Por Nayara Santos em 05.09.2023

Por que lembrar de datas comemorativas pode ser incrível para a sua academia?

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Quem não gosta de se sentir importante? Temos um pequeno segredinho para te contar: quando as pessoas se sentem queridas, de alguma forma, elas passam a confiar mais em você e as chances de te abandonarem ao longo do caminho são muito menores.

Investir em fidelização continua sendo uma das maneiras mais eficazes de manter o seu negócio relevante e ainda conquistar os alunos da sua academia. E, uma coisa é certa, ao conquistá-los, eles se tornaram as melhores campanhas publicitárias que você já teve, divulgando a sua academia para amigos e familiares.

Uma das formas de fazer isso é investindo em estratégias e ações em datas comemorativas, sejam elas o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, aniversário da academia ou aniversário do aluno. Elas são excelentes oportunidades para se conectar com os alunos.

Mas, como preparar essas ações pode exigir bastante do gestor, preparamos esse artigo com dicas de como fazer isso. Está pronto para fazer as suas estratégias começarem a dar certo? Então aproveite a leitura!

Qual a importância do planejamento das ações nas datas comemorativas para academia?

Planejamento é fundamental em todas as áreas da nossa vida, certo? Quando se trata de ações de marketing para datas comemorativas para academia ou para qualquer outra área do varejo, não poderia ser diferente. Afinal, é esse planejamento que te ajudará a determinar quais ações serão realizadas, quando as preparações devem começar e o que será preciso para isso.

Desta forma, você aumenta as chances de sucesso, e ainda pode tornar cada uma das ações planejadas mais eficazes e conquistar os resultados esperados ou até mesmo melhores do que isso. E, quando falamos em datas comemorativas, o planejamento é essencial para que você consiga se conectar com os alunos e aumentar as chances de sucesso.

Por exemplo, a primeira coisa que você precisa saber antes de promover os eventos ou campanhas, é quais datas do calendário do varejo você irá aproveitar? Claro que existem as mais conhecidas como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Carnaval e Natal. Mas, e o Dia da Saúde, ou o Dia do Educador Físico? Essas são datas que você também pode usar para fazer promoções e agradecer aos profissionais que trabalham na academia.

Por isso, é preciso elaborar um calendário com as datas que deseja trabalhar, já nem todas serão aquelas focadas na venda de produtos, como acontece no varejo. Falaremos mais sobre o passo a passo de como preparar a academia para essas datas.

Quer dicas para atrair e reter alunos na academia? Então não deixe de conferir o nosso e-book exclusivo: 12 campanhas para atrair e reter alunos na academia.

Quais as datas comemorativas e períodos sazonais são mais interessantes para a sua estratégia?

Se você analisar o calendário mês a mês, certamente encontrará diversas datas comemorativas que poderão render bons ganhos para a academia, além de melhorar o relacionamento com os alunos e gerar novas oportunidades de negócios. 


Algumas das datas nas quais você pode focar:

  • Carnaval;
  • Páscoa;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Namorados;
  • Dia dos Pais;
  • Dia das Crianças;
  • Black Friday;
  • Natal;
  • Ano Novo.

Mas, será que são só essas? Claro que não. Como falamos, você pode utilizar o Dia Internacional da Saúde para algum evento, ou incentivar a prática de atividade física, dando desconto para quem se matricular neste período. Está pensando em inovar? Então prepare aulas com foco na terceira idade e faça promoções no Dia dos Avós. 

Outras datas que podem ser igualmente interessantes são: Dia do Esporte, Dia do Profissional de Educação Física, Dia da Saúde, Dia do Nutricionista, entre outras. Em todas elas é possível estabelecer ações que incentivem os exercícios associando-os a hábitos saudáveis, homenagear profissionais da área e atrair alunos. 

Vale a pena dizer que comemorar tais datas não apenas te ajudar a deixar o ambiente da academia mais interessante e atrativo para os alunos, mas também mostra que você está empenhado em criar uma conexão com quem frequenta a academia. Isso sem falar que também te ajuda a ganhar uma certa autoridade e nome no mercado. Já que as pessoas estão constantemente tendo acesso às novidades que estão sendo planejadas.

Períodos sazonais

Além das datas mencionadas anteriormente, também podemos citar momentos que marcam o início das estações do ano ou até mesmo a volta às aulas. Sabe-se, por exemplo, que no verão as pessoas costumam ir mais à academia, justamente por ser um período em que elas frequentam mais as praias, piscinas, clubes, entre outros, e querem estar com o físico em dia.

Que tal, por exemplo, associar tais períodos com pacotes promocionais com tratamentos em clínicas de estética? Por outro lado, no inverno, o público poderá ser menor, então, vale a pena incentivar os alunos a levarem mais gente para dentro das academias, oferecendo descontos na mensalidade para ambos.

Ou até mesmo começar as campanhas do projeto verão, já que é preciso algum tempo praticando atividade física para conseguir estar com o corpo em forma para o verão. E, quanto antes o aluno começar, melhor!

Como envolver os alunos e professores na celebração das datas comemorativas?

As pessoas se identificam com datas comemorativas, e essa é uma forma de alcançar vários de seus alunos, parceiros e funcionários de uma só vez. Afinal, muitas dessas datas possuem um apelo emocional, o que facilita a criação de uma conexão entre a academia e os alunos.

 

Nosso calendário está repleto de datas comemorativas, tais como Dia dos Pais, das Mães, do Nutricionista, do Amigo, dos Namorados, e isso apenas para citar alguns. Esse é o momento perfeito para demonstrar aos alunos e profissionais que trabalham na academia que você se lembrou deles.

Mas, como nem sempre é fácil engajar a sua equipe e os alunos na celebração dessas datas, principalmente se as estratégias adotadas não combinarem com a sua marca ou mesmo com o perfil dos alunos. A boa notícia é que isso pode ser contornado, já que existem formas de se fazer isso, criando ações que exijam a participação ativa dos alunos. 

Claro que alguns são mais ativos do que outros, mas isso é absolutamente normal e até mesmo esperado. De qualquer forma, uma ação que costuma fazer bastante sucesso são competições ou concursos dentro da academia mesmo. Por exemplo, no Dia do Amigo você pode preparar competições para serem disputadas em dupla. Assim, cada aluno escolhe a sua dupla. 

A premiação pode ser uma cesta de produtos saudáveis, renovação de matrícula gratuitamente, acompanhamento nutricional gratuito por um período, dentre outros. Já os professores, que tal dar a eles a liberdade para criarem treinos específicos para as celebrações? Assim, os alunos recebem algo novo e os professores terão a certeza de que você confia neles.

Mas e aí, preciso comprar presente para todo mundo?

Nananinanão, nem sempre a gente precisa de presente para agradar alguém. Você pode fazer algo especial sem gastar nada. Prepare a equipe para que eles também entrem na “vibe”. Mas, como já dissemos em outros posts, percebemos que a melhor forma de atingir a todos, é com a audição.

O resultado que sempre é muito positivo com nossos clientes que fazem uso do Xday, você não depende que a pessoa vá até algum lugar como em seu mural ou seu Facebook para ler o que você escreveu.

Xday? O que é isso?

O Xday é um recurso do nosso serviço que disponibilizamos para nossos clientes há muito tempo e que sempre deu muito certo para quem usa. A nossa equipe de produção prepara anúncios para as datas comemorativas pertinentes ao segmento de academias e envia de forma gratuita para todo mundo, assim nossos clientes podem deixar a Rádioacademia deles sempre carismática e atualizada.

Como preparar a academia para as ocasiões especiais?

Já demos alguns exemplos no tópico anterior, mas vale a pena falar mais detalhamento sobre alguns pontos importantes na hora de preparar a academia para as datas comemorativas. 

Faça uma lista com todas as datas comemorativas

Antes de mais nada, você precisa saber quais datas merecem ações para melhorar o desempenho da academia e conquistar os alunos. Isso significa que esse é o momento de fazer uma lista com todas as datas com potencial para serem exploradas.

Essas informações podem ser encontradas na internet, ou mesmo conversando com a sua equipe. Inclusive, peça ajuda para eles com essa tarefa, já que essa é uma forma de mantê-los envolvidos com a empresa e até mesmo motivados.

Vale a pena dizer que nem todas as datas sugeridas ou encontradas precisam obrigatoriamente fazer parte do seu calendário de marketing. O ideal é focar em ações naqueles meses de menor movimento, mais desistência e poucas matrículas. Mas, não se esqueça de que ações ao longo do ano todo ajudam a manter os alunos interessados e a atrair novos alunos.

Defina o orçamento para cada data

Agora que você já sabe quais as datas comemorativas que podem ser incríveis para a sua academia, vamos falar sobre o próximo passo, que é definir o orçamento para cada uma das ações. 

Isso não significa que todas as datas devem ter o mesmo orçamento. Afinal, algumas datas podem ser mais importantes do que outras, ou algumas ações podem exigir mais dinheiro do que outras. Por exemplo, se você for realizar um evento com palestras no Dia Internacional da Saúde, provavelmente irá desembolsar mais do que preparar aulas especiais para o Dia dos Avós.

Além disso, você também pode encontrar formas de economizar entre as datas. Um excelente exemplo é a decoração, que pode ser adaptada para ficar com a cara da comemoração, ou mesmo cartazes utilizados para divulgar a academia.

Entenda como os alunos reagem a diferentes ações

O planejamento também garante que você faça ações diferentes em cada uma das datas. Ou mesmo que faça as adaptações necessárias para que cada uma das celebrações tenham uma cara única. 

Para isso, é fundamental conhecer bem os alunos da sua academia e como eles respondem a diferentes tipos de ações. Afinal, pode ser que o seu público prefira ações que oferecem desconto na rematrícula. Mas, pode ser que em outra academia os alunos prefiram eventos. Um terceiro estabelecimento pode ter alunos que preferem competições, e assim por diante.

Portanto, o ideal é analisar ações anteriores e conversar com os alunos para saber o que eles preferem e de quais tipos de ações eles estariam mais interessados em participar. Isso permitirá que você crie estratégias sob medida.

Crie ações em parceria com outras marcas

Celebrar datas comemorativas na academia não é exatamente nenhuma exclusividade, mas que tal tornar o seu evento único? A ideia aqui é fazer parcerias com outras marcas e trazer uma experiência única para o aluno. No universo fitness há muitas possibilidades de parceria, como profissionais da saúde, empresas de cosméticos e estética, alimentação saudável, suplementação e moda fitness.

Criar um evento com uma marca e oferecer ao aluno a possibilidade de conhecer outras marcas, sem contar que geralmente tais experiências costumam ser mais ricas e ainda permitir a divisão de custos para criar esses os eventos. Isso sem falar que você poderá ter um parceiro para outros eventos e ações que envolvam distribuição de brindes, cupons de descontos, dentre outros.

Faça eventos em espaços públicos

Já percebeu que quando eventos são promovidos em espaços públicos a quantidade de interações geradas é maior? Então, que tal aproveitar as datas comemorativas para realizar corridas solidárias, aulas coletivas ou até mesmo promover gincanas. O Dia das Crianças pode ser uma data bastante interessante para esse tipo de ação.

Tais experiências não só ajudam a integrar alunos, como também despertam interesse pela prática de atividades. Sem contar que é uma forma que a academia tem de demonstrar a sua preocupação com as pessoas e de alguma maneira reconhecer a importância que elas têm para o estabelecimento.

Algumas academias fazem isso aos finais de semana em parques, com aulas gratuitas. Essa é, inclusive, uma excelente forma de divulgar a sua academia até mesmo fora das datas comemorativas.

Conte com a internet

Estar na internet é a oportunidade de conversar com públicos diferentes e promover as ações das datas comemorativas para academia. Que tal usar os canais também para divulgar conteúdos educativos, mostrando a importância das práticas de exercícios?

Vale a pena também utilizar as redes sociais para convidar os alunos, mostrar para eles os benefícios que eles terão ao participar dos eventos. Aproveite também para definir ações como promoções, cupons de desconto e até mesmo convidar os alunos e a comunidade externa para os eventos que acontecerão no estabelecimento.

Datas comemorativas para academia representam uma oportunidade de negócio e também uma maneira de reforçar a marca diante de seus colaboradores e também dos alunos. Esperamos ter te inspirado um pouco mais para criar uma experiência incrível para os seus alunos. Lembre-se de que um público feliz e motivado, ajuda a estabelecer a fidelidade.

Agora que tal compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais? Assim, mais pessoas podem trabalhar ações estratégicas dentro do negócio!

Ajude os alunos e a sua equipe a entrar no clima da comemoração

Você bem sabe que cada data comemorativa pede um clima diferente, certo? Não é à toa que as lojas do varejo preparam decorações diferentes para cada uma delas. Inclusive, é bem provável que você faça isso na academia.

Mas, se tem um elemento que ajuda a deixar a celebração ainda mais especial, é a música. Sim, ela te ajuda a criar um ambiente diferenciado e único quando as músicas são escolhidas pensando em que tipo de ambiente você quer oferecer aos alunos.

Durante as datas comemorativas, as músicas podem ter um peso ainda maior, já que ajudam o aluno a se conectar com o momento e a aproveitar ainda mais as ações que você preparou para ele. Portanto, não perca mais tempo escolhendo músicas ou ouvindo reclamações dos alunos sobre a trilha sonora, fale com quem entende do assunto e sabe preparar playlists incríveis para a sua academia. Confira a seguir como.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como Fazer Uma Boa Gestão Financeira da Sua Academia em 3 Passos

Saber como fazer uma boa gestão financeira é o desafio de qualquer empreendedor. Porém, quando o assunto são academias de ginástica, é preciso ficar ainda mais atento em alguns aspectos desse gerenciamento. É essencial manter as finanças de seu negócio em dia. Boa parte das pequenas empresas fecham as portas em seus primeiros anos de…

Por Nayara Santos em 15.08.2018

5 dicas de fidelização para alunos da sua academia

Você provavelmente está familiarizado com alunos que se matriculam animados, frequentam as aulas por algum tempo e depois somem, mesmo antes de acabarem os meses do plano contratado. Os motivos para isso podem ser diversos — o aluno pode ter encontrado outra academia ou simplesmente perdido a motivação para se exercitar —, mas a solução…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Como Escolher o Melhor Professor para sua Academia

Os profissionais são a alma de qualquer empreendimento. Quando o assunto são academias de ginástica é preciso levá-los ainda mais em consideração. Afinal, os colaboradores estão em constante contato com o público. Porém, escolher o melhor professor pode ser uma tarefa realmente desafiadora. Existem algumas estratégias e técnicas que podem ser aplicadas para ajudar você…

Por Nayara Santos em 26.09.2018

História de Sucesso da Six Gym Academia – Usando comunicação rápida e certeira!

A  Six Gym Academia surgiu de uma ideia de cinco amigos, sendo três destes profissionais da área de educação física com vasta experiência em academia e outros dois atletas de fisioculturismo e apaixonados pelo esporte. Teve a sua inauguração dia 28 de julho de 2014 em Caxias do Sul. A Six tem como principal objetivo oferecer…

Por Nayara Santos em 06.11.2017

Descubra Qual a Melhor Rádio para Academia e Porquê Não é Spotify ou YouTube

A música é um poderoso artifício para qualquer tipo de estabelecimento, mas toma proporções muito maiores quando falamos de academias de ginástica. Muito da motivação e satisfação de um aluno pode vir daí, sabia? Por isso é tão importante selecionar bem o que será tocado. Hoje nós vamos explicar com detalhes qual a melhor rádio para academia…

Por Nayara Santos em 27.03.2019

5 erros mais cometidos no marketing para academias

Na hora de selecionar as melhores ideias para o marketing da sua empresa, é preciso prestar atenção a alguns pontos importantes. Existem erros que muitas vezes são cometidos no marketing para academias e que podem prejudicar a sua campanha, mas não se preocupe! Preparamos esse texto para ajudar você a saber quais são eles e…

Por Nayara Santos em 25.05.2016

Como Atingir o Público-Alvo de uma Academia?

Após a definição do público-alvo de uma academia, é preciso traçar um plano estratégico eficiente para, de fato, atingi-lo com sucesso, não é mesmo? Neste artigo, nós vamos te ajudar a criar este planejamento e, consequentemente, ter ainda mais sucesso na atração de alunos. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura e aprenda como fazer!…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Como Fazer um Planejamento de Metas para os Alunos da Sua Academia

Assim como é importante definir objetivos de vendas para sua academia, é essencial que saiba como fazer um planejamento de metas também para os alunos. Isso porque somente por meio de objetivos bem definidos é que conseguimos de fato mensurar a chegada ao lugar pretendido. Portanto, quando o assunto são os frequentadores da sua academia,…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Os benefícios do marketing sensorial para academias

Uma forma de marketing que ainda não é tão conhecida é o marketing sensorial. Ele pode ajudar muito a fortalecer uma marca, atrair novos clientes e fidelizá-los. Apesar de nem todos se lembrarem desse tipo de marketing, ele é muito comum em academias, mas nem sempre é feito da forma correta. Você conhece essa técnica?…

Por Nayara Santos em 01.06.2016

Receba nossos conteúdos exclusivos