Muito antes de novembro chegar, os consumidores já estão pensando em aproveitar a Black Friday. Por isso, você, varejista, deve conseguir preparar a sua loja para atender a essa demanda.
O período da Black Friday é conhecido por suas ofertas e descontos generosos, se tornando uma das datas mais importantes do calendário varejista no Brasil. Portanto, é uma grande oportunidade para aumentar vendas, atrair novos clientes e fidelizar os frequentadores. Oportunidades como essas não podem ser desperdiçadas no seu negócio!
Pensando nisso, preparamos esse artigo para explorar os passos fundamentais para se preparar e que ajudarão a transformar sua Black Friday em um verdadeiro sucesso. Com um bom planejamento, sua loja não apenas alcançará suas metas de vendas, mas também construirá uma reputação boa e duradoura entre os consumidores. Confira!
Preparando a sua loja para a Black Friday
Ter as estratégias certas para conseguir preparar a sua loja para a Black Friday pode ser um divisor de águas para o sucesso. É vital adotar um planejamento que otimize o fluxo de clientes e aproveite todos os recursos disponíveis da melhor forma possível, criando uma experiência de compra inesquecível. Confira a seguir como fazer isso
Faça as ofertas perfeitas
O primeiro passo para uma campanha bem-sucedida na Black Friday é decidir quais ofertas e produtos incluir. Para isso, é essencial avaliar o perfil dos seus clientes e identificar quais produtos podem captar mais a atenção deles.
Em tempos de inteligência artificial (IA), ela pode analisar os hábitos de compras dos clientes e o histórico de vendas de maneira mais rápida e precisa. Isso permitirá que você tome decisões mais assertivas.
Voltando para as promoções, você pode optar por ações clássicas de um dia ou expandi-las para uma semana inteira, ou até mesmo uma campanha que dure o mês todo com preços especiais. Tudo vai depender do que você quer oferecer aos clientes e de como eles receberão cada tipo de oferta.
Neste caso, o mais importante é se certificar de que suas ofertas sejam variadas e estratégicas, abrangendo uma gama diversificada de produtos que atraiam tanto clientes regulares quanto novos. Destaque itens populares e procure incluir produtos que complementam as compras habituais dos clientes, elevando o valor médio de cada transação.
Além disso, é fundamental garantir que suas ofertas sejam anunciadas claramente e de fácil acesso, por meio de sinalização dentro da loja ou campanhas de marketing em suas redes sociais. Ainda, use a rádio interna para lembrar os clientes sobre as promoções em andamento, assegurando-se de que ninguém perca as oportunidades disponíveis.
Planeje a duração da promoção
Como falamos, as promoções podem ter diferentes durações, mas como planejar quando cada uma delas deve ser válida? Calma que a gente te ajuda.
A primeira coisa que você deve ter em mente é que campanhas muito curtas ajudam a despertar o gatilho de urgência, ajudando a aumentar as vendas. Entretanto, essa ação também atrai mais consumidores para a sua loja ou aumenta o número de acessos no seu site.
Claro que ter a loja cheia é bom, mas dependendo de quão cheia a loja estiver, isso pode atrapalhar a experiência de compras dos clientes. Da mesma forma com o seu site, se o servidor não suportar o grande número de acessos, ele poderá cair e você não conseguirá fechar mais vendas. Portanto, é preciso encontrar um meio termo para aumentar as vendas e o movimento da loja, sem prejudicar a experiência dos clientes.
Caso necessário, opte por expandir o tempo das promoções, já que assim você conseguirá manter um ambiente de compras agradável no estabelecimento. E, não deixe de utilizar ferramentas que ajudam a ditar o ritmo de compras, como uma playlist bem elaborada.
Aliás, você sabia que ter músicas mais agitadas, ajudam a acelerar o ritmo de compras, sem prejudicar a experiência do cliente? Confira mais informações sobre como a música pode influenciar a sua loja.
Organize a sua loja de maneira inteligente
O próximo passo para se preparar para a Black Friday é verificar como está a disposição e organização visual dos produtos na sua loja. Dispor os produtos de maneira estratégica, principalmente aqueles que estão em promoção não só os deixa em destaque, mas também facilita e estimula a circulação dos clientes pela loja.
Para isso, você deve posicionar produtos promocionais em locais de fácil acesso e visibilidade máxima. Além disso, você também pode utilizar sinalizações e displays coloridos para diferenciar os itens em oferta, deixando claro para o cliente quais os itens com maiores descontos.
E não se esqueça de garantir que os corredores estejam desobstruídos, já que isso melhora a circulação dos clientes pela loja, sendo até mesmo uma forma de incentivar compras adicionais.
Outro ponto importante é a distribuição dos produtos em oferta pela loja. O ideal é que você tenha esses itens em diferentes pontos do estabelecimento. Desta forma, você estará incentivando o cliente a circular pela loja de maneira natural, explorando tudo o que você vende.
Prepare a sua equipe para o aumento do movimento durante a Black Friday
O aumento no movimento da loja durante a Black Friday é o que todo varejista quer. Entretanto, a sua equipe precisa estar preparada para atender a essa demanda, oferecendo um excelente suporte para os seus clientes.
É fundamental que a sua equipe conheça e entenda as ofertas e promoções. Desta forma, ela estará pronta para direcionar os clientes aos produtos desejados e resolver qualquer dúvida que surja.
Neste caso, o ideal é realizar sessões de treinamento antes do evento para abordar todos os aspectos da campanha. Reforce a importância do bom atendimento, pró-atividade e de oferecer auxílio ágil aos clientes.
Desta forma, você estará melhorando a experiência do consumidor e deixa uma boa impressão nos clientes que visitarem o estabelecimento. Assim, você não apenas aumenta as chances de vendas, mas também encoraja futuras visitas à sua loja.
Divulgue as campanhas da Black Friday extensivamente
Planejar a divulgação também é essencial para garantir o sucesso das suas campanhas de Black Friday. Para isso, você pode utilizar as redes sociais, tanto no seu perfil quanto com anúncios pagos, enviar e-mails promocionais para os clientes, fazer parcerias, investir em marketing digital, dentre outros.
Todas essas ações servem para atrair o cliente para o estabelecimento, mas uma vez dentro da loja, aposte na rádio indoor. Faça anúncios e reproduza-os entre as músicas, assim você estará lembrando os clientes das promoções e fomentando um senso de urgência durante a visita.
Lembre-se, uma comunicação consistente nos diferentes canais utilizados garante que todos estejam cientes das ofertas, incentivando o consumo e tornando a Black Friday um sucesso verdadeiro.
Não se esqueça de trilha sonora
Você sabia que a música certa pode elevar significativamente a experiência de compra dos clientes? Ainda mais durante a Black Friday, período de grande movimento e que requer alguns elementos extras para garantir a motivação da sua equipe e uma boa experiência de compras para os clientes.
Por isso, planejar uma trilha sonora adequada é essencial, mesmo que essa ação seja muitas vezes subestimada. Entretanto, quem aposta nessa estratégia, não se arrepende, confira Como a ListenX ajudou a Hering em sua estratégia de padronização da marca.
Escolher músicas mais animadas e dinâmicas ajuda a criar um ambiente convidativo e mantém a energia alta, incentivando os clientes a explorarem a loja por mais tempo. Além disso, a música pode influenciar o ritmo das compras, fazendo com que os clientes se sintam mais à vontade e decidam por adquirir mais produtos.
Além disso, não se esqueça de manter a trilha sonora consistente com o ambiente que deseja criar, considerando tanto o público-alvo, os produtos que está promovendo e a identidade da sua marca. Além disso, ajuste o volume para que seja agradável e não interfira nas conversas ou consultas dos clientes com a equipe da loja.
Desta forma, uma trilha sonora bem escolhida não apenas melhora o humor dos compradores, mas também complementa as outras estratégias para transformar a Black Friday em uma experiência positiva e inesquecível para todos os visitantes.
Gostou das nossas dicas para se preparar para a Black Friday? Então acesse o nosso blog agora mesmo e confira outras dicas que vão ajudar o seu negócio a se destacar nesta e em muitas outras datas do varejo.
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