Por Nayara Santos em 21.07.2021

Supermercado drive thru: invista nessa tendência que veio para ficar

Por Nayara Santos em 21.07.2021

Ter um supermercado drive thru pode ser uma excelente forma de trazer modernidade para a sua marca. Essa tendência vêm começando a ganhar mais espaço no país, principalmente depois que o setor de varejo percebeu a fragilidade de muitos negócios. Diante da dificuldade de se manter no mercado, muitos donos e gestores desse setor buscaram alternativas para manter as vendas e conquistar cada vez mais clientes.

Assim, se você está em busca de algo novo, que seja capaz de chamar a atenção dos consumidores e permitir que você se destaque da concorrência, o supermercado drive thru pode ser uma boa alternativa. Neste artigo nós vamos te contar mais sobre ele e do porquê você deve investir nesse tipo de serviço. No final, ainda daremos uma dica extra de como melhorar a experiência do cliente com o drive thru. Confira!

O que é o supermercado drive thru?

Um supermercado drive thru é aquele que você pode retirar os produtos que comprou sem precisar descer do carro. Ou seja, assim como muitas redes de fast food oferecem esse serviço, você não precisará ter contato com outras pessoas para conseguir manter a sua despensa cheia.

No caso dos supermercados, ao invés de o cliente fazer o pedido assim que chegar na loja física, ele pode fazer a compra online e ir retirar os itens adquiridos no drive thru. Como o supermercado precisará de algum tempo para preparar o pedido, a retirada dos produtos deve ser agendada. Assim, tanto o cliente quanto a loja saberão exatamente quando o pedido estará pronto.

Vantagens do supermercado drive thru

Praticidade para os clientes

Cada vez mais as pessoas estão interessadas em facilitar as atividades do dia a dia, sem precisar gastar muito tempo ou mesmo correndo o risco de esquecer dos afazeres. Por isso, ter um sistema drive thru no seu supermercado pode ser um grande atrativo para os clientes que tenham esse perfil. Veja a seguir cada uma das vantagens que o supermercado drive thru poderá oferecer para você e para os seus clientes.

Assim, o cliente poderá fazer as compras através do site ou do aplicativo, agendar a retirada das compras para o final do dia, no caminho de casa. Ou seja, ele consegue fazer as compras rapidamente, e poderá utilizar o tempo extra para aproveitar um jantar em família ou com amigos, ou se dedicar um pouco mais ao trabalho.

Saia na frente da concorrência

O supermercado drive thru ainda é uma grande novidade no Brasil e poucas empresas oferecem esse tipo de serviço. Desta forma, se você conseguir implementá-lo com sucesso, você será um destaque e irá atrair a curiosidade de muitos consumidores, nem que seja para testar o serviço. 

Vale a pena mencionar que uma empresa precisa desembolsar cerca de 5 cinco vezes mais dinheiro para atrair novos clientes, do que para fidelizar aqueles que já conhecem a sua marca. Por isso, não se esqueça que, uma vez que você consiga atrair novos clientes, o trabalho de fidelização começa, por isso, proporcionar uma boa jornada de compras é fundamental. A seguir falaremos mais sobre isso.

Rapidez na entrega

Claro que se o cliente precisar de algum produto com urgência ele irá até uma loja física. Entretanto, quando ele opta por efetuar as compras pela internet e escolhe a entrega em sua casa, geralmente será preciso aguardar por alguns dias.


Por outro lado, se o cliente escolher o supermercado drive thru a entrega poderá ser muito mais rápida, já que não há a necessidade de aguardar a disponibilidade de veículos para o transporte do produto. Será preciso apenas ter algum funcionário para separar os produtos adquiridos.

Se o seu supermercado for capaz de fazer com muita eficiência, sem dúvida alguma você conseguirá conquistar e fidelizar mais clientes pela rapidez na entrega. Com o aumento das vendas, você poderá até mesmo investir em mais funcionários para trabalharem no sistema drive thru.

Necessidade de um espaço menor

Outra grande vantagem do supermercado drive thru é a necessidade de um espaço menor para atender aos clientes. Como você não vai organizar o ponto de venda (PDV), então esse espaço poderá ser destinado para vagas para atender aos clientes que vierem retirar as compras.

Lembre-se apenas que quanto mais espaço você tiver, mais clientes você conseguirá atender. Entretanto, para isso ser feito de forma eficiente, você também precisa ser muito organizado, ter um sistema de gerenciamento compatível com as suas necessidades e número suficiente de funcionários para separar os produtos comprados e levá-los até o local em que o cliente fará a retirada das compras.

Como melhorar a experiência do cliente no supermercado drive thru

Não importa se o cliente ficará frente a frente com os funcionários do supermercado ou se toda a jornada de compras será feita online, garantir uma boa experiência do cliente é fundamental para você conseguir fidelizar aqueles clientes que optam pelo seu supermercado.

Por isso, é fundamental que tudo esteja funcionando bem, seja o site, o check out, o aplicativo, o atendimento ao cliente, a retirada e a entrega das compras. Claro que isso não vai excluir completamente a possibilidade de problemas ocorrerem, mas é preciso estar preparado para resolvê-los quando eles aparecerem. Mais importante do que garantir uma jornada de compras tranquila, é ser capaz de solucionar os problemas dos clientes.

Além disso, não é porque no supermercado drive thru você não tem um PDV que você não precisa se preocupar em oferecer um ambiente agradável para os clientes. Pelo contrário, você precisa saber usar esses poucos e preciosos minutos da melhor maneira possível. 

Uma opção para isso é utilizar uma rádio personalizada para supermercado. Através dela você consegue reproduzir uma trilha sonora que agrada à maioria dos seus clientes. Ainda, com a rádio personalizada é possível veicular anúncios para divulgar serviços, promoções e até mesmo para convidar o cliente para fazer parte do programa de fidelidade do supermercado

Desta forma, você garante que os clientes que passarem pelo drive thru do supermercado também ficarão por dentro das novidades. 

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

9 ações simples e práticas para aumentar as vendas do seu supermercado no final de ano!

 Final de ano chegando e todos os varejistas estão de olho no 13° salários dos consumidores. Inclusive, o final de ano é um período muito esperado por todos os lojistas para conseguir aumentar as vendas. E, com os supermercados não é diferente, já que são muitas festas e celebrações que exigem sempre a compra…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Categoria de produtos de supermercado: veja como gerenciar

A organização por categoria de produtos no supermercado auxilia tanto os gestores quanto os funcionários a tornarem a experiência de compra do cliente melhor. Desta forma, é possível monitorar de perto quais são os produtos mais procurados pelos consumidores que frequentam o seu supermercado. Com essa informação em mãos é possível tomar melhores decisões gerenciais…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

Catálogo de supermercado: 6 dicas para criar o ideal

Muitos gestores podem considerar o catálogo de supermercado algo ultrapassado e que não vale a pena investir tempo e dinheiro. Entretanto, eles não poderiam estar mais enganados. O catálogo ainda é uma excelente forma das pessoas verificarem quais são as promoções do período, portanto, uma ótima maneira de atrair novos clientes para o supermercado. Além…

Por Nayara Santos em 21.07.2021

Merchandising em supermercado: 5 dicas de como fazer

O merchandising no supermercado combina estratégias para conseguir aumentar as vendas de determinados produtos. Através dele é possível atrair a atenção do cliente para o produto certo, fazendo com que as vendas disparem. Saber como utilizar essas técnicas pode fazer a diferença entre lucro e prejuízo. Portanto, se você ainda não sabe como fazer o…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Estacionamento de supermercado: 6 dicas para manter organizado

O estacionamento do supermercado é um local importantíssimo na jornada de compras do cliente. Isso porque, é ali onde a compra termina e o último contato que o cliente terá com a sua marca. Se ele tiver qualquer tipo de problema, ele sairá com uma impressão ruim do supermercado, o que poderá fazer com que…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Equipamentos para supermercado: veja quais não podem faltar

Conhecer a lista de equipamentos para supermercado é importantíssimo para quem está abrindo um negócio nesse ramo do varejo. Isso porque o gasto com esses equipamentos deve entrar na conta dos custos para colocar o supermercado para funcionar. Além disso, muitos donos de supermercado e mercadinhos de bairro podem estar em busca da modernização ou…

Por Nayara Santos em 14.06.2021

Estratégias para aumentar as vendas do supermercado no início do ano

O ano começou e junto com eles diversas despesas que, por mais que esperadas, podem acabar prejudicando os resultados do seu supermercado. Afinal, assim como a sua empresa tem obrigações tributárias, as pessoas também, isso sem falar nas despesas das férias e celebrações do final do ano. Se por um lado você precisa aumentar a…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Social media para supermercado: entenda a importância da presença digital

Em um mundo cada vez mais digital é fundamental que você, dono de supermercado, inclua a social media no seu dia a dia. Essa tendência ficou ainda mais evidente durante a pandemia, já que manter contato com o cliente utilizando as ferramentas que a tecnologia oferece foi crucial para a sobrevivência de muitos negócios. Independente…

Por Nayara Santos em 22.02.2021

Ilha de produtos para supermercado: aprenda a montar em 7 passos

Sem dúvida alguma você possui muitas ilhas de produtos no seu supermercado. Elas são excelentes para expor produtos e marcam presença em alguns setores, como no caso do hortifrúti, composto praticamente por esse tipo de expositor, sem prateleiras. Saber qual é a melhor forma de expor produtos pode fazer toda a diferença na hora de…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos