Ter um supermercado drive thru pode ser uma excelente forma de trazer modernidade para a sua marca. Essa tendência vêm começando a ganhar mais espaço no país, principalmente depois que o setor de varejo percebeu a fragilidade de muitos negócios. Diante da dificuldade de se manter no mercado, muitos donos e gestores desse setor buscaram alternativas para manter as vendas e conquistar cada vez mais clientes.
Assim, se você está em busca de algo novo, que seja capaz de chamar a atenção dos consumidores e permitir que você se destaque da concorrência, o supermercado drive thru pode ser uma boa alternativa. Neste artigo nós vamos te contar mais sobre ele e do porquê você deve investir nesse tipo de serviço. No final, ainda daremos uma dica extra de como melhorar a experiência do cliente com o drive thru. Confira!
O que é o supermercado drive thru?
Um supermercado drive thru é aquele que você pode retirar os produtos que comprou sem precisar descer do carro. Ou seja, assim como muitas redes de fast food oferecem esse serviço, você não precisará ter contato com outras pessoas para conseguir manter a sua despensa cheia.
No caso dos supermercados, ao invés de o cliente fazer o pedido assim que chegar na loja física, ele pode fazer a compra online e ir retirar os itens adquiridos no drive thru. Como o supermercado precisará de algum tempo para preparar o pedido, a retirada dos produtos deve ser agendada. Assim, tanto o cliente quanto a loja saberão exatamente quando o pedido estará pronto.
Vantagens do supermercado drive thru
Praticidade para os clientes
Cada vez mais as pessoas estão interessadas em facilitar as atividades do dia a dia, sem precisar gastar muito tempo ou mesmo correndo o risco de esquecer dos afazeres. Por isso, ter um sistema drive thru no seu supermercado pode ser um grande atrativo para os clientes que tenham esse perfil. Veja a seguir cada uma das vantagens que o supermercado drive thru poderá oferecer para você e para os seus clientes.
Assim, o cliente poderá fazer as compras através do site ou do aplicativo, agendar a retirada das compras para o final do dia, no caminho de casa. Ou seja, ele consegue fazer as compras rapidamente, e poderá utilizar o tempo extra para aproveitar um jantar em família ou com amigos, ou se dedicar um pouco mais ao trabalho.
Saia na frente da concorrência
O supermercado drive thru ainda é uma grande novidade no Brasil e poucas empresas oferecem esse tipo de serviço. Desta forma, se você conseguir implementá-lo com sucesso, você será um destaque e irá atrair a curiosidade de muitos consumidores, nem que seja para testar o serviço.
Vale a pena mencionar que uma empresa precisa desembolsar cerca de 5 cinco vezes mais dinheiro para atrair novos clientes, do que para fidelizar aqueles que já conhecem a sua marca. Por isso, não se esqueça que, uma vez que você consiga atrair novos clientes, o trabalho de fidelização começa, por isso, proporcionar uma boa jornada de compras é fundamental. A seguir falaremos mais sobre isso.
Rapidez na entrega
Claro que se o cliente precisar de algum produto com urgência ele irá até uma loja física. Entretanto, quando ele opta por efetuar as compras pela internet e escolhe a entrega em sua casa, geralmente será preciso aguardar por alguns dias.
Por outro lado, se o cliente escolher o supermercado drive thru a entrega poderá ser muito mais rápida, já que não há a necessidade de aguardar a disponibilidade de veículos para o transporte do produto. Será preciso apenas ter algum funcionário para separar os produtos adquiridos.
Se o seu supermercado for capaz de fazer com muita eficiência, sem dúvida alguma você conseguirá conquistar e fidelizar mais clientes pela rapidez na entrega. Com o aumento das vendas, você poderá até mesmo investir em mais funcionários para trabalharem no sistema drive thru.
Necessidade de um espaço menor
Outra grande vantagem do supermercado drive thru é a necessidade de um espaço menor para atender aos clientes. Como você não vai organizar o ponto de venda (PDV), então esse espaço poderá ser destinado para vagas para atender aos clientes que vierem retirar as compras.
Lembre-se apenas que quanto mais espaço você tiver, mais clientes você conseguirá atender. Entretanto, para isso ser feito de forma eficiente, você também precisa ser muito organizado, ter um sistema de gerenciamento compatível com as suas necessidades e número suficiente de funcionários para separar os produtos comprados e levá-los até o local em que o cliente fará a retirada das compras.
Como melhorar a experiência do cliente no supermercado drive thru
Não importa se o cliente ficará frente a frente com os funcionários do supermercado ou se toda a jornada de compras será feita online, garantir uma boa experiência do cliente é fundamental para você conseguir fidelizar aqueles clientes que optam pelo seu supermercado.
Por isso, é fundamental que tudo esteja funcionando bem, seja o site, o check out, o aplicativo, o atendimento ao cliente, a retirada e a entrega das compras. Claro que isso não vai excluir completamente a possibilidade de problemas ocorrerem, mas é preciso estar preparado para resolvê-los quando eles aparecerem. Mais importante do que garantir uma jornada de compras tranquila, é ser capaz de solucionar os problemas dos clientes.
Além disso, não é porque no supermercado drive thru você não tem um PDV que você não precisa se preocupar em oferecer um ambiente agradável para os clientes. Pelo contrário, você precisa saber usar esses poucos e preciosos minutos da melhor maneira possível.
Uma opção para isso é utilizar uma rádio personalizada para supermercado. Através dela você consegue reproduzir uma trilha sonora que agrada à maioria dos seus clientes. Ainda, com a rádio personalizada é possível veicular anúncios para divulgar serviços, promoções e até mesmo para convidar o cliente para fazer parte do programa de fidelidade do supermercado.
Desta forma, você garante que os clientes que passarem pelo drive thru do supermercado também ficarão por dentro das novidades.
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