Por Nayara Santos em 25.05.2016

5 erros mais cometidos no marketing para academias

Por Nayara Santos em 25.05.2016

Na hora de selecionar as melhores ideias para o marketing da sua empresa, é preciso prestar atenção a alguns pontos importantes. Existem erros que muitas vezes são cometidos no marketing para academias e que podem prejudicar a sua campanha, mas não se preocupe! Preparamos esse texto para ajudar você a saber quais são eles e poder evitá-los. Acompanhe:

Não conhecer bem os seus clientes

Para selecionar as táticas mais efetivas, é preciso saber exatamente quem é seu cliente. Nesse momento, é comum que os donos de empresas partam de “achismos” para traçar o perfil do seu público-alvo e, muitas vezes, isso leva a suposições erradas. Para evitá-las, observe e faça pesquisas junto aos seus alunos. Procure saber a faixa etária predominante, a situação financeira, os costumes e gostos e considere esses dados na hora de escolher as estratégias mais eficazes para fidelizar os seus clientes já existentes e conquistar novos.

Fazer marketing para academias sem planejamento

Definir estratégias de marketing sem um planejamento bem elaborado é muito comum, principalmente quando se trata de marketing digital. Muitas empresas acham que basta criar uma página em uma rede social e começar a postar.

Porém, isso pode diminuir a efetividade dessas ações e, se elas não estiverem bem alinhadas, pode até causar prejuízos. Por isso, é importantíssimo definir um planejamento prévio para nortear todas as ações, ligando-as a objetivos e metas.

Não mensurar os resultados

Nem todas as estratégias funcionam bem para todas as empresas e, por isso, é preciso mensurar os resultados das táticas adotadas. Com as metas e objetivos traçados no planejamento, fica mais fácil fazer uma medição dos resultados de cada ação. Saber quais são as que funcionam melhor ou pior permite melhorias e otimização de recursos no futuro.

Fazer propaganda enganosa

Às vezes, na hora de desenvolver as ações de marketing, as academias exageram nas suas qualidades, pensando que transmitir, a todo custo, uma imagem positiva é a melhor ideia. O que elas muitas vezes esquecem é que, quando os alunos descobrirem que a realidade é diferente do que foi prometido, se sentirão ludibriados. Isso cria para a empresa uma imagem negativa e espanta os clientes.

Não investir em estratégias inovadoras

A todo momento surgem novas técnicas de marketing e algumas delas podem ser ideais para ajudar sua academia a crescer. Seja com o marketing digital, com a utilização de vídeos, dentre outras, é importante estar sempre atualizado.

Algo que vem ganhando cada vez mais espaço é o marketing sensorial. É mais do que comprovado que criar uma atmosfera agradável é essencial para melhorar a experiência do cliente, e o marketing sensorial faz justamente isso estimulando os sentidos.

Seja por meio das cores, dos cheiros ou dos sons, fazer o cliente se sentir melhor é extremamente benéfico para a sua empresa. É importante criar um ambiente que transmita energia e deixe o aluno se sentindo ativo e com vontade de realizar seus exercícios.

Uma das formas de fazer isso é com uma boa seleção musical, por exemplo. Investir tempo para criar uma seleção que tenha esse efeito é uma excelente forma de estimular que eles aproveitem melhor o tempo quando estão na sua academia.

Com essas dicas, você poderá evitar os principais erros cometidos no marketing para academias! Comece já a fazer seu planejamento, mensurar seus resultados e, principalmente, buscar as ideias mais inovadoras para agregar às suas campanhas. E agora queremos ouvir você: deixe seu comentário nos contando o que achou dessas dicas!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

História de Sucesso – Academia Brasil Company melhorando as divulgações com a ajuda da rádio!

A Academia Brasil Company foi inaugurada em 2007. Hoje possui 4 unidades, sendo elas no Sacomã, São Caetano, Suzano e Riberão Pires. A missão da academia é fornecer para seus alunos qualidade de vida e bem estar, para isso a Brasil Company conta com diversas atividades para toda a sua família. Algumas delas são: Aulas…

Por Nayara Santos em 10.11.2017

Como Aumentar o Lucro de uma Academia?

Aumentar o lucro de uma academia é o grande objetivo dos empresários, principalmente quando se olha para a quantidade de novos concorrentes, que aumenta a cada dia. A boa notícia é que temos algumas dicas especiais para te ajudar a alavancar os seus ganhos. Ficou interessado? Continue a leitura e incorpore este artigo em seu…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Como Capacitar Recepcionista Para Fazer Um Bom Atendimento?

Fazer um bom atendimento é imprescindível para garantir a satisfação dos seus clientes, resultando no aumento da taxa de fidelização. Pensando nisso, listamos algumas dicas para ajudar você a capacitar o profissional responsável pela recepção. Confira e desenvolva sua empresa por meio de detalhes que podem fazer toda a diferença! Dicas para sua recepcionista fazer…

Por Nayara Santos em 03.10.2018

[E-book] Tudo o que você precisa saber para motivar alunos e professores com música.

Se você se encaixa em um dos perfis abaixo, esse E-book é para você! Preciso acabar com o problema de música na minha academia. Tenho interesse em melhorar a experiência dos meus alunos e reduzir o índice de cancelamento. Preciso motivar meus alunos e professores. Não importa o tamanho da sua academia, a música deve…

Por Nayara Santos em 31.07.2015

[E-book] Guia definitivo para evitar erros na gestão da academia

Gestão da academia Antes de qualquer coisa, você tem alguma destas preocupações abaixo? Preciso reter alunos Estou preocupado com a experiência dos meus alunos Quero motivar meus alunos Quero saber como montar playlists para motivar meus alunos Se a resposta para qualquer uma das preocupações acima for “Sim”, não pode perder o esse E-book que…

Por Nayara Santos em 02.08.2016

As playlists motivam os alunos no treino?

Seja no período da manhã, seja durante a noite, será que as playlists motivam os alunos no treino? Normalmente, quando eles estão praticando algum exercício físico ao ar livre ou na academia, dificilmente conseguem treinar sem aquele empurrãozinho musical para dar mais gás nas séries e/ou circuitos. Embora tenha quem diga que a música na…

Por Nayara Santos em 18.10.2022

Dica de Campanha Novembro Azul para Academias: Campeonato Azul de Supino

Dica de Campanha Novembro Azul Novembro é o mês do Combate ao Câncer de Próstata, aproveite para reunir todos os homens da sua academia e fazer um Campeonato Azul de Supino, assim, você pode manter seus alunos informados sobre esse assunto e engajá-los na causa de uma maneira diferente. Olha só o texto que preparamos…

Por Nayara Santos em 26.11.2021

5 técnicas de marketing sensorial para academias

Você já conhece o marketing sensorial? Ele reúne técnicas que estimulam nossos 5 sentidos para fortalecer uma marca ou criar um melhor ambiente para os clientes. Não sabe como usar essa técnica na sua academia? Não se preocupe: foi justamente para te ajudar que preparamos esse post, que vai falar um pouco de cada um…

Por Nayara Santos em 13.06.2016

7 ideias de marketing para academia: Surpreenda os alunos

Gestão de academia: as academias têm ganhado espaço significativo na vida de muitas pessoas, principalmente, daqueles que estão em busca de um corpo perfeito ou até mesmo de uma melhor qualidade de vida. No entanto, a concorrência no setor também tem crescido. Sendo assim, não basta apenas atrair o aluno, é preciso saber fazer a…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos