecer experiências únicas.

Como captar e reter alunos “com estilo”

A malhação e a ginástica são apenas dois produtos que uma academia pode oferecer e existem diversos outros modalidades que podem ser exploradas – e que são bastante atrativas para as pessoas que querem se exercitar sem ter que seguir as repetitivas rotinas de malhação. Para isso é preciso que o empresário inove.

Essa inovação começa pela ambientação e exploração dos espaços de uma academia, que podem ser totalmente diferentes daqueles que estamos habituados a ver. Afinal, para cada nova modalidade de exercício oferecida, é necessário adequar áreas específicas para que as pessoas possam ter boas experiências em seu estabelecimento.

Criar um espaço para exercícios baseados nas atividades circenses, por exemplo, exige uma sala com equipamentos específicos e que podem ser distribuídos de maneira a simular o seu ambiente de origem. Atividades como bike indoor podem ser mais atrativas se o ambiente representar ruas ou trilhas. A saída é ser criativo.


Investindo na personalização

Além de conseguir captar esses consumidores com serviços inovadores, a personalização de uma academia permite criar um ambiente único, lúdico e interativo que possa tornar as atividades físicas mais divertidas e agradáveis. Quando as pessoas encontram esse tipo de experiência, a chance de que elas desistam das suas aulas são menores e a possibilidade de manter aquele cliente cresce significativamente.

Mas não adianta oferecer aulas práticas para executivos na hora do almoço, para aquelas pessoas que querem se exercitar com os seus cães ou para o cliente que busca exercícios inspirados em um circo se a sua academia não estiver estruturada para isso. Personalizar é criar espaços adequados, convidativos e agradáveis para cada tipo de aula que for oferecer.

Gostou desse artigo sobre como captar e reter alunos por meio da ambientação da academia? Que tal conferir outros artigos nossos, como esse sobre os benefícios de ter uma rádio própria para o seu estabelecimento?

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Está sem criatividade na academia? Veja como contornar a situação

Criatividade na academia: Sabe aquela famosa falta de criatividade que às vezes atrapalha a execução de nossas atividades? Sim, ela tem nome: bloqueio criativo. O termo é utilizado para caracterizar um momento em nossa rotina, em que não conseguimos ter ideias ou pensamentos que nos ajudem a continuar uma atividade. Apesar de ser frequentemente utilizado para classificar a…

Por Nayara Santos em 01.08.2016

Palestra Gratuita – 7 passos para conquistar, engajar, fidelizar e reter alunos na academia.

7 passos para conquistar, engajar, fidelizar e reter alunos na academia Nosso CEO, o Alexandre Casanova, compartilhou em uma palestra realizada na 17°IHRSA Fitness Brasil, tudo que aprendemos nestes 13 anos ajudando marcas como Dudalina, Lacoste, Bio Ritmo, Cia Athlética e mais de 2000 academias a encantar e surpreender seus alunos e clientes. Ele deu dicas…

Por Nayara Santos em 10.08.2016

Dica de campanha para academias: Traga sua mãe para malhar com a gente!

O Dia das Mães é uma data com potencial para aumentar o número de alunos da sua academia, e ainda fidelizar aqueles que já estão matriculados. Afinal, você pode preparar eventos especiais, o que te ajudará a se conectar com os seus alunos e a conquistar novos. Uma forma que muitas empresas encontraram de mostrar…

Por Nayara Santos em 28.03.2024

Como aplicar o marketing sensorial em academias?

Implementar estratégias de marketing sensorial em uma academia pode ser a chave para criar um ambiente motivador para os alunos. Isso sem falar que pode se tornar um grande diferencial da sua academia, te ajudando a se destacar da concorrência.  Neste artigo, exploraremos a importância do marketing sensorial nas academias e como você pode implementá-lo…

Por Nayara Santos em 22.04.2024

Gestão de Academia: 7 erros mais comuns do mercado

Para qualquer empreendimento dar certo, é preciso uma boa gestão, um bom produto, um bom marketing, um bom plano, uma excelente equipe e um pouco de sorte. Isso não é diferente para o segmento fitness. Claro que, como qualquer nicho, a gestão de academia tem suas particularidades, mas ainda assim não deixa de seguir a…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

História de Sucesso – FitClass, atendendo o gosto musical dos alunos!

O propósito da FitClass é inspirar as pessoas com o trabalho prestado e contribuir para que elas realizem seus próprios desejos. A FitClass que ser parte de algo realmente especial na vida das pessoas: os desejos. A qualidade de vida, saúde, estética, lazer, bem-estar, longevidade são desejos e princípios que guiam a excelência no trabalho…

Por Nayara Santos em 13.09.2018

Como fazer o recrutamento e a seleção de professores na academia?

Contar com os melhores profissionais em sua academia é essencial para que os alunos sejam bem orientados e obtenham os resultados desejados com os treinos. Afinal, ninguém gosta de pagar para treinar e não ter um bom acompanhamento, sendo apenas orientado a usar os aparelhos. Para conquistar um atendimento excelente aos alunos, no entanto, você…

Por Nayara Santos em 28.07.2021

Musculação para idosos: confira como aplicar em seu negócio

A musculação é uma das atividades físicas que mais trazem benefícios para o corpo. Entre eles estão o fortalecimento muscular e dos ossos Além disso, esse exercício ajuda a tirar a nossa vida do sedentarismo. Essa característica, por si só, ajuda a combater diversas doenças que tem entre as principais causas justamente o sedentarismo. Entre…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Professor de academia, como avaliá-lo?

O professor de academia é o profissional responsável por ajudar os alunos a alcançarem seus objetivos, seja perder peso ou ganhar massa magra, por exemplo. Por isso, é necessário que o professor tenha uma série de características de sorte que faça o seu trabalho com qualidade. Ou seja, é preciso muito mais do que simplesmente…

Por Nayara Santos em 28.07.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos