Por Nayara Santos em 11.08.2016

Marketing de Experiência para academias: saiba como fazer!

Por Nayara Santos em 11.08.2016

Marketing de Experiência para academias

Disponibilizar uma boa quantidade de aparelhos, ter um horário de funcionamento adequado e contar com funcionários preparados são características essenciais de uma boa academia capaz de atrair alunos. Contudo, todas essas qualidades já são comuns a boa parte dos empreendimentos de sucesso — e, como você sabe, para se destacar é preciso fazer diferente.

Por isso, surge uma possibilidade que pode mudar o jogo para o seu negócio: o marketing de experiência. A seguir, veja o que é esse marketing e como aplicá-lo em academias para conquistar de vez os alunos. Continue lendo!

O que é o marketing de experiência?

O marketing de experiência, também conhecido como marketing sensorial, consiste no conjunto de todas as estratégias de marketing e promoção que envolvem os sentidos do público-alvo. Isso significa que, por meio dele, é possível trabalhar com as sensações do público, de modo a criar aquelas que estejam de acordo com os objetivos do negócio.

Esse tipo de abordagem gera um ativo intangível para a empresa — ou seja, que não pode ser medido ou receber diretamente um valor. Ao criar experiências, o negócio é capaz de cravar uma marca no cliente, potencializando sua recepção diante do público.

[epico_capture_sc id=”411″]

Quais os benefícios do marketing de experiência para sua academia?

Como dissemos, o impacto do marketing é bastante pronunciado em um consumidor ou cliente, e pode mudar completamente a percepção que o público possui da marca. Se for feito corretamente, essa mudança será positiva, de modo a gerar uma boa impressão do negócio — nesse caso, a sua academia. No geral, os principais benefícios incluem:

Sua academia gera uma experiência de valor

Para o marketing sensorial ser bem-sucedido, ele precisa ter bem definido quem é o público-alvo. Ao proporcionar uma experiência única, o resultado é a geração de valor agregado a esse momento muito maior para o aluno da sua academia.

Como consequência, o aluno fica muito mais satisfeito de ter escolhido a sua academia e, principalmente, mantém a experiência positiva na memória por mais tempo do que uma campanha viral, por exemplo.

O relacionamento é fortalecido

Com quem você prefere estreitar laços, com alguém que o enche de boas experiências, que logo se tornam ótimas lembranças, ou com alguém que não lhe traz nada de memorável? Considerando as mesmas condições, provavelmente você escolherá a primeira opção — e o mesmo vale para os alunos da sua academia.

Se tiverem a chance de escolher entre duas academias que oferecem uma estrutura parecida, mas experiências diferentes, é bem possível que eles escolham a opção que oferece uma experiência diferenciada.

A retenção de clientes aumenta

Ao gerar um impacto positivo em seus clientes e estreitar o relacionamento com elas, a consequência natural é um aumento da retenção de clientes. E isso significa duas coisas: a primeira é que seus clientes vão preferir a sua academia em relação às demais concorrentes; a segunda — que é tão importante quanto — é que os clientes vão retornar mais vezes para a academia, gerando mais matrículas ativas e, com isso, mais receita recorrente para o negócio.

Como fazer o marketing de experiência em academias?

Para começar a colocar em prática essa técnica na sua academia, você pode explorar diferentes sentidos, inclusive de maneira integrada. Veja algumas das possibilidades que você pode explorar:

Usar cores fortes

Com certeza, o poder das cores deve ser levado em consideração na hora de criar uma atmosfera que estimule a motivação dos seus alunos. Enquanto cores como o azul e o verde trazem mais tranquilidade, por exemplo, o amarelo e o vermelho estimulam a movimentação e o senso de urgência.

Por isso, é importante apostar em cores vivas no ambiente de malhação, de modo a estimular positivamente os alunos. Onde houver equipamentos mais pesados, como os de levantamento de peso, vale a pena ter os itens como os elásticos, bolas, e até mesmo os pesos em cores mais vibrantes.

Já em um ambiente em que sejam ministradas aulas de ioga, por exemplo, é preferível usar cores mais suaves e que fiquem em tons mais frios, para conseguir melhores resultados.

Apostar em cheiros adequados

Sendo um lugar de elevada intensidade de atividade física, o cuidado com a limpeza é extremamente importante para evitar o cheiro de suor acumulado nos aparelhos — e no ambiente em geral.

Apesar disso, apenas garantir a limpeza não garante um bom marketing sensorial. Para gerar experiências verdadeiras é possível ir mais além, usando aromatizantes que façam com que o ambiente seja mais agradável à permanência, por exemplo.

Inclusive, vale a pena tomar mais cuidado com o público. Pesquisadores da Universidade de São Paulo descobriram que mulheres têm 43% a mais de células olfativas do que homens, fazendo com que elas tenham, em geral, mais percepção a cheiros.

Com isso, um ambiente predominantemente feminino precisa ter cheiros mais leves e suaves, enquanto o ambiente mais masculino pode até ter cheiros mais intensos.

Investir em músicas para academia

Geralmente, quem está correndo na esteira ou fazendo uma série intensa de levantamento de peso precisa de um estímulo a mais para conseguir concluir seus exercícios. Sem motivação, o resultado é que não apenas o aluno pode não completar sua série corretamente, como também pode frequentar a academia cada vez menos.

Nesse sentido, o marketing sensorial pode ajudar com uma poderosa arma: a música. Músicas agitadas, com notas e construções crescentes e que sejam estimulantes são ótimas formas de gerar a motivação necessária. Os benefícios, inclusive, são provados pela ciência: alguns estudos já provaram que a música distrai atletas da dor e aumenta a performance em até 15%.

Mas, como ninguém gosta de ficar ouvindo propagandas sem parar ou músicas tristes em plena academia, o melhor é evitar as rádios comerciais. Em vez disso, busque um serviço que permita que você crie suas próprias playlists, para garantir o controle total sobre o que os alunos vão ouvir.

Ao ambientar sua academia com as músicas mais tocadas do momento, por exemplo, você garante que os alunos se lembrem positivamente da sua academia cada vez que a música tocar em outros ambientes — e, acredite, isso pode acontecer várias vezes em um mesmo dia.

Como vimos, o marketing sensorial cria experiências positivas para seus alunos, gera mais motivação e ainda aumenta a retenção. E para atingir esses objetivos, é possível utilizar cores, odores e, principalmente, a música como formas de criar o ambiente perfeito para quem busca um corpo mais saudável.

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

5 dicas de fidelização para alunos da sua academia

Você provavelmente está familiarizado com alunos que se matriculam animados, frequentam as aulas por algum tempo e depois somem, mesmo antes de acabarem os meses do plano contratado. Os motivos para isso podem ser diversos — o aluno pode ter encontrado outra academia ou simplesmente perdido a motivação para se exercitar —, mas a solução…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

15 textos para propaganda de academia, confira os melhores!

Os textos de propaganda de academia podem te ajudar a atrair novos alunos e manter aqueles que já estão matriculados motivados a continuar treinando, uma tarefa nem sempre fácil não é mesmo? Como criar os textos certos nem sempre é fácil, nós preparamos este artigo para te ajudar. Afinal, os textos de propaganda da academia…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

[E-book] Tudo o que você precisa saber para motivar alunos e professores com música.

Se você se encaixa em um dos perfis abaixo, esse E-book é para você! Preciso acabar com o problema de música na minha academia. Tenho interesse em melhorar a experiência dos meus alunos e reduzir o índice de cancelamento. Preciso motivar meus alunos e professores. Não importa o tamanho da sua academia, a música deve…

Por Nayara Santos em 31.07.2015

Mercado fitness: veja as 6 principais tendências aqui!

O mercado fitness tem apresentado um crescimento exponencial nos últimos anos. De acordo com uma reportagem publicada na revista Exame, o setor movimenta 2,1 bilhões de dólares no Brasil, sendo a maior receita da América Latina e a terceira das Américas. Isso se justifica porque cada vez mais as pessoas estão percebendo que ser sedentário…

Por Nayara Santos em 25.09.2019

História de Sucesso – Academia Training Up e ListenX a parceria que deu certo!

A Academia TrainingUp está localizada no bairro do Ipiranga em São Paulo desde 2005. A fim de oferecer um serviço de qualidade para todos, a academia conta com atividades para diferentes idades, tendo assim, um reconhecimento muito forte e expressivo por todos da região. Em seus 2.000 m² oferecem um leque interessante de atividades tais como: •…

Por Nayara Santos em 16.11.2017

Confira 6 dicas para a fidelização de alunos em períodos de recessão

Fazer a fidelização de clientes em período de crise não é algo simples, porém, também não é impossível. As empresas que investem nessa prática dificilmente passam por grandes crises financeiras e conseguem escalar seu negócio. Para que a fidelização dos alunos de sua academia tenha sucesso, é preciso conhecer a fundo o perfil deles, ser…

Por Nayara Santos em 23.04.2020

Dica de Campanha para Academias: Aulão Especial de Dia das Mães

O Dia das Mães é um momento em que as pessoas buscam fazer ou oferecer algo especial para quem sempre priorizou os filhos. Então, que tal entrar nesse ritmo na sua academia e oferecer a elas algo diferente, focado nelas? Essa é a nossa dica de campanha para a sua academia neste Dia das Mães,…

Por Nayara Santos em 28.03.2024

Os 7 benefícios de ter uma Rádio própria para sua academia

Rádio própria… Se você está lendo esse post, provavelmente já está por dentro das novas tendências que estão rolando nas academias, mas se quiser saber mais pode ler meu post “Pense fora da caixa, conheça as 4 novas tendências em academias”. Ter uma rádio própria da sua academia tem uma série de benefícios, e com…

Por Nayara Santos em 19.11.2015

História de Sucesso – FitClass, atendendo o gosto musical dos alunos!

O propósito da FitClass é inspirar as pessoas com o trabalho prestado e contribuir para que elas realizem seus próprios desejos. A FitClass que ser parte de algo realmente especial na vida das pessoas: os desejos. A qualidade de vida, saúde, estética, lazer, bem-estar, longevidade são desejos e princípios que guiam a excelência no trabalho…

Por Nayara Santos em 13.09.2018

Receba nossos conteúdos exclusivos