Por Nayara Santos em 19.01.2021

Marketing sensorial para supermercados: entenda mais sobre essa estratégia

Por Nayara Santos em 19.01.2021

A aplicação do marketing sensorial para supermercados tem se tornado cada dia mais comum. Essas técnicas têm como foco principal despertar todos os sentidos dos consumidores durante as compras fazendo com que eles comprem mais. Conhecer e entender quais estratégias fazem parte desta criativa e funcional subdivisão do marketing pode fazer toda a diferença nos resultados de seu estabelecimento.

Por isso, se você acredita que os supermercados são capazes de prosperar focando em trazer algo a mais para os clientes do que preços competitivos, você está no lugar certo. Neste artigo vamos te explicar o que é o marketing sensorial, quais os benefícios dele, quais estratégias podem ser aplicadas para cada sentido para fazer com que os seus clientes se engajem mais com seu negócio e ainda como combiná-lo com outras técnicas de marketing. Boa leitura!

O que é o marketing sensorial?

O marketing sensorial é aquele cujas ações estão voltadas para aguçar e despertar os cinco sentidos humanos: audição, tato, olfato, paladar e visão. Em outras palavras, ele estimula as sensações do organismo e pode ser utilizado para aprimorar a experiência dos clientes nas mais diferentes áreas do varejo, incluindo os supermercados.

O marketing em geral, e há anos, já trabalha com diversas maneiras de inspirar necessidade em seus consumidores e aumentar as vendas. Ele visa aumentar o valor percebido de marcas, produtos e serviços. Assim, eles se tornam foco de desejo para um determinado público-alvo. Mas como aplicar isso em supermercados?

O marketing sensorial para supermercados faz com o cliente passe mais tempo dentro da loja, evitando que ele entre e saia rapidamente. Em suma, ele faz com que o cliente se sinta bem, confortável e seguro durante sua jornada de compra. Uma vez que isso acontece, o cliente se torna mais suscetível a perceber os produtos em torno dele como prazerosos e satisfatórios. O resultado disso se reflete em aumento das vendas e maior lucro para o seu estabelecimento.

Quais os benefícios do uso do marketing sensorial para supermercados?

Muitas vantagens estão atreladas ao uso do marketing sensorial para supermercados. A principal delas, sem dúvida alguma, é ter uma maior rentabilidade, já que os clientes ficam abertos a comprar mais produtos do que realmente precisavam. 

Além disso, quando um cliente se sente mais à vontade dentro da sua loja ele irá se lembrar dessa sensação agradável e provavelmente voltará. Portanto, o marketing sensorial também pode ser um grande aliado para a fidelização de clientes.

Entretanto, para que a estratégia funcione é importante combinar diferentes estratégias. Lembre-se, o marketing sensorial é importante, mas se não aplicado corretamente poderá ter o efeito contrário. Portanto, ele deve aliar comunicação e identidade visual com os aromas certos, uma playlist adequada, um music branding personalizado e sabores estimulantes. Ao fazer isso, benefícios serão percebidos.

Confira quais os principais benefícios do uso de técnicas de marketing sensorial no seu supermercado.

Criar vínculos emocionais

Ser capaz de construir um bom relacionamento entre o seu público-alvo e a sua marca é fundamental para o sucesso do seu negócio. Ainda, esse relacionamento deve, de preferência, ser longo e constante. 

Apesar disso, criar vínculos emocionais com seus clientes não é uma tarefa tão simples assim, já que exige que o seu supermercado seja capaz de oferecer ao cliente o que ele procura, atender aos pedidos dos clientes, resolver possíveis problemas, ter um bom atendimento e ainda oferecer um bom ambiente para a compra.

Neste sentido, o marketing sensorial permitirá que você resolva uma parte dessa equação. Já que através dele você conseguirá embutir lembranças positivas e sensações agradáveis em seus consumidores por meio de seus estímulos. Desta forma, ele irá se lembrar de como se sentiu bem quando esteve no seu estabelecimento e retornará para a próxima compra. Sem mencionar que ele poderá ser um potencial disseminador da sua marca.

Fidelizar clientes

Independentemente do setor do varejo, fidelizar e reter clientes é imperativo e essencial para a sobrevivência do seu negócio. São esses clientes que serão capazes de manter os seus resultados estáveis e darão oportunidade para que você utilize novas estratégias. Afinal, eles conhecem sua marca e confiam nela. 

Novamente, o marketing sensorial para supermercados pode ser de grande ajuda para estimular a volta dos clientes ao seu estabelecimento. Além disso, ele também consegue agregar valor, autoridade e confiabilidade ao seu negócio. Receita perfeita para o sucesso!

Desenvolver identidade para a marca

Se sua marca está em busca de solidificar sua identidade, utilizar-se de sensações pode ser muito útil. Afinal de contas, o cliente sempre recorrerá às sensações e aos pensamentos que vêm à cabeça quando ele pensa na sua marca. Se os pensamentos forem bons e agradáveis, isso irá fidelizá-lo e fará com que ele relacione a sua marca a algo bom.

Entretanto, se esses pensamentos e sentimentos forem ruins, ele não irá associar a sua marca a algo bom. Desta forma, busque promover sensações que se conectem aos valores e objetivos de sua empresa através do marketing sensorial.

Estimular o desejo de compra

Sem dúvida nenhuma, os donos e gestores de supermercados querem aumentar as suas vendas e o ticket médio dos clientes. Com o uso do marketing sensorial isso fica mais fácil, já que o cliente consegue se sentir mais à vontade e tem um ambiente aconchegante à sua volta.

Um bom exemplo de como esse estímulo pode ser realizado, é através da rádio interna personalizada (falaremos mais sobre essa técnica a seguir). Com a trilha sonora certa o cliente passa mais tempo dentro da loja e, portanto, terá mais tempo para olhar os produtos e comprar mais.

Quais estratégias utilizar ao aplicar o marketing sensorial para supermercados?

Agora que você sabe o que o marketing sensorial para supermercados pode fazer pela sua marca, é chegada a hora de aplicar seus conceitos na prática. Para isso, a seguir falaremos de cada um dos sentidos e quais técnicas podem ser utilizadas para estimular e despertar cada um deles durante a jornada de compra do cliente.

Visão

O primeiro sentido que pode ser estimulado pelo marketing sensorial que vamos tratar é a visão. Esse é um dos principais sentidos para os seres humanos e muito poderoso na hora de estimular o cliente e de fazer com que ele lembre da sua marca. Sem mencionar o fato de que muitas pessoas possuem uma excelente memória visual.

Para entender isso, basta utilizarmos dois exemplos que você se lembra com facilidade: a Coca-Cola e o McDonald ‘s. Sem muito esforço você consegue associar as cores vermelha e branco à Coca-Cola e o vermelho e amarelo ao McDonald ‘s, certo? Sem mencionar o logotipo das empresas, que vêm à mente assim que mencionamos a marca.

O marketing sensorial para supermercado voltado para a visão recorre à psicologia das cores para estimular o cliente. Além disso, ele deve focar em manter a identidade visual da sua marca, utilizando sempre as mesmas cores, o mesmo logotipo, e a mesma fonte em todos os produtos, tais como em sacolas, panfletos de propaganda, decoração da loja, redes sociais, dentre outros.

As técnicas voltadas ao estímulo da visão também podem ser aplicadas na decoração da loja para as datas sazonais, como Dia das Crianças, Dia das Mães e o Natal. Essas decorações sempre chamam a atenção do cliente, fazendo com que ele entre na loja para conferir quais são as promoções. 

Além disso, lembre-se de manter prateleiras e corredores organizados e limpos. Isso porque é horrível ter que fazer compras em um ambiente sujo, escuro e que você não consegue encontrar aquilo que precisa com rapidez. 

Vale a pena mencionar que também é importante ter cuidado com a comunicação visual. Placas grandes que atrapalhem a passagem, erros de português ou mesmo cores que não combinem com o seu estabelecimento podem passar a mensagem errada para o cliente.

Audição

O próximo sentido que vamos tratar é a audição. A escolha dos estímulos audíveis de seu negócio é extremamente importante para a experiência do cliente, e uma ótima ferramenta para fazer isso é através da rádio personalizada. O uso de rádio indoor, por exemplo, pode inspirá-lo inconscientemente. Isso ocorre através do uso de playlists que sejam adequadas para o seu público-alvo.

Mas, como no varejo tudo é muito competitivo, ser capaz de personalizar a rádio pode fazer toda a diferença. Com a ajuda de profissionais especialistas em music branding, você se torna capaz de contar com uma trilha sonora voltada exatamente para as necessidades de seus consumidores. Além das músicas, você também pode usar a rádio interna para a divulgação de promoções, recados importantes para os clientes e serviços oferecidos pela sua empresa.

Vale destacar que vários estudos apontam que com as músicas certas, 30% dos clientes tendem a passar mais tempo dentro da loja, e cerca de 14% deles irão comprar mais do que haviam planejado inicialmente. Portanto, consulte a Listenx e não perca a chance de testar o serviço gratuitamente por 10 dias.

Tato

Pode parecer um pouco complicado de conseguir explorar o sentido do tato através do marketing sensorial no supermercado, mas essa não é uma tarefa muito difícil. Como o toque também se mostra um sentido importante na construção de boas sensações a serem conectadas com seu público é fundamental dar atenção para ele. 

Prateleiras empoeiradas, que deixam sujeiras nas mãos dos clientes ou produtos pegajosos podem afastar sua clientela. Para evitar essas situações, crie uma rotina de limpeza diária e de verificação das condições de limpeza nas áreas mais críticas. Além disso, certifique-se que, caso alguma embalagem tenha sido danificada, sujando as demais, que todas sejam apropriadamente limpas antes de serem expostas nas prateleiras.

Uma forma de conseguir estimular o seu cliente, pode ser, por exemplo, deixando as frutas e legumes mais bonitos na parte de cima ou nos locais mais visíveis. Isso poderá estimular o cliente a tocá-las e conectar seu estabelecimento com um local que sempre oferece opções frescas. Essa pode até parecer uma técnica simples demais para funcionar, mas acredite, ela é muito eficiente.

Olfato

Outro sentido muito poderoso na hora de conseguir estimular o seu cliente é o olfato. Basta sentir algum cheiro familiar que inúmeras lembranças surgem na sua mente e o fazem lembrar de momentos especiais com a família, da sua infância e até mesmo de situações desagradáveis.

Provavelmente você já passou por uma rua e se pegou desejando comer um pão quentinho em função do cheiro que vem da padaria mais próxima, certo? O mesmo pode ser feito em um supermercado, já que você conseguirá vender quaisquer produtos de consumo imediato ou de fabricação própria utilizando a estimulação do olfato.

Vale ressaltar que o contrário, cheiros desagradáveis, também podem afastar o seu cliente. Por isso, fique de olho em produtos que possam estragar na geladeira ou no estoque e que podem provocar mau odor. Além disso, descarte os produtos da padaria, açougue ou hortifrúti adequadamente.

É importante prestar atenção aos produtos de limpeza utilizados no seu estabelecimento, já que alguns possuem um odor muito forte e podem não apenas impedir que o cliente sinta o cheiro do pão fresquinho, como também deixar o cheiro do local desagradável.

Paladar

Explorar o marketing sensorial para estimular o paladar em supermercado é uma tarefa bastante simples. Afinal de contas, o que não falta no seu estabelecimento é comida, certo? Entretanto, é preciso saber como fazer com que os seus clientes se sintam tentados a experimentar algum produto novo.

Uma ótima forma de fazer isso é através da degustação em supermercados. Essa técnica consiste em oferecer para os seus clientes produtos em pequenas porções para que eles possam experimentar. Afinal de contas, quem nunca experimentou uma marca específica de café ao fazer compras? 

A escolha dos produtos pode variar muito dependendo da estratégia adotada. Se a intenção é fazer com que o cliente conheça produtos novos que você começou a vender, para experimentar novidades de fabricação própria do seu supermercado, ou mesmo para incentivar a venda de produtos com pouca saída.

Vale a pena mencionar que o planejamento das degustações é de extrema importância. O local de degustação não deve impedir a circulação das pessoas, mas também deve ficar posicionado em um local em que as pessoas passam com frequência. Procure posicionar o local de degustação próximo ao local onde o produto é vendido, ou certifique-se de manter uma gôndola com o produto ao lado. 

A escolha dos itens que serão utilizados na degustação também é importante. O ideal é utilizar produtos que não necessitem de grandes preparos. É preciso ficar atento também ao armazenamento desses produtos, para evitar contaminações e desperdícios. Ainda, o ideal é que haja um profissional treinado para explicar as características do produto e convencer o cliente a comprá-lo.

Marketing sensorial: apenas uma das ferramentas na experiência do cliente

Como dissemos anteriormente, o marketing sensorial para supermercados é apenas uma das ferramentas para ter um negócio de sucesso. Implantada sozinha a estratégia sem dúvida alguma irá funcionar, mas para obter melhores resultados, ela precisa estar aliada a outras formas de marketing.

Nos dias atuais, investir em marketing digital também é importantíssimo. Isso porque a grande maioria das pessoas procuram informações online antes de comprar um determinado produto ou mesmo antes de ir a alguma loja. Por isso, ter o seu negócio bem posicionado e com uma boa reputação no mundo digital poderá fazer toda a diferença.

Além disso, de nada adianta trazer clientes para o seu supermercado, proporcionar o melhor ambiente possível através do marketing sensorial, e o cliente ter a experiência de um mau atendimento. Como os operadores de caixa são a principal fonte de interação entre os seus clientes e a sua marca, é imprescindível que eles recebam treinamento de como atender bem as pessoas. Claro que esses treinamentos não se limitam aos operadores de caixas, mas esse é um dos pontos críticos na experiência de compra do cliente.

Por último, mas não menos importante, ouvir o que o seu cliente que também é essencial. Faça pesquisas de satisfação do cliente utilizando o método e fazendo as perguntas que você julgar mais importante. Lembre-se apenas que nem todos os clientes têm paciência ou tempo para responder a questionários muito longos. Aproveite as suas redes sociais para fazer essas pesquisas e para interagir com o seu cliente e entender o que ele espera da sua loja.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Frente de loja de supermercado: 7 dicas para aumentar as vendas

A frente de loja de supermercado é uma das últimas etapas da jornada de compras do cliente, por isso, ela deve receber uma atenção especial para que o cliente deixe a sua loja com uma boa impressão. Apesar disso, poucos gestores e donos de supermercado investem nesta área do ponto de vendas (PDV). Acredite, se…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Layout de supermercado moderno: veja como implementar no seu negócio

Planejar um layout de supermercado moderno é mais fácil do que você pode imaginar. Entretanto, para que ele funcione é preciso combinar diferentes ações em diferentes pontos do seu supermercado. Se você não sabe nem por onde começar, não precisa se preocupar. Neste artigo vamos te explicar a importância de ter um bom layout para…

Por Nayara Santos em 22.06.2021

21 Textos prontos para hortifrúti de supermercado, confira

O hortifrúti do seu supermercado pode ser um grande aliado para atrair clientes para a sua loja, mesmo em momentos de crise. Afinal, os consumidores estão sempre buscando produtos de hortifrúti que sejam frescos e com bom preço.  Mas, não basta apenas ter esses produtos, é preciso que você acerte na hora de se comunicar…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

5 ferramentas gratuitas para divulgar as ofertas do seu supermercado!

Encontrar as melhores formas de divulgar as ofertas do seu supermercado é essencial para atrair mais clientes para a sua loja e aumentar as vendas. Lembrando que, uma vez que você consiga fazer com que o cliente vá até a sua loja, outras técnicas de marketing podem ser aplicadas para fidelizá-lo. Portanto, quanto mais pessoas…

Por Nayara Santos em 09.10.2023

O que faz um operador de loja em supermercado? Descubra agora

O setor supermercadista possui muitos cargos importantíssimos para o bom funcionamento do negócio. Um desses cargos é o de operador de loja em supermercado, essencial para os mercadinhos e pequenos estabelecimentos deste setor do varejo.  Esse profissional é responsável por realizar diversas tarefas necessárias para garantir que a loja funcione e que tudo seja realizado…

Por Nayara Santos em 12.04.2023

Central de compras de supermercados: saiba tudo sobre o assunto

Ser capaz de oferecer os melhores produtos, com um bom atendimento e por preços realmente competitivos é um interessante diferencial de qualquer negócio do varejo. Entretanto, nem sempre é possível conseguir bons preços na hora de comprar os produtos com o fornecedor, principalmente para as mercearias e mercadinhos de bairro. Uma possível solução para este…

Por Nayara Santos em 02.03.2021

Setor administrativo de um supermercado: Quais são as responsabilidades?

Conhecer bem o funcionamento do setor administrativo de um supermercado é fundamental para uma boa gestão do seu negócio. Isso porque, é ele que cuidará de diversos setores e aspectos essenciais para o bom funcionamento da sua empresa, tais como: setor financeiro, setor de compras, recursos humanos, dentre outros. Apesar da sua importância, poucos gestores…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Avisos de supermercados: aprenda a fazer em 8 passos

A comunicação visual de um supermercado é extremamente importante para orientar clientes e funcionários. Mais do que isso, é uma oportunidade para trabalhar o marketing da loja e usar os espaços de maneira estratégica. Será que você está aproveitando todo o potencial dos avisos de supermercados? O objetivo da sinalização é chamar a atenção e…

Por Nayara Santos em 24.08.2020

Como fazer ofertas em supermercado? 7 dicas práticas!

As ofertas em supermercados são cruciais para aumentar as vendas, atrair novos compradores e reter os clientes atuais. No entanto, algumas empresas não seguem um planejamento adequado antes de executar suas campanhas. O resultado é que, sem planejamento, além de não alcançar os resultados desejados, ainda podem ter prejuízos. Como a preparação para fazer ofertas…

Por Nayara Santos em 26.01.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos