Por Nayara Santos em 30.08.2022

Sinalização interna do supermercado: 6 dicas para fazer da melhor forma

Por Nayara Santos em 30.08.2022

Você sabe qual é a importância da sinalização interna para os supermercados e como ela pode te ajudar a vender mais? Em uma análise inicial, isso pode até parecer um mero detalhe, porém, trata-se de uma ferramenta de comunicação essencial com o público. 

Na prática, a comunicação pode ser utilizada para diversas finalidades, como deixar os clientes informados sobre o que acontece no supermercado, informar sobre novidades na loja, anunciar promoções relâmpago, e até mesmo promover a sua marca e aumentar a fidelização dos clientes.

Vale ressaltar ainda que, com uma boa sinalização, o consumidor terá mais facilidade para encontrar as mercadorias pelas quais tem interesse e também transitar pela loja. Dessa maneira, podemos dizer que esse é um dos principais fatores que contribuem para as empresas aumentarem o número de vendas.

Se você não sabe se está se comunicando da maneira certa com os clientes e mesmo se está interessado em saber mais sobre o tema, esse artigo foi feito para você. Nele forneceremos algumas dicas que o auxiliarão a otimizar as sinalizações internas no seu supermercado. Com isso, será possível oferecer uma melhor experiência ao cliente e vender mais. Acompanhe a seguir!

Sinalização interna do supermercado: faça do jeito certo

Uma boa sinalização do supermercado envolve a identificação das áreas em que a sinalização é necessária, identificar como ela pode facilitar essa etapa da jornada de compras do cliente e até mesmo melhorar o fluxo dos clientes na sua loja. Veja a seguir algumas dicas de como fazer isso da melhor maneira.

1. Informações necessárias para a sinalização

Primeiramente, é muito importante se atentar em relação às informações necessárias e básicas na sinalização. Isso porque, elas são fundamentais para que o cliente se localize e encontre os produtos que têm interesse em comprar. 

Essa questão é ainda mais relevante se um determinado consumidor estiver entrando pela primeira vez no seu supermercado. Dessa maneira, caso os indivíduos tenham dificuldades em encontrar os produtos, é um sinal de que a sinalização precisa de ajustes.

Vale destacar que todos os setores do supermercado devem estar sinalizados, pois isso é um dos fatores que facilita a localização, e até mesmo ajuda aquele cliente que está com pressa. Além disso, em alguns departamentos, o tamanho da letra da placa tem que ser grande o suficiente (setor da padaria e açougue, por exemplo) para que o cliente consiga identificar o setor rapidamente. 

Por mais que você queira que o cliente fique mais tempo na loja, essa não é a melhor maneira de se fazer isso, muito pelo contrário, deixar o cliente desnorteado e confuso vai fazer com que ele saia insatisfeito e não queira mais voltar ao supermercado. Por isso, para aumentar o tempo de permanência do cliente na loja utilize estratégia como disposição inteligente dos produtos pela loja e música ambiente.

Considerando as questões mencionadas, no planejamento da comunicação visual é fundamental ter prévias da visão do consumidor nos principais pontos do supermercado. Caso ele, por exemplo, esteja entre duas gôndolas, o que virá nas duas direções? O ideal é que o indivíduo tenha uma visão geral facilmente da distribuição dos setores, pois essa característica facilita a localização das mercadorias.

2. Comportamento do consumidor

É muito importante também se atentar em relação ao comportamento do cliente. Esse conhecimento o ajudará a organizar as prateleiras e a sinalização de acordo com os interesses dos consumidores.

Nesse momento, algumas perguntas são relevantes, tais como:

  • Por onde os consumidores começam e terminam as compras? 
  • É comum levar produtos em pacote (se é comum, por exemplo, as pessoas comprarem arroz e feijão no mesmo dia)? 
  • Quais são os hot spots, ou as áreas que os consumidores mais passam ou ficam mais tempo?

Caso você note algum padrão, vale muito a pena sinalizar a loja conforme os hábitos dos clientes. Essas são apenas algumas das perguntas, o importante aqui é identificar padrões no comportamento do consumidor.

Por exemplo, há indivíduos que podem começar a comprar produtos da cesta básica e depois passam para itens menos importantes, como doces e bolachas. No final, compram produtos de higiene. Com essas informações já é possível organizar as gôndolas do mercado de forma a favorecer um roteiro de compras padronizado e com a sinalização adequada dos corredores.

3. Segurança deve ser prioridade

Destacamos anteriormente sobre a importância da sinalização como forma de ajudar os clientes a localizarem os itens pelos quais estão interessados em adquirir. No entanto, a sinalização não pode atender somente a essa finalidade.


É fundamental que os estabelecimentos se atentem em relação às questões de segurança. Entre elas estão: saída de emergência, piso escorregadio, hidrantes, extintores de incêndio, entrada permitida somente para funcionários, etc. As indicações não são importantes somente para a aprovação por parte do Corpo de Bombeiros, como também demonstra a preocupação do supermercado com os clientes.

Sem falar que, em caso de emergência, o cliente saberá para onde ele deve ir, e facilitará o trabalho de orientação da sua equipe de segurança. Por isso, faça uma análise detalhada de todas as sinalizações de segurança necessárias para a sua loja.

4. Identidade da marca

Lembre-se que toda forma de comunicação com o cliente deve ser capaz de reforçar a identidade da sua marca, inclusive a sinalização interna do supermercado. Fazer isso de forma a estar alinhado com a identidade de marca pode até parecer trabalhoso, porém essa prática trará vários benefícios para o seu empreendimento.

Primeiramente, a identidade (incluindo a parte visual) é um dos principais fatores que contribuem para os negócios fortalecerem a marca. Isso acontece porque a prática contribui para o estabelecimento ter uma imagem única e diferenciada perante ao público. Essa questão se torna ainda mais forte quando a empresa fornece um bom serviço.

Realmente a sinalização é uma questão complexa e nem sempre é fácil alinhar com a sua estratégia de comunicação visual. Por esse motivo é muito importante contar com a ajuda dos designers gráficos.

Além disso, vale muito a pena contar com um manual de identidade visual, pois ele estabelecerá padrões para o uso da marca. Isso pode incluir questões relacionadas às cores, tamanho da fonte, materiais etc. Podemos dizer, portanto, que essa prática ajudará a reforçar a identidade e a marca da sua empresa perante as pessoas. Com isso, aumentam-se as probabilidades de elas lembrarem da sua loja e comprar novamente ou mesmo recomendar aos amigos, melhorando as vendas.

5. Sinalização externa

Tudo bem que esse artigo é sobre a sinalização interna do supermercado, entretanto, é essencial mencionarmos que a sinalização externa também deve fazer parte desse planejamento. Afinal, de nada adianta ter uma sinalização interna excelente, mas deixar a sinalização externa a desejar. 

Existem diversos elementos que merecem atenção neste momento. Entre eles estão a placa principal com o nome do estabelecimento, os cartazes das promoções, etc. Eles devem estar em boas condições, com todas as luzes funcionando. Além disso, as sinalizações de entrada e saída da loja e do estacionamento devem ficar em locais visíveis.

De modo geral, as mensagens devem ser curtas e escritas com cores contrastantes com o objetivo de facilitar a leitura. O estacionamento da loja também deve ser bem sinalizado para facilitar a vida do cliente, ou seja, o indivíduo não precisará dar muitas voltas até encontrar um local destinado ao estacionamento dos veículos.

Além disso, a placa com os horários de funcionamento do seu supermercado deve fazer parte da sinalização externa. Dessa maneira, as pessoas saberão exatamente os horários e os dias de expediente e poderão, consequentemente, se organizar com o objetivo de fazer as compras.

6. Ajuda extra na sinalização interna

Toda forma de se comunicar com o cliente deve ser aproveitada, afinal, quanto melhor o cliente conhecer a sua loja e conseguir andar por ela, melhor para você. Por isso, por mais que as sinalizações através de placas e banners sejam importantes, você não pode descartar a importância da comunicação através da rádio indoor do supermercado.

Ela foi desenvolvida para oferecer ao cliente um ambiente de compras agradável e uma melhor experiência, entretanto, com a possibilidade de fazer anúncios você consegue se comunicar bem com o cliente e ajudar a sinalização da loja. 

Por exemplo, quando sair pão na padaria, você pode fazer o anúncio e dizer que essa seção fica no fundo da loja. Assim, o cliente já vai saber para qual direção deve seguir, mesmo que ele não veja a placa indicando a seção. Confira mais detalhes sobre como essa ferramenta pode te ajudar no nosso e-book gratuito Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.

A sinalização interna do supermercado pode parecer apenas um mero acessório. Porém, se considerarmos os benefícios que elas trazem aos clientes e às empresas, podemos dizer que trata-se de um dos principais fatores que ajudarão o seu empreendimento a transmitir uma imagem positiva ao consumidor. Vale muito a pena pensar em maneiras para otimizar essa questão na sua empresa.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Marketing de rede a era do supermercado virtual: saiba tudo sobre o tema

O marketing de rede, também conhecido como marketing multinível, surgiu nos Estados Unidos. A sua principal ideia é aumentar as vendas dos produtos de uma empresa, entretanto, com um modelo de negócio um pouquinho diferente do que o usualmente utilizado. Como o marketing de rede ainda é pouco conhecido no Brasil, entender como ele funciona…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Produtos cruelty free no supermercado: itens que não podem faltar

A procura de produtos cruelty free no supermercado aumentou consideravelmente nos últimos tempos. Isso ocorreu porque cada vez mais os consumidores estão preocupados com as políticas que as empresas adotam. Ou seja, eles querem saber se a empresa adota algum tipo de política social para tornar o local em que atua melhor. Isso impulsionou um…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

E-commerce no supermercado: veja os principais desafios

O e-commerce no supermercado pode ser uma forma de melhorar as suas vendas. Isso ficou evidente nos últimos anos devido à pandemia pelo novo coronavírus. Com as restrições de movimentação e lojas físicas fechadas, as pessoas passaram a fazer compras online. Inclusive, esse foi o momento em que muitos brasileiros compraram em uma loja virtual.…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

Comunicação interna do supermercado: confira 8 dicas essenciais para o seu negócio

A comunicação interna do supermercado contribuirá efetivamente para a maior satisfação de seus colaboradores, uma vez que ela traz mais credibilidade e transparência para as decisões da gestão, além de permitir um melhor conhecimento da empresa por parte dos profissionais. Além disso, destaca-se o sentimento de pertencimento atribuído a toda a equipe, e o poder…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Tabloide de supermercado: aprenda a fazer em 6 passos

Preparar um tabloide de supermercado pode ser uma ótima forma de atrair a atenção dos clientes para a sua marca. Além disso, essa é uma estratégia bastante versátil, já que ela pode ser utilizada em diferentes momentos, como semanalmente para divulgar as ofertas do supermercado, bem como para divulgar os produtos sazonais que estão em…

Por Nayara Santos em 19.08.2022

Folheto de ofertas de supermercado: conheça as boas práticas para fazer o ideal

Em um mundo cada vez mais digital você provavelmente está se perguntando se ainda vale a pena fazer um folheto de ofertas de supermercado, certo? Nós já adiantamos a resposta, vale a pena sim! Essa ainda é uma forma de divulgar os produtos em oferta e atrair clientes para o seu supermercado. Afinal de contas,…

Por Nayara Santos em 28.04.2021

Comunicação visual para supermercados: Entenda tudo sobre o assunto

Adotar uma boa comunicação visual no supermercado é uma estratégia que deve estar sempre no radar dos supermercadistas. Isso porque, quando essa área é bem desenvolvida no estabelecimento, os clientes se sentem mais atraídos e também à vontade para realizarem compras. Entender sobre a comunicação visual é essencial para que os gestores dos supermercados possam…

Por Nayara Santos em 26.02.2021

Organograma de um supermercado: veja como fazer em 8 passos

 O organograma de um supermercado não é diferente daquele feito em empresas de diferentes ramos. Aliás, você sabe o que é um organograma e como ter um no seu estabelecimento pode te ajudar a se planejar? Um organograma é um planejamento, em que funções e cargos são descritos dentro de uma empresa. Podem ou…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Como abrir um supermercado? Aprenda em 14 passos

Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas e a área da alimentação torna-se uma grande oportunidade para quem deseja empreender. Isso ocorre porque essa é uma das poucas áreas que são pouco ou nem sequer afetadas pelas crises econômicas. Afinal de contas, as pessoas precisam continuar se alimentando e essa é uma…

Por Nayara Santos em 19.08.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos