Por Nayara Santos em 22.02.2021

Produtos de alto risco no supermercado: veja como lidar

Por Nayara Santos em 22.02.2021

Os produtos de alto risco configuram 80% das perdas não identificadas nos supermercados, por isso merecem uma atenção especial da equipe de prevenção de perdas. É preciso identificar quais são os produtos de alto risco e estabelecer medidas para evitar que as perdas continuem acontecendo.

Entretanto, identificar quais são esses produtos de alto risco não é uma tarefa muito simples. Principalmente se você nunca deu muita importância para o setor de prevenção de perdas do supermercado. Por isso, neste artigo vamos te explicar o que são os produtos de alto risco, como identificá-los e quais medidas você poderá tomar para reduzir esses riscos. Boa leitura!

O que são os produtos de alto risco no supermercado e como identificá-los?

Os produtos de alto risco no supermercado são aqueles responsáveis pelas maiores perdas no seu estabelecimento. No caso de furtos, geralmente esses produtos são representados por preservativos, cigarros, aparelhos de barbear. Por outro lado, quando falamos de perdas devido ao mau manuseio do alimento, podemos falar em carnes, frutas, verduras, leite.

É fundamental que cada estabelecimento seja capaz de identificar quais são os produtos de alto risco. Isso porque, cada loja terá a sua dinâmica de funcionamento, os seus processos e procedimentos, o que pode resultar em diferentes problemas de perdas. Isso é válido também para os supermercados que tenham mais de uma loja, afinal de contas os clientes, a localização e o público-alvo podem ser outros. 

Para conseguir identificar quais são os produtos do seu negócio que merecem essa atenção especial é preciso realizar inventários de forma periódica e constantes relatórios de perdas. Mapear, cruzar e analisar esses dados vai te ajudar a conhecer quais são os produtos de alto risco do seu supermercado para que você adote medidas eficientes de prevenção.

A nossa recomendação para a identificação dos produtos de alto risco é fazer uma curva abc. Assim como essa metodologia pode ser utilizada para verificar quais são os produtos mais importantes para as vendas, você poderá utilizar os relatórios de perdas para conseguir identificar aqueles da categoria A. Esses produtos serão os responsáveis por 80% das suas perdas. 

Para saber como fazer essa análise basta acessar o nosso artigo Como fazer curva abc: saiba tudo sobre o assunto.

Exemplos de produtos de alta quebra

Também conhecidos como PAG. Eles são gerados pela falta de treinamento dos profissionais responsáveis pelo manuseio e abastecimento. Ou seja, são produtos que sofrem grandes movimentações internas durante o recebimento da mercadoria e a sua reposição nas prateleiras. O resultado é que há uma quebra operacional que resulta na perda. Alguns exemplos de produtos de alta quebra em supermercados são:

  • Frutas;
  • Legumes;
  • Verduras;
  • Arroz;
  • Feijão;
  • Açúcar;
  • Leite;
  • Farinha;
  • Em geral, produtos de alto giro. 

Exemplos de produtos de alto risco

Também conhecidos como PAR, eles estão ligados a furtos internos ou externos, pois são produtos que têm um alto preço. Além disso, eles geralmente são pequenos e fáceis de serem escondidos, possuem alta atratividade e são de fácil comercialização. Alguns exemplos de produtos de alto risco mais comuns em supermercados são:

  • Cigarros;
  • Bebidas importadas;
  • Preservativos;
  • Pilhas e baterias;
  • Aparelhos e lâminas de barbear;
  • Roupas íntimas;
  • Eletroeletrônicos;
  • Itens de perfumaria;
  • Carnes nobres;
  • Chocolates.

O que fazer depois de identificar os produtos de alto risco?

Tendo identificado quais são os produtos de alto risco do seu supermercado, você conseguirá definir quais são as áreas quentes, também chamadas de hotspots. Essas são as áreas do seu supermercado onde estão localizados os produtos que mais sofrem perdas. Desta forma, conhecendo quais são as áreas, você conseguirá dedicar mais atenção a esses locais.

Muitos donos de supermercado acreditam que a solução mais eficaz seja confinar os produtos de alto risco, deixando-os longe do alcance dos clientes. Entretanto, essa não é a melhor solução, uma vez que as vendas podem ser fortemente impactadas, já que se o cliente não vê o produto ele não compra. O ideal é que você não tire o produto do alcance do consumidor, mas invista em soluções que permitam que os itens continuem à disposição dos clientes e com risco menor de serem violados.

Dicas de como prevenir e evitar perdas

Existem algumas medidas que você poderá tomar no seu supermercado de forma a identificar, prevenir e evitar perdas. Inclusive, é fundamental que você tenha um ou mais funcionários que sejam responsáveis apenas por isso, são os fiscais de prevenção de perdas.

1. Fiscalizações e controles constantes

O primeiro passo para conseguir lidar melhor com os produtos de alto risco no supermercado e prevenir perdas é efetuar fiscalizações contínuas. Isso significa monitorar os hotspots constantemente, ter um sistema de monitoramento com câmeras voltadas para essas áreas.

Além disso, é fundamental que o estoque e o vencimento de produtos sejam monitorados de perto e, se possível, de forma automatizada. Assim, você conseguirá evitar que produtos vençam antes mesmo de irem para as prateleiras, ou mesmo que faltem produtos para os seus clientes. Ainda, focando nos produtos de alto risco, você pode também implementar uma rotina de checagem diária desses itens.

2. Utilize a tecnologia

A tecnologia pode ser uma ótima aliada na hora de prevenir as perdas dos produtos de alto risco no supermercado. Isso poderá ser feito através da instalação do sistema de monitoramento para controle da loja, recebimento de mercadorias, armazenamento de produtos e qualquer outra área que você considere importante para esses itens.

Vale ressaltar que, sempre que o local for monitorado por câmera, você precisa deixar essa informação clara, tanto para os seus clientes quanto para os seus funcionários. Confira as nossas dicas para acertar na comunicação interna no supermercado.

Outra opção é a utilização de etiquetas e travas de segurança nos produtos identificados como de alto risco para o seu negócio, principalmente para aqueles que possuem um valor mais alto.

3. Treine os seus funcionários

Poder contar com funcionários bem treinados é importantíssimo para o sucesso do seu negócio. Afinal de contas, mesmo que você esteja na direção, são eles que mantêm a locomotiva andando. Por isso, investir no treinamento deles trará um melhor ambiente de trabalho, com maior confiança, além de ter funcionários mais preparados para te auxiliar no dia a dia.

Ainda, é importante ter um programa de reciclagem para os funcionários. Esses treinamentos devem ser realizados periodicamente, dependendo do tipo de treinamento e da função que o funcionário desempenha.

Mesmo que o treinamento seja essencial para todos os funcionários, algumas áreas merecem um maior destaque, ou devem ser priorizadas. Dentre essas áreas podemos destacar: segurança, os funcionários que precisam manipular carnes e peixes, os responsáveis pela manipulação dos produtos de hortifrúti e, os responsáveis pela prevenção de perdas.

4. Redobre a fiscalização em locais estratégicos

Alguns locais do seu supermercado estão mais sujeitos a possíveis perdas e devem ser fiscalizados de perto. Por isso, tenha funcionários estrategicamente posicionados nestes locais. Podemos citar como exemplo os locais onde os produtos de alto risco estão dispostos.

Além disso, é importante ter fiscais, de preferência no mínimo dois, nas entradas e saídas do supermercado. Eles devem prestar atenção a clientes com atitudes suspeitas, além de conseguirem agir caso o alarme da loja seja acionado por alguma das etiquetas e travas colocadas nos produtos de alto risco.

Vale ressaltar que não apenas os clientes podem cometer pequenos furtos no seu estabelecimento, mas isso também pode acontecer devido à má conduta de funcionários. Por isso, caso julgue necessário, mantenha fiscais no estoque e em outros hotspots. Caso julgue que essa abordagem não seja a mais adequada para o seu supermercado, então você pode utilizar câmeras de vigilância.

Entretanto, por melhor que o sistema de vigilância seja, as câmeras sempre terão algum ponto cego. Para resolver esse problema, a nossa recomendação é que você instale alguns espelhos. Essa também pode ser uma excelente opção para os donos de mercadinhos de bairro, que nem sempre dispõe de pessoal ou mesmo capital suficiente para a instalação de câmeras.

5. Tenha um comitê de prevenção de perdas

Prevenir é sempre a melhor forma de evitar desperdícios e perdas, não apenas para os produtos de alto risco, mas para todos os produtos comercializados no seu supermercado. Por isso, é importante que você tenha um comitê de prevenção de perdas. 

O comitê deverá ser formado por pessoas de diferentes setores do seu supermercado como, por exemplo, administrativo, estoque, caixa. Essa diversidade permitirá que pessoas com diferentes pontos de vista percebam possíveis desperdícios e sugiram mudanças para evitar que eles aconteçam. 

Caberá a esse comitê o estabelecimento de regras e processos, com funcionário que seja responsável por aquela operação. Além disso, o comitê também deverá fazer auditorias internas periódicas para ter certeza que os funcionários estão bem treinados, que os procedimentos estabelecidos estão sendo seguidos, e sempre que um processo precisar sofrer alterações.

6. Faça adequações no layout

A nossa última dica para minimizar as perdas dos produtos de alto risco no supermercado seria fazer adequações no layout. Essas alterações já são realizadas periodicamente, afinal de contas, isso faz com que as suas vendas aumentem e os clientes precisem percorrer uma área maior da loja para encontrar o que procuram. Entretanto, ela também poderá ser realizada para melhorar a visão das câmeras ou a fiscalização desses produtos.

Ao pensar em um layout adequado para prevenir perdas, é importante que você já saiba quais são os produtos de alto risco que devem ficar visíveis para as câmeras. Por isso, remova objetos que possam estar obstruindo a visão, ou mesmo disponha os produtos em locais que permitam um campo de visão livre.

Desta forma você conseguirá minimizar as suas perdas e ainda vai facilitar o trabalho do pessoal da segurança e dos fiscais de perda.

Agora que você já sabe como agir com produtos de alto risco, que tal aprofundar seus conhecimentos sobre prevenção de perdas? Nós temos 4 artigos bem completos e que vão te ajudar a acabar com o prejuízo do seu supermercado, são eles:

 Boa leitura!

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Ideias para inovar no mercadinho: se destaque da concorrência

Conseguir ter ideias para inovar no mercadinho de bairro e conseguir implementá-las é essencial para o seu negócio. Através dessas medidas você conseguirá não apenas atrair novos clientes, como também fidelizar aqueles que já conhecem a sua marca. Entretanto, ter essas ideias e saber o que precisa para fazê-las funcionar nem sempre é uma tarefa…

Por Nayara Santos em 03.02.2021

Reposição em supermercado: 13 dicas de como fazer

Conhecer as principais dicas de reposição em supermercado e colocá-las em prática, pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio. Isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia de coronavírus, quando muitos supermercados se viram, de repente, sem estoque de alguns produtos, principalmente álcool em gel e papel higiênico.  Mesmo com avisos…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Dia Nacional do Supermercado: como aproveitar a data para vender mais

O Dia Nacional do Supermercado, celebrado em 12 de novembro, pode ser uma data excelente para você aumentar as suas vendas. Essa data foi escolhida justamente porque é o dia em que a Lei n.º 7.208, que regulamenta a atividade do setor supermercadista, entrou em vigor. Além disso, é também nesse dia que é celebrada…

Por Nayara Santos em 09.10.2024

Comprador de supermercado: 5 dicas para ser o melhor

Ser um comprador de supermercado significa que você tem uma grande responsabilidade. Isso porque você será um dos principais responsáveis por manter um estoque sempre repleto de itens essenciais para o supermercado. Afinal de contas, não tem como ter um supermercado se não houverem produtos para serem vendidos. Assim, se você é um comprador de…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Fardamento para supermercado: entenda por que é importante ter o seu

O uso de uniformes, ou fardamento para supermercado, é uma forma de demonstrar profissionalismo e excelência para os consumidores. Entretanto, os benefícios para a empresa vão muito além disso. Se você, gestor ou dono de supermercado, ainda não preparou o fardamento para os seus funcionários, não perca tempo. Neste artigo vamos te contar mais sobre…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Fornecedores para supermercado: conheça os melhores e sua importância

Encontrar bons fornecedores para supermercado é uma das importantes tarefas de todo gestor desse setor do varejo. Entretanto, nem sempre essa é uma tarefa fácil, já que muitos aspectos devem ser levados em consideração na hora de fechar algum contrato ou mesmo para conseguir manter um bom relacionamento com os seus fornecedores. Por isso, neste…

Por Nayara Santos em 09.08.2021

O que é frente de caixa? Entenda a importância para o seu supermercado

Entender o que é a frente de caixa e o quanto esse é um ponto estratégico para o seu negócio pode fazer toda a diferença na lucratividade do seu supermercado. É importante perceber que esse espaço é muito mais importante do que apenas um local para que o cliente pague as compras.  Muito pelo contrário,…

Por Nayara Santos em 28.11.2022

Sistema de som para supermercado: veja como montar o ideal

Diversas pesquisas já comprovaram o poder da música em ambientes comerciais. A música consegue influenciar o comportamento das pessoas, provocar sentimentos e emoções, criar estímulos sensoriais, aliviar tensões e até mesmo criar uma identidade sonora para o estabelecimento que a utiliza da forma correta. Dentro de um supermercado a música cria um ambiente agradável e…

Por Nayara Santos em 19.10.2020

10 softwares de automação comercial para supermercado: conheça os melhores

Quem já trabalha com eles, sabe o quão bons e essenciais são os softwares de automação comercial para supermercados. Afinal, ter controle total do estoque, manter o caixa com o devido funcionamento e ter uma boa comunicação interna são essenciais para que as empresas do setor supermercadistas funcionem bem.  Entretanto, se você não tem um…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos