Por Nayara Santos em 13.12.2021

Como atrair alunos para academia: 7 estratégias eficazes

Por Nayara Santos em 13.12.2021

  • Atenda seus alunos de forma próxima
  • Forneça uma boa infraestrutura 
  • Se preocupe com a saúde e bem-estar do seu aluno
  • Invista na divulgação da sua academia
  • Pense em maneiras de criar um bom relacionamento
  • Invista na divulgação da sua academia
  • Descontos e promoções

Entender como atrair alunos para a academia é parte fundamental do trabalho de todo gestor e gerente desse tipo de negócio. Isso porque, reter alunos, fidelizá-los e ainda conseguir atrair a atenção de outras pessoas pode ser um grande desafio. Entretanto, por mais difícil que pareça, ele não é impossível. Pelo contrário, quando você consegue desenvolver as estratégias certas, o sucesso é garantido.

Se você chegou até aqui, então é justamente isso que você está procurando. Por isso, preparamos esse artigo com todas as dicas para atrair os alunos para a academia. Confira o nosso texto e comece a pôr as nossas dicas em prática agora mesmo. Boa leitura!

Como atrair alunos para a academia

Fazer promoções e oferecer descontos são estratégias eficientes e que podem render bons resultados, mas não são as únicas respostas para o famoso questionamento: como atrair mais alunos para a academia? Existem outras ações que podem — e devem — ser colocadas em prática para fortalecer sua marca junto ao mercado, fazendo com que ela seja lembrada e atraia mais alunos à sua recepção.

1. Tenha um atendimento diferenciado

De nada adianta alguém procurar a sua academia e, chegando lá, não ser bem atendido. Além de correr o risco de perder aquele aluno, você ainda aumenta as chances de  receber críticas e de ter a sua academia difamada. Por isso, a academia precisa contar com um ambiente que seja adequado aos diferentes perfis de consumidores que as frequentam.

Lembre-se que muita gente diferente procura uma academia, desde o senhor de idade até o jovem universitário, mulher ou homem, adulto e criança. É exatamente essa diversidade que exige uma preocupação maior com o atendimento. E isso não apenas dos funcionários que trabalham na recepção, mas também dos professores. 

Assim como a equipe da recepção precisa conseguir conversar com todos os públicos e entender a dor de cada um deles, o professor também tem o papel de motivar os alunos de diferentes tipos e deve proporcionar um espaço em que faça o aluno se sentir em casa.

Uma das estratégias para garantir o bom atendimento na sua academia é promover treinamentos para os funcionários. Isso é fundamental tanto para novos funcionários como incluir um programa de reciclagem para os funcionários mais antigos. 


Ainda, se você perceber que os alunos reclamam muito de algum professor, talvez seja o momento de conversar com ele para saber o que está acontecendo. Lembre-se que você pode começar a perder alunos se apenas um professor não estiver tratando deles bem.

2. Ofereça uma boa infraestrutura

Na busca de estratégias de como atrair alunos para a academia é importante que você também preste atenção à infraestrutura que é oferecida a eles. Isso mesmo, a forma como os equipamentos estão distribuídos, as salas de aula são organizadas, o espaço disponível nos vestiários, o estacionamento e até mesmo onde o bebedouro está podem influenciar como os alunos veem a sua academia.

Por isso, esse é o momento de avaliar como é a infraestrutura da sua academia e se os alunos estão satisfeitos com ela. Lembre-se que, no final das contas, são eles que utilizam a academia e sabem o que pode ser melhor e onde poderia haver um pouco mais de espaço. Portanto, você também pode pedir a opinião deles quais poderiam ser as melhorias.

Por outro lado, em alguns casos talvez você nem precise pedir a opinião deles, como no caso do estacionamento. Se ele está sempre cheio e você percebe que os alunos têm dificuldade de encontrar onde parar o carro, esse já é um sinal de alerta. Você poderá tanto ampliar o estacionamento da academia como fazer com comerciantes locais para que os alunos possam estacionar. 

3. Lembre-se que você vende saúde e não equipamentos

Alguns proprietários de academia acreditam que os equipamentos são bons chamarizes para a academia. Em algum momento, até podem vir a ser, mas nenhum aluno faz a matrícula em uma academia apenas por causa de um aparelho — a grande motivação são os benefícios que os exercícios têm para a sua saúde. Ou seja, o seu produto é o bem-estar e a saúde, e é isso que você deve vender.

Dito isso, ao preparar os materiais de divulgação da sua academia e os processos de venda, são esses itens que você deve explorar. Inclua conceitos referentes a qualidade vida, bem-estar, vida saudável e até mesmo ideias mais específicas, como a melhora na qualidade do sono, no sistema respiratório, entre outros.

4. Promova eventos

Uma forma bastante interessante de conseguir atrair alunos para a academia é através da promoção de eventos. Esses eventos podem ser feitos com as mais diferentes temáticas e com os mais diferentes objetivos. 

Por exemplo, eles podem ser destinados para a fidelização de quem já frequenta a sua academia, envolvendo concursos e competições entre os alunos. Como também você pode fazer um evento para que os alunos tragam uma pessoa para conhecer a academia. 

Esse é o momento em que você prepara algo especial para receber essas pessoas, desde um café da manhã caprichado (e saudável), até quitutes fitness para serem servidos ao longo do dia. Além disso, as aulas também podem ser diferentes, desta forma, todos podem aproveitar e você terá muitos novos alunos. Aproveite esse momento para oferecer descontos e planos especiais. Isso, sem dúvida alguma, aumentará a conversão.

Outro evento que costuma ser bastante popular são os associados às causas sociais. Por exemplo, você pode promover a arrecadação de brinquedos no Natal. Ou então fazer um jantar especial em que o dinheiro arrecadado com a venda dos ingressos seja doado para alguma causa. 

5. Ofereça um bom ambiente para os alunos

Se você quer alunos assíduos e felizes na sua academia, você precisa pensar em estratégias para oferecer um bom ambiente para os alunos. Provavelmente você está pensando o que isso tem a ver com atrair alunos para a academia, não é mesmo? Calma que a gente explica.

Se você consegue oferecer um ambiente agradável para os alunos, em que eles se sentem em casa, eles irão sempre associar esses bons momentos com a sua academia. Assim, sempre que alguém falar de atividade física ou de boa alimentação, eles vão lembrar com muito carinho e gratidão da importância que a sua academia teve durante esse processo para eles. 

Ou seja, todas as vezes que alguém falar a respeito disso, provavelmente eles irão indicar a sua academia como um bom lugar. Assim, você conquista alunos que vão te ajudar na divulgação da academia. Excelente, certo?

Existem diferentes formas de se fazer isso. Algumas delas nós até já falamos aqui, como o bom treinamento dos funcionários e o layout, mas elas não são as únicas. Você também pode investir em uma rádio personalizada, reproduzindo músicas que combinem com a sua academia e que ainda estimulem os alunos durante a malhação. Se quiser saber mais sobre essa estratégia, confira o artigo Os 7 benefícios de ter uma Rádio própria para sua academia.

6. Invista na divulgação da sua academia

Por falar em divulgação, vamos falar mais sobre como traçar estratégias para atrair alunos para a academia. Primeiramente, as pessoas precisam saber que seu negócio existe. Se eles não souberem, nada do que você fizer será capaz de ter um grande efeito, já que você não terá muitos alunos na academia. Além disso, investir em ações de publicidade e marketing é a melhor forma de se tornar conhecido e fortalecer a sua marca.

E, se você quer ter mais alunos na academia, então não há como fugir desse processo. Existem diferentes formas de se fazer isso, e uma boa estratégia é mesclar tanto as formas tradicionais de comunicação, quanto às novas mídias. 

As mídias tradicionais são os panfletos, anúncios em jornais e revistas locais, outdoors e mídias semelhantes. Entretanto, como essas mídias já não funcionam como antes, é importante que você também aposte em tendências de marketing em academias para otimizar os seus resultados.

Hoje em dia algumas academias têm se destacado por usarem novas formas de comunicação, como rádio ou chamada TV de academia, que trazem mais resultados. Junto a elas, você pode explorar estratégias de marketing digital, que não exigem altos investimentos, afinal, ter um perfil nas redes sociais não custa absolutamente nada.

Entretanto, é preciso ter em mente que as estratégias de marketing digital demandam tempo. Isso porque, você não pode deixar os seus canais desatualizados ou pior, não responder eventuais comentários por ali, pode ser prejudicial para seu trabalho na área. Por isso, planeje qual conteúdo será publicado e faça publicações frequentes. Se necessário, contrate alguém para te ajudar nessa tarefa.

7. Descontos e promoções

Como falamos no início deste artigo, os descontos e promoções também são estratégias certeiras na hora de atrair alunos para a academia. Afinal, quem não gosta de conseguir comprar algo ou contratar um serviço por um bom preço? 

Por isso, inclua essas ações no seu planejamento. Esses descontos e promoções podem ser oferecidos de tempos em tempos. Assim, você consegue oferecer oportunidades para todas as pessoas que querem começar uma vida mais saudável. 

E não se esqueça de oferecer condições especiais para os alunos que já frequentam a sua academia. Por exemplo, em período de rematrícula ofereça vantagens como brindes, descontos, consultas com a nutricionista da academia ou até mesmo um período gratuito. Esses detalhes podem fazer toda a diferença para o aluno e podem custar muito pouco para a academia.

Combinando todas essas ações que falamos anteriormente, com certeza você terá sucesso em atrair alunos para a academia. Coloque-as em prática agora mesmo e comece a ver os resultados!

Gostou de saber como atrair alunos para a academia?

Se você se interessou pelas dicas que demos por aqui, não deixe de aplicá-las em seu negócio! Você, com certeza, enxergará resultados muito mais rápido do que imagina. Lembre-se de que a Listenx está aqui para te ajudar a ser cada dia melhor. 

Se quer ler mais conteúdos como esse, basta continuar acompanhando o blog da RádioAcademia!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Os 7 maiores erros de gestão que fazem uma academia perder alunos

Ninguém gosta de cometer erros de gestão de academia, não é mesmo? Por se tratar de um mercado repleto de concorrentes, as falhas prejudicam o seu desempenho e atrapalham o processo de fidelização dos clientes. Ter uma academia exige atenção a tudo o que envolve o seu negócio, como o funcionamento, o ambiente, a operação…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Como Divulgar Uma Academia Para Conseguir Mais Alunos

Academias fazem parte de um segmento único no mercado. Portanto, a estratégia de comunicação de quem procura trabalhar com esse tipo de negócio precisa ser diferenciada em determinados pontos. Pensando nisso, a ListenX desenvolveu alguns direcionamentos para ajudar você na hora de pensar em como divulgar uma academia. Não basta oferecer uma estrutura de qualidade…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

5 livros que todo gestor de academia deveria ler já

5 livros que todo gestor de academia deveria ler já: ter uma academia é como ter qualquer outra empresa. Então, ainda que seja um ambiente descontraído, baseado em uma atividade de prazer pessoal e embalado por boas músicas e estímulo, a gestão para continuidade e crescimento do negócio é necessária. Muitas vezes, quem é gestor…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Dica de Campanha para Academias – Catraca Livre

O fluxo de novos alunos da sua academia está fraco? Então, tá na hora de melhorar isso e conseguir fechar novos planos. Para te ajudar, a Dica de Campanha 360º desse mês, tem como objetivo incentivar novos alunos a irem conhecer sua academia e fechar o plano semestral com uma condição especial de preço. Escolha…

Por Nayara Santos em 01.07.2019

Erros mais comuns na recepção da academia.

Um potencial aluno precisa estar cercado de boas razões para fazer a matrícula na sua academia. Pode ser a busca por uma vida mais saudável, fazer as pazes com o próprio corpo ou até mesmo fugir da tentação de exagerar no happy hour: a motivação tem de estar em alta para que ele comece essa…

Por Nayara Santos em 14.06.2016

Como Atingir o Público-Alvo de uma Academia?

Após a definição do público-alvo de uma academia, é preciso traçar um plano estratégico eficiente para, de fato, atingi-lo com sucesso, não é mesmo? Neste artigo, nós vamos te ajudar a criar este planejamento e, consequentemente, ter ainda mais sucesso na atração de alunos. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura e aprenda como fazer!…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Dicas de Saúde e bem-estar: qual a importância de manter seus alunos bem informados?

Oferecer aos seus alunos dicas de saúde e bem-estar podem ajudá-los a ter um melhor desempenho nos treinos, manter o foco e alcançar os resultados desejados. Entretanto, essas dicas precisam ser sérias, confirmadas cientificamente ou mesmo comprovadas por especialistas. Além disso, as dicas devem ser assunto interessantes para os seus alunos. Assim, eles ficarão de…

Por Nayara Santos em 27.02.2024

Equipamentos de academia são a solução para atrair alunos? Saiba mais sobre isso!

A experiência dos alunos é essencial para o sucesso de uma academia. Isso acontece porque se trata de algo que influencia a visão que as pessoas têm do estabelecimento. Nesse contexto, nem sempre os equipamentos de academia de última geração são suficientes para driblar todas as questões. Embora ter bons aparelhos seja importante, é preciso…

Por Nayara Santos em 20.09.2019

As playlists motivam os alunos no treino?

Seja no período da manhã, seja durante a noite, será que as playlists motivam os alunos no treino? Normalmente, quando eles estão praticando algum exercício físico ao ar livre ou na academia, dificilmente conseguem treinar sem aquele empurrãozinho musical para dar mais gás nas séries e/ou circuitos. Embora tenha quem diga que a música na…

Por Nayara Santos em 18.10.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos