Por Nayara Santos em 28.03.2024

Dica de campanha para academias: Traga sua mãe para malhar com a gente!

Por Nayara Santos em 28.03.2024

O Dia das Mães é uma data com potencial para aumentar o número de alunos da sua academia, e ainda fidelizar aqueles que já estão matriculados. Afinal, você pode preparar eventos especiais, o que te ajudará a se conectar com os seus alunos e a conquistar novos.

Uma forma que muitas empresas encontraram de mostrar aos consumidores a qualidade de seus produtos é com amostras grátis, então por que não fazer o mesmo com a sua academia? Basta oferecer a oportunidade para as mães treinarem junto de seus filhos.

Venha com a gente e descubra como atrair novos alunos para a sua academia e a preparar essa campanha infalível. Boa leitura!

Preparando a campanha: “Traga a sua mãe para malhar com a gente”

1. Defina tudo o que será necessário

Vamos iniciar o planejamento da agenda para a execução da campanha. É importante considerar que será necessário tempo para preparar a academia para receber as mães, instruir os professores e funcionários sobre os detalhes da campanha e produzir todo o material promocional necessário.

É altamente recomendável começar o planejamento o mais cedo possível. Muitos especialistas sugerem um prazo de 3 meses de antecedência para garantir uma preparação adequada. No entanto, mesmo se você estiver começando agora e tiver apenas um mês disponível, não se preocupe, nosso passo a passo ajudará a otimizar o processo.

Para auxiliar na organização, você pode utilizar um gráfico de Gantt para estabelecer a linha do tempo, determinando quando cada tarefa deve ser realizada e por quanto tempo. Além disso, distribua as responsabilidades entre sua equipe, envolvendo os professores na criação de aulas exclusivas para a campanha, por exemplo.

2. Verifique os descontos que podem ser oferecidos

Após definir a linha do tempo e as tarefas necessárias para a execução da campanha, é importante também planejar o valor da matrícula para as mães que participarem. 

Uma abordagem estratégica seria oferecer um desconto especial ou uma promoção exclusiva para as mães que fizerem a matrícula durante a campanha. Isso pode ser feito através de descontos proporcionais ao período de adesão, como por exemplo, um desconto maior para quem fechar um plano anual em comparação com um plano trimestral.

Outra opção seria oferecer benefícios adicionais, como acesso gratuito a aulas extras, sessões de treinamento personalizado ou descontos em produtos da academia. Esses incentivos extras podem tornar a oferta mais atrativa para as mães e aumentar a adesão à campanha.


É fundamental também realizar uma análise de custos para garantir que o desconto oferecido seja viável financeiramente para a academia. Considere os custos operacionais, custos fixos e a margem de lucro desejada ao determinar o valor da matrícula com desconto.

Além disso, lembre-se de comunicar claramente os benefícios da campanha e o valor agregado que as mães receberão ao aderirem à academia. Isso pode ser feito através de materiais promocionais, como flyers, posts nas redes sociais, anúncios na rádio indoor e e-mails informativos.

Ao planejar o valor da matrícula para as mães que participarem da campanha, é essencial encontrar um equilíbrio entre oferecer um incentivo atrativo e garantir a sustentabilidade financeira da academia. Dessa forma, você poderá maximizar o impacto da campanha e alcançar o sucesso desejado.

3. Divulgue a campanha

Planejar como será feita a divulgação da sua campanha de Dia das Mães é essencial. Afinal, os alunos precisam saber o que você preparou para eles, não é mesmo? Ou caso você queira atrair pessoas que não conhecem a academia, também é necessário saber onde anunciar.

Algumas sugestões de mídias e plataformas nas quais você pode investir em anúncios são:

  • E-mail marketing: envie newsletters e e-mails promocionais para a sua base de alunos anunciando a campanha de Dia das Mães. Inclua informações sobre como a campanha funcionará, quais descontos e os benefícios exclusivos. Além disso, procure personalizar os e-mails sempre que possível para aumentar o engajamento;
  • Redes sociais: utilize o perfil da academia nas redes para promover a sua campanha de Dia das Mães. Procure fazer diferentes postagens falando sobre o que vai acontecer na data e como a academia celebrará esse momento com os alunos; 
  • Empresas parcerias: ter bons parceiros é sempre uma boa ideia quando o assunto é empreendedorismo. No caso de uma academia, pode ser interessante ter parceiros como hortifruti, lojas de produtos naturais e fitness. Mas, para o Dia das Mães, você poderá ter como parceiro salões de beleza, restaurantes, floriculturas, dentre outros. Assim, além de ajudar a divulgar o evento, você também poderá dar presentes especiais para as mães;
  • Rádio da academia: sem dúvida alguma, uma das melhores formas de se comunicar com os alunos da sua academia é com a rádio indoor. Assim, todos que estiverem treinando naquele momento saberão o que você planejou e como eles podem participar.

4. Música e comunicação assertiva na sua academia

De nada adianta preparar os melhores descontos e benefícios se você não conseguir oferecer um bom ambiente para os alunos. Manter a academia organizada, tendo espaço suficiente para os alunos fazerem os exercícios na sala de musculação é apenas uma pequena parte.

Professores bem treinados, que sejam capazes de orientar os alunos de forma adequada, também é importantíssimo. Não poderíamos deixar de mencionar a música, afinal, essa pode ser um frequente motivo de reclamação dos alunos.

A boa notícia é que você pode acabar com as reclamações de uma vez por todas com a Radioacademia. Isso porque você terá a ajuda do time de especialistas em música e comunicação para negócios da Listenx

Isso significa não apenas que você terá acesso a diversas playlists com diferentes estilos, níveis de energia e temas, mas também à experiência do nosso time. São mais de 20 anos ajudando milhares de clientes, incluindo a Cia Athletica, Bio Ritmo e Smart Fit

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Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

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