Por Nayara Santos em 29.07.2021

Entenda os principais motivos dos alunos desistirem da academia

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Entenda os principais motivos dos alunos desistirem da academia:evasão de alunos é algo que preocupa os donos de academia de todos os portes e em quaisquer localidades. Isso acontece principalmente em épocas de crise econômica, como o atual momento que o nosso país atravessa, pois em períodos como este as pessoas tendem a cortar alguns gastos.

Por isso, é fundamental que você entenda os principais motivos que levam as pessoas a desistirem de frequentar a academia e saiba como reverter esses aspectos para, assim, conter a evasão de alunos. Continue acompanhando e confira!

1. Desorganização

Os alunos não gostam de frequentar um ambiente desorganizado, que engloba desde a disposição dos aparelhos de ginástica e equipamentos no ambiente físico até as atividades mais burocráticas, como cobrança de mensalidades e definição do cronograma de aulas.

Por isso, tente manter um organograma bem definido, com funções para cada colaborador e um ambiente propício para o bom aproveitamento de todos.

2. Atendimento ruim

Isso não vale apenas para academias, mas para qualquer tipo de estabelecimento. Afinal, ninguém gosta de ser mal tratado e de não ter as suas necessidades atendidas.

Para evitar que a sua academia apresente um mau atendimento aos clientes, faça treinamentos para os funcionários e mantenha-os sempre motivados. Essa ação deverá envolver desde recepcionistas e atendentes até professores.

3. Vergonha do físico

Algumas pessoas podem deixar de frequentar a academia por terem vergonha do seu porte físico. Quem acha que está muito acima do peso ou então muito magro e com pouca massa muscular pode sentir vergonha de treinar no mesmo espaço que um “bombado”, por exemplo.

É claro que você não pode separar os alunos pelo tipo físico, mas pode orientar os professores a adotarem técnicas que deixem os alunos mais à vontade. Outra ideia interessante é a academia ter convênio com outros profissionais como psicólogos, que poderão orientar as pessoas a como agir em situações como essa e manter o controle para atingir os resultados desejados mais rapidamente.

4. Falta de diferenciais

Em um universo cada vez mais competitivo, as pessoas buscam por serviços que ofereçam a melhor relação entre custo e benefício, e é por isso que os “pacotões” estão cada vez mais em alta.

Uma ideia interessante é que a sua academia faça parcerias com médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, lojas de suplementos e artigos fitness, entre outros profissionais e estabelecimentos, para que os seus alunos tenham mais motivos para frequentar a sua academia e não uma concorrente.

5. Música ruim

Pode não parecer, mas há um grande número de alunos que deixa de frequentar as academias por não gostar da música que toca no ambiente.

Para solucionar esse problema, sua academia pode contar com serviços como rádios que oferecem playlists personalizadas para cada tipo de público que frequenta a academia em um determinado horário.

Controlar a evasão de alunos na academia pode até parecer difícil, mas com esses pequenos cuidados a chance de manter o seu estabelecimento lotado será muito maior.

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma outra sugestão? Não deixe de comentar!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Diferença das Plataformas Streaming VS a RadioAcademia

Se você tem dificuldade em escolher uma solução de músicas para a sua academia e fica na dúvida se deve usar uma plataforma de streaming convencional ou uma ferramenta profissional? Então, esse artigo é pra você!! Fizemos uma comparação das seguintes ferramentas: Spotify Grátis, Spotify Pago, YouTube Grátis, YouTube Premium, Pendrive, Rádio Fm, Rádio Online…

Por Nayara Santos em 16.10.2019

Por que Investir em Rádio para Academia na Crise?

Existem algumas estratégias que têm o poder de fidelizar os seus alunos. A rádio para academia é uma delas! Conheça tudo sobre o tema e seus benefícios neste artigo.

Por Nayara Santos em 03.04.2019

Os 4 benefícios de ter uma TV própria da sua academia

Os 4 benefícios de ter uma TV própria da sua academia. No post anterior eu falei sobre pensar fora da caixa e eu te contei sobre as novas tendências que estão rolando nas academia. (Se você ainda não leu, clique aqui). Agora eu vou te mostrar quais são os 4 principais benefícios de você ter um…

Por Nayara Santos em 04.11.2015

Entenda porque você pode estar errando feio no volume da música da sua academia!

Nós sabemos que a música impacta diretamente na motivação dos seus alunos e por isso preparamos esse conteúdo para te ajudar a manter a música no volume ideal para os treinos. Erro Fatal: A galera se confunde e acha que academia tem “som ambiente”, nada mais errado que isso. Na academia, a música é  parte…

Por Nayara Santos em 27.01.2020

Dica de Campanha para Academias – Black November

Vai chegando o final do ano e as pessoas aguardam ansiosas a tão esperada Black Friday.  Para te ajudar a sair na frente dos seus concorrentes preparamos uma campanha de Black November. Adiante a Black Friday aí na sua academia e ofereça renovação de planos e fechamento de novos planos com descontos no mês de…

Por Nayara Santos em 16.10.2019

Por Que o Feedback é Importante Para o Aluno da Academia?

A função de um profissional de educação física dentro de uma academia é muito mais do que apenas instruir os alunos na realização de exercícios. Seu papel é fundamental no processo de incentivo e também de retenção dos clientes. O feedback é parte essencial deste tipo de estratégia e é exatamente sobre ele que falaremos…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Marketing para academia: Conheça as melhores estratégias

No concorrido segmento de academias, pode ser difícil encontrar diferenciais para se destacar no mercado. É fundamental revisar seus recursos, pontos fortes e localização para ajudá-lo a desenvolver a melhor estratégia de marketing para academia. A seguir, reunimos as principais dicas para atrair mais clientes e elevar o padrão da sua marca. Você está preparado?…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

3 erros de quem investe em música para academia

Música para academia: A música é indispensável para a qualidade dos treinos de qualquer academia, pois ela traz inúmeros benefícios — tanto para o corpo quanto para a mente dos alunos — independentemente do tipo de exercício físico praticado por eles. Ao ouvir música, a frequência cardíaca, a pressão sanguínea e a secreção de hormônios do…

Por Nayara Santos em 26.07.2016

Dica de Campanha para Academias – Promoção Torcida Fitness

Promoção Torcida Fitness O Inverno está chegando, consequentemente, a época de baixa bate na porta das academias, e esse ano ainda vamos contar com a Copa América acontecendo nos meses de Junho/Julho. Então agora é a hora para manter os alunos que você já tem engajados nas atividades da academia, e para não deixar a…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos