Por Nayara Santos em 20.10.2023

Como Aumentar as Vendas com Músicas

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Saber como aumentar as vendas da sua loja com música, pode ser uma reviravolta para a sua empresa. Isso porque, por mais que muitos estabelecimentos do varejo tenham som ambiente, seus gestores nem sequer desconfiam do poder que têm em mãos, e do potencial que podem não estar aproveitando.

Afinal, a música, quando escolhida da maneira certa e para um público específico, contribui com a experiência de compra do consumidor. Sem falar que é um dos segredos atuais de como conseguir melhores resultados e maior fidelização.

Possui música na sua loja, mas nunca pensou no poder que ela tem para influenciar os clientes durante as compras? Ou simplesmente coloca uma trilha sonora qualquer sem se preocupar se ela está agradando os clientes ou reforçando a imagem da sua marca? Então não preciso mais se preocupar, que a gente vai te ajudar.

Por isso, se você ficou interessado e quer trazer essa novidade para a sua loja, esse é o momento. Aqui neste artigo você vai aprender como usar a trilha sonora da sua loja para aumentar as vendas, melhorar a conexão com os clientes e ainda conhecer quais erros devem ser evitados. Vem com a gente que nós vamos te contar tudo o que você precisa sobre o assunto. Boa leitura!

O que deve ser feito para conseguir aumentar as vendas com a música?

O segredo de como aumentar as vendas utilizando a música é fazer a escolha certa, seja de ritmos, nível de energia da trilha sonora e das músicas propriamente ditas. Porém, isso exige conciliar dois importantes personagens do varejo: a identidade da sua marca com o gosto do seu público-alvo.

Agradar aos clientes pode até parecer bastante óbvio, mesmo assim, poucos são os estabelecimentos que realmente perguntam aos consumidores quais música, cantores ou bandas eles gostam de ouvir antes de colocar música ambiente na loja. E isso pode ser um verdadeiro desastre.

Estudos mostram que cerca de 35% dos clientes aumentam o tempo de permanência na loja quando a música é agradável. Sem falar que 14% vai gastar mais na sua loja, ou seja, vai contribuir para aumentar as vendas com a música. Entretanto, 44% deles afirmam que deixariam a loja sem comprar nada se a trilha sonora for desagradável. Ou seja, errando na escolha da música você não apenas afugenta os clientes, como também pode diminuir as vendas.

Com relação à identidade da sua marca, é importante você saber exatamente qual tipo de mensagem você quer reforçar. Pode ser de que a sua marca é mais descontraída, com os hits do momento; ou então que é uma marca mais sofisticada, neste caso músicas mais calmas serão melhor recebidas pelos clientes.

Justamente por isso que a música pode ser aquele detalhe que faltava para deixar o ambiente da sua loja mais agradável para os consumidores. Por isso, a escolha da trilha sonora é algo tão delicado e que você deve contar com a ajuda de especialistas.

Falando com quem entende do assunto

Por mais simples que escolher a música certa para a sua loja possa parecer, a verdade não é bem essa, já que escolher a trilha sonora ideal pode exigir muita pesquisa. Se quiser mais detalhes sobre esse assunto, você pode fazer o download gratuito do e-book Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio. Por isso, muitas vezes, o melhor a fazer é contratar uma empresa especializada no assunto.


Isso mesmo, existem empresas no mercado que são especializadas em criar a trilha sonora perfeita e exclusiva para a sua marca, como a ListenX. Os especialistas em Music Branding, conseguem atender às especificações de cada tipo de negócio e são ideais para quem deseja melhorar não só as vendas, mas também a relação entre marca e consumidor.

Além disso, ela também oferece um produto exclusivo para as lojas do varejo, o Listenplay. Neste serviço de rádio indoor você terá acesso a diferentes playlist que você poderá reproduzir a qualquer momento na sua loja, conforme a sua necessidade e o nível de energia do momento. 

Outra grande vantagem é a possibilidade de criar anúncios personalizados, que podem ser veiculados a qualquer momento durante a programação musical. Sem falar que ainda é possível utilizar os anúncios pré-gravados que estarão disponíveis ao contratar o serviço. Mais fácil impossível!

Ficou interessado? Então não perca mais tempo e solicite agora mesmo o seu teste gratuito por 10 dias.

Quais erros não posso cometer com a música na minha loja?

Além de saber como a música aumenta as vendas da sua loja, é preciso entender quais erros você deve evitar. Isso porque, como a música tem muita influência sobre o comportamento do consumidor, é preciso tomar muito cuidado com as escolhas que você faz. 

Como falamos anteriormente, quando escolhida da maneira errada, pode fazer os clientes irem embora mais rápido, ou seja, definitivamente não vai aumentar as suas vendas. E escolher as músicas que representam a sua marca, agrade seu público-alvo e ainda estimule o consumo é um verdadeiro desafio. 

Sem falar que gerenciar uma rádio por conta própria, sem a ajuda de profissionais ou sem as ferramentas certas, como as oferecidas pela Listenplay, pode ser um grande desafio. 

Ainda, um simples erro nesse processo pode prejudicar as vendas, comprometer a experiência do cliente e ainda afetar a produtividade dos funcionários. Confira a seguir quais cuidados você deve ter com as músicas da loja:

  • Deixar o ambiente sem música;
  • Seguir o gosto dos donos ou funcionários;
  • Não considerar o perfil do público-alvo;
  • Permitir que funcionários ou outras pessoas escolham as músicas e playlists sem critérios;
  • Colocar um CD qualquer para tocar;
  • Usar rádio FM, coletâneas de músicas gravadas em pen-drive, Youtube, rádios online ou ferramentas de streaming que não são voltadas para empresas;
  • Escolher playlists que não combinam com a identidade da loja;
  • Não prestar atenção ao volume e à qualidade do som que é reproduzido na loja.

Esses são os principais erros que você pode cometer. Agora, responda sinceramente, quais erros já foram cometidos no seu estabelecimento? Não é vergonha nenhuma em admitir que erros já foram cometidos, aliás, essa é uma das únicas formas de conseguir entender que você errou e buscar formas de como consertar isso. 

Caso contrário, você corre o risco de continuar cometendo os mesmos erros no futuro e, não há nenhuma loja de varejo que sobreviva desse jeito. Adicionalmente, a busca pela melhoria contínua dos serviços e produtos oferecidos, mostra para o cliente que essa é uma empresa séria e que merece um voto de confiança.

Mas afinal, a música tem mesmo o poder de aumentar as vendas da minha loja?

A resposta mais curta e rápida para essa pergunta é sim! Mas, se você ainda está desconfiado e quer alguns dados para entender a importância da música, não tem problema, nós trazemos mais informações. 

Como já falamos anteriormente, com uma música agradável os clientes ficam mais tempo na loja, além de comprarem mais, mas isso não é tudo. Quando o cliente consegue se identificar com a trilha sonora, as chances dele lembrar da sua marca são de 96%. Além disso, 31% voltam para fazer uma nova visita e 21% vai recomendar a loja para amigos e conhecidos.

Vale a pena mencionar que, além de contribuir com o crescimento dos números de um negócio, a música certa tem outras funções importantes. Por exemplo, ela é uma ferramenta bastante interessante para te ajudar a construir uma identidade para a loja e para a sua marca. 

Ela também consegue proporcionar um ambiente mais agradável e único, diferenciando a sua loja dos concorrentes. Ainda, ela estimula a memória sensorial dos consumidores e, assim, estabelece uma conexão emocional entre marca e consumidor.

Outros benefícios da música ambiente na loja

Bom, você já entendeu como a música é capaz de aumentar as vendas da sua loja, mas vale a pena ressaltar que ela te ajuda com outros aspectos importantes para o sucesso da sua empresa.

Criar uma maior conexão com a marca

Os clientes estão cada vez mais em busca de marcas com as quais eles consigam ter uma espécie de conexão, e a música pode ser a sua grande aliada nesse momento. Afinal de contas, não tem nada melhor do que ficar na memória dos clientes e ser lembrado na hora das compras.

Como você viu, cerca de 31% dos clientes vão lembrar da sua loja, e isso significa que, na próxima compra que eles forem fazer, provavelmente eles vão conferir os preços e condições na sua loja. Perfeito, não é mesmo?

Mas isso não é só, uma vez que o cliente se lembre da sua marca, quando surgir um assunto relacionado com a sua área de atuação, há grandes chances de que ele mencione a sua marca. Ou seja, ele vai ser um divulgador voluntário da sua loja, o que poderá trazer novos clientes até você.

Aumento da produtividade da sua equipe de vendas

Outro ponto muito importante com relação à música é que ela vai influenciar todas as pessoas que estiverem no ambiente, portanto, a sua equipe de vendas também poderá se beneficiar dela.

A primeira coisa que podemos notar é o aumento da produtividade. Em uma pesquisa realizada pela HeartBeats International, mostrou que 49% dos funcionários que trabalhavam em um ambiente com música agradável relataram um aumento na produtividade.

Essa mesma pesquisa mostrou que 56% da equipe percebeu que estava melhor estressada no ambiente de trabalho. E ainda 38% perceberam que as relações interpessoais também haviam melhorado.

Isso acontece porque a música ajuda os vendedores a ficarem mais focados no que estão fazendo, diminuindo os erros humanos. Com menos erros, não há necessidade de retrabalhos e nem discussões entre membros da equipe porque algo deu errado.

Melhor experiência de compras para o cliente

Claro que você quer aumentar as vendas da loja com a música, mas e se nós te falarmos que além disso você ainda melhora a experiência do cliente. Esse é um importante aspecto de ter uma rádio personalizada, em que você está no comando do que é reproduzido. 

Ao ter uma boa experiência de compras, o cliente vai se lembrar da sua marca e associá-la a bons momentos e sentimentos agradáveis. Entretanto, aqui vale um alerta, porque oferecer essa boa experiência vai muito além da música, exigindo que outras ações sejam tomadas.

A primeira delas está relacionada com o atendimento. De nada adianta ter uma trilha sonora feita sob medida, se o consumidor não for bem atendido. Por isso, mantenha sempre a sua equipe de vendas bem treinada e pronta para ajudar.

Além disso, outras ações de marketing sensorial podem te ajudar nessa tarefa. Por exemplo, caprichar na decoração e na iluminação da loja, preparar uma fragrância exclusiva e até mesmo oferecer chá, café ou biscoitos para os clientes. Tudo isso deixa o tempo de permanência no estabelecimento melhor e inesquecível.

Inclusive, se você quiser conhecer em detalhes como fazer isso, confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo. Aproveite que o download é gratuito. E, não perca mais tempo e implemente uma rádio personalizada na sua loja agora mesmo, você não vai se arrepender.

Marcas que apostaram na música para aumentar as vendas

Você provavelmente já entendeu como a música pode ser implementada na sua loja e os resultados que ela pode trazer. Além disso, já demos dicas de alguns cuidados que você deve ter na hora de implementar essa estratégia. 

Mas, provavelmente, a melhor forma de te mostrar que a música é realmente uma ferramenta que a sua loja precisa ter é com exemplos. Por isso, a seguir vamos apresentar alguns cases de sucesso em que a Listenx mudou a forma como a marca se comunica com o cliente através da música.

LIVE!

A LIVE! é uma marca focada na venda de acessórios e roupas para atividades físicas. Com mais 200 lojas no país, era difícil garantir a padronização das lojas. Isso sem falar que, atuando em diferentes regiões do país, o perfil dos clientes e algumas de suas preferências variam conforme a região em que a loja estava localizada.

Além disso, a LIVE! também queria encontrar uma estratégia de marketing que ajudasse a refletir o perfil dinâmico da marca. E foi para solucionar esta dor que a Listenx foi contratada, para criar uma trilha sonora que refletisse essa identidade da marca ao mesmo tempo em que criava um vínculo afetivo com os clientes.

Além disso, a música ajudou a integrar todas as outras estratégias de marketing pensadas pela marca. Um excelente exemplo é que a cada nova coleção da marca uma nova trilha sonora é preparada para que ela consiga trazer a mensagem para as quais as peças foram criadas.

CNS

Outro case de sucesso que resultou da parceria com a Listenx é a da loja de calçados masculinos CNS. Neste caso, a seleção de músicas da playlist foi pensada de modo a refletir a marca e com o foco de trazer automação para a reprodução das músicas.

Além disso, a ListenX preparou um repertório de músicas atualizado, que segue as tendências do mercado musical e a identidade da marca, permitindo que os funcionários se concentrem em suas atividades principais, como vendas e atendimento ao cliente.

Esse case mostra que a CNS passou a ter funcionários que pudessem focar em trabalhos mais importantes, para ajudar a marca crescer, ao invés de ficar escolhendo músicas e gravando CD para reproduzir na loja. Ou seja, não apenas a trilha sonora ajudou a melhorar a experiência dos clientes, mas também a aumentar a produtividade da equipe de vendas.

Adidas

A Adidas optou por mudar de fornecedor de serviços de música devido à necessidade de inovação tecnológica e com o intuito de atualizar a trilha sonora das lojas. O antigo provedor não oferecia suporte nacional, apresentava problemas relacionados ao fuso horário, alto consumo de banda larga nas lojas e a barreira do idioma era um problema.

A Listenx começou a atender a Adidas em 2008. A intenção inicial era oferecer um serviço de music branding utilizando tecnologia de ponta, com custos justos mas sem deixar a qualidade cair.

Provavelmente, o maior desafio enfrentado foi o de garantir que a trilha sonora das lojas brasileiras refletissem a identidade da marca nos mercados dos Estados Unidos e Europa. Mas, é claro, sem deixar de lado o mercado nacional, afinal, os brasileiros possuem as suas preferências. 

Além disso, como a Adidas tem um público amplo e variado, além de uma personalidade de marca forte, foi preciso criar uma trilha sonora que incorporasse todos esses elementos de forma coesa. O resultado foi a criação de uma playlist que oferece ao cliente uma experiência de compra diferenciada.

Aliada com as demais estratégias de marketing que a empresa implementou ao longo da jornada de compras, a música veio para complementar esse cenário. Outro ponto importante é que a trilha sonora também foi cuidadosamente pensada para que não levantasse assuntos sobre os quais a marca não quer se posicionar.

Lacoste

A Lacoste procura oferecer aos clientes uma experiência de compras completa e integrada para os clientes, onde a música desempenha um papel importante. A marca acredita que a experiência na loja deve ser completa e alinhada com sua herança histórica e valores culturais. 

Para garantir uma trilha sonora adequada que reflita esses atributos, a Lacoste colaborou com a ListenX, especialistas em traduzir essa necessidade em músicas. Desta colaboração surgiu uma playlist capaz de transmitir a mensagem adequadamente para o cliente e tornar a experiência de compras muito melhor.

Hering

Há alguns anos a Hering não utilizava playlists criadas por especialistas em música para negócios. O que acontecia era que o marketing enviava sugestões de músicas e gêneros para as lojas, que criavam suas próprias playlists.

Ou seja, não havia uma padronização ou nem sequer um alinhamento com a marca. Isso resultava em falta de segurança para a rede, pois cada loja podia adotar uma programação diferente, comprometendo a estratégia musical da empresa e a experiência do cliente em diferentes unidades.

Neste caso, a ListenX criou uma trilha sonora que refletisse a história da marca, que tem mais de 100 anos, e estabelecesse um vínculo emocional com os consumidores. A estratégia incluiu o foco em músicas nacionais por pelo menos metade do tempo, alinhando-se à cultura brasileira e mantendo uma atmosfera acolhedora e positiva. 

Neste artigo você conheceu como a música pode aumentar as vendas da sua loja. Quer conhecer outras formas de divulgar a sua marca e encantar os seus clientes? Confira o nosso blog. Lá você encontrará muitos artigos com dicas de marketing e gestão no varejo.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

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