Por Nayara Santos em 24.08.2023

8 dicas para vender mais na Semana do Brasil!

Por Nayara Santos em 24.08.2023

A Semana do Brasil é uma data relativamente nova no calendário do varejo. Sua criação se deu em 2019, com o intuito de aquecer o varejo em um período sem grandes datas comemorativas e de baixas vendas.

Portanto, é uma data que nem todos os varejistas ainda focam para conseguir aumentar as vendas. Mas, isso não significa que você deva seguir por esse caminho, é justamente o oposto. O ideal é que você elabore formas de atrair a atenção do cliente e implemente ações para fidelizar aqueles que optarem por comprar com você.

Por isso, preparamos esse texto com diversas dicas para vender mais na Semana do Brasil. Confira!

Dicas para vender mais na Semana do Brasil

A Semana do Brasil ocorre na semana em que é celebrada a independência do Brasil (7 de setembro). Por isso, não há uma data fixa, mas as mudanças são pequenas de um ano para outro. Por exemplo, em 2022 ela foi celebrada entre 4 e 14 de setembro.

Ou seja, se você quiser aproveitar para vender mais na Semana do Brasil, precisa primeiro ficar ligado em quando ela será realizada. Confira a seguir as nossas dicas e arrase nas suas vendas.

1. Capriche na decoração da loja

O primeiro passo para ter uma campanha de varejo bem sucedida é mostrar ao cliente que a sua loja está celebrando aquela data. E, uma das principais formas de se fazer isso é através da decoração da loja.

Assim como acontece em outros feriados, como o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, dentre outros, é preciso mostrar ao cliente que a sua loja tem o que ele está procurando. Com a decoração você consegue sinalizar que a sua marca também celebra a data e preparou algo especial para o cliente.

Como estamos falando da Semana do Brasil, claro que as principais cores da decoração são o verde e o amarelo, mas você não precisa ficar somente nelas. Pode incluir também o azul e o branco, todas cores da nossa bandeira e ajudam a dar um tom diferente para a sua loja.

2. Divulgue as ofertas nas redes sociais

Em tempos de internet e redes sociais não tem mais como fugir da divulgação feita nesses meios. Portanto, caso a sua loja ainda não tenha, esse é o momento de criar um perfil em pelo menos uma das redes. A rede mais utilizada do momento sem dúvida alguma é o Instagram

Entretanto, dependendo do perfil do seu público-alvo, outras podem fazer mais sucesso. Por exemplo, o TikTok, que é uma grande febre entre o público mais jovem, e o Facebook, que por mais que tenha sido esquecido por alguns, ainda faz sucesso entre um público mais velho.

Para acertar na escolha da rede, você pode conversar com os seus clientes e perguntar qual eles mais usam. Claro que é possível ter perfil em mais de uma rede, apenas tenha em mente que você precisa gerenciar essas redes, fazendo publicações frequentes, respondendo comentários e mensagens. Sem falar que cada rede possui um perfil diferente, que pode exigir mais tempo para preparar publicações de qualidade.

Nessas redes, mantenha o cliente informado de tudo o que vai acontecer na Semana do Brasil. Mas, o melhor é que ela poderá ser utilizada em qualquer outra campanha que você fizer, e para ajudar a reforçar a identidade e a autoridade da sua marca. Já que também é possível manter um contato próximo com o cliente.

3. Invista em uma campanha pelo WhatsApp

Já pensou em vender mais na Semana do Brasil utilizando o WhatsApp? Sim, essa é uma das formas de conseguir manter contato com o cliente e trazê-lo para a sua loja durante esse período. 


Essa é uma estratégia que funciona melhor para os clientes que já conhecem a sua loja e que se inscreveram no seu WhatsApp para receber novidades sobre a loja. É quase como uma newsletter, que é geralmente enviada por e-mail, mas utilizando uma rede que possui milhões de usuários no Brasil.

O WhatsApp cria uma sensação de proximidade entre o cliente e a marca, como se fosse um amigo mandando mensagens. Sem falar que a versão Business do aplicativo é gratuita, e ainda permite que você crie diferentes grupos e envie mensagens para várias pessoas ao mesmo tempo.

Para tornar esse meio ainda mais interessante, você pode oferecer cupons de descontos  exclusivos. Ou ainda venda de produtos em primeira mão, sem que esteja disponível para os demais clientes. Esses benefícios geralmente fazem com que o cliente se sinta especial e comece a valorizar o relacionamento que ele tem com a sua marca.

4. Não se esqueça da decoração da vitrine 

Como já falamos anteriormente, a Semana do Brasil foi pensada justamente para aumentar as vendas no varejo em um momento de baixa procura pelo cliente. Portanto, essa é uma janela de oportunidades para impulsionar vendas, e ter uma vitrine bem planejada e atrativa é sua chave para atrair os consumidores.

Por isso, vamos te dar algumas dicas de como preparar a vitrine ideal para mais essa data comemorativa do varejo. A primeira coisa que você precisa é criar um conceito visual de como será a vitrine. Ela pode contar uma história ou simplesmente ser criativa. O mais importante aqui é que a vitrine reflita a identidade da sua marca e seja relacionada com a data em questão.

Além disso, é fundamental que você destaque algumas promoções, que podem ser de alguns dos itens mais procurados na sua loja, ou então ofertas pensadas exclusivamente para a Semana do Brasil. Use a iluminação para atrair o olhar do cliente para esses pontos da vitrine em que as promoções estão indicadas, isso aumentará as chances de convencer o cliente a entrar na loja.

Já pensou em preparar algo interativo para a decoração da vitrine? Para isso você pode usar espelhos estrategicamente posicionados, para que o cliente se veja no look mostrado na vitrine, ou utilizando os itens que estão expostos. Além disso, você pode adicionar um QR code que dê acesso aos clientes a promoções exclusivas ou um convite para explorar outros produtos na loja.

5. Faça concursos interativos com os clientes

Que tal aproveitar a Semana do Brasil para criar boas memórias na mente do consumidor? Sim, essa pode ser uma oportunidade para você fugir do lugar-comum e começar a chamar a atenção para a sua marca. 

Mesmo porque, as próximas datas do calendário do varejo são o Dia das Crianças, Black Friday e o Natal. Ou seja, se você conseguir se destacar e fazer com que o cliente se lembre de você, há grandes chances dele retornar à loja.

Por isso, a nossa próxima dicas para vender mais na Semana do Brasil é preparando promoções interativas. Assim, além de ajudar o cliente a se lembrar de você, é possível aumentar o engajamento com a marca, gerar um buzz, direcionar os consumidores para a loja física (caso a ação não seja realizada nela), dentre outros. 

Confira duas sugestões de ações que você pode fazer:

  • Caça aos Descontos: transforme a busca por descontos em uma emocionante caça ao tesouro. Distribua dicas e pistas em suas redes sociais, site ou loja física que levem os clientes a descobrirem códigos secretos ou símbolos escondidos. Ao decifrar essas pistas, eles podem desbloquear descontos exclusivos que só podem ser aplicados durante a Semana do Brasil. Essa promoção interativa cria um senso de diversão e desafio, enquanto incentiva os clientes a explorarem sua loja e aproveitarem as ofertas especiais;
  • Roda de Prêmios: incorpore um toque de diversão e sorte à experiência de compra dos seus clientes. Os clientes podem girar a roda após realizar uma compra ou ao visitar sua loja. A expectativa e a emoção geradas por essa promoção interativa não apenas estimulam as vendas, mas também deixam uma lembrança positiva da interação com sua marca.

Ficou interessado nessa estratégia? Então confira o nosso guia Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio.

6. Aposte em parcerias com outras empresas

Outra estratégia que pode te ajudar a aumentar as vendas na Semana do Brasil é com parcerias. Afinal, quem tem amigos tem tudo, não é mesmo? 

A parceria pode ser focada em produtos complementares ao que você vende, e em uma loja que tenha o mesmo perfil de público-alvo que o seu. Assim, ficará mais fácil atrair os consumidores que perceberão benefícios em se relacionar com as duas marcas. Algumas dicas de parcerias entre lojas de diferentes ramos:

  • Lojas de roupas, calçados e acessórios podem fazer parcerias com marcas de joias, bolsas, chapéus, óculos de sol e outros itens de moda complementares;
  • Empresas que vendem produtos eletrônicos podem estabelecer parcerias com lojas que oferecem acessórios para os produtos, como capas de celular, fones de ouvido, carregadores, dentre outros;
  • Perfumarias podem colaborar com salões de beleza ou spas;
  • Lojas de móveis e utensílios domésticos, podem fazer parcerias com lojas de decoração, ou que vendem produtos de cama, mesa e banho;
  • Lojas de artigos esportivos podem colaborar com academias, marcas de suplementos alimentares e vestuário esportivo.

Vale a pena dizer que a escolha da loja parceria deve ser muito bem pensada para que ela possa trazer clientes para o seu negócio. Por isso, é fundamental que ela tenha uma boa reputação no mercado, já que haverá, até certo ponto, a transmissão de autoridade de uma marca para outra.

Além disso, a parceria pode ser para oferecer um presente, ou um mimo, para o cliente. Por exemplo, a promoção da sua loja na Semana do Brasil pode ser um jantar com acompanhante em um restaurante da região. Neste caso, a parceria pode ser entre as lojas dos mais diferentes ramos e um restaurante.

7. Prepare promoções atrativas

Quem não gosta de uma boa oferta, não é mesmo? Justamente por isso que a nossa próxima dica é justamente preparar promoções atrativas e irresistíveis para os seus clientes na Semana do Brasil. Desta forma, você não apenas conseguirá atrair a atenção deles, mas fará com que eles visitem a loja e levem para casa o produto que desejam por um bom preço.

Sem dúvida alguma, a melhor forma de tornar uma promoção atrativa é personalizá-la o máximo que você puder. Atualmente, os supermercados têm se destacado com os seus programas de fidelidade, conseguindo oferecer preços menores nos produtos que o consumidor realmente compra.

Mas, isso não significa que se você possui uma loja em qualquer outro ramo do varejo, que você não possa personalizar as ofertas. Caso tenha um programa de fidelidade, será mais fácil rastrear as preferências de compras dos clientes. Se não tiver, não tem problema, prepare algumas promoções e deixe o cliente escolher qual é a mais vantajosa para ele.

Por falar em programa de fidelidade, que tal preparar ofertas melhores para esses clientes? Afinal, eles estão sempre comprando com você e essa pode ser a oportunidade de retribuir pela preferência. Sem falar que ainda vai estimular outros clientes a se cadastrar para poder aproveitar futuras promoções.

Ou então, aposte na distribuição de brindes exclusivos vinculada ao valor da compra. Muitos consumidores enxergam isso como um benefício, o que os incentiva a interagir com a marca. Apenas fique atento ao brinde que você irá oferecer, porque ele precisa ter pelo menos duas características: representar a sua marca e ser útil para o cliente. Caso contrário, será apenas mais um item que o cliente deixará em algum canto da casa ou irá se desfazer dele rapidamente.

8. Prepare a trilha sonora ideal para a sua loja

Uma coisa é certa, não há festa sem música, por isso, a nossa última dica para vender mais na Semana do Brasil é preparar uma trilha sonora especial para a sua loja. Isso inclui escolher músicas que agradem aos seus clientes, que representem a sua loja, mas que também combinem com a data.

Por exemplo, você pode colocar algumas músicas de cantores nacionais na trilha sonora, ou mesmo criar uma playlist apenas com esses cantores. Claro que precisa ser um estilo musical de agrade aos clientes, caso contrário, será um tiro no pé. Se você quiser entender a influência que a música pode ter na sua loja, clique aqui.

E, para escolher a trilha sonora certa, você pode contar com a ajuda de especialistas em áudio branding no Brasil, a Listenx. Nós já ajudamos diversas marcas a criar a sua identidade sonora, como é o caso da Levi ‘s, Baked Potato, Hering e muitas outras. Portanto, também podemos te ajudar.

Contamos com um time de especialistas que analisa a sua empresa, o seu público e a mensagem que você quer passar, e prepara músicas que realmente representem a sua marca. Ficou interessado? Vá até o final deste artigo e solicite um o seu teste gratuito! E, para conferir mais dicas de como vender mais o ano todo, acesse o nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Estratégia de divulgação de produtos: conheça as melhores

Desenvolver boas estratégias para a divulgação de produtos é uma importante tarefa de todo gestor do varejo. Afinal, se os clientes não souberem o que acontece na sua loja, o que você está vendendo e quais as vantagens de adquirir esses produtos, você dificilmente terá uma empresa de sucesso. Pensando em como te ajudar, nós…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

8 dicas para ter mais resultados em suas campanhas e promoções no varejo

Você sabia que 70% das decisões de compra acontecem no ponto de venda? É isso mesmo, esse número foi comprovado em uma pesquisa realizada pelo POPAI (The Global Association for Marketing at Retail), associação de marketing no varejo. A grande questão aqui é que é na loja que você encontra os três principais elementos para…

Por Nayara Santos em 23.03.2020

Ebook Estratégias de marketing indispensáveis para o varejo

Todo empresário do ramo varejista sabe que é preciso muito esforço para se destacar no mercado e vender cada vez mais, mas poucos conhecem estratégias de marketing, por isso disponibilizamos o Ebook Estratégias de marketing. Principalmente em tempos de crise, as empresas de varejo têm observado a necessidade de investir nas mais diversas estratégias de marketing para conseguir…

Por Nayara Santos em 30.05.2016

17 textos para propaganda de loja de variedades, confira

Está com dificuldade de encontrar os textos certos para fazer a propaganda da sua loja de variedades? Não se preocupe, nós entendemos esse desafio que os gestores do varejo enfrentam e estamos aqui para te ajudar. Ter os textos certos para divulgar a sua loja é essencial, já que eles ajudam a convencer os clientes…

Por Nayara Santos em 16.02.2023

Guia completo da automação de serviços — otimize sua empresa

O conceito de varejo 4.0 já é uma realidade, tanto que é comum encontrarmos multilojas e comércios que atuam com atacado e varejo em vez de unidades específicas para um segmento. Nesse momento de ascensão e preparação para o futuro, surge um termo que não pode ser ignorado: a automação de serviços. Esse é um…

Por Nayara Santos em 22.01.2020

Você sabe como construir um funil de vendas no varejo?

O funil de vendas no varejo não é tão discutido como deveria, principalmente no comércio físico. Essa estrutura, que engloba diferentes etapas de comunicação, relacionamento, atendimento e vendas, ganhou popularidade nos últimos anos com as estratégias de Marketing Digital. Apesar disso, os seus princípios podem ser adaptados para qualquer tipo de empreendimento. O funil de…

Por Nayara Santos em 21.06.2022

Como a Lei Geral de Proteção de Dados influencia o mercado varejista?

A Lei Geral de Proteção de Dados, ou apenas LGPD, é a iniciativa brasileira que visa regulamentar a captação, o uso e a segurança dos dados pessoais. As normas são inspiradas na GDPR (General Data Protection Regulation) que já está em vigor na União Europeia. Essa regulamentação surge de maneira relativamente tardia, levando-se em conta…

Por Nayara Santos em 17.10.2019

Frases para loja virtual infantil: confira 14 exemplos

Divulgar a sua loja infantil pode ser um grande desafio, já que você precisa ter frases que consigam atrair tanto as crianças quanto os adultos. Além disso, dependendo do meio utilizado para fazer a divulgação, algumas frases devem ser mais voltadas para os adultos do que para o seu público infantil. Esse é justamente o…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Como organizar uma farmácia: 6 dicas essenciais

Saber como organizar uma farmácia pode fazer uma grande diferença para o sucesso do seu negócio. Isso acontece porque quando um estabelecimento está organizado de modo que faça sentido para os clientes, eles conseguem encontrar o que precisam sem grandes dificuldades. Além disso, a organização da loja, disposição dos produtos e a identificação de cada…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos