Por Nayara Santos em 01.08.2016

Está sem criatividade na academia? Veja como contornar a situação

Por Nayara Santos em 01.08.2016

Criatividade na academia: Sabe aquela famosa falta de criatividade que às vezes atrapalha a execução de nossas atividades? Sim, ela tem nome: bloqueio criativo. O termo é utilizado para caracterizar um momento em nossa rotina, em que não conseguimos ter ideias ou pensamentos que nos ajudem a continuar uma atividade. Apesar de ser frequentemente utilizado para classificar a falta de inspiração em profissionais que trabalham com a criatividade – como designers, escritores e músicos – é possível encontrar a manifestação de bloqueios criativos em qualquer pessoa.

Vários motivos podem deixar-nos sem criatividade: noites mal dormidas, problemas de saúde, alimentação irregular, quadros frequentes de estresse e até mesmo má orientação sobre uma determinada atividade que deva ser realizada. Independentemente de qual seja o motivo do bloqueio criativo, existem várias maneiras de tentar contornar essa situação e colocar o cérebro para pensar novamente.

Para você que trabalha em uma academia, mas está sem ideia do que fazer para deixar esse ambiente mais atrativo e interessante para seus alunos, preparamos algumas dicas para ajudá-lo a solucionar o problema do bloqueio criativo e encontrar novas fontes inspirações. Confira!

Trabalhe em um lugar diferente

Uma das atitudes que uma pessoa com bloqueio criativo pode ter para tentar contornar a situação variar o local de trabalho.

Por mais que você adore sua academia, em alguns dias, o clima intenso e agitado do ambiente pode prejudicar a sua concentração e expressão da sua criatividade, por isso, procurar por uma alternativa pode ser interessante para dar à sua mente uma capacidade de pensar melhor.

Você pode ir a um jardim, a uma biblioteca ou livraria, parques ou até mesmo a uma cafeteria!

Tire alguns minutos do seu dia para estimular o cérebro

Você sabia que é possível estimular a criatividade com atividades super prazerosas? Muitas pessoas utilizam filmes, músicas, livros e até visitas à museus de arte como uma alternativa para quebrar o bloqueio criativo e colocar seu cérebro para trabalhar.

Como essas atividades ajudam a movimentar uma área cerebral que, naturalmente, não utilizamos nas nossas tarefas rotineiras, é fácil compreender como elas podem ajudá-lo a sair do senso comum e despertar novas ideias para o seu empreendimento.

Faça um brainstorming sozinho ou em equipe

O brainstorming é a famosa “chuva de ideias” (ou “toró de pensamento”) que você pode praticar em qualquer situação. Para fugir do seu período sem criatividade na academia, o brainstorming pode ser uma ótima alternativa para forçar sua mente a colocar ideias no papel – até mesmo aquelas mais absurdas, que você jamais pensou em cogitar. O objetivo aqui é, simplesmente, aumentar seu volume de opções e, quem sabe, encontrar uma solução que você não tinha imaginado anteriormente.

Converse com colegas de trabalho, colaboradores e amigos

Ouvir novas opiniões, de colegas de trabalho, de colaboradores ou de amigos, é também uma excelente alternativa para praticar a sua criatividade e encontrar novas ideias para o seu negócio. As pessoas com as quais conversamos regularmente apresentam um ponto de vista diferente do nosso sobre vários aspectos e, por isso, provavelmente, elas devem ter alguma opinião para lhe dar sobre o que fazer na sua academia.

Aproveite o momento em que você se reúne com essas pessoas para poder obter novas ideias e driblar o seu bloqueio criativo.

Abra um espaço para escutar seus alunos

Sabe quem vai ajudá-lo a ter a melhor ideia para inovar na sua academia e conquistar mais alunos- além de fidelizar os antigos? Os seus próprios alunos! Os usuários do seu estabelecimento podem mostrar-lhe – de acordo com a experiência vivida por eles,- quais são os pontos positivos do seu negócio, o que precisa ser melhorado e o que pode ser acrescentado para tornar a sua academia ainda mais atrativa.

Uma boa – e prática – maneira de escutar seus alunos é disponibilizar pesquisas de satisfação no ambiente da sua academia e pedir a eles que as preencham com suas sugestões sobre o que pode ser feito para melhorar o ambiente. Acredite, essas pequenas ideias funcionarão como verdadeiras pílulas de criatividade quando o seu bloqueio chegar.

Use a sua academia para perceber alguma necessidade

Vamos ser sinceros: você já testou ser um aluno da sua própria academia? Se a sua resposta para essa pergunta é não, então essa é a hora de viver essa experiência. Quando você se coloca no lugar do aluno de sua academia, consegue enxergar situações que nem sempre vai perceber enquanto dono ou gerente do negócio.

Tire uma semana para virar um verdadeiro “rato de academia”, praticando todas as aulas e utilizando todas as facilidades que você oferece para seus alunos. Você vai perceber que, ao final dos sete dias, vai ter em mãos várias ideias sobre o que pode fazer para deixar seu estabelecimento ainda mais agradável e atrativo para quem o frequenta.

Crie o hábito de anotar suas ideias em qualquer lugar

Uma ótima alternativa para não perder uma boa ideia é sempre carregar no bolso um bloco de papel e uma caneta, para poder registrá-la em qualquer lugar e a qualquer hora. Esse bloquinho, no momento do seu bloqueio criativo, vai ser uma fonte de várias ideias que, muitas vezes, você nem lembrava que tinham lhe ocorrido.

Busque referências

Outra forma muito prática e que traz bastante resultados é estar sempre antenado no que o pessoal do segmento tem feito. Busque saber quais são as tendências, as datas comemorativas importantes pro mercado fitness e o que o pessoal da categoria tem feito para chamar atenção do público. Você pode ter boas ideias aqui nas dicas de campanha do nosso blog.

Pratique exercícios de relaxamento

Exercícios como a Yoga e a Meditação são reconhecidos por profissionais como alternativas importantes para melhorar o funcionamento cerebral e a nossa capacidade de raciocínio. Por esse motivo, muitos profissionais que trabalham com criatividade têm como hábito praticar essas técnicas, garantindo que sua mente esteja sempre pronta para receber novas ideias. Que tal adicionar uma dessas práticas em sua rotina?

Desligue um pouco seu cérebro e relaxe

Muitas vezes, o bloqueio criativo pode ser nada mais, nada menos, do que um quadro de total estafa e estresse – e é exatamente por isso que você não está conseguindo criar. Portanto, nessas situações, a melhor maneira de fugir do bloqueio é reservar um tempinho da sua rotina para se desligar de tudo e relaxar.

Esse momento de relaxamento não precisa, necessariamente, ser um longo período de férias ou uma viagem no final de semana. Muitas pessoas conseguem desligar e relaxar apenas fazendo algo de que gostam, como tocando um instrumento ou lendo um livro. A grande verdade é que somente você vai saber definir qual atividade vai ajudá-lo a relaxar e se desligar do mundo, mesmo que seja por apenas alguns minutos.

As empresas que oferecem serviços de rádio para academias podem ajudá-lo nesse processo. A ListenX, por exemplo, pode enviar-lhe, todos os meses, ideias criativas envolvendo eventos, campanhas ou promoções, para auxiliá-lo a atingir o sucesso!

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como Divulgar Uma Academia Para Conseguir Mais Alunos

Academias fazem parte de um segmento único no mercado. Portanto, a estratégia de comunicação de quem procura trabalhar com esse tipo de negócio precisa ser diferenciada em determinados pontos. Pensando nisso, a ListenX desenvolveu alguns direcionamentos para ajudar você na hora de pensar em como divulgar uma academia. Não basta oferecer uma estrutura de qualidade…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Dica de campanha para Academias: Dia dos pais na academia

Dia dos pais na academia: A sacada aqui é aproveitar o dia dos pais para estimular a renovação de planos na academia e, de quebra, trazer novos alunos. Dá uma olhada no texto que preparamos para você fazer o anúncio da sua rádio. “Ainda está em dúvida sobre o presente para o seu paizão? Que tal saúde…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

TOP 15: Saiba quais são as músicas mais tocadas em 2023

Saber quais são as músicas mais tocadas pode te ajudar a ter a playlist certa e atualizada para receber os clientes na loja. Nós já falamos aqui no nosso blog sobre como é importante a escolha das músicas que vão tocar durante o funcionamento da sua academia e como a música pode influenciar o desempenho…

Por Nayara Santos em 18.09.2023

Melhores Ideias para Eventos Sazonais para sua Academia

Confira nossas ideias de eventos e retenha seus alunos!

Por Nayara Santos em 28.07.2021

A Rádio Academia da ListenX estará presente na 19º IHRSA!

Pela 13º vez a Rádio Academia – ListenX estará presente no maior e mais respeitado evento fitness da América Latina.  A feira reúne mais de 16 mil visitantes, aproximadamente 120 expositores e mais de 100 palestras. É o grande momento para você ficar por dentro de novos serviços e sobre as novidades do mercado fitness.…

Por Nayara Santos em 08.08.2018

Dicas de campanhas para academias: arrase nos bloquinhos!

O Carnaval é um período de muita alegria e celebração. Além disso, o verão está no auge, portanto, não dá para deixar os seus alunos descuidarem dos exercícios físicos e da dieta, comprometendo todos os resultados alcançados até agora! Isso sem falar que, alguns alunos ainda estarão se preparando para ter energia e fôlego o…

Por Nayara Santos em 12.01.2024

Sua academia não cresce? Veja dicas para administrar academia!

Administrar academia não é uma tarefa fácil não é mesmo? Se você sente que não importa o que você faça para alavancar as vendas, a academia não sai do lugar pois a cada 10 novos alunos, 15 estão cancelando seus planos. Você não está sozinho! Essa é uma dificuldade de muitos proprietários e gestores de academia. …

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Dica de Campanha para Academias – Catraca Livre

O fluxo de novos alunos da sua academia está fraco? Então, tá na hora de melhorar isso e conseguir fechar novos planos. Para te ajudar, a Dica de Campanha 360º desse mês, tem como objetivo incentivar novos alunos a irem conhecer sua academia e fechar o plano semestral com uma condição especial de preço. Escolha…

Por Nayara Santos em 01.07.2019

As melhores músicas de academia

Você provavelmente já deve ter se perguntado “quais são as melhores músicas de academia para eu colocar para os meus alunos ouvirem?”, não é mesmo? Vou te ajudar a encontrar uma ótima solução para isso. O primeiro ponto importante é você realizar uma pesquisa por período. Por exemplo, analisar qual a preferência dos seus alunos…

Por Nayara Santos em 09.12.2015

Receba nossos conteúdos exclusivos