Por Nayara Santos em 04.07.2024

9 dicas para vender mais na Semana do Brasil!

Por Nayara Santos em 04.07.2024

A Semana do Brasil é uma data relativamente nova no calendário do varejo. Sua criação se deu em 2019, com o intuito de aquecer o varejo em um período sem grandes datas comemorativas e de baixas vendas.

Portanto, é uma data que nem todos os varejistas ainda focam para conseguir aumentar as vendas. Mas, isso não significa que você deva seguir por esse caminho, é justamente o oposto. O ideal é que você elabore formas de atrair a atenção do cliente e implemente ações para fidelizar aqueles que optarem por comprar com você.

Além de estratégias tradicionais como promoções e decoração temática, uma abordagem inovadora que pode fazer toda a diferença é a inclusão de anúncios na programação musical da sua loja. A música tem um impacto significativo no comportamento do consumidor, e quando combinada com anúncios bem elaborados, pode aumentar o tempo de permanência na loja, estimular compras por impulso e reforçar a identidade da marca. 

Confira a seguir como fazer a sua loja se destacar da concorrência e aumentar as vendas durante esse período. Boa leitura!

Dicas para vender mais na Semana do Brasil

A Semana do Brasil ocorre na semana em que é celebrada a independência do Brasil (7 de setembro). Por isso, não há uma data fixa, mas as mudanças são pequenas de um ano para outro.

Ou seja, se você quiser aproveitar para vender mais na Semana do Brasil, precisa primeiro ficar ligado em quando ela será realizada. Confira a seguir as nossas dicas e arrase nas suas vendas.

1. Capriche na decoração da loja

O primeiro passo para ter uma campanha de varejo bem sucedida é mostrar ao cliente que a sua loja está celebrando aquela data. E, uma das principais formas de se fazer isso é através da decoração da loja, incluindo a vitrine (falaremos mais sobre ela ao longo deste artigo).

Assim como acontece em outros feriados, como o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, dentre outros, é preciso mostrar ao cliente que a sua loja tem o que ele está procurando. Com a decoração você consegue sinalizar que a sua marca também celebra a data e preparou algo especial para o cliente.

Como estamos falando da Semana do Brasil, claro que as principais cores da decoração são o verde e o amarelo, mas você não precisa ficar somente nelas. Pode incluir também o azul e o branco, todas cores da nossa bandeira e ajudam a dar um tom diferente para a sua loja.

2. Divulgue as ofertas nas redes sociais

Em tempos de internet e redes sociais não tem mais como fugir da divulgação feita nesses meios. Portanto, caso a sua loja ainda não tenha, esse é o momento de criar um perfil em pelo menos uma das redes. A rede mais utilizada do momento sem dúvida alguma é o Instagram


Entretanto, dependendo do perfil do seu público-alvo, outras podem fazer mais sucesso. Por exemplo, o TikTok, que é uma grande febre entre o público mais jovem, e o Facebook, que por mais que tenha sido esquecido por alguns, ainda faz sucesso entre um público mais velho.

Para acertar na escolha da rede, você pode conversar com os seus clientes e perguntar qual eles mais usam. Claro que é possível ter perfil em mais de uma rede, apenas tenha em mente que você precisa gerenciar essas redes, fazendo publicações frequentes, respondendo comentários e mensagens. Sem falar que cada rede possui um perfil diferente, que pode exigir mais tempo para preparar publicações de qualidade.

Nessas redes, mantenha o cliente informado de tudo o que vai acontecer na Semana do Brasil. Mas, o melhor é que ela poderá ser utilizada em qualquer outra campanha que você fizer, e para ajudar a reforçar a identidade e a autoridade da sua marca. Já que também é possível manter um contato próximo com o cliente.

3. Invista em uma campanha pelo WhatsApp

Já pensou em vender mais na Semana do Brasil utilizando o WhatsApp? Sim, essa é uma das formas de conseguir manter contato com o cliente e trazê-lo para a sua loja durante esse período. 

Essa é uma estratégia que funciona melhor para os clientes que já conhecem a sua loja e que se inscreveram no seu WhatsApp para receber novidades sobre a loja. É quase como uma newsletter, que é geralmente enviada por e-mail, mas utilizando uma rede que possui milhões de usuários no Brasil.

O WhatsApp cria uma sensação de proximidade entre o cliente e a marca, como se fosse um amigo mandando mensagens. Sem falar que a versão Business do aplicativo é gratuita, e ainda permite que você crie diferentes grupos e envie mensagens para várias pessoas ao mesmo tempo.

Para tornar esse meio ainda mais interessante, você pode oferecer cupons de descontos  exclusivos. Ou ainda venda de produtos em primeira mão, sem que esteja disponível para os demais clientes. Esses benefícios geralmente fazem com que o cliente se sinta especial e comece a valorizar o relacionamento que ele tem com a sua marca.

4. Não se esqueça da decoração da vitrine 

Como já falamos anteriormente, a Semana do Brasil foi pensada justamente para aumentar as vendas no varejo em um momento de baixa procura pelo cliente. Portanto, essa é uma janela de oportunidades para impulsionar vendas, e ter uma vitrine bem planejada e atrativa é sua chave para atrair os consumidores.

Por isso, vamos te dar algumas dicas de como preparar a vitrine ideal para mais essa data comemorativa do varejo. A primeira coisa que você precisa é criar um conceito visual de como será a vitrine. Ela pode contar uma história ou simplesmente ser criativa. O mais importante aqui é que a vitrine reflita a identidade da sua marca e seja relacionada com a data em questão.

Além disso, é fundamental que você destaque algumas promoções, que podem ser de alguns dos itens mais procurados na sua loja, ou então ofertas pensadas exclusivamente para a Semana do Brasil. Use a iluminação para atrair o olhar do cliente para esses pontos da vitrine em que as promoções estão indicadas, isso aumentará as chances de convencer o cliente a entrar na loja.

Já pensou em preparar algo interativo para a decoração da vitrine? Para isso você pode usar espelhos estrategicamente posicionados, para que o cliente se veja no look mostrado na vitrine, ou utilizando os itens que estão expostos. Além disso, você pode adicionar um QR code que dê acesso aos clientes a promoções exclusivas ou um convite para explorar outros produtos na loja.

5. Faça concursos interativos com os clientes

Que tal aproveitar a Semana do Brasil para criar boas memórias na mente do consumidor? Sim, essa pode ser uma oportunidade para você fugir do lugar-comum e começar a chamar a atenção para a sua marca. 

Mesmo porque, as próximas datas do calendário do varejo são o Dia das Crianças, Black Friday e o Natal. Ou seja, se você conseguir se destacar e fazer com que o cliente se lembre de você, há grandes chances dele retornar à loja.

Por isso, a nossa próxima dicas para vender mais na Semana do Brasil é preparando promoções interativas. Assim, além de ajudar o cliente a se lembrar de você, é possível aumentar o engajamento com a marca, gerar um buzz, direcionar os consumidores para a loja física (caso a ação não seja realizada nela), dentre outros. 

Confira duas sugestões de ações que você pode fazer:

  • Caça aos Descontos: transforme a busca por descontos em uma emocionante caça ao tesouro. Distribua dicas e pistas em suas redes sociais, site ou loja física que levem os clientes a descobrirem códigos secretos ou símbolos escondidos. Ao decifrar essas pistas, eles podem desbloquear descontos exclusivos que só podem ser aplicados durante a Semana do Brasil. Essa promoção interativa cria um senso de diversão e desafio, enquanto incentiva os clientes a explorarem sua loja e aproveitarem as ofertas especiais;
  • Roda de Prêmios: incorpore um toque de diversão e sorte à experiência de compra dos seus clientes. Os clientes podem girar a roda após realizar uma compra ou ao visitar sua loja. A expectativa e a emoção geradas por essa promoção interativa não apenas estimulam as vendas, mas também deixam uma lembrança positiva da interação com sua marca.

Ficou interessado nessa estratégia? Então confira o nosso guia Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio.

6. Aposte em parcerias com outras empresas

Outra estratégia que pode te ajudar a aumentar as vendas na Semana do Brasil é com parcerias. Afinal, quem tem amigos tem tudo, não é mesmo? 

A parceria pode ser focada em produtos complementares ao que você vende, e em uma loja que tenha o mesmo perfil de público-alvo que o seu. Assim, ficará mais fácil atrair os consumidores que perceberão benefícios em se relacionar com as duas marcas. Algumas dicas de parcerias entre lojas de diferentes ramos:

  • Lojas de roupas, calçados e acessórios podem fazer parcerias com marcas de joias, bolsas, chapéus, óculos de sol e outros itens de moda complementares;
  • Empresas que vendem produtos eletrônicos podem estabelecer parcerias com lojas que oferecem acessórios para os produtos, como capas de celular, fones de ouvido, carregadores, dentre outros;
  • Perfumarias podem colaborar com salões de beleza ou spas;
  • Lojas de móveis e utensílios domésticos, podem fazer parcerias com lojas de decoração, ou que vendem produtos de cama, mesa e banho;
  • Lojas de artigos esportivos podem colaborar com academias, marcas de suplementos alimentares e vestuário esportivo.

Vale a pena dizer que a escolha da loja parceria deve ser muito bem pensada para que ela possa trazer clientes para o seu negócio. Por isso, é fundamental que ela tenha uma boa reputação no mercado, já que haverá, até certo ponto, a transmissão de autoridade de uma marca para outra.

Além disso, a parceria pode ser para oferecer um presente, ou um mimo, para o cliente. Por exemplo, a promoção da sua loja na Semana do Brasil pode ser um jantar com acompanhante em um restaurante da região. Neste caso, a parceria pode ser entre as lojas dos mais diferentes ramos e um restaurante.

7. Prepare promoções atrativas

Quem não gosta de uma boa oferta, não é mesmo? Justamente por isso que a nossa próxima dica é justamente preparar promoções atrativas e irresistíveis para os seus clientes na Semana do Brasil. Desta forma, você não apenas conseguirá atrair a atenção deles, mas fará com que eles visitem a loja e levem para casa o produto que desejam por um bom preço.

Sem dúvida alguma, a melhor forma de tornar uma promoção atrativa é personalizá-la o máximo que você puder. Atualmente, os supermercados têm se destacado com os seus programas de fidelidade, conseguindo oferecer preços menores nos produtos que o consumidor realmente compra.

Mas, isso não significa que se você possui uma loja em qualquer outro ramo do varejo, que você não possa personalizar as ofertas. Caso tenha um programa de fidelidade, será mais fácil rastrear as preferências de compras dos clientes. Se não tiver, não tem problema, prepare algumas promoções e deixe o cliente escolher qual é a mais vantajosa para ele.

Por falar em programa de fidelidade, que tal preparar ofertas melhores para esses clientes? Afinal, eles estão sempre comprando com você e essa pode ser a oportunidade de retribuir pela preferência. Sem falar que ainda vai estimular outros clientes a se cadastrar para poder aproveitar futuras promoções.

Ou então, aposte na distribuição de brindes exclusivos vinculada ao valor da compra. Muitos consumidores enxergam isso como um benefício, o que os incentiva a interagir com a marca. Apenas fique atento ao brinde que você irá oferecer, porque ele precisa ter pelo menos duas características: representar a sua marca e ser útil para o cliente. Caso contrário, será apenas mais um item que o cliente deixará em algum canto da casa ou irá se desfazer dele rapidamente.

8. Prepare a trilha sonora ideal para a sua loja

Uma coisa é certa, não há festa sem música, por isso, a nossa última dica para vender mais na Semana do Brasil é preparar uma trilha sonora especial para a sua loja. Isso inclui escolher músicas que agradem aos seus clientes, que representem a sua loja, mas que também combinem com a data.

Por exemplo, você pode colocar algumas músicas de cantores nacionais na trilha sonora, ou mesmo criar uma playlist apenas com esses cantores. Claro que precisa ser um estilo musical de agrade aos clientes, caso contrário, será um tiro no pé. Se você quiser entender a influência que a música pode ter na sua loja, clique aqui.

E, para escolher a trilha sonora certa, você pode contar com a ajuda de especialistas em áudio branding no Brasil, a Listenx. Nós já ajudamos diversas marcas a criar a sua identidade sonora, como é o caso da Levi ‘s, Baked Potato, Hering e muitas outras. Portanto, também podemos te ajudar.

Contamos com um time de especialistas que analisa a sua empresa, o seu público e a mensagem que você quer passar, e prepara músicas que realmente representem a sua marca. Ficou interessado? Vá até o final deste artigo e solicite um o seu teste gratuito! 

9. Inclua anúncios personalizados ao longo da programação musical

Você sabia que uma das formas mais eficazes de aumentar as vendas da sua loja na Semana do Brasil e ao longo do ano todo é através da inclusão de anúncios na programação musical do seu ambiente? Com o serviço de rádio indoor da Listenx, além de ter a trilha sonora certa, você também pode veicular anúncios personalizados na programação da sua rádio.

Incluir anúncios na programação musical oferece diversas vantagens para o seu negócio. Primeiramente, você consegue se comunicar diretamente com os clientes no momento exato em que estão dentro da loja, ou seja, tomando todas as decisões de compras.

Anúncios bem posicionados e relevantes podem ressaltar promoções, novidades e produtos em destaque, incentivando o cliente a realizar a compra imediatamente. Com isso, você estará aumentando as chances de conversão e o lucro da sua loja.

Além disso, a Listenx oferece uma ferramenta completa para a criação de anúncios personalizados de maneira rápida e eficiente. Assim, você terá toda a autonomia necessária para ajustar suas estratégias de marketing conforme necessário, sem depender de terceiros ou de processos demorados.

Mas, a Listenx vai além disso, e ainda te oferece a possibilidade de ter a ajuda da nossa assistente de inteligência artificial para criar anúncios mais persuasivos e interessantes. Com essa tecnologia, você pode gerar scripts de anúncios que capturam a atenção dos clientes, utilizando técnicas de persuasão que aumentam a efetividade da comunicação.

Ficou interessado em ter nas mãos uma poderosa ferramenta para transformar a experiência de compra dos seus clientes durante a Semana do Brasil e aumentar as vendas da sua loja? Então não perca mais tempo, confira a seguir como fazer um teste gratuito e conferir todos os resultados de perto. E, para conferir mais dicas de como vender mais o ano todo, acesse o nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real.

 Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra.

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Erros em administração de loja: saiba como contorná-los

Você sabe onde se encontram os problemas mais espinhosos de uma empresa, qualquer que seja seu segmento? Se pensou na administração, você está certo! É a partir desse setor que todos os outros atuam, então se há erros em administração de loja, é inevitável que eles repercutam em todas as equipes e podem até causar…

Por Nayara Santos em 18.03.2020

16 textos de divulgação de loja, confira os melhores

Confira os melhores textos para fazer a divulgação da sua loja e as nossas dicas para não errar na hora de fazer essa divulgação. Boa leitura! Quer ficar por dentro de todas as novidades no mundo da moda? Então você precisa conhecer a (nome da loja). As últimas tendências, direto das passarelas para o seu…

Por Nayara Santos em 04.02.2022

Como divulgar um produto no Instagram: 5 dicas essenciais

Se você chegou até aqui é porque está em busca de informações sobre como divulgar um produto no Instagram, não é mesmo? E você não poderia estar mais certo. Afinal, essa é uma ferramenta cada vez mais utilizada pelos varejistas. Essa rede social permite não apenas a divulgação de produtos, mas também a proximidade do…

Por Nayara Santos em 16.02.2022

8 dicas para ter mais resultados em suas campanhas e promoções no varejo

Você sabia que 70% das decisões de compra acontecem no ponto de venda? É isso mesmo, esse número foi comprovado em uma pesquisa realizada pelo POPAI (The Global Association for Marketing at Retail), associação de marketing no varejo. A grande questão aqui é que é na loja que você encontra os três principais elementos para…

Por Nayara Santos em 23.03.2020

4 exemplos de Inteligência Artificial no varejo

Você poderia citar alguns exemplos de inteligência artificial? Talvez a primeira resposta que venha à sua mente seja o Chat GPT, ou OpenIA. Entretanto, esses são apenas um exemplo de tantos outros que existem.  Por exemplo, se você já usou a Alexa da Amazon, ou um chatbot para agilizar o atendimento ou tirar alguma dúvida,…

Por Nayara Santos em 15.05.2024

Tecnologia no varejo: veja quais são as novidades tecnológicas

O setor varejista está sempre se reinventando e quem trabalha nessa área precisa estar atento às novidades, para não ser ultrapassado pela concorrência. O uso da tecnologia no varejo, por exemplo, é uma realidade que não pode ser deixada de lado. Os recursos tecnológicos já fazem parte do dia a dia das pessoas e é…

Por Nayara Santos em 16.10.2019

Nomes para loja virtual: 60 exemplos para se inspirar

Assim como acontece com qualquer empresa do varejo, a escolha do nome também é essencial para ter uma loja virtual de sucesso. Isso porque, um nome bem pensado ajuda os clientes a lembrar da marca, a transmitir ao cliente qual é o seu produto, pode melhorar a comunicação com o seu cliente e até mesmo…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

23 textos para propaganda de lojas de cosméticos, confira

Preparar textos publicitários para a propaganda de lojas de cosméticos pode ser uma tarefa complicada. Afinal, você precisa saber como escrever de modo eficaz para estabelecer uma boa comunicação com o cliente, mas que soa exagerado. A principal ideia com esses textos é conseguir convencer as pessoas a ir até a sua loja ou a…

Por Nayara Santos em 16.02.2023

O que é Memória Olfativa? Descubra como usar no marketing

Memória olfativa é aquele cheiro que te faz lembrar de algum momento vivido, lugar ou pessoal. Isso acontece porque o ser humano tem uma capacidade incrível de associar cheiros e gerar memória no cérebro, em uma área chamada de sistema límbico. É justamente dessa região que as nossas emoções são geradas, portanto os cheiros têm…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos