Por Nayara Santos em 25.05.2016

5 erros mais cometidos no marketing para academias

Por Nayara Santos em 25.05.2016

Na hora de selecionar as melhores ideias para o marketing da sua empresa, é preciso prestar atenção a alguns pontos importantes. Existem erros que muitas vezes são cometidos no marketing para academias e que podem prejudicar a sua campanha, mas não se preocupe! Preparamos esse texto para ajudar você a saber quais são eles e poder evitá-los. Acompanhe:

Não conhecer bem os seus clientes

Para selecionar as táticas mais efetivas, é preciso saber exatamente quem é seu cliente. Nesse momento, é comum que os donos de empresas partam de “achismos” para traçar o perfil do seu público-alvo e, muitas vezes, isso leva a suposições erradas. Para evitá-las, observe e faça pesquisas junto aos seus alunos. Procure saber a faixa etária predominante, a situação financeira, os costumes e gostos e considere esses dados na hora de escolher as estratégias mais eficazes para fidelizar os seus clientes já existentes e conquistar novos.

Fazer marketing para academias sem planejamento

Definir estratégias de marketing sem um planejamento bem elaborado é muito comum, principalmente quando se trata de marketing digital. Muitas empresas acham que basta criar uma página em uma rede social e começar a postar.

Porém, isso pode diminuir a efetividade dessas ações e, se elas não estiverem bem alinhadas, pode até causar prejuízos. Por isso, é importantíssimo definir um planejamento prévio para nortear todas as ações, ligando-as a objetivos e metas.

Não mensurar os resultados

Nem todas as estratégias funcionam bem para todas as empresas e, por isso, é preciso mensurar os resultados das táticas adotadas. Com as metas e objetivos traçados no planejamento, fica mais fácil fazer uma medição dos resultados de cada ação. Saber quais são as que funcionam melhor ou pior permite melhorias e otimização de recursos no futuro.

Fazer propaganda enganosa

Às vezes, na hora de desenvolver as ações de marketing, as academias exageram nas suas qualidades, pensando que transmitir, a todo custo, uma imagem positiva é a melhor ideia. O que elas muitas vezes esquecem é que, quando os alunos descobrirem que a realidade é diferente do que foi prometido, se sentirão ludibriados. Isso cria para a empresa uma imagem negativa e espanta os clientes.

Não investir em estratégias inovadoras

A todo momento surgem novas técnicas de marketing e algumas delas podem ser ideais para ajudar sua academia a crescer. Seja com o marketing digital, com a utilização de vídeos, dentre outras, é importante estar sempre atualizado.

Algo que vem ganhando cada vez mais espaço é o marketing sensorial. É mais do que comprovado que criar uma atmosfera agradável é essencial para melhorar a experiência do cliente, e o marketing sensorial faz justamente isso estimulando os sentidos.

Seja por meio das cores, dos cheiros ou dos sons, fazer o cliente se sentir melhor é extremamente benéfico para a sua empresa. É importante criar um ambiente que transmita energia e deixe o aluno se sentindo ativo e com vontade de realizar seus exercícios.

Uma das formas de fazer isso é com uma boa seleção musical, por exemplo. Investir tempo para criar uma seleção que tenha esse efeito é uma excelente forma de estimular que eles aproveitem melhor o tempo quando estão na sua academia.

Com essas dicas, você poderá evitar os principais erros cometidos no marketing para academias! Comece já a fazer seu planejamento, mensurar seus resultados e, principalmente, buscar as ideias mais inovadoras para agregar às suas campanhas. E agora queremos ouvir você: deixe seu comentário nos contando o que achou dessas dicas!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Dica de Campanha para Academias: Halloween na Academia

O Halloween é mais do que uma simples data comemorativa; é uma grande oportunidade de marketing para a sua academia. Você pode se beneficiar desta comemoração se souber manter os alunos engajados, criar experiências temáticas e fortalecer os laços com eles. Para isso, é essencial ter uma abordagem bem planejada, pensar fora da caixa e…

Por Nayara Santos em 09.10.2024

Dica de campanha para academias: ação especial para o Dia do Cliente

O Dia do Cliente é uma excelente oportunidade para fortalecer o relacionamento com seus alunos e mostrar o quanto eles são importantes para a sua academia. Nesse dia, pequenos gestos podem fazer uma grande diferença, e com a data se aproximando você já sabe quais campanhas irá realizar? Se não sabe, não tem problema, nós…

Por Nayara Santos em 20.08.2024

Dicas de Saúde e bem-estar: qual a importância de manter seus alunos bem informados?

Oferecer aos seus alunos dicas de saúde e bem-estar podem ajudá-los a ter um melhor desempenho nos treinos, manter o foco e alcançar os resultados desejados. Entretanto, essas dicas precisam ser sérias, confirmadas cientificamente ou mesmo comprovadas por especialistas. Além disso, as dicas devem ser assunto interessantes para os seus alunos. Assim, eles ficarão de…

Por Nayara Santos em 12.03.2025

Como a expectativa versus a entrega impacta na retenção dos seus alunos?

Você já parou pra pensar se você corresponde a todas as expectativas que seu aluno criou quando tomou a decisão de fechar o plano na sua academia? Pois é, isso é algo de extrema importância e que precisa ser levado em consideração pelos gestores na hora de avaliar porque o índice de retenção de alunos…

Por Nayara Santos em 11.04.2017

Como Atingir o Público-Alvo de uma Academia?

Após a definição do público-alvo de uma academia, é preciso traçar um plano estratégico eficiente para, de fato, atingi-lo com sucesso, não é mesmo? Neste artigo, nós vamos te ajudar a criar este planejamento e, consequentemente, ter ainda mais sucesso na atração de alunos. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura e aprenda como fazer!…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Os 7 benefícios de ter uma Rádio própria para sua academia

Não aguenta mais reclamação sobre a música reproduzida na academia? Cansado de preparar campanhas e ter baixa adesão? As aulas em grupo andam vazias e você não sabe mais o que fazer para aumentar o número de alunos? Calma que ter uma rádio própria pode ser a solução que você esperava. Ao estar no controle…

Por Nayara Santos em 24.10.2024

4 dicas de como melhorar o ambiente da academia

Dicas de como melhorar o ambiente da academia Nos últimos anos, as academias têm se transformado em um espaço de promoção da saúde e da qualidade de vida. Para acompanhar essa tendência, os empreendedores devem apostar em artifícios que melhoram a experiência dos seus alunos dentro do seu estúdio. Uma estratégia infalível é investir na…

Por Nayara Santos em 02.08.2021

Dica de campanha para Academias: Dia dos Pais na academia

Ter um Dia dos Pais de sucesso na sua academia vai depender muito dos esforços de marketing que você fará para atrair mais clientes. Mas, vale a pena ressaltar que, altos investimentos não são necessariamente sinônimo de alto retorno. Afinal, você pode preparar uma campanha investindo muito, mas se ela não for direcionada para o…

Por Nayara Santos em 06.06.2024

Como Fazer um Planejamento de Metas para os Alunos da Sua Academia

Assim como é importante definir objetivos de vendas para sua academia, é essencial que saiba como fazer um planejamento de metas também para os alunos. Isso porque somente por meio de objetivos bem definidos é que conseguimos de fato mensurar a chegada ao lugar pretendido. Portanto, quando o assunto são os frequentadores da sua academia,…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos