Provavelmente você chegou aqui querendo saber quanto custa para montar um supermercado pequeno, certo? Aliás, conhecer os custos de abrir um negócio é uma das primeiras pesquisas que as pessoas fazem.
Entretanto, essa nem sempre é uma tarefa fácil ou uma pergunta simples de ser respondida. Portanto, dificilmente haverá uma resposta com números absolutos. Isso porque, o valor para iniciar um empreendimento pode variar muito, dependendo das escolhas que você fizer.
Por isso, neste artigo vamos trazer quais as principais escolhas que você deverá ficar atento com relação aos custos para montar um supermercado pequeno. Não perca a oportunidade de começar o seu negócio com o pé-direito e confira o nosso texto!
O que influencia o custo de montar um supermercado pequeno?
A primeira coisa que você precisa fazer, antes de calcular efetivamente qual o custo de montar um supermercado, é uma lista de tudo que você irá precisar. Não importa se o supermercado é pequeno ou grande, no geral, os itens necessários para você iniciar são os mesmos. O que muda é a quantidade, por exemplo, um supermercado pequeno precisará de um número menor de gôndolas, enquanto um supermercado grande precisará de mais.
Por isso, é fundamental que você faça um planejamento prévio antes de desembolsar qualquer quantia do seu bolso. O ideal é ter um plano de negócios, em que você irá fazer o planejamento financeiro, fazer um levantamento dos possíveis concorrentes e fornecedores, determinar qual será a missão e os valores do seu negócio, bem como estipular objetivos a serem alcançados.
Lembre-se que com planejamento as chances de imprevistos diminuem, evitando que você tenha gastos indesejados. Sem falar que ainda ajuda a mostrar para potenciais investidores (caso você os tenha) que os seus planos são sólidos. A seguir falaremos um pouco dos itens que irão influenciar diretamente o custo de montar um supermercado.
1. Localização
A localização de um estabelecimento pode ser um grande diferencial. O ideal é que o seu supermercado, mesmo que pequeno, seja de fácil acesso aos clientes, por isso, ruas e avenidas, com bastante movimento são os locais ideias.
Entretanto, aqui é preciso ficar atento a algumas características que podem fazer com que o seu investimento fique mais caro ou mais barato. Quando um imóvel possui uma excelente localização o valor do aluguel ou do imóvel (caso você compre o local) será maior, bem como o valor pago de IPTU. Além disso, o valor também dependerá do bairro e da cidade em que o supermercado for ficar.
Lembre-se também que a escolha da localização poderá influenciar diretamente em qual será o seu público-alvo e a precificação dos itens que você irá vender. Ou seja, se por um lado você precisará desembolsar um valor maior de aluguel em uma boa localização, por outro você também terá a oportunidade de ter uma maior margem de lucro.
Ainda, optando por uma localização fora dessas áreas mais caras para economizar no aluguel, provavelmente será preciso investir um pouco mais na divulgação do supermercado. Afinal, você não terá muitas pessoas passando na frente do estabelecimento o tempo todo.
Portanto, pese os prós e contras de cada lugar em potencial e faça os cálculos de projeção para o médio e longo prazo. Assim você poderá tomar uma decisão mais acertada e que não comprometa o seu orçamento.
2. Equipamentos e mobiliário
Outra parte importante que influencia diretamente no quanto custa para montar um supermercado pequeno é a escolha dos equipamentos e do mobiliário que irão compor o seu negócio. Afinal de contas, são muitas gôndolas, prateleiras, caixas, geladeiras, freezers, balanças, carrinhos, cestas, impressoras, computadores, dentre outros.
Como a lista de itens é enorme, é importante que você saiba exatamente o que precisa ser comprado e comece a pesquisar possíveis fornecedores. Fique atento aos diferentes modelos e marcas, e tome cuidado com os preços muito baixos, já que eles podem ser um sinal de produtos de baixa qualidade.
Ainda, não se esqueça de negociar com os seus fornecedores, seja para menores preços, como também condições de entrega e de pagamento. E, se ficar na dúvida de qual escolher, peça para conferir os itens de perto, seja visitando algum estabelecimento que utilize os produtos, ou indo a uma loja física do fornecedor.
Alguns desses equipamentos podem interferir na qualidade dos produtos vendidos, como freezers e geladeiras. Sem falar que, caso eles não sejam adequados para o supermercado, você ainda pode ter prejuízos. Já outros, como as prateleiras e as cestas, podem interferir diretamente na experiência de compras do cliente.
3. Produtos que serão vendidos
Essa etapa deverá ser feita em conjunto com o item anterior, isso porque, dependendo de quais itens você for vender, você poderá precisar de mais ou menos equipamentos. Por exemplo, se você quiser que o seu supermercado se destaque pelo açougue, oferecendo uma grande diversidade de produtos, então você precisará de uma área maior para manter e expor esses produtos.
Lembre-se que você também precisará manter uma quantidade mínima de itens em estoque, e que alguns podem requerer condições especiais de armazenamento. Entretanto, no início, você não precisa ter grandes quantidades em estoque, assim você evita desperdícios ou mesmo perda por vencimentos. Isso porque você está apenas começando, e ainda não sabe exatamente o que os seus clientes estão procurando.
Claro que os produtos vendidos no supermercado podem mudar ao longo do tempo. Por isso, tenha em mente que você precisará se adaptar às demandas criadas pelos clientes. O que será possível somente depois que o negócio começar a funcionar.
4. Automação
Outro item importantíssimo que irá afetar o quanto irá custar para montar um supermercado pequeno é o nível de automação que o seu negócio terá. Você provavelmente está se perguntando se isso será realmente necessário para o início do seu supermercado. Esse questionamento é totalmente compreensível, apesar disso é importante começar com o pé direito.
A automação permite que diversos controles sejam realizados de forma rápida e com maior precisão do que se fossem feitos manualmente. Alguns exemplos são: controle de caixa, controle de estoque e controle de vencimento de produtos.
Esses são processos que demandam muito tempo para serem executados, ou seja, se você não precisar fazê-los, conseguirá direcionar a sua energia para outras áreas que serão fundamentais para o sucesso do seu negócio, tais como o planejamento das estratégias e ações de marketing, o estudo da concorrência para conseguir se destacar, como irá fidelizar os seus clientes, dentre outros.
Por isso, por mais tentador que seja não utilizar um software no início, é importante que você, ao menos, considere essa possibilidade e entenda como ela pode ser uma aliada no sucesso do seu supermercado.
5. Estratégias de marketing
Não há estabelecimento do varejo que sobreviva sem uma boa estratégia de marketing. Por isso, o ideal é que você comece a planejar o que será feito desde o início e, inclusive, separe uma parte do investimento inicial para isso.
Primeiramente, você precisará decidir qual será o nome do supermercado, o logo, as cores, e a identidade da marca como um todo. Lembre-se que através dela é que os clientes se relacionarão com a sua loja e lembrarão dela. Portanto, essa é uma escolha que pode mudar a forma como os consumidores enxergam o seu negócio.
Além disso, você também deve escolher estratégias para atrair clientes. Isso pode ser feito através de anúncios nas redes sociais, criação de um site com blog para a produção de conteúdo, anúncios pagos na internet, anúncios em jornais e revistas locais, dentre outros.
Por fim, mas longe de ser o menos importante, você também precisa definir quais estratégias serão utilizadas para oferecer aos clientes uma boa experiência de compras e fidelizá-los. Isso pode ser feito através de música ambiente na loja, degustação de produtos, programa de fidelidade, bom atendimento, organização da loja, dentre outros.
Como esse é assunto bastante extenso e que merece uma atenção especial, já que, se o cliente não souber o que acontece na sua loja, ele não vai comprar com você, recomendamos a leitura do nosso e-book Marketing para supermercado: 7 ações essenciais para o seu negócio. Lá você vai encontrar tudo o que precisa saber para arrasar na sua estratégia de marketing.
Mas afinal, quanto custa para montar um supermercado pequeno?
Como vocês viram, existem diversos fatores que influenciam o valor que será necessário para montar um supermercado pequeno. Tudo vai depender das escolhas que você fizer ao longo do planejamento. Por isso, o plano de negócios deve ser o primeiro passo. Assim você conseguirá analisar todas as possibilidades.
Além disso, quando você tem um plano de negócios bem estruturado, as chances de você conseguir algum tipo de financiamento aumenta muito. Já que isso demonstra que você está se planejando e sabe exatamente aonde quer chegar, o que faz com que os investidores vejam o seu negócio com um risco mais baixo.
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