Por Nayara Santos em 29.05.2023

4 ideias para aniversário de loja de roupas, se inspire

Por Nayara Santos em 29.05.2023

A comemoração do aniversário da loja envolve muitos preparativos. É preciso pensar quais estratégias de marketing serão utilizadas, quais produtos estarão em oferta, quais ações serão realizadas para atrair clientes, e até mesmo como retribuir os funcionários pela dedicação.

Por isso, é natural que os gestores do varejo de lojas de roupas busquem ideias para conseguir aproveitar o aniversário do estabelecimento para aumentar as vendas. Afinal, para muitos consumidores esse é o momento de comprar produtos com preços bons.

Mas, os lojistas devem saber utilizar essa data para conseguir fidelizar os clientes e oferecer muito mais do que produtos, mas focar na experiência de compra. Como você veio até aqui em busca dessas ideias, a seguir vamos falar de algumas ações para o aniversário da loja de roupas. Confira!

Ideias para o aniversário da loja de roupas

O aniversário da loja pode ser utilizado de diferentes formas para conseguir atrair clientes, aumentar o tempo de permanência no estabelecimento, aumentar as vendas e fidelizar os consumidores. Mas, para isso é preciso planejar boas ações que envolvam a participação de quem entra na loja e da sua equipe de vendas.

Outras ações buscam deixar o ambiente mais agradável e convidativo para os clientes fazerem as compras. Portanto, é essencial se planejar para saber exatamente o que fazer neste momento importante do seu negócio.

1. Aproveite para lançar uma nova coleção

O aniversário da loja de roupas pode ser o momento ideal para lançar uma nova coleção. Inclusive, ela pode ser uma coleção temática e diferenciada das tradicionais coleções que variam conforme as estações do ano.

Sabe as bodas de casamento que são celebradas a cada ano? Você pode se inspirar nela e preparar coleções que tenham essa inspiração. Assim, 1 ano são bodas de papel, 2 algodão, 3 anos trigo, e assim por diante. Isso não significa que as roupas devam ser feitas com esse material, mas ele pode servir de inspiração para texturas, estampas, cores, dentre outros.

2. Renove o visual da loja

O rebranding é algo que acontece naturalmente no varejo, já que com o passar do tempo o comportamento dos consumidores muda, as influências mudam, e até mesmo a filosofia da marca pode ser ajustada. E, porque não usar o aniversário da loja para renovar o visual da sua loja e da sua marca.

Sem dúvida alguma os seus clientes ficarão bastante curiosos para conferir não apenas os produtos em promoção, mas também o novo ambiente de compras. Portanto, essa pode ser uma forma bastante interessante de conseguir atrair clientes. Esse rebranding ainda pode ser feito em festas de 10, 15, 20, 25 anos, ou mais. Como se representasse uma nova etapa na história da sua marca.

3. Crie uma experiência imersiva

Se tem uma coisa que ajuda a sua marca a ficar na memória dos consumidores é oferecer a eles uma experiência imersiva. Não faz a menor ideia do que isso significa? Então calma que a gente te explica.

Sabe quando a gente vai a um museu ou restaurante que tem um ambiente todo decorado, que te transporta para um tempo e um local diferente? Ou ainda que permite que você interaja com os elementos que compõem aquela decoração? Se você já experienciou algo desse tipo provavelmente se lembra da ocasião e das sensações que ela despertou.


No varejo você pode fazer isso utilizando uma estratégia de marketing de experiência. Muitas marcas já fizeram isso e se saíram muito bem, portanto, você também pode arriscar alguns passos. Mas, se quiser arriscar com mais chances de sucesso, você precisa conferir o nosso guia Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio.

Por exemplo, você pode criar um ambiente de festa na sua loja para o dia do aniversário. Ou então, você pode dar descontos com uma roleta, ou mesmo preparar alguns jogos para os clientes que quiserem participar e oferecer descontos para eles e prêmios.

4. Aposte no marketing sensorial

As ações de marketing sensorial focam em estimular sutilmente os sentidos dos consumidores para que eles se sintam em um ambiente mais agradável. Assim, quando eles se sentem bem a tendência é que eles fiquem mais tempo na loja e comprem mais.

Existem diferentes formas de se fazer isso, principalmente durante o aniversário da loja:

  • Trilha sonora: a música ambiente tem um poder enorme sobre a loja, e ela pode te ajudar a aumentar as vendas e fidelizar os clientes, ou até mesmo a melhorar a produtividade da sua equipe. Além disso, ela também consegue melhorar a comunicação com os clientes e a reforçar a sua marca;
  • Guloseimas: quando falamos em festa já pensamos imediatamente em bolo, brigadeiro e coxinha, certo? Isso não significa que você precise oferecer esses alimentos para os clientes, mas pode fazer uma parceria com alguma padaria ou doceria e dar cupons de desconto para os clientes;
  • Iluminação: que tal apostar em uma iluminação diferenciada na comemoração de aniversário da loja de roupas? Utilize cores diferentes, que representem a sua marca e deixem o ambiente mais festivos;
  • Estimule o tato: os clientes que fazem compras em lojas físicas gostam de ver os produtos de perto e, na loja de roupas, ele é ainda mais importante para que o cliente experimente os itens antes de comprar. Então que tal preparar algum jogo relacionado ao tato? Pode ser para o cliente adivinhar quando é o material do tecido, ou qual a textura;
  • Cheirinho: já pensou em quando a aromatização da loja pode influenciar os seus clientes? Ela te ajuda não apenas a deixar as pessoas mais confortáveis, como também pode fazer com que o consumidor se lembre do aroma da loja, principalmente se ele for agradável.

Ficou interessado em saber mais sobre as estratégias de marketing sensorial e como elas podem te ajudar a oferecer um ambiente único e diferenciado para os seus clientes? Então confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo e implemente essa estratégia agora mesmo na sua loja.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

6 principais métricas para franquias que precisam ser avaliadas

Você tem um negócio, mas ainda não consegue medir de forma adequada se ele vai bem ou não? Nesse caso, é importante obter mais conhecimento sobre as métricas para franquias, que auxiliam nesse monitoramento. Basicamente, elas funcionam como um termômetro, servindo para medir a saúde da sua empresa. Com isso, é possível conferir quais são…

Por Nayara Santos em 16.01.2020

Inauguração de loja o que fazer para ter sucesso, confira!

Conseguir ter sucesso na inauguração da loja é o desejo de qualquer empreendedor. Entretanto, nem todos sabem o que é preciso fazer para que isso aconteça. Por mais que alguns passos sejam bastante óbvios, nem sempre o varejista investe a energia necessária para que tudo dê certo. Essas falhas podem ser ainda mais comuns em…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Vitrine de salão de beleza: 4 dicas de como montar

Você já reparou na importância de uma vitrine bem elaborada? No mundo dos salões de beleza, a vitrine desempenha um papel crucial para atrair clientes e transmitir a essência do negócio. Sem falar que ela é como um cartão de visitas, capaz de despertar a curiosidade e o desejo de quem passa na frente do…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Processo de compra: conheça as etapas da jornada do consumidor

Muitos acreditam que o segredo do sucesso para uma empresa é investir massivamente em publicidade, enquanto outros dizem que é a equipe de vendas. Ainda tem quem afirma que o atendimento é o diferencial. No final das contas, todos tem uma parcela de razão, entretanto, o processo de compra é um pouco mais complexo. Há…

Por Nayara Santos em 24.09.2019

Como vender mais e melhor no varejo

 Como vender mais e melhor no varejo? Essa é a pergunta mais frequente em qualquer loja e nos mais diferentes ramos do varejo. Entretanto, a resposta para ela pode ser não tão simples assim como parece. Não há uma receita de bolo ou algo que funcione para todas as empresas O ideal é ter…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Como Definir Metas de Vendas Mensais no Varejo

Saber como definir metas de vendas para a sua loja poderá fazer toda a diferença nos seus resultados, sabia? Estimar qual seria a quantidade de vendas ideal a ser atingida, quantos novos clientes podem fazer parte do programa de fidelidade, ou ainda de qual volume de vendas você quer ter para um determinado período é…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Entenda de uma vez o que é omnichannel!

É muito comum ler ou entrar em discussões sobre o que é omnichannel e perceber que ainda existem muitas dúvidas e confusões sobre seu conceito. Uma empresa poderia explorar sua omnicanalidade com dois canais de interação com o cliente? É preciso investir em tecnologias para promover ou, para conectar os canais, um sistema único basta?…

Por Nayara Santos em 21.10.2019

Decoração de Natal para vitrine de loja: Saiba como montar a sua

O Natal é uma época muito esperada pelos varejistas, já que neste período fica um pouco mais fácil conseguir aumentar o faturamento. Entretanto, você já pensou na importância da decoração de Natal para a vitrine da sua loja? Uma decoração bem feita e criativa, que seja capaz de chamar a atenção dos seus clientes pode…

Por Nayara Santos em 28.07.2023

Layout de Loja: Descubra como montar o melhor

 O layout de loja é uma poderosa ferramenta para aumentar as vendas e atrair mais clientes para a sua loja. Entretanto, assim como ele é capaz de melhorar os seus resultados, ele também é capaz de comprometê-lo quando não é bem executado. Um bom layout deve ser convidativo, facilitar a locomoção do cliente pela…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos